Conecte-se conosco

Acre

Vídeo: Secretário Gemil Júnior lança aplicativo que permite à população fiscalizar plantões de médicos

Publicado

em

Fonte: ac24horas.com

A população acreana conta agora com mais um instrumento para fiscalizar os plantões médicos. Quem nunca ouviu a história de um usuário do SUS que chegou a um hospital público e não encontrou o médico plantonista de prontidão no consultório? Exemplos como esse podem pelo menos diminuir com o lançamento de um aplicativo da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) que mostra quem e onde estão os médicos naquele dia.

Como explica o secretário de Saúde, Gemil Júnior, o Gerenciamento de Escalas e Plantões (GEP) visa facilitar que a população busque as unidades de saúde corretas, encontrando as especialidades necessárias. Para isso, o programa divulga, gratuitamente, onde encontrar por exemplo um cardiologista, ortopedista ou apenas o clínico geral.

“O GEP é uma criação que vem para somar. É mais uma forma de a população ficar informada sobre os médicos que estão atendendo na UPA perto da casa dela. Lá tem o nome dos médicos, os horários de entrada e saída e qual a unidade em que eles vão atuar. É uma opção a mais para a sociedade, para o usuário do SUS, das nossas unidades de saúde”, destaca o gestor.

A implantação do sistema será gradativa, devendo ser concluída até julho de 2018. Atualmente, há informações de dez unidades de saúde da capital Rio Branco. Após saber do sistema, a autônoma Lúcia Pereira compactou o aplicativo de celular a uma arma. “Agora eu quero ver esses médicos fugirem do plantão. A gente vai ao hospital e eles não estão. E como fica?”, questiona.

Lançado nesta quarta-feira, 3, o aplicativo já vem causando indignação entre a classe médica desde dezembro. Em nota, o Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed) repudiou a iniciativa e disse que a exposição torna os médicos alvo de bandidos. Além disso, o sistema não permite os registros quando há troca de plantonistas, o que poderia, na visão da instituição, causar danos à imagem dos profissionais.

Gemil Júnior contesta as reclamações do sindicato e diz que as trocas de profissionais ou saídas para emergências em outras unidades deverão sempre ser informadas aos gestores das unidades, e isso é procedimento normal. “Não há nenhum questionamento sobre isso. Se um médico sair, e às vezes ele realmente precisa, por uma emergência em outra unidade, isso deve ser informado”, retruca.

O sindicato afirmou que os gestores estão cometendo ilegalidades, o que poderá resultar em futuros processos. A nota informa que o Sindmed vai encaminhar denúncia ao Conselho Federal de Medicina (CFM) e ao Google.

Como fazer download

Para fazer o download do aplicativo é necessário que os usuários de Androides acessem o PlayStore, digite GEP Sesacre e realizem a instalação do aplicativo em seu celular. Após instalado, poderá fazer buscas por nome das unidades, atendimentos que estão sendo realizados e pelo nome dos médicos que estão escalados para os plantões.

Críticas ou sugestões

No aplicativo, os usuários têm a opção de registrar críticas ou sugestões por meio do atalho Ouvidoria. Na área da Ouvidoria, antes de enviar a sugestão ou sua crítica, o usuário deverá selecionar o nome da unidade na qual buscou atendimento, colocar o nome do médico, seu nome completo, a data do atendimento e, em seguida, fazer seu relato de crítica ou sugestão.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Governo do Acre leva internet via satélite às comunidades rurais do Rio Valparaíso e amplia inclusão digital no Juruá

Publicado

em

Fortalecendo o acesso à tecnologia e promovendo a inclusão digital nas áreas mais afastadas do interior do estado, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), em parceria com o gabinete da deputada estadual Antonia Sales e com o apoio da Associação de Seringueiros e Agricultores da região (Asal), realizou neste domingo, 15, a entrega de antenas de internet via satélite (Starlink) a comunidades rurais da região do Rio Valparaíso, em Cruzeiro do Sul.

Comunidades da região do Rio Valparaíso passam a contar com internet via satélite, ampliando o acesso à comunicação e à informação na zona rural de Cruzeiro do Sul. Foto: Edson Fernandes/Secom

 

A iniciativa integra o projeto Aquisição de Starlink para Comunidade Valparaíso, que busca reduzir o isolamento digital das populações ribeirinhas e rurais, garantindo acesso à internet de qualidade para atividades essenciais como educação, serviços de saúde remota, comunicação e oportunidades econômicas.

