fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Família acha cão morto dentro de açude com ferimentos na cabeça e denuncia vizinho

Publicado

em

Dona do animal diz que ele estava com várias fraturas na cabeça e acredita que ele foi atingido por pauladas. Cachorro foi achado morto no domingo (3).

Por Iryá Rodrigues

Um caso revoltante de maus-tratos contra animais foi registrado no domingo (3) na Vila do V, na região do município de Porto Acre, no interior do Acre.

A professora Deise de Souza, de 30 anos, encontrou seu cachorro, que atendia pelo nome de ‘Pirata’, morto em um açude na propriedade do vizinho.

A família estava em uma fazenda distante de casa quando soube que seu cão tinha sumido no sábado (2). Foi então que eles resolveram voltar para casa para procurar pelo animal de estimação e encontraram o bichinho morto.

Inicialmente, eles pensaram que o cachorro tinha se afogado, mas, depois perceberam que Pirata tinha várias fraturas na região da cabeça. Deise acredita que o animal foi morto a pauladas e chegou a registrar um boletim de ocorrência no batalhão da Polícia Militar de Porto Acre contra o vizinho.

“Como a gente estava fora de casa, minha mãe tinha ficado de dar comida aos cachorros e, quando foi no sábado [2], ela avisou que ele tinha sumido. Logo a gente voltou pra casa e começamos a procurar. Pedimos então para entrar na propriedade do vizinho e eles permitiram. Foi quando encontramos ele no açude e com um pau ao lado. Tentei puxar ele pensando que tinha se afogado e vi que estava com a cabeça toda quebrada”, contou Deise.

O vizinho relatou à família que o animal tinha sido atacado por porcos que ele cria, mas a professora disse que não acredita nessa versão, já que o animal não tinha ferimentos que pudessem ter sido causados por outro bicho.

“Se fosse um porco, como o vizinho alegou, teria sangue, estaria dilacerado em algum lugar. Me desesperei muito, chamei a polícia e a gente registrou um boletim de ocorrência. Entrei em contato com advogada para nos auxiliar sobre o que vamos fazer, porque é um crime. Tenho um filho que tem TDH, ele se ajoelhava no chão e gritava. É muito triste! Nós criamos esse cachorro desde que ele tinha três meses, ele era muito dócil”, disse.

A Associação Patinha Carente emitiu uma nota de repúdio contra as agressões sofridas pelo animal, a presidente da associação e também advogada, Vanessa Facundes, disse que vai encaminhar denúncia ao Ministério Público do Estado (MP-AC).

“A dona do animal me procurou para ter orientação jurídica do que ela poderia fazer. E, como presidente da associação, fiz uma nota de repúdio e também estou encaminhado a denúncia ao MP. O que vou fazer como advogada é uma ação cível de reparação de dano”, afirmou Vanessa.

Investigação

O comandante da PM-AC em Porto Acre, tenente Lucivaldo Brandão, disse que a equipe acompanhou a família e que foi registrado um boletim de ocorrência informativo. Segundo ele, a família foi orientada a procurar a delegacia de polícia para que seja feita perícia e investigação do caso.

“Pelo que foi percebido lá no local, esse animal foi morto a pauladas, mas não podemos confirmar, somente com a perícia mesmo. E esse trabalho é feito pela Polícia Civil. Por isso, orientamos a família a procurar a delegacia”, disse o tenente.

A professora relatou que chegou a procurar a delegacia do município de Porto Acre para fazer a denúncia, mas foi informada de que o local só está fazendo registro de homicídio, estupros e roubos.

Isso porque os atendimentos presenciais nas delegacias do estado estão suspensos por conta da pandemia de Covid-19.

A portaria garante apenas atendimento emergenciais nas delegacias em alguns crimes como homicídio e remoções de cadáveres; crimes contra o patrimônio; furto de veículos; crimes sexuais com violência ou grave ameaça; crimes da Lei Maria da Penha; autos de prisão em flagrante ou inquéritos com o acusado preso.

