Conecte-se conosco

Cotidiano

Prefeitura de Epitaciolândia autoriza contratação emergencial de profissionais da Saúde

Publicado

em

Prefeitura de Epitaciolândia autoriza contratação emergencial de profissionais da Saúde – Foto: internet

Por Iryá Rodrigues

Para aumentar o efetivo da linha de frente de combate ao novo coronavírus, a prefeitura de Epitaciolândia, no interior do Acre, publicou uma lei que autoriza a contratação emergencial, em caráter temporário, de profissionais da saúde. A lei foi publicada na edição desta quinta-feira (13) do Diário Oficial do Estado (DOE).

Ao todo, são 10 vagas para contratação imediata e outras 84 para cadastro de reserva. Entre os cargos estão: enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar de serviços gerais, agente de endemias, médico, fiscal sanitário, motorista, assistente de farmácia, odontólogo e nutricionista.

A prefeitura informou que o edital com os critérios de seleção e contratação, além de datas de inscrição e de divulgação da homologação ainda deve ser publicado na próxima semana.

Conforme a lei, a contratação vai ocorrer de forma simplificada por meio de análise curricular. Os profissionais vão ser contratados por um período de um ano, que pode ser prorrogado por mais um ano, a depender da evolução da pandemia na cidade.

O documento estabelece ainda o adicional de insalubridade a todos os profissionais da linha de frete do combate à Covid-19, no percentual de 100% por cento do índice já percebido pelo profissional, não podendo exceder o limite de 40% por cento. Esse benefício vai permanecer sendo pago até enquanto durar o estado de calamidade pública do município.

Coronavírus em Epitaciolândia

Com 18,6 mil habitantes, o município de Epitaciolândia tem 1.297 casos de Covid-19 confirmados desde o início da pandemia, segundo último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), divulgado nessa quarta-feira (12).

No ranking da incidência média da doença, o município aparece em 16º lugar no Acre, com taxa de 694 para cada 10 mil habitantes. Os municípios de Assis Brasil e Xapuri apresentam as maiores incidências do estado com 2045 e 1469 para cada 10 mil habitantes, respectivamente.

Do total de 1.601 mortes causadas pela Covid-19 no estado, 27 foram registradas em Epitaciolândia. O maior número de óbitos está na capital Rio Branco, com 978 casos.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

“Não estou aqui pra ser vice”: Bocalom reafirma candidatura ao governo e aguarda definição do PSDB

Publicado

em

Prefeito de Rio Branco descarta compor chapa com Alan Rick e diz que conversa decisiva com os tucanos ocorre nesta terça (17)

A declaração foi dada ao comentar as articulações políticas para o próximo pleito, incluindo conversas com o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e a possibilidade de alianças com outros nomes da política acreana. Foto: captada 

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, afirmou durante agenda da abertura do ano letivo municipal, nesta segunda-feira (16), que não pretende disputar as eleições como candidato a vice-governador e reforçou que seu objetivo é concorrer ao governo do Acre nas eleições de 2026.

A declaração foi dada ao comentar as articulações políticas para o próximo pleito, incluindo conversas com o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e a possibilidade de alianças com outros nomes da política acreana.

Questionado sobre uma eventual composição como vice em uma chapa encabeçada pelo senador Alan Rick (Republicanos), o prefeito foi direto ao responder.

“Eu não tô aqui pra ser vice”, afirmou.

Negociações com o PSDB

Bocalom também comentou sobre as negociações partidárias em andamento e disse que mantém diálogo com a direção nacional do PSDB para definir seu futuro político. O movimento ocorre após o Partido Liberal (PL) ter comunicado ao prefeito que não apoiaria sua pré-candidatura ao governo.

“Já é a terceira conversa que temos com o PSDB nacional. Amanhã deverá ser uma conversa definitiva, porque precisamos definir logo. Temos que formar chapa para deputado federal e deputado estadual”, disse.

O prefeito relembrou que já teve uma longa trajetória no partido e destacou que foi no PSDB que construiu boa parte de sua carreira política.

“Aquele partido me acolheu em seis eleições. Ganhamos duas eleições no Acre e quatro aqui em Rio Branco”, afirmou.

Alinhamento político

Apesar das negociações, Bocalom afirmou que segue alinhado politicamente ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), embora tenha enfrentado dificuldades para permanecer no Partido Liberal, legenda ligada ao ex-chefe do Executivo federal.

