Conecte-se conosco

Acre

Vídeo: detentos fazem motim no presídio máximo de San Pedro de Chonchocoro

Publicado

em

O governador de Santa Cruz, Luis Fernando, sua esposa e seu filho recém-nascido, tiveram que ser evacuados do local com urgência pelas autoridades policiais, reforçando que o governador de Santa Cruz, encontra-se preso no presídio máximo de San Pedro de Chonchocoro

O apenado Misael Nallar, é o principal acusado do triplo homicídio de dois policiais no trajeto para Porongo, em 2022, e responsável pelo motim em San Pedro Chochocoro no último sábado dia 8. Foto: assessoria

O Ministro de Governo, Eduardo Del Castillo, apresentou vídeos das câmeras de segurança do. As imagens mostram como começou o ataque de Misael Nallar Viveros, acompanhado de um grupo de presidiários, contra vários agentes penitenciários no interior do presidio.

O motim dos prisioneiros foi liderado por Nallar. O preso é o principal acusado do triplo homicídio de dois policiais e de um voluntário do Gacip no trajeto para Porongo, em 2022.

A briga, conforme descreveu os responsáveis direto do presidio, ocorreu no último sábado, 8 de junho, pela parte da tarde, no pavilhão B. Para recuperar o controle do pavilhão, as forças de segurança aplicaram gás lacrimogêneo e, como resultado, o governador de Santa Cruz, Luis Fernando, sua esposa e seu filho recém-nascido, tiveram que ser evacuados do local com urgência pelas autoridades policiais do departamento. Só reforçando que o governador de Santa Cruz, Luis Fernando Camacho Vaca, encontra-se detido na prisão de Chonchocoro, já que no último sábado, data do motim, muitos visitantes ainda estavam presentes e tiveram que ser evacuados das dependências da penitenciária.

Veja vídeo:

Cronologia dos acontecimentos, segundo o Ministério de segurança do Governo

Segundo relato do ministro Del Castillo, a briga começou às 17h30 no corredor (B), pelas imagens apresentada em coletiva de imprensa, quatro policiais podem ser vistos parados na entrada do corredor do pavilhão que está fechada com cadeado e outro objeto sobreposto. Um dos policiais chama seus companheiros para ajudá-los.

Os presos empurram os policiais para o lado. E, paralelamente, Misael Nallar inicia uma briga acertando o tenente com as iniciais (J.L.C.M.).

O Ministro aponta Nallar, como o responsável pelo motim. Inclusive, nos minutos iniciais da revolta dos presos, e nas palavras do próprio ministro, Nallar teria gritado que tirassem a vida do tenente no interior da penitenciária.

Nesse momento, agente penitenciário (J.L.C.M.) corre para se proteger, mas é alcançado pelos internos. Nallar desfere um chute direto no rosto e outros golpes no antebraço;  enquanto outro grupo de internos está na porta de entrada interferindo, para que os outros três policiais que ficaram pelo lado de fora, não conseguisse abrir a cela para defender o policial.

Por sua vez, o Tenente (J.L.C.M.), tenta se proteger dos golpes infligidos por Misael Nallar. O restante dos internos inicia uma briga, enquanto outros internos saem do bloco (B), carregando objetos contundentes (como paus, hastes de metal e até facas) e atacam o restante dos policiais penitenciários. 

Foi questão de minutos por partes dos detentos abrir outras portas que dá acesso a outro pavilhões; Nesse intervalo, um dos presos imobiliza outro agente penitenciário (Sargento), após aplicar uma chave, enquanto os demais o espancavam com chutes e pauladas, o deixando muito ferido.

No vídeo, você pode ver como o apenado Misael Nallar, ordena que os demais internos destruam as câmeras de segurança, apontando o dedo para eles. Assim, os internos entram na sala de monitoramento e destroem os televisores e aparelhos de vigilância do presídio máximo de San Pedro de Chonchocoro.

No vídeo, você pode ver como o apenado Misael Nallar, ordena que os demais internos destruam as câmeras de segurança, apontando o dedo para eles.

Uma hora depois (18h30)

Segundo a versão do ministro, uma hora após o ataque físico contra os guardas e entre os próprios presos, os policiais uniformizados feridos foram evacuados.

“O diagnóstico médico é fratura do osso do nariz, desvio e múltiplas contusões, onde os agentes receberam licença médica de 14 dias, e depois desses dias faremos novamente avaliação médica nos agentes atacados”, disse.

Reforços policiais chegaram ao presídio.

Uma hora e cinquenta minutos depois de evacuar os feridos, o ministro garantiu que era necessário reforçar a segurança com pelo menos mais 90 militares uniformizados. Eles assumiram o controle e a ordem das instalações e também procederam à remoção de Misael Nallar, dos líderes e dos cúmplices da luta violenta no interior do presidio.

O dia em que ocorreu a tentativa de motim, foi no último sábado, 8 de junho, dia de visita. Muitos dos familiares das pessoas privadas de liberdade ainda estavam no interior da prisão, quando o motim começou.

Como parte das medidas que aplicaram para recuperar o controle da prisão estava o uso de agentes químicos. O que gerou desconforto entre os próprios internos e seus visitantes que ainda estavam presentes e tiveram que ser evacuados.

No entanto, o ministro do Governo descartou que entre os afetados esteva o governador de Santa Cruz, Luis Fernando Camacho Vaca, que também se encontra detido na prisão de Chonchocoro.

Às 21h a paz voltou a Chonchocoro

O ministro do Governo afirmou que só às 21h00 é que todo o complexo prisional foi controlado. Com o relato oficial de policiais feridos, danos materiais às infraestruturas penitenciárias e alguns afetados pelos agentes químicos que a polícia utilizou para controlar a situação.

