Conecte-se conosco

Geral

Vice-governadora Mailza celebra aprovação de projeto de sua autoria que regulamenta a profissão de doula no Brasil

Publicado

em

A vice-governadora Mailza Assis comemorou nesta quarta-feira, 11, a aprovação, pelo Plenário da Câmara dos Deputados, do Projeto de Lei nº 3946/2021, de sua autoria quando senadora, que regulamenta a profissão de doula no Brasil. A proposta reconhece e disciplina a atuação dessas profissionais, que oferecem apoio físico, emocional e informacional às mulheres durante a gravidez, o trabalho de parto e o período pós-parto. O projeto agora segue para a sanção presidencial.

Projeto é de autoria de Mailza do período em que cumpria mandato de senadora da República. Foto: Neto Lucena/Secom

Para Mailza, a regulamentação representa um avanço importante para o cuidado com as mulheres e para a humanização do parto no país.

“Esse projeto representa um passo importante para reconhecer e valorizar o trabalho das doulas, que desempenham um papel fundamental no apoio às gestantes. A humanização do parto é uma pauta importante para garantir mais respeito, acolhimento e segurança às mulheres nesse momento tão especial”, destacou a vice-governadora.

O projeto já havia sido aprovado pelo Senado Federal em 2022 e seguiu para análise da Câmara dos Deputados.

Requerimento de urgência da deputada Socorro Neri

Na terça-feira, 10, a deputada federal Socorro Neri anunciou a aprovação do requerimento de urgência para a votação da proposta, de sua autoria, permitindo que o texto fosse incluído diretamente na pauta do plenário.

Deputada Socorro Neri é autora do requerimento de urgência para a votação do PL. Foto: Wesley Moraes/Repac

“Este é um avanço muito importante para as mulheres e para a humanização do cuidado no parto no Brasil. As doulas desempenham um papel fundamental no apoio às gestantes, parturientes e puérperas, oferecendo acolhimento, informação e segurança em um momento tão significativo da vida. Tive a honra de contribuir com a tramitação dessa proposta ao apresentar o requerimento de urgência que permitiu acelerar sua votação na Câmara. Parabenizo a vice-governadora do Acre, Mailza Assis, autora do projeto enquanto senadora, por essa iniciativa tão relevante para o fortalecimento dos direitos das mulheres e para o reconhecimento dessas profissionais”, enfatizou a deputada.

Antes de chegar ao plenário da Câmara, o projeto foi analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher, de Saúde, de Trabalho, de Administração e Serviço Público e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

O que estabelece o projeto

O projeto aprovado define as atribuições da doula durante a gestação, o parto e o período pós-parto, reforçando o papel dessas profissionais no apoio à gestante e na humanização do atendimento.

Durante a gravidez, a doula poderá facilitar o acesso da gestante a informações baseadas em evidências científicas sobre gestação, parto e pós-parto, além de incentivar a realização do acompanhamento pré-natal em unidades de saúde.

No momento do parto, a profissional poderá orientar e apoiar a gestante na escolha de posições mais confortáveis durante o trabalho de parto, auxiliar na utilização de técnicas de respiração e vocalização para promover tranquilidade e utilizar métodos não farmacológicos de alívio da dor, como massagens, banhos mornos e compressas.

Já no período pós-parto, a doula poderá orientar e oferecer apoio nos cuidados com o recém-nascido e no processo de amamentação.

O texto também estabelece limites claros para a atuação dessas profissionais. As doulas não poderão utilizar ou manusear equipamentos médico-assistenciais, realizar procedimentos médicos, fisioterapêuticos ou de enfermagem, administrar medicamentos ou interferir nos procedimentos técnicos dos profissionais de saúde.

Requisitos para exercício da profissão

Para exercer a atividade será necessário possuir diploma de ensino médio e certificado de qualificação profissional específica em doulagem. Caso os diplomas tenham sido emitidos por instituições estrangeiras, será necessária a revalidação no Brasil.

O projeto também garante que profissionais que já atuam na área há mais de três anos possam continuar exercendo a atividade. A partir da vigência da lei, os cursos de formação deverão ter carga horária mínima de 120 horas.

Presença garantida no parto

A proposta assegura a presença da doula, escolhida pela gestante, durante todo o período de trabalho de parto e no pós-parto imediato, tanto em estabelecimentos da rede pública quanto da rede privada. Essa presença não substitui nem impede a presença de acompanhante, direito já garantido por legislação específica.

