Acre
Xapuri: a capital acriana do futebol neste fim de semana
Melhor média de público está na terra de Armando Nogueira
Senildo Melo (Foto: Senildo Melo)
A cidade de Xapuri se notabilizou ao longo dos anos pelas muitas personalidades que revelou ao mundo. Notáveis como o saudoso Armando Nogueira, a novelista Glória Perez, o médico Adib Domingos Jatene, o líder seringueiro Chico Mendes entre outras figuras ilustres.
Com certeza, se fossem escalados para o time das celebridades, o Acre estaria muito bem representado. Mas, Xapuri se destaca também por ter uma torcida apaixonada pelo futebol. E é em meio a esse cenário que neste fim de semana serão disputados dois jogos na “Princesinha do Acre”.
No estádio Álvaro Felício Abraão, as 15h30, o Alto Acre enfrenta o Nauas. Em caso de derrota, o time de Epitaciolândia estará rebaixado para a Série B em 2016. Na partida principal, a AMAX (time da casa) recebe o Vasco da Gama. Enquanto isso, no estádio Florestão, o Rio Branco joga contra o Galvez, na estreia de Artur Oliveira no comando do time militar.
Em outros artigos publicados neste espaço, destacamos a baixa média de público. Um estudo da Puri Consultoria, que analisou o púbico de 25 estaduais pelo país, em 2014, o Campeonato Acreano consegue perder até para Rondônia em questão de torcida. Logo Rondônia, que nem tem estádio moderno.
O menor público do estadual foi registrado na partida Alto Acre 3 x 1 Galvez: 39 pagantes. E o melhor público pagante foi na decisão do certame entre Atlético 2 (2) x 2 (3) Rio Branco: 3.678 pessoas foram ao Arena da Floresta ver o título do Estrelão. A média geral de público é assustadora: 269 torcedores por jogo.
A Federação Acreana de Futebol vem fazendo a sua parte. Em uma parceria com os dirigentes da AMAX, a entidade e o clube xapuriense conseguiram os laudos técnicos necessários para que os jogos fossem realizados no estádio Álvaro Felício Abrão. Por sinal, os melhores públicos da competição vêm sendo registrados exatamente na terra de Armando Nogueira.
E essa será uma tendência. Ao contrário da Capital (que existe a concorrência com o shopping, a TV fechada, cinema e clubes sociais), no interior, o futebol ainda é uma atração. O principal evento de uma cidade.
Soma-se a isso a paixão natural do torcedor pelo futebol gera essa química perfeita. Pena que o estádio só comporta 500 torcedores. Se fossem cinco mil lugares, creio que todos os ingressos seriam vendidos.
A mudança de datas dos jogos por parte da Federação de Futebol também foi fundamental. Às quartas e domingos tínhamos a concorrência desleal com as grandes competições transmitidas ao vivo pela TV aberta. Às terça e sábados, parecem dias mais adequados para os jogos do Campeonato Acreano e a melhora na média de público vêm provando isso.
Para quem já teve tantos títulos de honra ao mérito, Xapuri acaba de receber mais um: a de capital do futebol acriano, ao menos durante este final de semana.
Comentários
Acre
Jovem sofre crise epiléptica, quase se afoga em açude e é resgatada por adolescente em Rio Branco
Vítima foi retirada da água por uma parente de 14 anos e encaminhada ao Pronto-Socorro em estado estável
A jovem Marcela Souza Mendonça, de 20 anos, sofreu um ataque epiléptico e quase se afogou em um açude localizado em uma colônia no Ramal Adalto Frota, às margens da BR-364, na região da Custódio Freire, em Rio Branco.
De acordo com familiares, Marcela, que é epiléptica, tomava banho no açude quando, de forma repentina, sofreu uma crise e afundou na água. Uma adolescente de 14 anos, parente da vítima, presenciou a situação, mergulhou e conseguiu retirá-la do açude, evitando o afogamento.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, e uma ambulância de suporte avançado foi enviada ao local. Ao chegarem, os paramédicos encontraram a jovem consciente, porém debilitada em razão da crise. Após os primeiros atendimentos, Marcela foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado de saúde estável.
A Polícia Militar não foi acionada para atender a ocorrência.
Comentários
Acre
Governo do Acre lança programa para formar 40 empresas importadoras e fortalecer comércio exterior
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), apresentou na última sexta-feira, 6, uma estratégia inédita de formar empresas para atuação no comércio exterior. A iniciativa, em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais (Federacre), qualificará 40 micros e pequenas empresas para a atividade de importação. O encontro reuniu representantes de 11 associações comerciais, além de diretores e técnicos. A proposta é estruturar uma nova cultura empresarial voltada à inserção internacional.
Durante a apresentação, o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, destacou que o programa vai criar um ambiente prático de formação. “A meta é qualificar 40 empresas importadoras, realizando desde a capacitação até a importação efetiva. Queremos proporcionar ao empresário a experiência real da sua primeira operação, para que ele possa transformar isso em um novo negócio. Importação e exportação representam uma oportunidade estratégica para ampliar margens e diversificar mercados. Vamos alcançar empresários de todos os municípios do estado”.

A presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola (Acisa), Patrícia Dossa, enfatizou o impacto prático da capacitação para o setor empresarial. “São parcerias essenciais para o crescimento das associações e dos empresários que estão na ponta. Aprender a importar e, depois, conseguir andar com as próprias pernas vai fazer muita diferença. Adquirir produtos diretamente do mercado internacional amplia competitividade e reduz custos. Esse curso facilitará o acesso dos empreendedores das cidades do interior a orientações técnicas e bem especializadas”.
Para o diretor de Projetos da Federacre, Clóvis Console, o programa simboliza a aproximação concreta entre poder público e iniciativa privada. “Vamos beneficiar empresários de todo o estado, inclusive de municípios onde ainda estamos estruturando entidades representativas. A formação de grupos de importadores permitirá compras mais competitivas e fortalecerá a economia local. Trazer dinheiro novo para o Acre, por meio do comércio exterior, é uma estratégia para lá de assertiva que vai impactar diretamente na vida da nossa população com mais variedades e outros”.

Na avaliação da presidente da Associação Comercial e Empresarial de Acrelândia (Aceac), Daiane Figueiredo, a iniciativa fortalecerá o empresariado com qualificação. “Se você não investe no empresário, não tem resultado. Estou empolgada porque essa é uma oportunidade de crescermos juntos, iniciativa privada e poder público. Quem está na ponta são as associações, então isso é mais que necessário. Com incentivo e apoio, a chance de dar certo é muito maior”, concluiu, reforçando a importância da interiorização das políticas de desenvolvimento do setor.
Além da capacitação, também haverá um amplo acompanhamento especializado para que as empresas realizem a primeira operação de importação. A proposta inclui assessoria completa em todas as etapas do processo, desde a negociação internacional até os trâmites legais aduaneiros. Um dos diferenciais será a possibilidade de utilização de um contêiner compartilhado, modelo que reduz custos logísticos e dilui riscos entre os participantes. A estratégia permite que micro e pequenos empresários tenham acesso ao mercado externo com investimento inicial acessível.
The post Governo do Acre lança programa para formar 40 empresas importadoras e fortalecer comércio exterior appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Liberada: Árvore cai na BR-317 após fortes chuvas próximo a Epitaciolândia
Queda ocorreu na manhã deste domingo (8), no km 16 da Estrada do Pacífico; via foi liberada após horas de trabalho
Uma árvore caiu e interditou parcialmente a BR-317, conhecida como Estrada do Pacífico, na manhã deste domingo (8), no km 16, no município de Epitaciolândia, interior do Acre. O incidente provocou a paralisação do tráfego por algumas horas até a completa liberação da via.
De acordo com informações do Grupamento de Salvamento do Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada no sentido Assis Brasil. A queda da árvore foi causada pelas fortes chuvas que atingiram a região desde as primeiras horas do dia.
Ainda segundo os bombeiros, o volume de chuva registrado chegou a 52 milímetros até as 13h, o que contribuiu para o enfraquecimento da vegetação às margens da rodovia.
A desobstrução da pista contou com a atuação da equipe de salvamento, além do apoio de populares e do motorista de um caminhão que passava pelo local no momento do ocorrido. Após o trabalho, a árvore foi retirada da via e o tráfego voltou a fluir normalmente.
Apesar do susto e do transtorno aos motoristas, não houve registro de feridos.











Você precisa fazer login para comentar.