O prefeito já havia manifestado publicamente, em declarações anteriores, que recebeu com tristeza a decisão do PL, mas que respeita a posição do partido e compreende a estratégia adotada.

Caso a filiação ao PSDB se confirme, Bocalom retornaria a uma sigla pela qual já disputou eleições anteriores, onde obteve vitórias em Acrelândia e outras disputas importantes no estado. A reunião definitiva com as lideranças nacionais do PSDB deve selar o destino do prefeito, que busca consolidar sua pré-candidatura ao governo estadual.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Acre tem 82,3% das famílias endividadas, aponta pesquisa da Fecomércio

Publicado

em

Percentual é superior à média nacional de 80,2%; comprometimento da renda atinge 31,7% e é maior entre famílias com até 5 salários mínimos

Um lado positivo também observado no Acre é que o número de famílias que afirmam não terem condições de pagar suas dívidas vem diminuindo mensalmente. Foto: captada 

A Pesquisa sobre o Endividamento e Inadimplência com Consumidor (PEIC), divulgada recentemente pela Confederação Nacional do Comércio, traz resultados preocupantes sobre o endividamento em todo o País. Os dados revelam que 80,2% das famílias brasileiras estão endividadas em fevereiro — o maior valor em toda a série histórica.

Dessas, 29,6% estão com dívidas atrasadas há mais de 30 dias, e 12,6% afirmam não ter condições de pagá-las no momento, tornando-se inadimplentes . Por outro lado, o percentual de famílias que fazem tal afirmação foi menor do que o observado em janeiro, indicando que as famílias consumidoras estão mais dispostas a manter as contas em dia ou com pouco atraso.

Cenário no Acre

No Acre, as análises da Federação do Comércio (Fecomércio-AC) mostram situação semelhante, com 109.059 famílias endividadas, ou seja, 82,3% delas — percentual superior à média nacional.

O número de famílias com contas em atraso há mais de 30 dias chegou a 38,4%, atingindo 50.915 famílias.

Um lado positivo também observado no Acre é que o número de famílias que afirmam não ter condições de pagar suas dívidas vem diminuindo mensalmente, saindo de 15.392 famílias em janeiro para 14.662 em fevereiro — uma redução de 4,98%, indicando que as famílias do estado estão preocupadas em manter as contas em dia.

Comprometimento da renda

As famílias endividadas comprometem 31,7% da renda, o mesmo percentual percebido em janeiro, mas maior do que o observado ao longo de 2025.

Tal comprometimento atinge com mais intensidade famílias com renda de até 10 salários mínimos, com forte concentração nas famílias com renda de até 5 salários. Enquanto isso, o comprometimento das famílias com renda superior a 10 salários mínimos é de 28,1%.

Análise da Fecomércio

Egídio Garó, assessor da presidência da Fecomércio Acre, analisa o cenário:

“O consumo está sob a influência da pouca oferta do crédito e da alta taxa Selic, que deve permanecer elevada até o final do ano, segundo projeções. Mesmo com tais dificuldades, as famílias estão consumindo mais do que necessário. Se por um lado há a melhoria do poder aquisitivo, que leva ao consumo, por outro, muitas famílias, notadamente de renda de até 5 salários, utilizam com demasia o crédito nas compras de produtos não duráveis e as fazem parceladamente. Esse último fator dificulta o planejamento doméstico e, consequentemente, levará as famílias a um endividamento ainda maior”.

Com Fecomércio Acre

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Educação do Acre realiza palestra e homenagens em alusão ao Dia Nacional do Ouvidor

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) promoveu, na manhã desta segunda-feira, 16, no auditório da instituição, uma palestra em alusão ao Dia Nacional do Ouvidor. O encontro contou com a participação da controladora-geral do Estado, Mayara Cristine Bandeira de Lima, que ministrou a palestra com o tema “O papel das ouvidorias setoriais no contexto do aprimoramento dos serviços públicos ofertados pelo Estado do Acre”.

Autoridades e servidores participaram da palestra em alusão ao Dia Nacional do Ouvidor, realizada no auditório da Secretaria de Estado de Educação e Cultura. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O evento também teve transmissão ao vivo pelo YouTube e contou com a participação do ouvidor-geral do Estado, Luciano Dias Fonseca.

