Conecte-se conosco

Flash

Vídeo: Idosa morre no PS vítima de negligência médica e falta de leitos na UTI, denuncia família

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira (3), a família da aposentada Maria Alice Cordovez Vale, 85 anos, denunciou à reportagem da Folha do Acre o descaso no atendimento que a paciente estava recebendo no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) e que estavam “batalhando” por uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas infelizmente o socorro não chegou a tempo e a idosa faleceu na emergência clínica da unidade hospitalar.

A paciente de 85 anos deu entrada no Huerb após fraturar o fêmur, mas não recebeu atendimento para a área fraturada, sendo medicada apenas com dipirona e após dias no hospital adquiriu uma bactéria hospitalar e como não foi atendida a tempo e foi a óbito por volta das 11 horas de quarta-feira, denuncia as netas da idosa, Sabrina e Samara Vale Aguiar.

Para a família, que viu toda a agonia da paciente, incluindo dois desmaios na madrugada na terça-feria (2) e mesmo assim não recebeu o atendimento médico, a paciente foi negligenciada.

“Minha avó agonizou por dia no leito 119 da ala feminina e nem para a emergência eles traziam, quando desceram com a minha vó o médico disse que infelizmente o caso já era muito delicado, sendo necessário UTI. Ela foi mais uma vítima do descaso e da falta de humanidade com que tratam pacientes. A noite ela desmaiou duas vezes e as enfermeiras e auxiliares só nos diziam que não havia médicos. Se ao menos tivessem levado ela para a sala de emergência porque lá sempre fica plantonista, mas nem isso”, lamenta Samara Aguiar.

Apesar da idade avançada, a família da senhora Maria Alice alega que ela não possuía nenhuma patologia agravante que pudesse levá-la a morte e que apenas o descaso em tratar de uma simples fratura no fêmur levou ao desfecho trágico.

“No dia que chegamos nem ortopedista tinha. Ela ficou numa maca coberta só por um lençol, só depois que a mandaram para o leito, mas que adianta leito se não tem médico para ver o caso. O que ela conseguiu no Huerb foi essa maldita infecção hospitar”, diz.

Não é um caso isolado

Minutos após o falecimento de Maria Alice Cordovez, a reportagem da Folha do Acre esteve no Huerb para entrevistar familiares e checou in loco a superlotação e o caos instalado na unidade hospitalar.

De acordo com o depoimento de uma auxiliar de enfermagem que não quis identificar, por temer retaliações, havia na minúscula sala onde funciona a emergência clínica 12 pacientes em intubação, procedimento de suporte avançado de vida. Tais pacientes em tese defendida na literatura médica necessitam de leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas a exemplo da senhora Maria Alice que foi a óbito antes de conseguir o leito é provável que eles também não consigam. A UTI da unidade hospitalar está lotada, sem previsões para abertura de novas vagas.

À reportagem, a diretora do Huerb, Michele Melo, afirmou que na manhã desta quarta-feira havia 13 pacientes na sala de emergência clínica e que os pacientes intubados que aguardam vagas para UTI são assistidos lá com toda a qualidade necessária.

“Hoje temos 13 pacientes na sala de emergência clínica. A mesma, pelo padrão da rede de urgências e emergências do SUS, é denominada “Vaga Zero”, ou seja, todo paciente crítico que necessite estar na sala não pode ser negada assistência”, diz.

Michele afirmou, ainda, que quem define as regras para transferência de pacientes para UTI é o setor de regulação médica que segue padrões sérios e frisou que a sala de emergência é bem equipada.

“Assistimos a todos que precisam. Da forma que for necessário. Existe uma regulação de leitos, com leis e regulamentos nacionais para definir as prioridades de vaga. Temos na sala de emergência clinica do Huerb tudo que é necessário para assistir um paciente crítico”, finaliza.

 

 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Municípios do Acre mantém mobilização para aumentar coberturas vacinais de crianças e adolescentes

Publicado

em

Foto: Luan Martins/Sesacre

Pais, mães e responsáveis, devem procurar postos de vacinação e vacinem crianças e adolescentes

Os 22 municípios da Macrorregião Única de Saúde do Acre – entre eles Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Rio Branco, Sena Madureira e Tarauacá – seguem mobilizados na vacinação de crianças e adolescentes.

As coberturas vacinais registradas desde janeiro preocupam. Diversas vacinas, como a de poliomielite e a tríplice viral, que protege contra o sarampo, estão abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

Em Cruzeiro do Sul, a técnica de laboratório Catiane Alencar, de 45 anos, mantém a caderneta da filha, de 10 anos, sempre atualizada. Para a moradora do bairro Arthur Maia, vacinar é um gesto de amor.

