Acre
Xapuri recebe Polo Moveleiro e a reforma do Parque Industrial

Marceneiros de Xapuri receberam nesta sexta-feira o Polo Moveleiro e a reforma do Parque Industral (Foto: Alexandre Lima)
Os marceneiros de Xapuri, um dos municípios historicamente mais importantes do Estado, receberam nesta sexta-feira, 19, o Polo Moveleiro e a reforma do Parque Industrial. O investimento do governo do Estado, além de valorizar a profissão, estimula a economia florestal e a legalidade do setor, que já teve mais de 80% de seus profissionais trabalhando de forma ilegal.
“Mais de 40 marceneiros serão beneficiados. Eles vão deixar de trabalhar em locais inadequados, muitas vezes em fundo de quintais. Os marceneiros eram tratados como clandestinos: não conseguiam a licença ambiental porque estavam mal localizados e não conseguiam comprar madeira para trabalhar por não ter licenciamento. O programa não trouxe apenas para a legalidade, mas trouxe novas perspectivas e abriu portas”, observou o secretário de Indústria e Comércio, Edvaldo Magalhães.
Os galpões para marceneiros foram construídos com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que totalizam R$ 17 milhões. A construção faz parte do Programa de Fortalecimento do Setor Moveleiro/Marceneiro do Acre. O compromisso foi assumido pelo governador Tião Viana em 2011, quando foi realizado um grande encontro com marceneiros de todos os municípios. No pacto anunciado pelo governo estavam a construção e a reforma de 10 parques industriais, cada um com polo moveleiro.
“Os marceneiros esperaram anos pela oportunidade de trabalhar sem culpa, e hoje mostramos que isso é possível. Os galpões asseguram completamente a integração econômica para o município de Xapuri, com base na economia comunitária, garantindo emprego e renda para a população. Aqui temos a indústria da borracha, da castanha, dos móveis, da madeira, e o que queremos é um Estado que deixa de ser dependente da folha de pagamento e passa a depender da força do setor produtivo industrial”, disse o governador Tião Viana.
Comentários
Acre
Vereador é flagrado ameaçando servidora durante confusão em posto de saúde; ASSISTA
Comentários
Acre
PREVISÃO DO TEMPO: sábado (20) de chuvas intensas e trovoadas no Norte
Pancadas de chuva com trovoadas tomam a região, com maior intensidade a partir da tarde; temperaturas variam entre 22°C e 34°C
A previsão do tempo para a Região Norte do país, neste sábado (20), indica céu com muitas nuvens e pancadas de chuva para toda a região, com possibilidade de trovoadas isoladas para todos os estados, principalmente a partir da tarde.
Pela manhã, a previsão é de muitas nuvens para toda a região, com pancadas de chuva isoladas para todo o Amapá, Pará — exceto pelo nordeste do estado —, maior parte do Amazonas — exceto pelo extremo-sul —, sudeste de Rondônia, oeste e norte do Tocantins e extremo-oeste do Acre. As pancadas de chuva devem amanhecer já acompanhadas de trovoadas no centro-sul do Piauí e no extremo-leste de Rondônia.
Durante a tarde, as chuvas se intensificam e vêm acompanhadas de trovoadas em toda a região, exceto no Amapá, onde deve chover com menor intensidade ao centro-sul do estado, sem trovoadas. Essas condições devem se manteraté a noite.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial de chuvas intensas para o Acre, Tocantins, Rondônia, Amazonas e centro-sul do Pará, além de alerta de perigo de chuvas intensas para o Tocantins, o centro-sul do Pará e para a faixa central do Amazonas.
Entre as capitais, a temperatura mínima prevista é de 22°C, em Rio Branco. Já a máxima pode chegar até 34°C, emBoa Vista. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 100%.
Fonte: Brasil 61







Você precisa fazer login para comentar.