Conecte-se conosco

Extra

Vídeos: Sequência de erros de investigação e judiciais pode deixar brasileense preso por 30 anos na Bolivía

Publicado

em

A defesa contesta também a veracidade do testemunho de um boliviano que o teria incriminado; Rivero alega que esta testemunha foi coagida e depois transferida para uma penitenciária em Riberalta

Brasileiro preso em Cobija enfrenta júri e pode pegar pena máxima em julgamento polêmico em Cobija: Foto: cedida

O brasileiro Alexandre Pires da Silva, morador de Brasiléia e dependente químico, enfrenta nesta semana um julgamento na Bolívia que pode lhe render pena máxima, em meio a denúncias de irregularidades na condução do caso.

Preso em março de 2023 sob acusação de envolvimento no assassinato da comerciante boliviana Bernada Guevara, de 75 anos, ele afirma ser vítima de um erro judicial, segundo sua defesa e familiares.

Advogada jurídica do Consulado Brasileiro em Pando, Jacqueline Choque Ortega, advogado de defesa de Pires, Dr. Ricardo Eid Rivero e o irmão da vítima José Pires. Foto: Marcus José

Pires, que já havia buscado recuperação em uma casa terapêutica ‘Reconstruindo Vidas para o Reino de Deus’ em Rio Branco, havia retornado a Brasiléia onde trabalhava como pintor. Em uma recaída, ele cruzou a fronteira até Cobija, cidade boliviana conhecida pelo acesso facilitado a drogas, onde foi detido “no lugar errado, na hora errada”,  junto a outros dependentes na Avenida Internacional.

Na ocasião, a polícia local investigava o assassinato da comerciante Guevara, ocorrido meses antes. A vítima foi encontrada morta por asfixia em sua residência após um assalto, o que gerou grande comoção na cidade. A vida de Pires começava a mudar drasticamente devido as leis rígidas da Bolívia.

Pires estava à mais de 235 km distante do sinistro na época, internado na casa de Recuperação Reconstruindo Vidas para o Reino de Deus, na estrada Raimundo Irineu Serra, capital do estado do Acre. Foto: cedida

Segundo a advogada que representa o Consulado Brasileiro em Pando, Jacqueline Choque Ortega, há fortes indícios de irregularidades no processo. “O caso parece ser um claro exemplo de erro investigativo”, afirma Choque Ortega, que solicita um exame minucioso das provas apresentadas pela promotoria, alegando que os indícios contra Pires são insuficientes e contraditórios.

O advogado de defesa de Pires, Dr. Ricardo Eid Rivero, afirma ter documentação que prova a inocência de seu cliente. Segundo ele, Alexandre Pires estava a mais de 235 quilômetros de Cobija no dia do crime, internado em uma clínica de reabilitação na capital do acre, Rio Branco.

Advogado de defesa do brasileiro Dr. H. Ricardo Eid Rivero contesta com provas que Alexandre Pires não se encontrava na região de fronteira no dia do assassinato da comerciante de 75 anos. Foto: Marcus José

A defesa contesta também a veracidade do testemunho de um boliviano que o teria incriminado; Rivero alega que esta testemunha foi coagida e depois transferida para uma penitenciária em Riberalta, cidade industrial na Bolívia, o que, segundo ele, pode indicar irregularidades na condução do caso.

Com as investigações em curso sobre o assassinato da comerciante Guevara, no dia seguinte à sua prisão Pires, nove messes depois do assassinato o dependente químico Pires foi apresentado as autoridades como um dos autores do assassinato da comerciante, Alexandre Pires da silva e natural de Brasiléia e passou a ser o principal suspeito de tirar a vida da comerciante para roubar pertences da mesma segundo os agentes responsáveis pelo caso.

A dona de casa Elaine Pereira, de 38 anos, falou sobre o sofrimento que vem passando, é do momento difícil que vive com o filho preso inocentemente em outro país, que segundo ela, está preso injustamente na Bolívia. Foto: cedida

Pires automaticamente foi levado a penitenciaria de Vila Busch, na sequência foi transferido para o centro do País onde já cumpriu pena de um ano e oito meses por está respondendo por delito de assassinato previsto no art. 252 do código penal, em aplicação do art. 323 numero 1 de CCP de acusação formal das leis bolivianas, o mesmo foi entregue e detido preventivamente em decisão do ministério público pandino à Penitenciária Chonchocoro em La Paz.

Pires na data citada estava à mais de 235km distante do sinistro, internado na casa de Recuperação Reconstruindo Vidas, na estrada Raimundo Irineu Serra, km o1 município de Rio Branco. Foto: Marcus José

Com a audiência marcada para esta semana, a defesa e familiares de Pires aguardam que as autoridades bolivianas considerem as provas de inocência do brasileiro, temendo que ele seja injustamente condenado com base em um processo que, segundo seu advogado, está “contaminado por falsos testemunhos e falhas investigativas”.

Veja vídeos:

Impresa do Departamento de Pando, capital Cobija repercute caso do Brasileiro, veja vídeo:

Vídeo que comprova que Alexandre Pires Da Silva estava no interior do ‘Centro de Recuperação’ o mesmo à época estava internado na casa de Recuperação Reconstruindo Vidas para o Reino de Deus, unidade de recuperação terapêutica que tem endereço fixo na estrada Raimundo Irineu Serra, km o1 no município de Rio Branco, capital do estado do Acre.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Extra

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE ABERTURA

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA

COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO

AVISO DE ABERTURA

PREGÃO ELETRÔNICO SRP N° 013/2025 – COMPRAS.GOV 90013/2025

OBJETO: Registro de preços para a Contratação de Serviços Técnicos de Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho para atender as necessitadas da Secretaria Municipal de Administração de Brasiléia/AC.

A Prefeitura de Brasiléia, através da Comissão de Contratações informa os interessados sobre a ABERTURA do Edital supracitado, conforme edital retificado após impugnação.

Data da Abertura: 02 de fevereiro de 2026, às 09h30min (horário de Brasília).

O Edital Retificado e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta a partir do dia 16/01/2026 nos seguintes endereços eletrônicos: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/ e https://www.gov.br/compras/pt-br  Portal Nacional de Contratações Públicas – PNCP.

Brasiléia/AC, 15 de janeiro de 2025.

André Schwalbe Gadelha

Pregoeiro

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeitura de Brasiléia realiza reunião de emergência após Rio Acre ultrapassar cota de alerta

Publicado

em

A Prefeitura de Brasiléia realizou, nesta semana, uma reunião emergencial na Sala de Situação da Defesa Civil para discutir e alinhar ações diante da elevação do nível do Rio Acre. O encontro foi conduzido pelo prefeito Carlinhos do Pelado (PP) e contou com a presença de secretários municipais, representantes da Defesa Civil e demais órgãos envolvidos no plano de contingência.

De acordo com a Defesa Civil, o Rio Acre atingiu a marca de 10 metros, ficando 20 centímetros acima da cota de alerta, que é de 9,80 metros. A cota de transbordamento no município é de 11,40 metros.

Apesar da previsão de estabilidade nas próximas horas, em razão da vazante que se aproxima a partir de Assis Brasil, a administração municipal decidiu manter todas as equipes em estado de prontidão para uma eventual necessidade de evacuação de famílias que residem em áreas de risco.

O prefeito informou que esteve pessoalmente em comunidades situadas acima da cidade para acompanhar a situação do rio e constatou que o nível já começa a apresentar sinais de estabilização e leve vazante.

“Mesmo com essa tendência de baixa, reunimos toda a equipe para que todos estejam atentos e preparados, caso seja necessário algum trabalho de evacuação ou atendimento às famílias afetadas”, destacou o gestor.

Segundo Carlinhos do Pelado, o monitoramento do nível do rio está sendo feito de forma contínua, tanto por meio dos dados oficiais da Defesa Civil quanto por observação direta nas áreas ribeirinhas e nos principais igarapés que influenciam o volume do Rio Acre, como o Igarapé do Noaia.

“Estamos acompanhando praticamente todas as áreas do município, tanto pelos sistemas de monitoramento quanto visualmente. A cada hora buscamos informações atualizadas para manter a população informada com precisão”, afirmou.

O prefeito também tranquilizou a população, informando que, no momento, a situação é considerada estável.

“Neste momento não há motivo para alarde. Está tudo dentro da normalidade, mas seguimos atentos, porque uma mudança no volume de chuvas pode alterar esse cenário rapidamente”, explicou.

Questionado sobre o plano de evacuação, Carlinhos afirmou que todas as secretarias estão mobilizadas.

“Já colocamos todas as secretarias em estado de alerta, principalmente as pastas de Obras e Assistência Social, que são as primeiras a atuar nessas situações. As equipes estão de prontidão 24 horas para atender a população, caso seja necessário”, concluiu.

A Prefeitura segue monitorando o nível do Rio Acre e orienta que moradores de áreas ribeirinhas fiquem atentos às informações oficiais divulgadas pelos canais institucionais.

Comentários

Continue lendo

Extra

PREFEITURA DE ASSIS BRASIL – AVISO DE SUSPENSÃO DE LICITAÇÃO

Publicado

em

ESTADO DO ACRE

PREFEITURA DE ASSIS BRASIL

PUBLICAR POR INCORREÇÃO

AVISO DE SUSPENSÃO DE LICITAÇÃO

PREGÃO PRESENCIAL N° 013/2025

OBJETO: CONTRATAÇÃO DESTINADA A FORNECER MATERIAL DE CONSUMO, ODONTOLÓGICO. Visando atender as necessidades da Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura Municipal de Assis Brasil – Ac.

A Prefeitura de Assis Brasil, através da Comissão Permanente de Licitação e de seu Pregoeiro – CPL, torna público a suspenção da sessão pública modalidade Pregão Presencial n° 013/2025.

Em virtude de impugnação do Edital.

Assis Brasil-AC, 13 de janeiro de 2026

Willian Azevedo Bandeira

Pregoeiro

Comentários

Continue lendo