fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Vídeo: Idosa morre no PS vítima de negligência médica e falta de leitos na UTI, denuncia família

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira (3), a família da aposentada Maria Alice Cordovez Vale, 85 anos, denunciou à reportagem da Folha do Acre o descaso no atendimento que a paciente estava recebendo no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) e que estavam “batalhando” por uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas infelizmente o socorro não chegou a tempo e a idosa faleceu na emergência clínica da unidade hospitalar.

A paciente de 85 anos deu entrada no Huerb após fraturar o fêmur, mas não recebeu atendimento para a área fraturada, sendo medicada apenas com dipirona e após dias no hospital adquiriu uma bactéria hospitalar e como não foi atendida a tempo e foi a óbito por volta das 11 horas de quarta-feira, denuncia as netas da idosa, Sabrina e Samara Vale Aguiar.

Para a família, que viu toda a agonia da paciente, incluindo dois desmaios na madrugada na terça-feria (2) e mesmo assim não recebeu o atendimento médico, a paciente foi negligenciada.

“Minha avó agonizou por dia no leito 119 da ala feminina e nem para a emergência eles traziam, quando desceram com a minha vó o médico disse que infelizmente o caso já era muito delicado, sendo necessário UTI. Ela foi mais uma vítima do descaso e da falta de humanidade com que tratam pacientes. A noite ela desmaiou duas vezes e as enfermeiras e auxiliares só nos diziam que não havia médicos. Se ao menos tivessem levado ela para a sala de emergência porque lá sempre fica plantonista, mas nem isso”, lamenta Samara Aguiar.

Apesar da idade avançada, a família da senhora Maria Alice alega que ela não possuía nenhuma patologia agravante que pudesse levá-la a morte e que apenas o descaso em tratar de uma simples fratura no fêmur levou ao desfecho trágico.

“No dia que chegamos nem ortopedista tinha. Ela ficou numa maca coberta só por um lençol, só depois que a mandaram para o leito, mas que adianta leito se não tem médico para ver o caso. O que ela conseguiu no Huerb foi essa maldita infecção hospitar”, diz.

Não é um caso isolado

Minutos após o falecimento de Maria Alice Cordovez, a reportagem da Folha do Acre esteve no Huerb para entrevistar familiares e checou in loco a superlotação e o caos instalado na unidade hospitalar.

De acordo com o depoimento de uma auxiliar de enfermagem que não quis identificar, por temer retaliações, havia na minúscula sala onde funciona a emergência clínica 12 pacientes em intubação, procedimento de suporte avançado de vida. Tais pacientes em tese defendida na literatura médica necessitam de leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas a exemplo da senhora Maria Alice que foi a óbito antes de conseguir o leito é provável que eles também não consigam. A UTI da unidade hospitalar está lotada, sem previsões para abertura de novas vagas.

À reportagem, a diretora do Huerb, Michele Melo, afirmou que na manhã desta quarta-feira havia 13 pacientes na sala de emergência clínica e que os pacientes intubados que aguardam vagas para UTI são assistidos lá com toda a qualidade necessária.

“Hoje temos 13 pacientes na sala de emergência clínica. A mesma, pelo padrão da rede de urgências e emergências do SUS, é denominada “Vaga Zero”, ou seja, todo paciente crítico que necessite estar na sala não pode ser negada assistência”, diz.

Michele afirmou, ainda, que quem define as regras para transferência de pacientes para UTI é o setor de regulação médica que segue padrões sérios e frisou que a sala de emergência é bem equipada.

“Assistimos a todos que precisam. Da forma que for necessário. Existe uma regulação de leitos, com leis e regulamentos nacionais para definir as prioridades de vaga. Temos na sala de emergência clinica do Huerb tudo que é necessário para assistir um paciente crítico”, finaliza.

 

 

Comentários

Continue lendo

Flash

Governo do Estado realiza promoção de mais de 300 militares do Acre

Publicado

em

Em reconhecimento e valorização ao trabalho da Segurança Pública, o governo do Estado do Acre realizou nesta segunda-feira, 28, a primeira formatura de promoção de militares do Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC) e da Polícia Militar do Estado (PMAC). A solenidade, realizada na sede do Comando-Geral da PMAC, e contou com a presença do governador Gladson Camelí e da vice-governadora Mailza Assis.

Pelo efetivo do Corpo de Bombeiros, foram promovidos 171 Bombeiros Militares e da Polícia Militar 207 servidores, totalizando 378 militares. O governador Gladson Camelí destacou o empenho e determinação para criar condições necessárias para garantir o reconhecimento ao esforço pelo engrandecimento da corporação: “ A previsão era de aproximadamente 50 que iam ser promovidos, sendo dois bombeiros e 50 policiais militares. Agora, são mais de 300. Isso é reconhecer quem está no dia a dia, lutando para cumprir aquilo que está na nossa legislação, na Constituição, para proteger as famílias. E, ao mesmo tempo, cuidar desse estado maravilhoso que é o Acre. Então, isso aqui é uma prova do meu compromisso com todos os servidores públicos”.

Governador Gladson Cameli destaca empenho da gestão em garantir condições e valorizar profissionais. Foto: José Caminha / Secom

Essa foi a primeira formatura de promoção desde a nomeação da comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marta Renata. “ Essa política de valorizar o profissional de segurança pública, o governador Gladson tem feito com maestria. São 207 policiais militares hoje que ascendem a mais um posto, mais uma conquista, e isso representa uma conquista não só pessoal do promovido, mas uma conquista da instituição também, porque são novas funções assumidas, novas missões que surgem”, enfatizou Marta Renata.

