Acre
Xapuri: a capital acriana do futebol neste fim de semana
Melhor média de público está na terra de Armando Nogueira
Senildo Melo (Foto: Senildo Melo)
A cidade de Xapuri se notabilizou ao longo dos anos pelas muitas personalidades que revelou ao mundo. Notáveis como o saudoso Armando Nogueira, a novelista Glória Perez, o médico Adib Domingos Jatene, o líder seringueiro Chico Mendes entre outras figuras ilustres.
Com certeza, se fossem escalados para o time das celebridades, o Acre estaria muito bem representado. Mas, Xapuri se destaca também por ter uma torcida apaixonada pelo futebol. E é em meio a esse cenário que neste fim de semana serão disputados dois jogos na “Princesinha do Acre”.
No estádio Álvaro Felício Abraão, as 15h30, o Alto Acre enfrenta o Nauas. Em caso de derrota, o time de Epitaciolândia estará rebaixado para a Série B em 2016. Na partida principal, a AMAX (time da casa) recebe o Vasco da Gama. Enquanto isso, no estádio Florestão, o Rio Branco joga contra o Galvez, na estreia de Artur Oliveira no comando do time militar.
Em outros artigos publicados neste espaço, destacamos a baixa média de público. Um estudo da Puri Consultoria, que analisou o púbico de 25 estaduais pelo país, em 2014, o Campeonato Acreano consegue perder até para Rondônia em questão de torcida. Logo Rondônia, que nem tem estádio moderno.
O menor público do estadual foi registrado na partida Alto Acre 3 x 1 Galvez: 39 pagantes. E o melhor público pagante foi na decisão do certame entre Atlético 2 (2) x 2 (3) Rio Branco: 3.678 pessoas foram ao Arena da Floresta ver o título do Estrelão. A média geral de público é assustadora: 269 torcedores por jogo.
A Federação Acreana de Futebol vem fazendo a sua parte. Em uma parceria com os dirigentes da AMAX, a entidade e o clube xapuriense conseguiram os laudos técnicos necessários para que os jogos fossem realizados no estádio Álvaro Felício Abrão. Por sinal, os melhores públicos da competição vêm sendo registrados exatamente na terra de Armando Nogueira.
E essa será uma tendência. Ao contrário da Capital (que existe a concorrência com o shopping, a TV fechada, cinema e clubes sociais), no interior, o futebol ainda é uma atração. O principal evento de uma cidade.
Soma-se a isso a paixão natural do torcedor pelo futebol gera essa química perfeita. Pena que o estádio só comporta 500 torcedores. Se fossem cinco mil lugares, creio que todos os ingressos seriam vendidos.
A mudança de datas dos jogos por parte da Federação de Futebol também foi fundamental. Às quartas e domingos tínhamos a concorrência desleal com as grandes competições transmitidas ao vivo pela TV aberta. Às terça e sábados, parecem dias mais adequados para os jogos do Campeonato Acreano e a melhora na média de público vêm provando isso.
Para quem já teve tantos títulos de honra ao mérito, Xapuri acaba de receber mais um: a de capital do futebol acriano, ao menos durante este final de semana.
Comentários
Acre
Médico retira prego do intestino de criança de 3 anos por colonoscopia no Hospital do Juruá
Procedimento evitou cirurgia invasiva; menino havia ingerido o objeto há oito dias e passa bem
Comentários
Acre
Riozinho do Rola apresenta leve recuo e indica estabilidade no nível do Rio Acre
Afluente do Rio Acre caiu cerca de 6 centímetros nas últimas horas, segundo o SGB, enquanto o rio principal segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco

Comentários
Acre
Rio Acre atinge 14,26 metros e segue acima da cota de transbordamento

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre alcançou 14,26 metros na medição das 9h deste sábado, 17, mantendo-se acima da cota de transbordamento em Rio Branco, que é de 14,00 metros, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal.
De acordo com os dados oficiais, o rio apresentou elevação em relação à primeira medição do dia. Às 5h, o nível estava em 14,22 metros, indicando uma subida de 4 centímetros em poucas horas. A situação reforça o estado de atenção para áreas ribeirinhas da capital acreana.
Nas últimas 24 horas, o volume de chuva registrado foi de 2,40 milímetros, quantidade considerada baixa, mas que ainda contribui para a manutenção do nível elevado do manancial, somando-se ao volume de água proveniente das cabeceiras e de afluentes.
A cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, já havia sido ultrapassada anteriormente, e o cenário atual mantém a Defesa Civil em monitoramento permanente.

Você precisa fazer login para comentar.