Acre
Manifesto em Xapuri – Repondo a verdade

Manifestação em frente ao prédio da Secretaria de Educação promovido por professoras da rede Estadual, se utilizaram de menores para agredir o secretário de Educação – Foto: Blog Altino Machado
A Prefeitura de Xapuri, através da Secretaria Municipal de Educação, no seu dever de repor a verdade à luz das informações divulgadas pelos meios de comunicação do Estado do Acre, vem esclarecer de forma responsável, que são mentirosas e equivocadas as informações acerca da falta de merenda escolar nos Estabelecimentos de Xapuri.
A priori devemos aduzir que de forma leviana e politiqueira, pessoas que deveriam prezar pela verdade e pelo compromisso com a educação, vem tentando denegrir a imagem da atual Gestão que tem obtido avanços visíveis na educação municipal, como construção de escolas, contratação de professores efetivos, recuperação de espaços de aprendizagem, entre outros…
No que se refere a matéria “Alunos passam fome nas escolas de Xapuri”, deve-se compreender que além de configurar como uma inverdade sensacionalista, tal informação prestada de forma irresponsável, e mentirosa é na verdade ato de politicagem, costumeiramente utilizado por pessoas que não possuem compromisso com a verdade e com a coisa pública, no nosso município.
É bom frisarmos que jamais deixamos de oferecer Alimentação Escolar, para quaisquer que seja instituição educacional do município sejam elas da rede Estadual e/ou Municipal, entretanto devemos pontuar algumas questões que não foram elencadas nas informações prestadas:
- Que os valores repassados pelo FNDE para custear a merenda escolar por alunos é de R$ 0,30 (trinta centavos) por aluno/dia matriculados no Ensino fundamental, médio e educação de jovens e adultos e de R$ 0,50 para as crianças da Pré-Escola;
- O Município de Xapuri, assim como os demais são obrigados a fazerem uma complementação desse valor, que na verdade se consubstancia como parte maior do custo da alimentação;
- Inicialmente a contrapartida do Município seria necessária somente para os poucos mais de 1500 (mil e quinhentos) alunos da rede municipal de ensino, entretanto com a municipalização acordada no inicio do ano letivo de 2013, os mais de 3.500 (três mil e quinhentos) alunos da rede estadual também deveriam ser atendidos pelo Município, sem que o Estado fizesse a contrapartida necessária, assim como ocorre em município “apadrinhados” pela atual Gestão do Estado.
- Mesmo com as dificuldades financeiras, as mais adversas condições climáticas de inicio de ano, da logística complicadíssima, a municipalidade procurou atender todas as escolas sem distinção, de responsabilidade municipal ou estadual;
- A Coordenação de Merenda escolar através do seu setor de distribuição, está localizada no centro da cidade e aberta em horário comercial, de segunda a sábado, e todas as pessoas que ali procuram informações, ou a entrega de merenda, foram sempre bem recebidas e atendidas;
- A qualidade da merenda distribuída nas escolas de Xapuri, são de altíssima qualidade, inclusive com produtos conceituados no mercado, como manteiga cabeça de touro, bolachas cream cracker, Nestlé, Liane, arroz
- Tio Urbano e Brilhante, feijão Tia Eliza entre outras.
- Que estranha o fato da manifestação, sobre merenda ocorrer, quando o processo de municipalização, já estava em procedimento de cancelamento, restando exatos 02 (dois) dias para o Estado reassumir.
- E estranha que após o tumulto na frente da Secretaria Municipal, a equipe responsável pelo incentivo de crianças praticarem atos de desrespeito, foram “bater papo” com representantes do Estado, o que denota a cumplicidade e o ato armado para palco político;
A atual Gestão possui compromisso, com as pessoas que também possuem o compromisso com o bem comum, entretanto com pessoas levianas que articulam, tramam, utilizam da forma mais baixa da representatividade social que lhes são confiadas, para mascarar a verdade, não podemos dignar-lhes respeito.
A respeito do Gestor da Secretaria Municipal de Educação, não ter atendido as “reivindicações”e ter “fechado as portas”, é bom esclarecermos, que de forma irresponsável a Gestora da Escola Estadual Plácido de Castro, Prof.ª Eucilene dos Santos Alves, juntamente com as Profªs. Miriam Mendonça de Souza e Maria Zuila Facundo utilizou-se de crianças, sem consentimento dos pais, incentivando-as a cometerem atos de vandalismos contra a sede da Secretaria Municipal de Educação, que foi alvo inclusive de pedras… Durante a chegada das crianças ao prédio da SEMED o Prof. Joscíres Ângelo, foi recebê-los e por diversas vezes durante os poucos mais de 5 (cinco) minutos de ato, tentou conversar, sendo recebido de forma hostil pelas “educadoras” que incentivavam as crianças a aplicar-lhe vaias e jogarem papel, jamais permitiremos que comportamentos como esse sejam estimulados na educação de Xapuri.
