fbpx
Conecte-se conosco

Acre

15 anos da Jenifer Amorim em Xapuri

Publicado

em

Jenifer 15 anos (88)

15 anos da Jenifer Amorim, filha do casal  Edson e Dilma, muito glamour e charme, gente bonita que compõe a Sociedade Xapuriense, o evento foi realizado no Club Mirantes. Estava tudo muito lindo, realmente um conto de fadas….
A ornamentação ficou por conta da Debora Buriti, Buffet Felix, Bolo e Doces Aldenira Bolos Artísticos, Valsa e Coreografia Ricardo Maffi, Cerimonial Ermeson Frazao Fotografia e Filmagens  Wesley Cardoso, contatos 9979-9016 8409-7609 3546-5266.

Jenifer 15 anos (527)

Jenifer 15 anos (92)

Comentários

Continue lendo

Acre

Pessoas com deficiência podem pedir transferência para seção eleitoral com acessibilidade

Publicado

em

Prazo para mudança vai até 8 de maio. No dia seguinte, o cadastro eleitoral será fechado

Com a aproximação do pleito, é essencial que os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida estejam cientes de seus direitos e busquem os recursos disponíveis. Foto: assessoria

A Justiça Eleitoral reforça seu compromisso com a inclusão ao possibilitar que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida solicitem a troca do local de votação para seções com acessibilidade. Essa medida visa garantir que todos os cidadãos tenham a oportunidade de exercer seu direito ao voto com segurança e autonomia.

Um exemplo dessa iniciativa é Roseni Cavalcante, 66 anos, pessoa com deficiência física, que procurou o mutirão de atendimento ao eleitor, no Ginásio do SESC. Para ele e tantos outros eleitores com necessidades especiais, encontrar locais de votação adaptados é fundamental para garantir uma experiência eleitoral sem obstáculos.

As seções com acessibilidade são especificamente designadas para proporcionar acesso facilitado a todos os eleitores, independentemente de suas limitações físicas. Isso significa que esses locais são cuidadosamente planejados e equipados para garantir que não haja barreiras arquitetônicas, como piso irregular, escadas íngremes ou falta de rampas.

“Agradeço à Justiça Eleitoral por reconhecer a importância da acessibilidade nas eleições e por tomar medidas concretas para garantir que pessoas com deficiência como eu possam exercer seu direito ao voto de forma igual. Deixo um recado: Se apressem para que possam votar nas eleições de outubro. E outra, o título de eleitor é um documento necessário exigido no banco, por exemplo”, disse, empolgado, Roseni Cavalcante.

Com a aproximação do pleito, é essencial que os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida estejam cientes de seus direitos e busquem os recursos disponíveis para garantir uma experiência eleitoral acessível. Afinal, a verdadeira democracia só pode ser alcançada quando todos têm voz e vez nas decisões que moldam o futuro de nosso país. A transferência para seção com acessibilidade pode ser feita até 8 de maio.

Comentários

Continue lendo

Acre

TRE-AC: 2.627 atendimentos marcam reta final do cadastro eleitoral

Publicado

em

Esforço coletivo da Justiça Eleitoral acreana neste final de semana, 4 e 5 de maio, garante acesso dos cidadãos aos serviços eleitorais em todo estado

Na corrida contra o tempo para garantir a participação nas próximas eleições, a Justiça Eleitoral do Acre registrou fluxo intenso de cidadãos em busca de regularizar sua situação eleitoral. Com o prazo que se encerra na próxima quarta-feira, 8, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre intensificou os atendimentos em todo o estado, assegurando a oferta de seus serviços em cada cartório e posto de atendimento ao eleitor nos municípios acreanos. O objetivo é assegurar que o maior número possível de cidadãos tenha acesso aos serviços essenciais e possa exercer seu direito ao voto.

____________________

Neste último fim de semana, dias 4 e 5 de maio, a movimentação foi particularmente intensa. Nos dois dias, a Justiça Eleitoral realizou 2.627 atendimentos. Somente neste domingo, 1.377 procuraram os serviços. Em Rio Branco, a capital do estado, o cenário não foi diferente.