A iniciativa teve como objetivo valorizar a Ouvidoria Setorial da Secretaria de Educação como uma ferramenta essencial de transparência, gestão democrática e de aproximação entre o Estado e a sociedade acreana. A programação também buscou capacitar e engajar os servidores da pasta, destacando como o atendimento humanizado e resolutivo às demandas dos cidadãos contribui diretamente para o aprimoramento dos serviços públicos educacionais.

Durante o evento, foi apresentado o relatório anual de atividades da Ouvidoria da SEE, além da realização de homenagens a parceiros institucionais que colaboraram com o trabalho do setor ao longo do último ano.

Gestora da Escola Padre Carlos Casavecchia, Silzete Silveira Lima Rocha recebeu o reconhecimento de Escola Parceira da Ouvidoria 2025. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Entre os homenageados, a Escola Padre Carlos Casavecchia recebeu reconhecimento como Escola Parceira da Ouvidoria 2025. A placa foi entregue à gestora da unidade, professora Silzete Silveira Lima Rocha. O Departamento Financeiro da SEE também foi reconhecido como Departamento Parceiro da Ouvidoria 2025, com a homenagem sendo recebida pelo chefe do setor, Robson Bussons de Oliveira.

A ouvidora da SEE, Maria José Freitas, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo setor como instrumento de diálogo e melhoria institucional.

“Ouvir é melhor que falar. O nosso propósito é transformar demandas em melhorias institucionais e inclusão social. Mantemos uma rotina permanente de acompanhamento das demandas e realizamos cobranças semanais para garantir resolutividade. Hoje contamos com nossos canais de atendimento, como o WhatsApp, que foi a grande novidade de 2025, além do site da Secretaria e do e-mail”, afirmou.

Controladora-geral do Estado, Mayara Cristine Bandeira de Lima ministrou palestra sobre o papel das ouvidorias no aprimoramento dos serviços públicos. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Para a gestora da Escola Padre Carlos Casavecchia, Silzete Silveira Lima Rocha, o reconhecimento reforça a importância da ouvidoria como canal de diálogo entre a escola e a comunidade.

“É uma honra muito grande receber essa placa. A ouvidoria funciona como canal entre a gestão e a comunidade. O acolhimento que eles fazem e o retorno que nos dão são muito importantes. Na nossa escola, sempre divulgamos esse canal nas reuniões com os pais, porque a comunidade precisa conhecer e utilizar esse espaço, não apenas para reclamar, mas também para elogiar, sugerir e colaborar”, destacou.

A controladora-geral do Estado, Mayara Cristine Bandeira de Lima, ressaltou o papel estratégico das ouvidorias na administração pública e parabenizou o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Educação.

Secretário adjunto de Administração da SEE, Reginaldo Prates destacou a importância de uma ouvidoria estruturada em uma instituição com grande capilaridade como a Educação. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“A ouvidoria é estratégica na administração pública. Ela é o elo entre o cidadão e a gestão e tem um alcance que vai além do atendimento ao cidadão, atendendo também aos próprios servidores. É um espaço para denúncias, reclamações e mediações de conflitos. Além disso, ajuda a prever crises, identificar falhas e aprimorar os serviços públicos”, explicou.

Durante sua fala, Mayara também destacou a resolutividade das recomendações feitas pela Controladoria no âmbito da Secretaria de Educação. “A Secretaria de Educação é um exemplo quando falamos da resolutividade das recomendações da Controladoria-Geral do Estado”, afirmou.

O secretário adjunto de Administração da SEE, Reginaldo Prates, também ressaltou a importância de uma ouvidoria estruturada em uma instituição com grande capilaridade, como a Secretaria de Educação.

Equipe da Ouvidoria da SEE desenvolve trabalho de escuta e mediação entre a comunidade e a gestão pública. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“Somos uma das estruturas com maior alcance no estado, com cerca de 16 mil profissionais entre servidores diretos, indiretos e terceirizados. Ter uma ouvidoria estruturada e resolutiva é fundamental para garantir que os conflitos sejam tratados com rapidez e responsabilidade”, destacou.

Ao final, o secretário reforçou a importância da participação da sociedade e dos servidores na utilização dos canais da ouvidoria com elogios, denúncias e reclamações.

“O canal existe justamente para isso. Precisamos conhecer o que acontece em toda a estrutura do Estado para melhorar cada vez mais o serviço público”, concluiu.












The post Educação do Acre realiza palestra e homenagens em alusão ao Dia Nacional do Ouvidor appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo