Conecte-se conosco

Geral

Voos são cancelados no Acre por causa da fumaça

Publicado

em

Aeronaves da Azul, Gol e Latam não conseguiram descer na capital acreana por conta da falta de visibilidade na noite de sexta-feira (4) e madrugada de sábado (5)

Quatro voos são cancelados por falta de visibilidade em Rio Branco — Foto: Fabiano Villela

Por Hellen Monteiro, g1 AC — Rio Branco

Quatro voos foram cancelados entre a noite de sexta-feira (4) e a madrugada de sábado (5), no Aeroporto Internacional de Rio Branco, Plácido de Castro, por causa das más condições climáticas. A informação foi confirmada pelo aeroporto, que informou que a fumaça e nevoeiro fizeram com que as viagens precisassem ser reprogramadas. (Confira a nota completa abaixo)

Segundo a nota, voos das companhias aéreas Azul, Gol e Latam precisaram retornar com os passageiros. A empresa Azul fez o primeiro voo nesta sexta (4), após oito anos sem operar no Estado. Neste sábado, o painel do aeroporto informava dois voos atrasados para partida, dois para Brasília, um da Latam e um da Gol. Outros três estavam com atraso para chegar, dois da Latam e um da Gol.

O presidente da Apex e ex-senador do Acre, Jorge Viana, era um dos passageiros do voo da Latam que precisou arremeter [ é o procedimento de abortar uma aterragem e evitar a aproximação do solo] e retornar a Brasília, que era o seu destino de origem. “Avião da Latam não conseguiu descer por causa da fumaça”, disse em uma postagem nas redes sociais.

O aeroporto Plácido de Castro não soube informar para onde os passageiros dos voos arremetidos foram levados.

Três aeronaves sobrevoam o aeroporto de Rio Branco, esperando melhorar as condições para pouso — Foto: Divulgação

O delegado da Polícia Civil do Acre, Nilton Boscaro, também estava no voo da empresa aérea Latam que voltou para Brasília nesta sexta (4). Na manhã deste sábado (5), um novo voo saiu em destino a Rio Branco, porém de acordo com o delegado, por volta das 9h30 da manhã não conseguiu pousar novamente.

O delegado disse que os passageiros foram informados pelos tripulantes que irão sobrevoar a região do aeroporto por 30 minutos, esperando que algum vento dissipe a fumaça. “Caso não haja condições de pousar em segurança, iremos para Manaus”, disse Boscaro.

Paratletas acreanos também estavam em um dos voos, na manhã deste sábado (5), que aguardam que as condições melhorem para que consigam pousar. O voo acabou voltando para Manaus.

De acordo com o aplicativo Flight tracker, que acompanha o movimento de aviões em tempo real, três aeronaves sobrevoam o aeroporto de Rio Branco, esperando melhorar as condições para pouso na manhã deste sábado (5).

Veja abaixo a nota das companhias aéreas.

Nota do Aeroporto à imprensa

“O Aeroporto de Rio Branco informa que quatro voos precisaram ser reprogramados entre a noite de sexta-feira (4) e madrugada de sábado (5) devido a condições climáticas (fumaça e nevoeiro). Em caso de dúvidas, os passageiros devem procurar a companhia aérea para mais informações e orientações”.

Nota Azul

“A Azul informa que, devido a condições meteorológicas adversas (fumaça) na região de Rio Branco, o voo AD2619 (Porto Velho-Rio Branco), da madrugada deste sábado (05/10) precisou ser alternado para o aeroporto de origem. Consequentemente, o trecho seguinte (Rio Branco-Confins) precisou ser cancelado.

Os clientes afetados estão recebendo toda assistência prevista na resolução 400 da ANAC, e foram reacomodados em outro voo. A companhia lamenta eventuais transtornos causados aos Clientes e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações.

Nota da Latam

A LATAM informa que o voo LA3250 (Brasília-Rio Branco), desta sexta-feira (4), precisou retornar ao aeroporto de origem devido à fumaça na cidade de destino, fato totalmente alheio ao seu controle. Os passageiros foram reacomodados no voo LA9000 (Brasília-Rio Branco), que decolou às 8h40 (hora local) deste sábado (5).

Como consequência, o voo LA3675 (Rio Branco-Brasília) foi reprogramado e tem previsão de decolagem às 12h (hora local).

A companhia lamenta os transtornos causados e reforça que ofereceu a assistência necessária aos passageiros. Por fim, a LATAM reitera que adota todas as medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos.

Nota da GOL

A GOL informa que devido às condições meteorológicas adversas em Rio Branco, o voo G3 1798 (Brasília-Rio Branco) precisou alternar para o Aeroporto de Manaus.

Todos os Clientes impactados estão recebendo as facilidades previstas pela resolução 400 da ANAC, com reacomodação em voos de reforço da GOL.

A Companhia reforça que as ações em relação aos voos foram tomadas com foco na Segurança, valor número 1 da GOL.

Azul no Acre

Após oito anos com voos suspensos no Acre, a empresa Azul Linhas Aéreas fez, nesta sexta-feira (4) os primeiros voos que ligam as cidades de Belo Horizonte (MG) e Porto Velho (RO) à capital Rio Branco.

