Acre
Vídeo: Fernanda Hassem agradece vitória e sabe dos desafios que enfrentará a partir de 2017

Prefeita eleita, Fernanda Hassem (PT), foi entrevistada e falou dos projetos e desafios a serem enfrentados – Foto: Alexandre Lima
Alexandre Lima, com Marcus José
A prefeita eleita no último domingo (2), Fernanda Hassem (PT), concedeu uma entrevista para falar do projetos e desafios que terá pela frente e do pleito que onde saiu vitoriosa com o seu vice, Carlinho do Pelado (PSB), ficando com 6.819 votos válidos (53,14%).
Acompanhada de seu esposo e irmão, Fernanda mostrou serenidade para falar de como buscou equilíbrio durante a campanha, junto de seus familiares, amigos, militantes e apoiadores. “Foram dias bons ao ver que muitas moradores de todas as áreas e classes sociais, da zona rural e urbana, buscavam por uma mudança e dias melhores”, disse.
Fernanda ainda é vereadora por Brasiléia, eleita com expressiva votação em 2012, além da terceira no ranking de votos, passa a ser a terceira mulher a comandar o Município desde sua a fundação 106 anos atrás. Acredita que o resultado seria pelo trabalho que vem exercendo há 16 anos na vida pública.
“Não foi fácil saber que tinha 15 partidos unidos e contrários à minha candidatura. Foram muitos ataques, mas, consegui me focar com apoio de minha família e amigos para continuar batalhando e conseguimos mais essa vitória”, disse.
Sabendo dos desafios, Fernanda disse que a campanha política se encerrou no final do dia 2, quando saiu o resultado. Tirou apenas um dia para descansar e já está cumprindo agenda com o Partido em Brasiléia para montar sua equipe.
Teria nesta semana tembém, encontro na Capital com o governador e na Associação dos Municípios do Acre (AMAC). Já na semana que vem, irá viajar à Capital do Brasil para visitar Gabinetes da bancada acreana (Senadores e Deputados Federais), para garantir os apoios que vinham dando e fortalecer futuros.
“Estaremos visitando Ministérios para garantir emendas que estão empenhadas à Brasiléia. Precisarei estar até o dia 20 em Brasília para que em 2017, possamos iniciar os trabalhos de recuperação de nosso Município em todas as áreas. Vamos arregaçar as mangas e espero que possamos dar mãos unidos num só propósito que é: trabalho!”, finalizou.
Veja a entrevista em vídeo com Marcus José.
Local da entrevista: Brasiléia Palace Hotel: (68) 3546-3829
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale




Você precisa fazer login para comentar.