Cotidiano
Xapuri vacinará, a partir desta segunda, pessoas acima de 50 anos sem comorbidades
Depois de avançar para as faixas etárias dos 58 e dos 55 anos de idade, a Secretaria Municipal de Saúde de Xapuri (Semusa) anunciou que iniciará, a partir desta segunda-feira, 23, a vacinação contra a Covid-19 para pessoas sem comorbidades acima dos 50 anos.
A informação foi confirmada pelo diretor de Atenção Básica em Saúde do município, o enfermeiro Francisco Andrade. Segundo ele, há a disponibilidade de cerca de 600 doses, já garantindo-se a segunda aplicação, o que atenderá a 300 pessoas no primeiro momento.
Francisco Andrade explica que o avanço nas faixas de idade se dá em razão de um considerável índice de recusa à vacina destinada à população ribeirinha após as equipes percorrerem toda a extensão dos rios Acre e Xapuri nos limites do município.
“Nós avançamos bastante, após percorrermos os dois rios, Acre e Xapuri, e houve muita recusa de dose, e nós não podemos obrigar as pessoas a se vacinarem, o que fez com fossem sobrando vacinas, o que nos permitiu avançar sem prejudicar os demais grupos”, explicou o profissional.
Outro fator citado pelo profissional para o avanço da campanha de vacinação é a baixa procura na faixa etária dos idosos (acima dos 60 anos) nos últimos 30 dias, o que levou à decisão de não se estocar essas doses e expandir a imunização aos demais grupos.
A vacinação segue sendo realizada nos locais de costume na cidade, as UBS’s Tia Vicência, na rua João Antônio de Carvalho (Rua do Ibama), e José Francisco da Silva, no bairro Sibéria, além de um ponto de vacinação na praça São Gabriel.
De acordo com o chefe da Atenção Básica em Saúde do município, cerca de 13% da população local já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus. Xapuri é líder em casos da doença na regional do Alto Acre, com 3.117 diagnósticos.
A vacinação acima dos 50 anos se dará por ordem de chegada obedecendo a programação constante no card abaixo, divulgado pela Semusa. Xapuri já aplicou, até a última atualização do Boletim Municipal, 3.749 doses de vacina contra a Covid-19.
Comentários
Cotidiano
Prefeitura de Assis Brasil fortalece alimentação escolar com cardápio saudável e influência da culinária da tríplice fronteira
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, segue investindo na qualidade da alimentação escolar oferecida aos alunos da rede municipal de ensino. Durante a gestão do prefeito Jerry, a merenda escolar tem recebido atenção especial, garantindo refeições saudáveis, nutritivas e adequadas ao desenvolvimento dos estudantes.
Localizado na região de tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Bolívia, o município também valoriza a diversidade cultural presente na região. Esse cuidado pode ser percebido no cardápio escolar, que inclui pratos inspirados na culinária peruana, como o tradicional lomo saltado e o arroz chaufa, além de outras refeições equilibradas e preparadas com alimentos selecionados.
Todo o cardápio é elaborado e acompanhado pelo nutricionista Carlos Felipe, que está sempre atento à qualidade dos alimentos, ao valor nutricional das refeições e ao equilíbrio alimentar necessário para o crescimento e aprendizado das crianças.
A secretária municipal de Educação Vanderléia Teixeira destaca que a alimentação escolar é uma prioridade da gestão, pois contribui diretamente para o bem-estar e o rendimento dos alunos em sala de aula.
“A merenda escolar tem um papel fundamental no dia a dia dos estudantes. Nosso objetivo é garantir uma alimentação saudável, de qualidade e que também valorize a cultura da nossa região”, destacou.
O cardápio da alimentação escolar já foi publicado no site oficial da Prefeitura, garantindo transparência e permitindo que pais e responsáveis acompanhem as refeições servidas nas escolas da rede municipal.
Comentários
Cotidiano
11ª Copinha Arasuper com partidas valendo classificação
A 11ª Copinha Arasuper, nas categorias Sub-10, 12 e 14, terá mais 12 partidas pela 7ª rodada da fase de classificação neste domingo, 8, a partir das 8 horas, no ginásio do Sesc.
“Vamos ter mais uma rodada com jogos empolgantes. As partidas podem decidir mais classificados para a segunda fase do torneio”, declarou o coordenador da Copinha Arasuper, Auzemir Martins.
Partidas do Sub-14
Santinha x Santa Cruz
Amigos Solidários x Cruz Azul
Conquista x Flamenguinho
Escola Galvez x Meninos de Ouro
Sub-12
Cruz Azul x Botafogo
Furacão do Norte x Sena Esporte
Conquista x Santinha
Escola Galvez x Flamenguinho
Sub-10
Furacão do Norte B x Santa Cruz
Rei Artur x Sena Esporte
Santinha x Arena do Urubu
Furacão do Norte A x Xavier Maia
Comentários
Cotidiano
Finais da Supertaça de Futsal serão disputadas em Brasileia
As finais da Supertaça de Futsal, torneio promovido pela Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL), serão disputadas neste sábado, 7, a partir das 17 horas, no ginásio Eduardo Lopes Pessoa, em Brasileia.
Na final do feminino, o Real Sociedade, representando Rio Branco, joga contra Cruzeiro do Sul em um jogo único.
Na decisão do masculino, Cafú Auto Peças(Rio Branco), Tarauacá e Brasileia disputam um triangular e quem somar mais pontos fica com o título.
“Conseguimos promover a Supertaça com mais de 150 equipes envolvendo todas as regionais do Estado. O resultado e a abrangência desse evento é muito significativo para o esporte acreano”, declarou o secretário Ney Amorim.
Fonte: Conteúdo republicado de PHD ESPORTES - ESPORTES







Você precisa fazer login para comentar.