Acre
Vereadores reivindicam melhorias para o município na 19ª sessão ordinária
Vereador BIL – PMDB
O vereador Benedito lima um uso a tribuna iniciou falando que e contra a PEC 37. falou dos altos gasto da copa do mundo, falou que aprova os manifestos do povo. Parabenizou a prefeito pelo recapeamento na cidade para o aniversário do município. Parabenizou os trabalhadores que estão contribuindo trabalhando para que a cidade fique mais bonita. Falou do transtorno que as pessoas da rua Pedro pereira estão passando com os esgotos rompidos atrás do alojamento dos haitianos.
Reivindicação;
1. em sua primeira indicação solicitou que este poder Encaminhe documento para caixa a econômica federal para que a mesma esclareça sobre os espaço físico. falou sobre o estrutura para os cadeirantes não só na caixa como em outros bancos.
2. sugeriu que Encaminhe documento para o setor competente pedindo explicação da estrega dos pastorzinhos.
3. pediu que a Secretaria de obras faça um trabalho de assoalho em uma ponte no igarapé porto c, km 67
4. indicou que a Secretaria de obras realize trabalho na rua Joaquim Alves bairro bairro Ferreira da silva.
5. finalizou pedindo que a Secretaria de obras realize reparos em um esgoto próximo a escola socorro frota Bairro Jose Moreira.
Erizete Lima – PT
Iniciou agradecendo a todos, falou dos ataques vindo por parte da imprensa para alguns vereadores. Afirmou que o programo de rádio mantido pela prefeitura Pode se caracterizar desvio de recursos público e que pode ser caso de ministério público.
1. A vereadora em sua única indicação Solicitou que a prefeitura informe o valor gasto com a imprensa seja radio, site, jornal etc….
Fernanda Hassem PT
Iniciou agradecendo a todos falou do atendimento de cirurgia que acontecera neste sábado dia 29 no hospital das clinica Raimundo chaar. Parabenizou os trabalhos do ITERACRE Pelo início dos trabalhos no município. Falou das festividades no aniversário do município e que está preocupada com a situação de algumas ruas danificadas.
1.em sua primeira indicação solicitou que a Prefeitura reative o programa oficina escola de cerâmica.
2. pediu que a prefeitura Realize serviço de capina em toda a cidade.
3. indicou que a Prefeitura realize reposição de lâmpada queimadas no município principalmente na ponte Wilson pinheiro.
4. Pediu que a Secretaria de pequenos negócios faça um levantamento de todos os produtores que trabalham no incentivo à produção de café e que o governo possa estar ajudando a fomentar essa economia dentro do município
5. Pediu que Prefeitura informe como está o projeta da obra da nova biblioteca no município.
6. solicitou que a Prefeitura utilize parte do prédio da antiga SEATER para a construção de uma capela.
7. pediu que a Prefeitura através da secretaria de administração Informe como estar a negociação com os servidores municipal.
8. indicou que Prefeitura Informe em caráter de urgência em que foi gasto os repasses feitos pela caixa econômica federal.
9. concluiu solicitando que a prefeitura faça uma pequena reforma no parque do centenário.
Joelso pontes – PP
Iniciou cumprimentando a todos presentes.
Indicações
- Em sua primeira indicação sugeriu que a Prefeitura Reforce a sinalização na rua, Benjamin Constant ao lado do Tend Tudo.
- Pediu que a prefeitura Realize um tapa buracos na Rua da Cageacre.
- Indicou que a Prefeitura Construa uma ponte nas proximidades da Associação São Luiz, km 26, Pão de Açúcar.
Falou sobre o Conselho de Educação aprovado pela Câmara, ressaltou que as manifestações ocorridas no Brasil demonstra a insatisfação da população com a política. Falou sobre pessoas que ainda não receberam o subsídio da borracha, destacou ainda sobre a questão da produção leiteira do município. Finalizou dizendo que é preciso se discutir a questão dos limites territoriais do município.
Marivaldo PMDB:
Iniciou cumprimentou a todos, parabenizou o aniversário do município de Brasileia Falou das parcerias para a realização do carnafolia. Falou sobre a polêmica do programa do Sr. Marcos José e marcos filhos, enfatizando que nunca se manifestou contra o mesmo.
Rosildo PT:
Indicações:
- Em uso a tribuna solicitou que a Embrapa e a SEAPROF realize um dia de campo no município com os produtores de milho.
- Pediu que a Secretaria De Agricultura Junto com a FUNTAC divulgue a melhor genética que tem o gado leiteiro do Acre.
- Indicou que a Secretaria De Saúde do estado insira o Hospital de Brasileia com merenda que irá contemplar os hospitais do acre.
- Solicitou que a indústria de camisinha Natex de Xapuri compre o látex dos produtores de seringa do município.
- Pediu que a Prefeitura Informe o motivo da paralisação da duplicação da Avenida Marinho Monte.
Falou sobre o caso Alemão e o não comparecimento do Secretário de Obras na Sessão para prestar esclarecimentos. falou sobre a manifestação que estão acontecendo pelo pais e que irá ocorrer no município em breve. Falou sobre o projeto do Executivo que solicita Crédito Adicional. Reiterou o convite ao Secretário de Obras para falar sobre o caso Alemão.
Tereza Xavier PT:
Indicações:
Iniciou agradecendo a presença de todas as pessoas presentes.
- Solicitou que a Prefeitura Providencie um coordenador para a feira livre do município, o local está sujo, as mesas de venda estão sujas.
- Pediu que a Prefeitura Realize reparos em um buraco existente na Avenida Rui Lino, nas proximidades do Senhor Antônio do jeová.
- Indicou que a Prefeitura Inclua o ramal do km 19 do programa de melhorias de ramais.
- Solicitou que a Prefeitura Informe até que local o ramal do 13 e ramal do19 será beneficiado.
- Finalizou pedindo que a Prefeitura Envie o detalhamento das benfeitorias dos ramais.
Comentários
Acre
Detran-AC e Sead divulgam resultado preliminar de concurso para cargos de nível superior
Edital publicado nesta sexta (5) apresenta classificação dos candidatos e abre prazo para recursos entre 8 e 9 de dezembro.

Foto: Kelvisson Monteiro/Detran-AC
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale










Você precisa fazer login para comentar.