fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Alunos soldados estariam sendo forçados a abandonar curso de formação na PM do Acre

“Esse curso está fora do normal, nenhum curso anterior foi dessa forma, tem um rala sim, mas sempre que alguém tenta desistir a coordenação segura e não deixa. Acredito que de certa forma os alunos estão sendo coagidos a assinar o termo de desistência”

Publicado

em

Coronel Paulo César Gomes, ele disse que até o momento não chegou nenhum relato de suposto abuso de autoridade contra os alunos soldados que fazem o curso de formação

Por Saimo Martins

Após a repercussão do caso do ex-aluno, soldado do CFSD 1° pelotão da primeira companhia PMAC 2021, que alegou ter sido vítima de abuso de autoridade e maus tratos dentro do Centro Integrado de Ensino e Pesquisa de Segurança e Justiça, Francisco Mangabeira – CIEPS, a reportagem do ac24horas obteve acesso exclusivo nesta segunda-feira, 13, a mais relatos de situações desumanas enfrentadas durante o curso de formação.

Em imagens enviadas à reportagem é possível identificar pés calejados e cheios de bolhas. Mãos de alunos parcialmente sem pele e carne exposta devido à exaustão dos treinamentos.

Um policial militar, que presenciou o treinamento dado pela equipe aos alunos soldados, afirmou que não é normal o que está sendo feito com os futuros policiais militares do Acre. Segundo ele, os alunos estão sendo forçados a abandonarem o curso. “Esse curso está fora do normal, nenhum curso anterior foi dessa forma, tem um rala sim, mas sempre que alguém tenta desistir a coordenação segura e não deixa. Acredito que de certa forma os alunos estão sendo coagidos a assinar o termo de desistência”, declarou o militar que pediu sigilo na identidade.

O militar contou que, internamente, boa parte da tropa não concorda com o que vem sendo aplicado aos alunos. “Espero que eles entrem na justiça e consigam retornar ao curso”, explicou.

O policial contou que um dos motivos para a ação ‘agressiva’ dos militares no curso de formação é devido a chance de ganharem a tão sonhada titulação, que é aguardada desde 2019. “Ouvi dizer que querem tirar o máximo para aumentar a chance de ganharmos a titulação. Curso de formação com formato de curso operacional. Nunca vi curso de soldado assim. Isso não soma em nada na formação policial”, argumentou.

O outro lado

Em contato com o comandante da Polícia Militar, coronel Paulo César Gomes, ele disse que até o momento não chegou nenhum relato de suposto abuso de autoridade contra os alunos soldados que fazem o curso de formação.

O tenente-coronel Marcelo Cordeiro, coordenador do curso de formação,  informou que estava ocupado em um treinamento aos alunos e não podia emitir resposta sobre o caso.

O curso

No início desse mês, o governador Gladson Cameli fez a abertura da aula inaugural do CFSD, no auditório da Unimeta, em Rio Branco. Ao todo, foram convocados 198 profissionais para a preparação que deve durar 9 meses.

Com carga total de 2.135 horas, o CFSD contempla aulas práticas e teóricas em 52 disciplinas, como Direito Penal, Policiamento Comunitário, Policiamento Ostensivo Geral e Direitos Humanos. Toda a capacitação será realizada nas dependências do Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública (Cieps), na capital. Cada aluno-soldado receberá remuneração mensal de R$ 4.344,22, durante o período do curso.

Comentários

Continue lendo

Flash

Giro apreende menor membro de organização criminosa sob posse de revólver municiada em Brasiléia

Publicado

em

No final da tarde deste domingo, por volta das 17h30min, a guarnição do GIRO da Polícia Militar do Acre (PMAC) apreendeu um adolescente que seria integrante de uma das organizações criminosas em conflito, em uma ação realizada no bairro Leonardo Barbosa, em Brasiléia.

A abordagem foi resultado de patrulhamento ostensivo e preventivo intensificado após o aumento da violência na fronteira, motivada pelo confronto entre os grupos autodenominados B13 e PCC. A operação teve como base informações de inteligência e denúncias repassadas por órgãos de investigação e pela própria comunidade, que apontavam o menor, identificado como Kauemerson, como membro de uma das facções rivais e suspeito de envolvimento em diversos crimes graves, incluindo homicídios consumados e tentativas de assassinato.