A garantia se aplica a todos os tipos de parto, inclusive em casos de intercorrências ou situações de abortamento. O texto também proíbe a cobrança de taxas adicionais pela presença da doula nas unidades de saúde.

Atuação na atenção básica

O projeto ainda prevê que as doulas possam integrar as equipes de saúde da atenção básica, atuando de forma complementar no cuidado às gestantes, parturientes e puérperas. A atuação dessas profissionais, no entanto, não substitui o atendimento realizado pelos profissionais de saúde responsáveis pela assistência médica.

 

The post Vice-governadora Mailza celebra aprovação de projeto de sua autoria que regulamenta a profissão de doula no Brasil appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Prefeitura de Rio Branco lança projeto Acre Recicla para transformar resíduos em desenvolvimento sustentável

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco apresentou oficialmente, na manhã desta segunda-feira (30), o projeto Acre Recicla, uma iniciativa voltada à gestão sustentável de resíduos sólidos e à promoção da consciência ambiental no município.

O lançamento ocorreu no gabinete da prefeitura, durante coletiva de imprensa que contou com a presença do prefeito da capital, Tião Bocalom, do vice-prefeito Alysson Bestene, da secretária municipal de Meio Ambiente, Flaviane Agustini Stedille, além de outros gestores da administração municipal.

Desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Acre Recicla tem como objetivo transformar a forma como o lixo é tratado na capital, aliando preservação ambiental, educação e geração de renda. Durante a apresentação, o prefeito de Rio Branco destacou que a política ambiental da gestão está fundamentada na conscientização individual e coletiva.

b8b69755 6762 4dfe b988 cae5757de97d
Segundo o prefeito, o cuidado com o meio ambiente começa dentro de casa: manter o espaço limpo e organizado evita problemas, inclusive de saúde, e contribui para uma melhor qualidade de vida. (Foto: Secom)

Segundo ele, o cuidado com o meio ambiente começa dentro de casa. “Se você não cuidar do seu quarto, da sua casa, isso vai gerar problemas maiores, inclusive de saúde. Quando o meio ambiente está bem cuidado, a qualidade de vida das pessoas melhora significativamente”, afirmou Tião Bocalom.

O gestor também ressaltou mudanças implementadas ao longo da atual administração, como a mecanização de mais de 4 mil hectares, medida que contribuiu para a redução de queimadas e do desmatamento. De acordo com ele, essas ações já refletem em melhorias concretas, como a diminuição da fumaça na cidade e o aumento da produtividade em pequenas propriedades rurais, evitando a abertura de novas áreas.

Ainda conforme o prefeito, o Acre Recicla representa a continuidade e o fortalecimento das políticas ambientais do município.

“Esse projeto complementa um trabalho que nunca foi realizado antes pela prefeitura. Agora, além de preservar o meio ambiente, vamos transformar o lixo em fonte de receita”, destacou.

A proposta, segundo o gestor, é inverter a lógica atual, em que os resíduos geram custos elevados ao município, passando a gerar recursos financeiros e benefícios ambientais — o que ele definiu como a transformação do “lixo em luxo”.

0dbe16b4 b97b 47c5 930b 98e1b29dbe72
“A iniciativa começa nas escolas municipais para promover educação ambiental e envolver a comunidade, com previsão de expansão gradual para os bairros e todo o município”, afirmou Flaviane. (Foto: Secom)

A secretária Flaviane Agustini Stedille explicou que o modelo de gestão será executado pela própria prefeitura, com atuação integrada entre diferentes secretarias.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente será responsável pela gestão dos equipamentos, enquanto a coleta continuará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Cuidados com a Cidade.

“A iniciativa terá início nas escolas da rede municipal, com o objetivo de promover a educação ambiental e incentivar a participação da comunidade. A expectativa é expandir gradualmente o projeto para os bairros e, posteriormente, alcançar todo o município”, afirmou a titular da pasta.

Recicla Acre 2
Outro destaque é a parceria com a empresa pública municipal, que permitirá transformar resíduos recicláveis em produtos comercializáveis. (Foto: Val Fernandes/Secom)

Outro ponto destacado é a parceria com a empresa pública municipal responsável pela operacionalização da etapa industrial do projeto, o que permitirá a transformação dos resíduos recicláveis em produtos comercializáveis.

Os recursos obtidos serão reinvestidos na própria política de gestão de resíduos sólidos.