“Hoje [segunda, 4] vim aqui na delegacia da 5ª Regional, em Rio Branco, para me informar se esse decreto também está valendo aqui ou se vou conseguir registrar a ocorrência. A PM me informou que não tem problema demorar para registrar, já que foi atendido e registrado por lá. Mas, mesmo assim tenho essa preocupação”, relatou Deise.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia prepara forte esquema de segurança para concurso unificado no Acre

Publicado

em

Preparativos intensos estão em andamento no Acre para o aguardado Concurso Nacional Unificado (CNU), popularmente conhecido como “Enem dos Concursos”, marcado para este domingo (5). Mais de 17 mil candidatos devem enfrentar as provas em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Para assegurar a tranquilidade do evento, um contingente de mais de 120 policiais militares estará mobilizado nas ruas.

Além da presença da Polícia Militar, a Força Nacional também marcará presença no estado, garantindo a segurança tanto dos candidatos quanto dos profissionais envolvidos na aplicação das provas.

Segundo a diretora operacional da Polícia Militar do Acre (PMAC), coronel Marta Renata Alves, um convênio foi estabelecido entre a instituição e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para coordenar as ações no dia do exame. O policiamento preventivo começará às 4h, uma vez que os portões serão abertos às 5h30 no estado. “A Polícia Militar ficou com a missão tanto de policiamento no entorno dos locais de prova como em rotas de escolta. No entanto, a Força Nacional e o Grupo Especial em Fronteiras (Gefron), cuja participação é uma novidade, estão nos auxiliando na escolta das provas que saem de Rio Branco para Cruzeiro do Sul”, destacou a coronel.

O cronograma do exame prevê o início das provas às 7h, com duração de 2h30 no período da manhã. Para a segunda etapa, no turno vespertino, os portões serão abertos às 11h, com fechamento ao meio-dia. O início das provas está marcado para as 12h30, com duração estendida para 3h30.

Os candidatos são orientados a chegarem aos locais de prova com uma hora de antecedência, portando o Cartão de Confirmação de Inscrição, documento de identidade e caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.

Rio Branco é o município com o maior número de inscritos, contabilizando 15.084 candidatos dos 17.756 no total inscritos no Acre. A expectativa é de um dia de provas tranquilo e produtivo para todos os envolvidos.

Comentários

Continue lendo

Geral

Morte de bebê em piscina desencadeia investigação policial em Rio Branco

Publicado

em

O Núcleo de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima, da Polícia Civil, iniciou uma investigação para esclarecer os fatos que resultaram na trágica morte de um bebê de 1 ano e cinco meses. O caso aconteceu no Bairro Mocinha Magalhães, em Rio Branco, na noite de domingo, 28, quando os pais encontraram a criança sem vida na piscina de sua própria residência.
Segundo informações preliminares, a família estava reunida em uma praça e, ao retornar para casa, a mãe levou um dos filhos para o banheiro. Foi nesse momento que perceberam a ausência do bebê de 1 ano e 5 meses, encontrando-o posteriormente na piscina. Apesar da intervenção do SAMU, a criança já estava sem vida.
O inquérito policial foi oficialmente instaurado na manhã de segunda-feira, 29, com a expectativa de conclusão em trinta dias.

Comentários

Continue lendo

Geral

Força-tarefa deflagra Operação Incursio no combate às facções criminosas no Acre

Publicado

em

Foram cumpridos oito mandados judiciais expedidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas do Estado do Acre, sendo todos de Busca e Apreensão na cidade de Rio Branco

A partir das denúncias diversas diligências policiais foram realizadas corroborando com as informações fornecidas

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Acre, composta pela Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Polícia Penal, deflagrou nesta quinta-feira (2/5), a Operação Incursio com a finalidade de combater facções criminosas em atuação no estado do Acre.

As investigações iniciaram após o recebimento de diversas denúncias anônimas de tráfico de drogas, organização criminosa e sujeitos portando armas de fogo a luz do dia. A partir das denúncias diversas diligências policiais foram realizadas corroborando com as informações fornecidas

Foram cumpridos oito mandados judiciais expedidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas do Estado do Acre, sendo todos de Busca e Apreensão na cidade de Rio Branco/AC, foram empregados mais de 20 policiais das forças de segurança pública estadual e federal e contou com o apoio do GAECO – Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado.

Os mandados foram cumpridos no bairro Taquari, área que desde janeiro vem ocorrendo diversos conflitos armados que resultaram na apreensão de mais de 50 armas de fogo pelas forças de segurança púbica.

Comentários

Continue lendo