Durante o patrulhamento, os policiais visualizaram o menor correndo pelas ruas do bairro. A guarnição reconheceu o suspeito e realizou a abordagem, seguindo todos os protocolos legais. Nada de ilícito foi encontrado em sua posse no momento, mas o comportamento do adolescente – marcado por nervosismo extremo e respostas contraditórias – motivou buscas nas redondezas.

Em um casebre indicado por denúncias como esconderijo frequente do jovem, os militares encontraram um revólver calibre .38, marca RUGER, com seis munições intactas. A arma estava escondida no interior do imóvel.

Diante da materialidade do crime e da situação de flagrante, o menor recebeu voz de apreensão com base no artigo 244 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no artigo 16 da Lei nº 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento). O uso de algemas foi necessário, conforme prevê a Súmula Vinculante nº 11 do Supremo Tribunal Federal (STF), devido ao risco de fuga e para garantir a segurança de todos os envolvidos.

O adolescente foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Brasiléia sem apresentar lesões aparentes, onde foram adotados os procedimentos cabíveis.

Comentários

Continue lendo

Flash

Epitaciolândia Esporte Clube marca 7 x 0 no Assemurb e conquista três pontos na estreia do Sub-15 Masculino de Futsal

Publicado

em

Epitaciolândia Esporte Clube estreou com goleada no Estadual de Futsal Sub-15

Equipe do interior venceu Assermurb por 7 a 0 e inicia competição com moral elevada

O Epitaciolândia Esporte Clube fez bonito na estreia do Campeonato Estadual de Futsal Masculino Sub-15 neste sábado (12), ao vencer com autoridade o time da capital, Assermurb, por 7 a 0. A partida foi realizada no Centro Integrado de Esporte e Lazer na Comunidade (CIEC), localizado no bairro Estação Experimental, em Rio Branco.

Com um desempenho impecável em quadra, os jovens atletas de Epitaciolândia demonstraram entrosamento, garra e maturidade, dominando o adversário do início ao fim da partida. O resultado garante os primeiros três pontos à equipe, que inicia a competição com moral e boas perspectivas para as próximas rodadas.

O Campeonato Estadual Sub-15 reúne dez equipes de Rio Branco e do interior acreano, com todas as partidas disputadas na capital. A competição é organizada pela Federação Acreana de Futebol de Salão (FAFS) em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS).

A vitória expressiva anima comissão técnica e torcedores, que agora aguardam os próximos confrontos com expectativa de mais boas atuações da equipe de Epitaciolândia.

Comentários

Continue lendo

Flash

Com nota 2, curso de Medicina da Uninorte está entre os piores do país segundo Inep

Publicado

em

O Curso de Medicina do Centro Universitário Uninorte – Rio Branco/AC recebeu nota 2. Os dados foram divulgados no último dia 11 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela avaliação.

Com isso, o Curso deve receber nos próximos dias uma equipe externa do Inep para avaliar as condições e calcular o conceito definitivo.

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) avalia entre outras coisas, o desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade); o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos alunos, medido pelo Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD); o perfil do corpo docente, considerando a titulação e o regime de trabalho dos professores; e a percepção dos estudantes sobre condições como infraestrutura, organização pedagógica e oportunidades de ampliação da formação.

A escala usada pelo CPC varia de 1 a 5, sendo que os conceitos de 1 e 2 são considerados insuficientes.

Caso persista as falhas, a Uninorte poderá firmar um termo de compromisso para as adequações dentro do prazo de 1 ano. Se nada for resolvido neste período, o curso pode sofrer sanções cautelares e penalidades, sendo uma delas o fechamento do curso, por exemplo.

Ufac nota 5

Já o Curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) recebeu nota 5 no CPC dado pelo Inep. O curso recebeu no período de 26 a 28 de fevereiro de 2025 a visita in loco da comissão de avaliação do MEC. Foram 3 dias de reuniões com a gestão superior, coordenação do curso, núcleo docente estruturante, docentes e discentes, visitas às instalações administrativas, salas de aula, espaços de convivência, laboratórios e rede assistencial onde os estudantes realizam atividades práticas além de análise detalhada de vasta documentação comprobatória.

Comentários

Continue lendo