fbpx
Conecte-se conosco

Acre

1º Curso de Dança do Leão Chinês no Estado do Acre é promovido em Brasiléia

Publicado

em

Curso terá duração de 40 horas com inscrições gratuitas para atletas

Curso de Dança do Leão Chinês em Brasileia (AC). (Foto: Glenilson Figueiredo/arquivo pessoal)

Curso de Dança do Leão Chinês em Brasileia (AC).
(Foto: Glenilson Figueiredo/arquivo pessoal)

A Associação Cultural e de Artes Marciais da Regional do Alto Acre (ACAMAA), através do Projeto Ponto “Cultura na Fronteira”, lançou o curso cultural Dança do Leão no município de Brasiléia, este é o 1º curso dessa modalidade a ser realizado no Estado do Acre, terá a duração de 40 horas/aula, com inicio dia 23/03/2013, sabado a partir das 09:00 horas da manhã, no Ginásio de Brasiléia Eduardo Lopés Pessoa, inscrições gratuitas ainda podem ser feitas no Centro Cultural de Brasiléia, sala do Ponto de Cultura e no local do Curso, as aulas estão sendo ministradas pelo Professor Nil aos sabados e domingos.

danca dragao aÉ o primeiro curso específico da arte lendária da Dança do Leão realizado no Acre. O professor Glenilson Figueiredo, vai ministrar os módulos, com 40 horas de duração, divididos em três etapas – realizadas em três finais de semana.

A realização desse curso é um marco na história do Kung Fu acreano, que sempre preza pelos princípios dessa arte milenar – diz Glenilson Figueiredo.

Para o Presidente da ACAMAA e Ponteiro do Ponto Cultura na Fronteira, Carlos Carvalho, “ o objetivo do projeto Ponto Cultura na Fronteira é incentivar o desenvolvimento dos diversos seguimentos culturais do nosso município, potencializa-los e também trazer novidades a cultura de Brasiléia e região.”

A dança do Leão é uma cerimônia realizada com o intuito de trazer sorte, felicidade e prosperidade, além de espantar espíritos maléficos na cultura chinesa. Antigamente na China, os participantes da Dança ficavam encarregados de proteger o local onde se oferecia o ritual da dança do leão, o ano todo, por isso somente os praticantes de kung fu mais bem treinados da escola podiam realizar tal dança.O ritual representa o Leão acordando, em busca de seu alimento (o alface – sómbolo de prosperidade e fartura) e brincando com o monge.Tratam-se de apresentações interativas, onde o Leão passa fazendo reverência ao público. É realizada por dois participantes representando o Leão (um na cabeça e outro na calda), três participantes tocando o Tambor, os pratos e o gongo e um participante representando o monge.

IMG_2294

O Ponto Cultura na Fronteira é financiado pelo Governo Federal, através do PRONASCI em Parceria com o Governo do Estado, através da Fundação Elias Mansour, executado pela Associação Cultural e de Artes Marciais da Regional do Alto Acre – ACAMAA, contando com a parceria da Prefeitura Municipal de Brasiléia e do SESC/ unidade de Brasiléia. O Ponto Cultura na Fronteira funciona no Centro Cultural em uma sala cedida pela Prefeitura Municipal de Brasiléia à ACAMAA em forma de comodato pelo tempo de duração do projeto.

Mais informações através dos sites: http://estilodragao.blogspot.com.br/ e http://pontoculturanafronteira.blogspot.com.br/

Comentários

Continue lendo

Acre

Folia para todas as idades: terceira noite do Carnaval em Xapuri celebra a alegria e elege realeza mirim

Publicado

em

E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado

A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows

A terceira noite do Carnaval em Xapuri começou em clima de festa já durante a tarde, com o animado Baile Infantil. A criançada mostrou que também tem samba no pé e, com muita energia e entusiasmo, participou da escolha da Realeza Mirim 2025. Foi um verdadeiro espetáculo de alegria, onde os pequenos foliões deram um show à parte.

Ao cair da noite, a arena carnavalesca se encheu de cores, música e animação. A programação contou com apresentações que mantiveram o público no embalo da festa. A banda Agytus abriu a noite com seu repertório contagiante, seguida pelo DJ Alessandro Lima, que garantiu a batida perfeita entre os shows. Para encerrar a terceira noite com chave de ouro, Edu Casseb, o Safadão, trouxe uma performance vibrante e cheia de carisma, colocando todo mundo para dançar.

Mesmo com um público menor em comparação às noites anteriores, a energia da festa permaneceu intensa, mostrando que o Carnaval em Xapuri é sinônimo de alegria e tradição. De acordo com a Polícia Militar, a noite transcorreu de forma tranquila, sem registros de ocorrências, reforçando o compromisso da organização com a segurança e o bem-estar dos foliões.

E a festa continua! Nesta segunda-feira, a folia segue com tudo na penúltima noite do Carnaval 2025. As atrações da noite ficam por conta da banda Hits, de Rio Branco, e da banda Swing Mania, de Xapuri, prometendo uma sequência de ritmos para não deixar ninguém parado. O DJ Alessandro Lima retorna para comandar os sets de transição e manter o alto astral na arena carnavalesca.

A Prefeitura de Xapuri convida todos para mais uma noite inesquecível de folia na Princesinha. Venha viver o Carnaval de um novo tempo!

Comentários

Continue lendo

Acre

PM confirma chacina de 6 pessoas em assentamento da área rural de Porto Velho

Publicado

em

Foram assassinados quatro homens e duas mulheres

Comentários

Continue lendo

Acre

Amazonas, Acre e Rondônia estão em alerta laranja para chuvas intensas, ventos de 60-100 km/h e risco de alagamento

Publicado

em

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja para chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), com início nesta segunda-feira (03) e finalizando na terça-feira (04) às 10h00. Os riscos são: risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Região Norte

– Rondônia: Alto Paraíso, Buritis, Candeias do Jamari, Cujubim, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Nova Mamoré e Porto Velho;

– Amazonas: Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boca do Acre, Canutama, Carauari, Coari, Eirunepé, Envira, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Lábrea, Manicoré, Pauini, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tapauá e Tefé;

– Acre: Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Rio Branco, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Senador Guiomard, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

 

Comentários

Continue lendo