“Minha filha tem 10 anos, tomou todas as vacinas, todas as vacinas que têm na rede pública. Acredito nas vacinas porque, hoje em dia, existem muitas doenças que foram erradicadas a partir do surgimento das vacinas.”

Para ampliar a imunização, o estado Acre realiza uma classificação de risco para cada município. Com base nela, são definidas estratégias específicas. A informação é da coordenadora de imunização do Acre, Renata Aparecida Quiles.

A Operação Gota, vacinação realizada pela Força Aérea com helicóptero em áreas de difícil acesso, é uma dessas ações.

A coordenadora reforça a importância de manter o calendário vacinal em dia.

“Precisa vacinar e vacinar na idade preconizada pelo Ministério da Saúde, com isso a criança obtém a melhor resposta imunológica e com isso também resulta na diminuição da circulação das doenças.”

O esforço é para garantir a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

As vacinas fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação e estão disponíveis durante todo o ano nas Unidades Básicas de Saúde. Não deixe de se proteger e proteger aqueles que você ama!

As vacinas para as crianças garantem proteção contra doenças como sarampo, poliomielite, tuberculose, hepatite B, meningites, difteria, tétano, coqueluche, HPV, febre amarela e Covid-19.

Para os adolescentes menores de 15 anos, o foco é atualizar a situação vacinal, completando os esquemas em atraso de suas vacinas. . É importante lembrar que a vacina de HPV está disponível para jovens de 15 a 19 anos até dezembro deste ano. Não perca a oportunidade de mais essa proteção!

O diretor do Programa Nacional de Imunizações, Eder Gatti, ressalta que a vacinação é a melhor medida para manter o país livre as coberturas vacinais impede o retorno de das doenças já controladas, como poliomielite e sarampo. Faça sua parte!

“Tivemos grande êxito, mas não podemos deixar que essas doenças retornem. Então, é muito importante que a população se vacine. As vacinas do SUS [Sistema Único de Saúde] são muito boas, são seguras e protegem, o que é mais importante. Então, vacinar é uma proteção individual, mas também proteção de toda a comunidade.”

Atenção, pais e responsáveis do Acre! Atualizem a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Procurem uma Unidade Básica de Saúde e mantenham a proteção em dia.

Saiba mais em gov.br/vacinacao.

Comentários

Continue lendo

Flash

Motociclista fica ferido após colisão com táxi em Epitaciolândia

Publicado

em

Acidente ocorreu na Avenida Santos Dumont e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros

Um acidente de trânsito registrado na manhã desta terça-feira, por volta das 10h30, deixou um motociclista ferido na Avenida Santos Dumont, em Epitaciolândia, no interior do Acre. A ocorrência mobilizou equipes de resgate do 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros.

No local, os socorristas encontraram a vítima, identificada como Erivelton da Silva, de 34 anos, caída ao solo. Ele apresentava ferimento cortante no supercílio esquerdo e escoriações pelo corpo, mas, segundo a equipe de resgate, não havia sinais aparentes de fraturas.

De acordo com as informações repassadas, Erivelton conduzia uma motocicleta preta de origem boliviana, placa NN-3822, quando colidiu com um táxi de cor branca, placa QLW1J64. Após os procedimentos de atendimento pré-hospitalar, a vítima foi encaminhada a uma unidade de saúde para avaliação médica.

As circunstâncias da colisão não foram detalhadas e o caso deverá ser apurado pelas autoridades competentes.

Comentários

Continue lendo

Flash

Tá virando moda? Homem é preso após tentar agredir enfermeiro e tomar arma de vigilante no PS de Rio Branco

Publicado

em

Francisco Daniel Costa dos Santos, de 38 anos, foi preso na noite desta segunda-feira (22) após uma tentativa de agressão e roubo no Pronto-Socorro de Rio Branco, localizado na Avenida Nações Unidas, na capital acreana.

De acordo com informações da Polícia Militar, Francisco deu entrada na unidade hospitalar em busca de atendimento médico. Durante o procedimento de triagem, ele retirou um termômetro que havia sido colocado em sua axila e tentou ferir um enfermeiro.

Diante da agressão, vigilantes do hospital foram acionados para conter o paciente. Ainda segundo a polícia, o homem reagiu de forma violenta, entrou em luta corporal e tentou tomar a arma de fogo de um dos seguranças. A ação foi contida, e Francisco acabou imobilizado no local.

Policiais militares da Força Tática do 1º Batalhão foram acionados, deram voz de prisão ao suspeito e o conduziram à Delegacia de Flagrantes (DEFLA), onde foram adotados os procedimentos legais cabíveis.

O caso será apurado pelas autoridades competentes.

 

Comentários

Continue lendo