Gostaríamos de colocar nesse ato, à disposição da sociedade xapuriense todos os arquivos de recebimento e distribuição de Merenda, para que possam verificar a comprovação da distribuição, e de que informações infundadas e construídas em comitês políticos e representações partidárias, não podem ser mais toleradas, quando afetam principalmente, as pessoas de bem de Xapuri.
Aproveitamos para, de uma vez por todas, afirmar nosso compromisso com a educação municipal e de que esta gestão não levanta bandeiras de cores partidárias, mas sim uma bandeira do compromisso educacional.
Prof. Joscíres de Oliveira Ângelo
Sec. Municipal de Educação de Xapuri
Matéria relacionada:
Alunos passam fome nas escolas de Xapuri
Comentários
Acre
Jovem de 23 anos morre em grave acidente de moto na Via Chico Mendes, em Rio Branco
Thacyana Lopes perdeu o controle em curva, colidiu contra poste e não resistiu aos ferimentos
Um acidente de trânsito tirou a vida de Thacyana Lopes da Silva, de 23 anos, no início da tarde deste domingo (17), na Via Chico Mendes, em frente ao Instituto Federal do Acre (IFAC), no bairro Areal, Segundo Distrito de Rio Branco.
Segundo testemunhas, a jovem conduzia uma motocicleta Yamaha YZF R15 preta, placa SQT-2B51, no sentido bairro-centro, quando perdeu o controle ao tentar fazer uma curva à direita. O veículo bateu contra o meio-fio e, em seguida, colidiu violentamente em um poste de iluminação.
Com o impacto, Thacyana sofreu múltiplas fraturas nos braços e pernas, além de um traumatismo cranioencefálico grave. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou equipes de suporte básico e avançado, que realizaram procedimentos de reanimação, incluindo massagem cardíaca e intubação. No entanto, a vítima não resistiu e morreu ainda no local.
A área foi isolada pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar para os trabalhos periciais. Após a conclusão, o corpo foi removido ao Instituto Médico Legal (IML). A motocicleta foi retirada da via e entregue aos familiares da jovem.
Comentários
Acre
Brasiléia estreia com vitória e mostra força no Estadual de Futsal Série A 2025*
A equipe de Brasiléia começou com o pé direito sua caminhada no Campeonato Estadual de Futsal da Série A 2025. Jogando em casa, no Ginásio Luiz Eduardo Lopes Pessoa, diante de sua torcida que compareceu em peso, o time venceu o Calafate por 3 a 1, em um jogo marcado por intensidade e emoção do início ao fim.
Os gols da vitória foram marcados por Rojailson, que abriu o placar ainda no primeiro tempo, Eduardo, que ampliou em uma jogada ensaiada, e Victor Hugo, que fechou a conta com categoria. O Calafate até chegou a descontar, mas não conseguiu segurar a pressão do time da casa.
Com esse resultado, Brasiléia soma seus primeiros pontos e ganha moral logo na estreia da competição, mostrando que será um dos fortes candidatos a brigar pelas primeiras posições.
Agora, a equipe volta suas atenções para a próxima rodada, quando enfrentará a Equipe Quinari, em Senador Guiomard. O confronto promete ser equilibrado, já que ambas as equipes buscam afirmação no campeonato.
O técnico de Brasiléia, Anjo Gurgel, destacou a importância da união do grupo e do apoio da torcida:
“Estrear com vitória em casa é sempre especial. Essa energia da arquibancada fez a diferença e agora vamos seguir trabalhando forte para manter essa pegada.”
Comentários
Acre
Pando tem 78.611 eleitores aptos para Eleições Gerais deste domingo, o menor contingente da Bolívia
Departamento amazônico registra crescimento constante no eleitorado; votação ocorrerá em 162 locais distribuídos em 15 municípios

As autoridades brasileiras seguem monitorando a situação para garantir a normalidade nas áreas de fronteira durante o processo eleitoral boliviano. Foto: captada
A Bolívia fechou a fronteira terrestre com o Brasil na madrugada deste domingo (17) devido às eleições gerais no país. A medida, determinada pelas autoridades bolivianas, suspendeu o trânsito de veículos, permitindo apenas a travessia a pé entre 0h e 21h. A restrição faz parte do esquema de segurança para o dia da votação, e a entrada no país só será autorizada em casos emergenciais e com aval prévio.
