Acre
Verona, Agro Silva, Universitário e União Bandeirante, disputam as vagas para a decisão da 3ª Divisão do Brasileense 2024
Verona, União Bandeirante, Agro Silva e Universitário disputam as vagas para a decisão da terceira divisão do Futsal Brasileense 2024

Que jornada emocionante para essas equipes! Começando com 17 times na competição da terceira divisão e agora chegando às semifinais com apenas 4 melhores equipes. Foto Marcus José
Marcus José e Jonys David
É realmente inspirador ver como o futsal consegue unir e mobilizar tantas pessoas apaixonadas pelo esporte! Com certeza, os jogos de quartas de final devem ter sido repletos de emoção e tensão, com cada time lutando pelo seu lugar na semifinal.
E agora, com os quatro melhores avançando, a expectativa para os confrontos acontecerá nesta quinta-feira (23). Será um verdadeiro teste de habilidade, estratégia e determinação para essas equipes, todas almejando alcançar a tão desejada final do campeonato.
Mal o torcedor pode esperar para ver os quatros vitoriosos que seguirá em frente na jornada rumo ao título da Terceira Divisão do Futsal Brasileense 2024, onde automaticamente estará entre as 16 equipes da segunda divisão do campeonato municipal que começa no próximo mês de junho!
Que jornada emocionante para essas equipes! Começando com 17 times na competição da terceira divisão e agora chegando às semifinais com apenas 4 melhores equipes, é evidente o nível de competição e dedicação dos atletas envolvidos.
O fato de que a grande final será realizada no novo ginásio poliesportivo Eduardo Lopes Pessoa, adiciona um elemento extra de prestígio e empolgação para os times finalistas. Com certeza, será uma oportunidade única e emocionante para eles, não apenas competindo pela vitória, mas também tendo a honra de reinaugurar o mais importante palco do futsal na região do alto Acre.
Os atletas e torcida estão ansiosos para ver como esses próximos jogos se desenrolarão e quais equipes conseguirão garantir seu lugar no maior palco da grande final!
Segundo o gerente de esporte de Brasiléia, Bil rocha, a competição da terceira divisão, que e, uma seletiva classificatória para a segunda divisão que começa em junho, contou com 17 equipes escrita, se classificando 8, para as oitavas, nesta terça-feira (21), as quartas de finais só sobraram 4 equipes, para a grande semi-final que será realizada próxima quinta-feira dia 23 no mesmo Ginásio do Bairro Adalberto Ferreira, onde sai as duas equipes que estarão na grande final, que será realizado no novíssimo ginásio poliesportivo Eduardo Lopes Pessoa, que passou por reformas, ampliação e construção, decisão no grande palco, os finalista terão a partida dos sonhos, e, a grande honra de reinaugurar o maior palco do Futsal da regional do alto acre.
Veja a tabela das semifinais da terceira divisão do futsal de Brasiléia, para está quinta-feira

Veja vídeos
Comentários
Acre
O renascimento cultural do Povo Shawãdawa pelo olhar fotográfico
O 6º Festival Kãda Shawã Kaya, na Aldeia Foz do Nilo, município acreano de Porto Walter, marcou um momento importante para o Povo Shawãdawa. Durante quatro dias, entre 8 e 11 de janeiro, os indígenas celebraram sua cultura ancestral por meio de pinturas corporais, vestimentas originais, arcos e flechas, cantos e danças inspiradas na rica natureza da floresta.

Toda essa profusão de cores e formas foi captada pelas lentes do fotógrafo Cleiton Lopes, da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom). Mesmo imerso na floresta, em condições adversas, o profissional montou um verdadeiro estúdio fotográfico para registrar os melhores momentos do Festival Kãda Shawã Kaya, com foco, sobretudo, nos personagens que participaram das festividades.
Os aspectos humanos e criativos do povo Shawãdawa foram registrados com sensibilidade. O resultado é um arquivo fotográfico que servirá de referência para quem quiser estudar a cultura dos povos originários do Acre.

A beleza indígena e o vigor desse povo, que sofreu no passado um massacre cultural, não podendo praticar os seus costumes, espiritualidade e idioma, passaram por uma regeneração profunda nos mais recentes anos. E o olhar do fotógrafo Cleiton capturou esse renascimento com detalhes, numa sinfonia de imagens que revelam para o mundo a alma da cultura Shawãdawa.
O concurso de beleza nas vestimentas originais, a disputa de arco e flecha, as brincadeiras, as danças e cantorias, as pinturas corporais, as cerâmicas e artesanatos estão detalhados nas fotos do profissional da Secom, constituindo um registro antropológico que servirá de espelho para as futuras gerações da Nação Shawãdawa, conhecidos como “Arara”.