48 horas após a luta

Nesta terça-feira, foi informado que os protagonistas desta rixa eram Misael Nallar e outros três reclusos, que já foram presentes a um juiz cautelar, acusados ​​de tentativa de homicídio e deterioração de bens do Estado.

Além do mais, o ministro anunciou que serão tomadas medidas em relação ao ocorrido. “Vamos tomar medidas em Chonchocoro e vamos desmantelar esta rede. Haverá presos que serão transferidos”, afirmou.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Dois jovens ficam feridos em grave acidente de moto na AC-475, entre Acrelândia e Plácido de Castro

Publicado

em

Dois jovens ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (4) após um grave acidente de motocicleta registrado na Rodovia AC-475, no trecho que liga os municípios de Acrelândia e Plácido de Castro. O condutor da moto, João Gustavo Muniz, de 19 anos, perdeu o controle do veículo ao passar por uma curva. A motocicleta saiu da pista, arrancou uma estaca e arremessou os dois ocupantes a cerca de oito metros, lançando-os em uma área de pasto.

A dupla trafegava em uma Honda Fan 160, de cor prata. Com o impacto, João Gustavo sofreu fraturas no fêmur, na tíbia e na fíbula da perna esquerda, além de fratura exposta em um dos dedos da mão esquerda. Mesmo com a gravidade das lesões, seu quadro é considerado estável.

O garupa, Antônio Taguá da Silva Monteiro, de 18 anos, também teve ferimentos significativos. Ele apresentou fratura na clavícula esquerda, ferimento com exposição óssea em um dedo do pé esquerdo e um corte profundo na mão direita. Assim como o condutor, permanece em estado estável.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) enviou uma ambulância de suporte básico de Plácido de Castro para o resgate. Após os primeiros atendimentos, as vítimas foram levadas à Unidade Mista de Saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, transferidas ainda na noite desta quinta-feira para o Pronto-Socorro de Rio Branco em uma ambulância municipal.

A Polícia Militar esteve no local e deve apurar as circunstâncias que resultaram no acidente.

Comentários

Continue lendo

Acre

Atualização: Idosa de 90 anos é encontrada desorientada em via pública é resgatada pelo filho

Publicado

em

Uma idosa identificada como Antônia Moraes da Silva, de 90 anos, foi encontrada desorientada na noite desta quinta-feira (4) na Rua Fátima Maia, próximo à UniNorte, no bairro Jardim de Alah, em Rio Branco.

Populares perceberam que ela não conseguia informar seu endereço nem fornecer contatos de familiares, e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe realizou os primeiros atendimentos no local e conduziu a idosa ao Pronto-Socorro da capital.

Até o momento, Antônia não foi reconhecida por nenhum parente. As equipes de saúde pedem que, caso alguém a conheça ou possua informações sobre seus familiares, procure o Pronto-Socorro para auxiliar na identificação e no contato com a família.

A direção da unidade reforça a importância da colaboração da comunidade para que a idosa possa retornar em segurança ao convívio familiar.

Atualizacão

Momentos após a publicação desta nota e de outros meios de comunicação, o filho devidamente identificado, soube e se deslocou até o pronto-socorro para buscar sua genitora. O caso devidamente esclarecido, resultou no resgate da idosa para sua residência.

Comentários

Continue lendo

Acre

Câmara de Epitaciolândia convoca gerente do Banco do Brasil para explicar falta de dinheiro em caixas e falhas no atendimento

Publicado

em

Problema se agrava nos finais de semana e limita saques de moradores e turistas; agência do Banco do Brasil na cidade será convidada a dar explicações na Câmara Municipal

Vereador Rosimar do Rubicon denuncia que problema se agrava nos finais de semana e prejudica moradores e turistas na região de fronteira com a Bolívia. Foto: captada 

A constante falta de dinheiro nos caixas eletrônicos da única agências bancária do Banco do Brasil de Epitaciolândia, cidade acreana na fronteira com a Bolívia, foi tema de discussão na Câmara Municipal na sessão da última segunda-feira (1). O vereador Rosimar do Rubicon (Republicanos) foi o autor da reclamação em plenário, relatando que o problema se intensifica nos finais de semana e afeta moradores e turistas.

Segundo o parlamentar, ao buscar explicações com a única agência bancária do município, foi informado de que os bancos têm um limite de valores para abastecimento dos terminais. A situação piora quando o quinto dia útil do mês cai em uma sexta-feira – período em que saques costumam aumentar –, resultando na alta probabilidade de os caixas ficarem sem cédulas durante o sábado e o domingo.

— É um absurdo o cidadão não poder sacar um dinheiro que é dele, conquistado com o suor do seu trabalho durante um mês inteiro — protestou vereador Rosimar do Rubicon.

O problema ganha dimensão adicional por Epitaciolândia ser uma cidade fronteiriça, vizinha a Cobija, na Bolívia – um polo turístico e de compras da zona franca (Zonfra) que atrai visitantes. A falta de dinheiro nos caixas impacta tanto a população local quanto o fluxo de turistas que circulam pela região.

A Câmara Municipal de Epitaciolândia recebeu o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos em relação a constante falta de cédulas nos caixas Foto: captada 

Diante da repercussão, insatisfação generalizada com a falta de dinheiro nos caixas eletrônicos e outros problemas nos serviços bancários, a Câmara Municipal de Epitaciolândia convocou o gerente da agência local do Banco do Brasil, André, para prestar esclarecimentos públicos. O gerente foi questionado sobre três questões principais: a constante falta de cédulas nos caixas, os transtornos causados pela reformas na agência e as intermitências no serviço de internet que comprometem o atendimento. O objetivo foi pressionar por uma solução que garanta o abastecimento regular, especialmente em períodos de maior demanda.

Veja vídeo entrevista:

Comentários

Continue lendo