O investimento previsto para a implantação do Acre Recicla é de R$ 4,47 milhões. A ordem de serviço já foi emitida, e o prazo para instalação da estrutura é de 210 dias. Após esse período, a expectativa é de que o sistema entre em funcionamento, iniciando a produção e consolidando uma nova etapa na política ambiental de Rio Branco.

Com o projeto, a Prefeitura busca não apenas reduzir os impactos ambientais, mas também promover educação, sustentabilidade e desenvolvimento econômico, consolidando um modelo inovador de gestão de resíduos na capital acreana.

bb54ca57 b72f 410f bff8 6ab6c942a1dd
2f2c2808 d8d5 4f99 81e4 519919c214fa
Recicla Acre 8
Recicla Acre 6
Recicla Acre 3
Recicla Acre 2
Recicla Acre 1

<p>The post Prefeitura de Rio Branco lança projeto Acre Recicla para transformar resíduos em desenvolvimento sustentável first appeared on Prefeitura de Rio Branco.</p>

Fonte: Conteúdo republicado de PREFEITURA RIO BRANCO

Comentários

Continue lendo

Geral

Homem morreu e outro ficou ferido após ataque a tiros durante festa em Rio Branco

Publicado

em

Confusão teria começado após desentendimento envolvendo uma mulher; suspeito fugiu de moto

Um ataque a tiros registrado na noite de sábado (29) terminou com a morte de um jovem e deixou outro ferido na Estrada do Calafate, no bairro Calafate, em Rio Branco.

As vítimas foram identificadas como Claudenir Ezequiel Santana de Souza, de 25 anos, e Valcir Ferreira de Araújo, de 23 anos.

Segundo relatos de testemunhas, os dois participavam de uma festa em um local conhecido como “Tereré Prime”, quando uma confusão teve início após um desentendimento envolvendo uma mulher. Apesar de a situação ter sido controlada inicialmente, a briga recomeçou pouco tempo depois, evoluindo para um confronto generalizado.

Durante o tumulto, Claudenir foi atingido na cabeça com uma garrafa e caiu em via pública. Na sequência, um homem armado efetuou cerca de oito disparos contra as vítimas e fugiu do local em uma motocicleta, tomando rumo ignorado.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado junto com a Polícia Militar do Estado do Acre. Claudenir precisou ser entubado ainda no local e foi encaminhado em estado gravíssimo ao Pronto-Socorro de Rio Branco, sendo levado diretamente ao centro cirúrgico, mas não resistiu aos ferimentos.

Ele foi atingido por três disparos, sendo dois no abdômen e um na região do púbis. Já Valcir foi baleado na coxa esquerda, com o projétil atravessando o membro. Ele também foi levado ao hospital e deu entrada em estado estável.

Policiais do 1º Batalhão isolaram a área para o trabalho da perícia, enquanto equipes da Polícia Civil iniciaram as investigações. Buscas foram realizadas na região, mas até o momento nenhum suspeito foi preso.

 

Comentários

Continue lendo

Geral

Vigilante é baleado durante trabalho em Sena Madureira e transferido em estado grave

Publicado

em

Caso foi registrado inicialmente como tentativa de suicídio; vítima de 34 anos utilizou arma de fogo do próprio trabalho. Polícia investiga circunstâncias do ocorrido

Vítima, identificada como Natanael Silva do Nascimento, foi atingida na região do tórax direito. Foto: captada 

Vigilante sofre disparo no tórax dentro de base do SAMU e é transferido em estado grave

Um vigilante foi encontrado ferido por disparo de arma de fogo na noite deste domingo (29), enquanto trabalhava no prédio onde funcionava a unidade de internação do Hospital João Câncio Fernandes, em Sena Madureira.

A vítima, identificada como Natanael Silva do Nascimento, foi atingida na região do tórax direito. De acordo com a Polícia Militar do Estado do Acre, ainda não há confirmação sobre as circunstâncias do disparo, que pode ter sido acidental ou até mesmo relacionado a questões pessoais.

Após o ocorrido, o vigilante recebeu os primeiros atendimentos no próprio hospital. Devido à gravidade dos ferimentos, ele precisou ser transferido para o Pronto-Socorro de Rio Branco, onde permanece em estado grave sob cuidados médicos especializados.

Investigação em andamento

A área do incidente foi isolada para os trabalhos da perícia. O caso deve ser investigado pelas autoridades para esclarecer as circunstâncias exatas do ocorrido. Até o momento, não há informações complementares sobre o estado de saúde da vítima ou sobre possíveis fatores que teriam motivado o ato.

Veja vídeos:

 

Comentários

Continue lendo