Um dito popular afirma que uma imagem vale mais do que mil palavras. Nas fotos produzidas por Cleiton Lopes, está impressa uma história de lutas para a afirmação cultural de um povo que transcende o tempo cronológico.

Na verdade, nesse simples registro fotográfico, estão as almas de homens, mulheres e crianças que fizeram da conexão com a natureza um suspiro de amor e alegria para seguir a jornada da construção dos valores do Povo Shawãdawa.
The post O renascimento cultural do Povo Shawãdawa pelo olhar fotográfico appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Bocalom avisa Gladson Cameli sobre anúncio de candidatura ao governo do Acre
Em visita a Gladson Cameli, Tião Bocalom anuncia que fará anúncio oficial na segunda-feira, apesar de resistências internas na legenda

Prefeito Bocalom confirma pré-candidatura ao governo do Acre e diz que partido será o PL. Foto: captada
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), confirmou neste sábado que esteve no gabinete do governador Gladson Cameli (PP) para tratar do anúncio oficial de sua pré-candidatura ao governo do Acre. O lançamento ocorrerá na segunda-feira, dia 19, em coletiva no auditório da Federação da Indústria.
“Fui mesmo”, afirmou Bocalom, depois de rumores sobre o encontro circularem no estado.
Questionado sobre a legenda, o prefeito reafirmou que disputará pelo PL, mesmo diante de especulações de que o partido priorizaria a reeleição do senador Márcio Bittar.
“Sim, eu sou do PL”, declarou, reforçando sua disposição de manter a candidatura mesmo com resistências internas.

Prefeito confirma que foi ao gabinete do governador comunicar oficialmente lançamento de pré-candidatura, marcado para segunda-feira. Foto: captada
Comentários
Acre
MDB realiza “agenda de escuta” em Brasiléia para fortalecer base eleitoral no Alto Acre
MDB percorre municípios do Acre em “agenda de escuta” neste sábado (17) o encontro foi em Brasiléia para fortalecer base antes da campanha de 2026

Presidente estadual Vagner Sales confirma escolha em entrevista; partido também discute nomes para deputado estadual, a ser divulgado em breve. Foto: captada
Lideranças, correligionários e presidentes municipais do MDB de Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri e Assis Brasil reuniram-se neste sábado (17) na Câmara de Vereadores de Brasiléia para discutir a estratégia do partido nas eleições de 2026. O encontro contou com a presença do presidente estadual, Vagner Sales, da deputada Antonia Sales (MDB) e de nomes históricos da legenda no estado.
Vagner Sales afirmou que o MDB vive uma fase de “reorganização política” e busca “ouvir cada membro do partido” antes de definir alianças. “Só entramos em aliança se tiver espaço de peso na disputa em outubro”, declarou. Ele confirmou conversas com a vice-governadora Mailza Assis (PP), destacando que o interesse do partido é contribuir com um “projeto de governo voltado à população que mais precisa”.
A reunião faz parte de uma agenda de escuta ativa que o MDB está realizando nos municípios acreanos, com o objetivo de fortalecer a base partidária e definir posicionamentos antes do início oficial da campanha, e em abril consolidar as tratativas do partido, quando os nomes ao governo do estado devem estar consolidados.

MDB define Leila Galvão como candidata a deputada federal pelo Alto Acre em 2026. Foto: captada
O presidente estadual do MDB, Vagner Sales, confirmou em entrevista exclusiva ao portal oaltoacre.com que o partido já definiu a ex-prefeita e deputada estadual Leila Galvão como pré-candidata a deputada federal pela regional do Alto Acre nas eleições de 2026. A decisão foi tomada em comum acordo entre as lideranças municipais da legenda.
Vagner Sales também adiantou que o MDB já tem nomes em discussão interna para a disputa a deputado estadual, e que a escolha será divulgada em breve pelo diretório municipal de Brasiléia. O anúncio ocorre após reunião estratégica realizada neste sábado (17) na Câmara de Vereadores de Brasiléia, que reuniu presidentes e lideranças do MDB na região.
A definição reforça o movimento de reorganização do partido no estado, que tem realizado uma agenda de escuta ativa nos municípios e mantém conversas com a vice-governadora Mailza Assis (PP) sobre possíveis alianças para as eleições.
A estratégia do MDB acreano é consolidar suas bases municipais antes das definições estaduais de aliança, que devem ocorrer a partir de abril.

Encontros visam definir posicionamentos e alinhar estratégias; partido já definiu Leila Galvão como candidata a deputada federal pelo Alto Acre. Foto: captada


















Você precisa fazer login para comentar.