Ação beneficia moradores de 11 comunidades da região do Rio Valparaíso. Foto: Edson Fernandes/Secom

O titular da Seict, Assurbaníbal Mesquita, ressaltou que a iniciativa marca um avanço significativo na ampliação do acesso à internet na região amazônica. “A conectividade é hoje uma ferramenta essencial para o desenvolvimento das comunidades. Com a chegada da internet via satélite nessas localidades, estamos garantindo acesso à educação digital, à informação, à saúde remota e a novas oportunidades econômicas. Esse é um compromisso do governo do Estado em levar tecnologia e inclusão para todos os acreanos, independentemente da distância”, afirmou.

“É possível ampliar o acesso à informação e à conectividade mesmo nas comunidades mais distantes”, destaca o titular da Seict. Foto: Marcos Santos/Secom

Para Alcyr Costa, coordenador da Seict em Cruzeiro do Sul, é um avanço significativo para a inclusão digital das comunidades rurais: “Sabemos das dificuldades enfrentadas por quem vive em áreas mais isoladas. A chegada da internet representa uma mudança real na vida dessas famílias. Com acesso à conectividade, as comunidades passam a ter novas possibilidades de aprendizado, comunicação e desenvolvimento”, avaliou.

Alcyr Costa afirmou que a ação reforça o compromisso do governo em levar conectividade às áreas mais afastadas do interior. Foto: Edson Fernandes/Secom

De acordo com a deputada estadual Antônia Sales, a parceria entre as instituições foi fundamental para que a ação chegasse às comunidades do Rio Valparaíso.

“Essa é uma conquista muito importante para as famílias dessas comunidades. A internet abre portas para o conhecimento, fortalece a educação das crianças e aproxima as pessoas do mundo. Fico muito feliz em poder contribuir para que essa realidade chegue a quem vive nas regiões mais distantes do nosso estado”, disse.

Antônia Sales: “Parceria com a Seict foi fundamental para viabilizar o projeto e levar acesso à informação a 11 comunidades da região”. Foto: Edson Fernandes/Secom

Morador da comunidade Terra Firme de Baixo e presidente da Asal, Arnoldo Andrade ressaltou que a parceria fortalece o trabalho desenvolvido com as comunidades locais: “Para nós é um momento muito especial. A internet vai ajudar nossos filhos nos estudos, vai facilitar a comunicação e trazer mais conhecimento para todos. É algo que vai melhorar muito a vida da nossa comunidade”, ressaltou.

Moradores e representantes de instituições participam da entrega de equipamentos de internet via satélite para comunidades do Rio Valparaíso. Foto: Edson Fernandes/Secom

Diversas comunidades foram contempladas com a instalação das antenas, entre elas Jucá, Queimada, Tartaruga, Terra Firme de Baixo (Centro e próximo à igreja), Terra Firme de Cima (Leonilde, Lago dos Izidório, Patoazinho e Três Bocas), ampliando significativamente o acesso à conectividade na região do Rio Valparaíso.

Internet trará mais desenvolvimento e fortalecerá a comunicação nas comunidades rurais. Foto: Edson Fernandes/Secom

Comunidade agradece

Entre os moradores beneficiados, a expectativa é grande para a chegada da tecnologia. A estudante Maria Laisa Amorim, moradora da comunidade Terra Firme de Baixo, acredita que a internet vai facilitar principalmente a educação das crianças e jovens da região: “Atualmente, a educação apresenta grandes vantagens. O acesso à informação e à pesquisa é amplo, embora demande investimentos. Contudo, as opções de pagamento são mais flexíveis, e a necessidade de deslocamento físico para aquisição de bens diminuiu consideravelmente. No campo educacional, a pesquisa e a modalidade de ensino a distância expandiram as possibilidades. Em suma, o cenário atual é bastante favorável”.

Maria Laisa: “Estamos muito felizes em estar recebendo essas antenas de Internet”. Foto: Edson Fernandes/Secom

Já o morador José Wilson, da comunidade Jucá, destacou que a conectividade também poderá auxiliar no acesso a informações e serviços. A internet é muito importante para nós, principalmente na educação. Com ela podemos pesquisar, estudar e até fazer faculdade à distância. Também facilita pagamentos e compras, evitando que a gente precise ir até a cidade e ter gastos maiores. É um benefício muito grande para a comunidade”, afirmou.