___________________

O mutirão de atendimento ao eleitor, no Ginásio do SESC, se destacou como um ponto de referência para aqueles que buscavam regularizar sua situação eleitoral. Ao longo deste final de semana, 895 cidadãos buscaram os serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral. Neste domingo, 5, foram registrados 459 atendimentos.

Esse esforço concentrado visa garantir que nenhum eleitor fique de fora do processo democrático por questões burocráticas. Afinal, a participação política é um direito fundamental de cada cidadão, e a Justiça Eleitoral do Acre está empenhada em assegurar que esse direito seja plenamente exercido.

Com a reta final do cadastro eleitoral se aproximando, a mensagem é clara: aqueles que ainda não regularizaram sua situação têm até o dia 8 de maio para fazê-lo. Os cartórios e postos de atendimento ao eleitor em todo o estado estão prontos para receber os cidadãos, garantindo que cada voz seja ouvida nas urnas.

Mutirão Eleitoral

No quinto dia do mutirão eleitoral, em Rio Branco, foram realizados 459 atendimentos. Confira, abaixo, os números por dia:

1º de maio (Quarta-feira): 444

Emissão do primeiro título: 195

Transferência de domicílio eleitoral: 83

Revisão cadastral: 166

2 de maio (Quinta-feira): 488

Emissão do primeiro título: 166

Transferência de domicílio eleitoral: 114

Revisão cadastral: 206

3 de maio (Sexta-feira): 798

Emissão do primeiro título: 286

Transferência de domicílio eleitoral: 196

Revisão cadastral: 316

4 de maio (Sábado): 436

Emissão do primeiro título: 168

Transferência de domicílio eleitoral: 110

Revisão cadastral: 158

5 de maio (Domingo): 459

Emissão do primeiro título: 147

Transferência de domicílio eleitoral: 142

Revisão cadastral: 170

Comentários

Continue lendo

Acre

MPAC participa do lançamento do Programa Mulheres Mil

Publicado

em

Por

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) participou do lançamento do Programa Mulheres Mil, realizado na quinta-feira (02), no auditório da Escola Técnica de Saúde Maria Moreira da Rocha, em Rio Branco. As promotoras de Justiça Dulce Helena de Freitas Franco e Diana Soraia Pimentel, titulares da 13ª e 7ª Promotoria Criminal Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, respectivamente, representaram a instituição no evento.

O Programa Mulheres Mil, amparado pela Portaria nº 725/2023 do Governo Federal, tem como objetivo principal reduzir as disparidades sociais, econômicas, raciais e étnicas enfrentadas por mulheres em situação de vulnerabilidade. Financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o programa conta com o apoio do Governo do Estado e de diversas instituições para oferecer formação, qualificação e oportunidades de trabalho para este público.

Na primeira fase, o programa oferecerá 792 vagas em sete municípios, com previsão de expansão para 325 vagas em mais 10 municípios na segunda etapa. Os cursos disponíveis abrangem áreas como assistência administrativa, financeira, cuidado infantil, entre outras.

Destinado a mulheres de todo o país com idade mínima de 16 anos, que enfrentam situações de vulnerabilidade socioeconômica e/ou risco social, ou são vítimas de diversos tipos de violência, o Programa Mulheres Mil já preencheu as primeiras 295 vagas com mulheres cadastradas na Semulher, parceira do Ieptec no projeto. O programa está presente em sete municípios acreanos: Cruzeiro do Sul, Plácido de Castro, Rio Branco, Tarauacá, Capixaba, Brasileia e Bujari. Ao todo, serão oferecidas 1.117 vagas de forma gradativa, com previsão de encerramento de todas as turmas até dezembro.

Para assegurar o êxito do programa, o Ieptec compromete-se não apenas a proporcionar capacitação profissional, mas também a fomentar uma cultura de inovação e inclusão, adaptando-se às necessidades específicas de cada comunidade. Além disso, a metodologia do programa visa não somente a formação técnica, mas também o desenvolvimento pessoal e o empoderamento das participantes.

* Com informações da Agência de Notícias do Acre

Fotos: Franklin Lima (Secretaria da Mulher) e Deyvisson Gomes

Fonte: Ministério Publico – AC

Comentários

Continue lendo