Essa foi a primeira promoção de militares desde a nomeação da comandante-geral da PMAC, coronel Marta Renata. Foto: José Caminha/Secom

O comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Acre, coronel Charles Santos, lembrou que a iniciativa corrige distorções: “Além dessa valorização, é uma correção ao longo dos tempos em que nós temos uma vacância que foi provocada ao longo de muitos anos e essas pessoas precisam ocupar cargos para justamente reforçar a administração do Estado. Mas o que está acontecendo aqui, com a promoção vem uma série de responsabilidades que é justamente para trazer benefícios em prol da população”.

Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Charles Santos destaca importância da iniciativa para fortalecer a corporação. Foto: José Caminha/Secom

Alegria em família

Entre os militares que ascenderam na carreira estava a capitã, Katianne Antoniete, que ingressou na carreira militar no ano de 2009, como Praça. Em 2017, ela prestou novo concurso, dessa vez para oficial, e foi aprovada. Agora, já casada, mãe de uma menina,  ela recebeu a insígnia para se tornar major da PMAC. “O sentimento é de gratidão e muita alegria. Gratidão ao comando da corporação e ao governo do Estado por possibilitar que a gente venha galgando postos e graduações na corporação. Hoje são mais de 300 promoções, então são mais de 300 corações que estão felizes aqui nesse momento”, disse Antoniete.

Gratidão e alegria compartilhada entre amigos e familiares. Na mesma cerimônia, nesta segunda, ao lado de Katianne estava o irmão dela, o capitão Karllos Antoniete. Aprovado no mesmo concurso e aluno da mesma turma de irmã, Karllos, também alcançou o posto de Major.

Gratidão e alegria compartilhada entre amigos e familiares. Na mesma cerimônia, nesta segunda, ao lado de Katianne estava o irmão dela, o capitão Karllos Antoniete. Aprovado no mesmo concurso e aluno da mesma turma de irmã, Karllos, também alcançou o posto de Major.

Investimentos

Ainda durante a cerimônia de promoção dos militares, a vice-governadora Mailza Assis lembrou o empenho do governo em garantir investimentos para fortalecimentos da Segurança Pública no estado: “Porque quando a gente cuida de quem cuida da gente, todo mundo ganha. O nosso Acre ganha. Mesmo com os desafios que a gente enfrenta, o governo tem feito questão de manter as contas em dia, investir em equipamentos, viaturas, cursos de formação. Eu sei que não é só de estrutura que se faz segurança. Segurança se faz com gente preparada e motivada, que sente que o seu trabalho é valorizado. E eu quero de coração fazer uma homenagem especial às mulheres que fazem parte da caserna”, disse Mailza.

Comentários

Continue lendo

Flash

Vídeo: Caminhão de lixo perde o freio e colide contra casa em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Acidente no bairro São José não deixou feridos, mas causou danos materiais; moradores aguardam providências da prefeitura.

Na tarde desta segunda-feira (28), um caminhão de coleta de lixo perdeu o freio enquanto subia uma ladeira no bairro São José, em Cruzeiro do Sul (AC), e acabou colidindo contra uma residência. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

De acordo com testemunhas, o veículo apresentou falha mecânica no momento da coleta. Sem força para vencer a inclinação, o caminhão desceu desgovernado e atingiu a fachada da casa. Moradores da região acompanharam a cena, que chamou a atenção pela gravidade potencial do acidente.

Poucos minutos após a colisão, um trator foi mobilizado para retirar o caminhão do local. Agentes do órgão público responsável pela coleta acompanharam a remoção e realizaram uma avaliação preliminar dos danos.

Os prejuízos foram apenas materiais. Os moradores da residência afetada agora aguardam que a administração municipal se responsabilize pelo ressarcimento dos danos causados.

O episódio reforça a necessidade de manutenção preventiva rigorosa nos veículos utilizados para serviços públicos, especialmente em bairros com terrenos acidentados, como o São José.

Comentários

Continue lendo

Flash

Líder do PCC é preso em Epitaciolândia com pistola 9mm durante operação do GIRO do 5º BPM

Publicado

em

Criminoso, que estava foragido e morava em Cobija, na Bolívia, foi capturado na alfândega com mandado de prisão em aberto.

Durante patrulhamento no centro de Epitaciolândia, na fronteira do Acre, uma guarnição do Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva (GIRO) do 5º Batalhão da Polícia Militar avistou, neste domingo, 27, um homem em uma motocicleta Honda Fan vermelha seguindo em direção à Avenida Internacional.

Segundo os policiais, o comportamento do motociclista levantou suspeitas, já que ele correspondia às características de um foragido da Justiça, apontado como liderança do Primeiro Comando da Capital (PCC) e que estaria residindo em Cobija, na Bolívia.

Imediatamente, a equipe se deslocou até a alfândega de Epitaciolândia, onde conseguiu localizar o suspeito. Durante a abordagem e busca pessoal, os militares encontraram uma pistola calibre 9mm carregada com 18 munições intactas.

Em ato contínuo, foi realizada uma consulta a um sistema de busca de foragidos, que confirmou a existência de um mandado de prisão em aberto contra o abordado. Diante da situação, o indivíduo recebeu voz de prisão e foi algemado conforme prevê a legislação.

O preso, juntamente com a arma apreendida, foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais cabíveis.

Comentários

Continue lendo