Após oito anos, Azul Linhas Aéreas voltam a operar no AC por piloto e copiloto acreanos — Foto: Asscom/Azul Linhas Aéreas

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Homem é esfaqueado pelo próprio irmão durante discussão na Baixada da Sobral

Publicado

em

Vítima foi socorrida pelo Samu e encaminhada ao Pronto-Socorro em estado estável

Silvério Soares do Nascimento, de 41 anos, foi ferido a golpes de faca na tarde desta quarta-feira (17), em uma residência localizada na Travessa São Matheus, no bairro da Pista, região da Baixada da Sobral, em Rio Branco.

De acordo com relatos de testemunhas, Silvério estava em casa com o irmão quando ambos iniciaram uma discussão. Durante o desentendimento, o suspeito se apossou de uma faca de mesa e desferiu dois golpes contra a vítima, atingindo as costas e a lateral do tórax.

Mesmo ferido, Silvério conseguiu sair da residência, mas acabou caindo em via pública. Populares que passavam pelo local encontraram o homem sangrando e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte básico para atender a ocorrência.

Após receber os primeiros socorros no local, a vítima foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado de saúde estável.

A Polícia Militar esteve na residência para atender a ocorrência, porém, segundo informações repassadas no local, Silvério optou por não representar criminalmente contra o próprio irmão.

Comentários

Continue lendo

Geral

Jovem é brutalmente agredido por grupo de homens no bairro Eldorado, em Rio Branco

Publicado

em

Vítima foi socorrida pelo Samu e encaminhada ao Pronto-Socorro com suspeita de fratura e luxação

Um caso de agressão física foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (17), na rua Santa Luzia, no bairro Eldorado, região da parte alta de Rio Branco. A vítima, identificada como Rodrigo Gonçalves Bezerra, de 26 anos, foi violentamente atacada por vários homens.

De acordo com informações apuradas, o jovem teria sido agredido com ripas de madeira, barra de ferro e pedradas. A ação, conforme relatos preliminares, pode ter sido motivada por uma suposta forma de “disciplina”. Após as agressões, os autores fugiram do local e ainda não foram localizados.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado somente durante a noite. A equipe encontrou a vítima na própria rua Santa Luzia, prestou os primeiros atendimentos no local e, em seguida, encaminhou Rodrigo ao Pronto-Socorro de Urgência e Emergência de Rio Branco.

Na unidade hospitalar, o jovem foi entregue ao Setor de Traumatologia, onde os médicos constataram luxação no cotovelo esquerdo, hematomas no tórax posterior e suspeita de fratura em uma das costelas. Apesar das lesões, o estado de saúde da vítima foi considerado estável.

Segundo as informações disponíveis, a Polícia Militar não chegou a ser acionada para atender a ocorrência. O caso deverá ser apurado pelas autoridades competentes.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil leva emissão da Carteira de Identidade Nacional a comunidades ribeirinhas de Sena Madureira

Publicado

em

O coordenador do Instituto de Identificação em Sena Madureira, Carlos Ferrari, e o oficial investigador da Polícia Civil, Marcos Oriar, se deslocaram até as comunidades ribeirinhas, garantindo que o serviço fosse prestado diretamente à população local

Polícia Civil esteve nas comunidades Campinas e Santa Polônia, em Sena Madureira, levando o direito à identidade a quem mais precisa. Foto: cedida

O Instituto de Identificação da Polícia Civil do Acre (PCAC), que atua no município de Sena Madureira, realizou, na última terça-feira,16, atendimentos para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) nas comunidades Campinas e Santa Polônia, localizadas às margens do Rio Purus, a cerca de uma hora de viagem de barco da cidade.

A ação teve como objetivo atender moradores de localidades de difícil acesso, especialmente pessoas com algum tipo de comorbidade ou limitação física, que enfrentam dificuldades para se deslocar até a sede da Delegacia de Polícia, onde funciona o posto de identificação.

Para a realização dos atendimentos, o coordenador do Instituto de Identificação em Sena Madureira, Carlos Ferrari, e o oficial investigador da Polícia Civil, Marcos Oriar, se deslocaram até as comunidades ribeirinhas, garantindo que o serviço fosse prestado diretamente à população local.

Ao todo, oito pessoas foram atendidas, entre elas uma idosa de 68 anos com problemas de locomoção, pessoas com problemas cardíacos, um senhor que sofreu um derrame, além de crianças que necessitavam do documento.

De acordo com o diretor do Instituto de Identificação, Júnior Cesar, a iniciativa reforça o compromisso da Polícia Civil com a população de Sena Madureira e com o programa Identidade para Dignidade, desenvolvido em parceria com o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), na comarca do município. “Essa ação leva cidadania, dignidade e acesso a direitos às comunidades mais distantes, assegurando a inclusão dessas pessoas nos serviços públicos essenciais”, destacou.

A mobilização do Instituto de Identificação reafirma o papel social da Polícia Civil do Acre, promovendo cidadania e garantindo direitos fundamentais à população ribeirinha.

“Essa ação leva cidadania, dignidade e acesso a direitos às comunidades mais distantes, assegurando a inclusão dessas pessoas nos serviços públicos essenciais”. Fotos: captada 

Comentários

Continue lendo