José Wilson: “Motivo de alegria sermos contemplados com essa internet na nossa comunidade”. Foto: Edson Fernandes/Secom

Para Jadson Oliveira, outro morador que será beneficiado, a chegada da internet trará inúmeros benefícios, principalmente no fortalecimento e na facilidade da comunicação.

A internet também aprimora a comunicação entre as comunidades do Rio Valparaíso e facilita diversos aspectos do dia a dia. Com a conectividade, a necessidade de deslocamento até a cidade de Cruzeiro do Sul é reduzida, já que muitas atividades podem ser realizadas de forma online, como compras, pagamentos e até mesmo a busca por orientações na área da saúde, algo que antes não era possível”, observou.

Morador recebe antena de internet via satélite e celebra chegada da conectividade. Foto: Edson Fernandes/Secom

A cerimônia de entrega das antenas se deu na comunidade Tartaruga, localizada na região do Rio Valparaíso, reunindo autoridades, lideranças comunitárias e moradores das comunidades beneficiadas. A iniciativa representa um avanço importante para a região, ao criar melhores condições de acesso à informação, fortalecer a comunicação e ampliar oportunidades de educação, trabalho e desenvolvimento para as famílias que vivem nas áreas rurais.

Compromisso com o desenvolvimento

A diretora do Gabinete do Governador em Cruzeiro do Sul, Raquel Batista, destacou que os investimentos fazem parte do compromisso de fortalecer os serviços públicos em todas as regiões do estado.

Raquel Batista: “O compromisso é cuidar de todas as pessoas, independente do local em que vivem”. Foto: Edson Fernandes/ Secom

“A iniciativa original partiu do próprio governador Gladson Camelí. Hoje, foram beneficiadas algumas comunidades, totalizando 30 famílias. Em dias anteriores, outras comunidades também foram contempladas, por meio de emendas parlamentares dos deputados Zezinho Barbary e Pedro Longo. Adicionalmente, contamos com o apoio da deputada Antônia Sales”, afirmou.

 

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Secretaria de Finanças de Brasiléia suspende sistema de arrecadação para manutenção

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Finanças de Brasiléia comunicou nesta segunda-feira (16) a suspensão temporária do Sistema Municipal de Arrecadação até o dia 23 de março. A medida foi determinada pela Portaria nº 001/2026 e tem como objetivo a realização de manutenção corretiva, preventiva e evolutiva, garantindo a continuidade, estabilidade e segurança dos serviços tributários.

Durante o período de suspensão, não será possível emitir Certidões Negativas de Débitos (CND) nem Certidões Positivas com Efeitos de Negativa (CPEN), tanto de forma eletrônica quanto presencial.

A interrupção também afetará lançamentos, revisões, atualizações cadastrais, protocolos fiscais, consultas internas e outros procedimentos administrativos que dependem do sistema.

De acordo com a secretaria, atendimentos presenciais que necessitem de acesso ao sistema poderão ser reagendados ou registrados para processamento posterior, após o restabelecimento da normalidade.

A pasta informou ainda que eventuais impactos sobre prazos administrativos serão analisados pelos setores competentes, garantindo aos contribuintes o direito à boa-fé e evitando possíveis prejuízos.

A Secretaria Municipal de Finanças também destacou que o prazo de manutenção poderá ser prorrogado, total ou parcialmente, caso haja necessidade técnica, mediante a publicação de novo ato administrativo.

Comentários

Continue lendo

Acre

Ieptec convoca aprovados de Rio Branco em processo seletivo para bolsistas docentes

Publicado

em

O governo do Acre, por meio do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), publicou no Diário Oficial do Estado do Acre (DOE/AC) Diário Oficial do Estado do Acre (DOE/AC) desta segunda-feira, 16, a convocação de candidatos aprovados em processo seletivo simplificado para profissional bolsista docente horista do Ieptec em Rio Branco.

O chamamento compreende o Edital nº 02/2025. Os profissionais listados irão atuar com mediação em sala de aula nos centros da Rede Ieptec, em Rio Branco.

Os aprovados têm até quarta-feira, 18, para apresentar a documentação exigida no edital, devendo comparecer à unidade central do Ieptec, na Rua Riachuelo, 138, José Augusto, no horário das 8h às 12h.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo