Acre
13º salário dos servidores públicos do Acre será pago depois do Natal
Da redação, com ac24horas
Repetindo a mesma estratégia de 2012, o governo do Acre irá pagar o décimo terceiro salário dos servidores públicos somente depois do natal. O martelo foi batido em recente reunião na Casa Civil com a equipe de governo. A proposta foi chancelada pelo secretário de fazenda, Mâncio Lima Cordeiro, o governador Sebastião Viana e a chefe da casa civil, Márcia Regina.
Em setembro, ac24horas havia adiantado que o governador faria um novo empréstimo junto a um banco estatal para que a secretaria da fazenda honrasse o pagamento do décimo-terceiro salário dos servidores públicos, em dezembro. O montante, segundo foi repassado por fontes de dentro da Sefaz, é de R$ 200 milhões.
No vermelho, Sebastião Viana tenta de todas as formas manter o trunfo da Frente Popular do Acre, há 15 anos no comando do Estado, de não atrasar os salários. Politicamente, o atraso ou o não pagamento é um desgaste que o governador terá que enfrentar faltando menos de um ano para as eleições.
Governo não adiantou pagamento do 13º salário este ano
O primeiro sinal que foi exposto de que as coisas não vinham nada bem, foi a não divulgação, no mês de agosto, do adiantamento de parte do décimo-terceiro salário do funcionalismo.
Em anos anteriores, o servidor poderia adiantar até 70% do rendimento extra do mês de dezembro no pagamento do mês de agosto.
Nos últimos meses, o governo tem mantido a folha de pagamento do funcionalismo em dia com muito esforço.
Em 2012, o governo do Acre só pagou o décimo terceiro depois do natal, fato que ocasionou desgaste e muita especulação por vários setores da imprensa.
Comentários
Acre
Nicolau Júnior destaca papel da Aleac na democracia durante última sessão solene do ano
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior (Progressistas), conduziu nesta quinta-feira (18), no auditório do Detran Acre, a última sessão solene de 2025, marcada pela tradicional entrega de Títulos de Cidadão Acreano e Moções de Aplausos. O momento reuniu autoridades, homenageados, servidores e representantes da sociedade civil em uma celebração de reconhecimento e valorização de quem contribui com o desenvolvimento do Estado.
Em seu discurso, Nicolau Júnior destacou a união e o trabalho coletivo como marcas do ano legislativo. O presidente ressaltou que os desafios enfrentados ao longo do período foram superados graças ao empenho conjunto de deputados, deputadas e servidores da Casa. “Cada desafio vencido foi possível graças à união e ao trabalho incansável de todos, que atuaram com obstinação, superando expectativas”, afirmou.
Ao reforçar o papel institucional do Parlamento, Nicolau enfatizou que o Poder Legislativo representa a alma e o espírito da verdadeira democracia, destacando a integração entre os Poderes, as instituições e a população. Segundo ele, a Aleac se consolida como uma Casa aberta, funcionando como um verdadeiro portal de diálogo para atender as necessidades do povo acreano.
O presidente também classificou a solenidade como um reconhecimento público à sociedade civil e política do Estado, transformando o evento em um marco na história do Parlamento acreano e na cultura de um povo que vive e luta por um Acre cada vez melhor. Para Nicolau, a Assembleia cumpre um papel essencial ao fortalecer a conexão entre o Legislativo e os cidadãos que ajudaram a construir o Estado, incluindo aqueles que vieram de outras regiões e adotaram o Acre como sua terra.
Durante o pronunciamento, Nicolau Júnior agradeceu ao governador Gladson Cameli, aos deputados e deputadas, às instituições parceiras e aos servidores do Poder Legislativo, destacando o compromisso coletivo com o fortalecimento das políticas públicas e da democracia.
Encerrando sua fala, o presidente projetou um futuro de ainda mais trabalho e dedicação. Ele afirmou que, em 2026, o entusiasmo será redobrado para garantir melhores serviços à população na esfera do Poder Legislativo Estadual. “Que 2026 seja um ano de grandes realizações no seio desta Casa e para o desenvolvimento do nosso querido Estado do Acre”, concluiu.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Comentários
Acre
Rio Acre sobe quase três metros em 24 horas em Rio Branco após chuvas intensas
Mesmo com elevação expressiva, nível do rio permanece abaixo das cotas de alerta e transbordo, segundo a Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale/ac24horas
Comentários
Acre
Ameaça de desbarrancamento leva Defesa Civil a retirar família de residência

Foto: Defesa Civil de Rio Branco/divulgação
Uma família precisou ser retirada de uma residência localizada na avenida Dorva Caminho, no bairro Areal, em Rio Branco, na quarta-feira (17), após o registro de ameaça de desbarrancamento durante a forte chuva que atingiu a capital acreana.
De acordo com as informações repassadas, o risco foi identificado em meio às ocorrências provocadas pelo grande volume de chuva que caiu ao longo do dia, elevando a instabilidade do solo em áreas consideradas vulneráveis. Diante da situação, a Defesa Civil Municipal realizou a retirada preventiva dos moradores para evitar possíveis acidentes.
O órgão, no entanto, não informou para onde a família foi levada, nem o número de pessoas que habitavam a residência. Também não há detalhes sobre danos estruturais no imóvel ou se o local seguirá interditado.




Você precisa fazer login para comentar.