Enquanto as Forças Armadas da Bolívia coordenam a segurança durante as Eleições Gerais 2025, a Polícia Federal (PF) mantém operação normal nos postos de fronteira com o Brasil. Nas cidades acreanas de Brasiléia e Epitaciolândia – que fazem divisa com o departamento de Pando –, o processo eleitoral transcorre com tranquilidade, registrando pouco mais de 170 votos entre as duas localidades.
Já em Corumbá (MS), único município de Mato Grosso do Sul com votação consular, cerca de 12 mil bolivianos devem comparecer ao consulado para exercer seu direito ao voto. No total, o Brasil possui 47 mil eleitores bolivianos aptos a participar do pleito deste domingo (17).
Pando tem 78.611 eleitores aptos para Eleições Gerais 2025, o menor contingente da Bolívia
O vice-presidente do Tribunal Eleitoral Departamental (TED) de Pando, Moisés Diaz, confirmou que 78.611 cidadãos (36.786 mulheres e 41.825 homens) estão habilitados a votar nas Eleições Gerais 2025 neste domingo (17 de agosto). O processo eleitoral ocorrerá em 134 lugares eleitorais, 162 recintos e 394 mesas de votação, distribuídos nos 15 municípios do departamento.
Pando é a região com o menor número de eleitores da Bolívia, conforme dados do Supremo Tribunal Eleitoral (TSE). Em nível nacional, o padrão eleitoral registra 7.937.138 cidadãos aptos, sendo 7.567.207 no território boliviano e 369.931 no exterior, segundo o vocal do TSE, Francisco Vargas.
Crescimento eleitoral em Pando
O departamento amazônico apresenta um aumento constante no número de eleitores:
Eleições judiciais (2024): 77.579
Eleições gerais (2020): 72.136
Eleições subnacionais (2021): 73.221
Operação de fronteira: A PF mantém fiscalização rotineira, sem relatos de intercorrências.
Baixa movimentação no Acre: Brasiléia e Epitaciolândia têm fluxo reduzido de eleitores, reflexo da pequena população boliviana na região.
Corumbá (MS): Principal ponto de votação no Brasil, concentra eleitores de Mato Grosso do Sul e de estados vizinhos.
Panorama nacional
A distribuição de eleitores por departamento é a seguinte:
La Paz: 2.047.825
Santa Cruz: 2.071.967
Cochabamba: 1.443.013
Potosí: 487.029
Tarija: 394.539
Chuquisaca: 384.825
Oruro: 363.225
Beni: 296.173
Pando: 78.611

Pela manhã a primeira mesa eleitoral com participação de 108 eleitores foi fechada na cidade de Cobija com votação tranquila. Foto: captada
As autoridades reforçaram a logística para garantir o funcionamento de todos os centros de votação no país. A decisão afeta principalmente o fluxo na fronteira, mas não há registro de transtornos maiores até o momento. A normalização do tráfego está prevista para após o encerramento das eleições.

Um total de 25.044 policiais foram mobilizados para garantir a segurança nos 5.768 locais de votaçãoem todo o território boliviano. Foto: captada
1.540 pessoas e apreende 176 veículos durante eleições na Bolívia, manhã deste domingo
O Comandante Geral da Polícia, Augusto Russo, informou que, até o meio-dia deste domingo (17), 1.540 pessoas foram presas e 176 veículos retidos em operações em todo o país durante as eleições gerais. Além disso, foram registrados sete acidentes de trânsito, com o mesmo número de feridos, e 177 crimes, sendo 98 deles relacionados a delitos comuns e crimes eleitorais.
Um total de 25.044 policiais foram mobilizados para garantir a segurança nos 5.768 locais de votaçãoem todo o território boliviano.
Casos graves de violência
Russo destacou dois episódios graves:
Agressão a simpatizante político – Diego Ceballos, apoiador do partido de Andrónico Rodríguez, teria sido agredido por seguidores de Evo Morales no Vale Ibirza (Cochabamba), ficando em estado de coma. Um homem identificado como Perez teria incitado o ataque. A polícia e o Ministério Público acompanham o caso.
Homem armado em posto de votação – Em Moscari (Potosí), Leôncio Arancibia foi detido por fazer propaganda do voto nulo enquanto portava uma faca, dois isqueiros, uma fisga e uma flecha artesanal.
Explosão e mandados cumpridos
Em Entre Rios (Cochabamba), uma explosão em um local de votação está sendo investigada por bombeiros e a Força Especial de Luta Contra o Crime (Felcc).
Foram cumpridos 18 mandados de prisão por crimes como violência doméstica, roubo agravado, estupro, falsificação e condução perigosa.
A polícia segue em alerta para garantir a ordem durante o restante da jornada eleitoral.
Você precisa fazer login para comentar.