O vereador Benedito lima um uso a tribuna iniciou falando que e contra a PEC 37. falou dos altos gasto da copa do mundo, falou que aprova os manifestos do povo. Parabenizou a prefeito pelo recapeamento na cidade para o aniversário do município. Parabenizou os trabalhadores que estão contribuindo trabalhando para que a cidade fique mais bonita. Falou do transtorno que as pessoas da rua Pedro pereira estão passando com os esgotos rompidos atrás do alojamento dos haitianos.
Reivindicação;
1. em sua primeira indicação solicitou que este poder Encaminhe documento para caixa a econômica federal para que a mesma esclareça sobre os espaço físico. falou sobre o estrutura para os cadeirantes não só na caixa como em outros bancos.
2. sugeriu que Encaminhe documento para o setor competente pedindo explicação da estrega dos pastorzinhos.
3. pediu que a Secretaria de obras faça um trabalho de assoalho em uma ponte no igarapé porto c, km 67
4. indicou que a Secretaria de obras realize trabalho na rua Joaquim Alves bairro bairro Ferreira da silva.
5. finalizou pedindo que a Secretaria de obras realize reparos em um esgoto próximo a escola socorro frota Bairro Jose Moreira.
Erizete Lima, do PT
Erizete Lima – PT
Iniciou agradecendo a todos, falou dos ataques vindo por parte da imprensa para alguns vereadores. Afirmou que o programo de rádio mantido pela prefeitura Pode se caracterizar desvio de recursos público e que pode ser caso de ministério público.
1. A vereadora em sua única indicação Solicitou que a prefeitura informe o valor gasto com a imprensa seja radio, site, jornal etc….
Fernanda Hassem, do PT
Fernanda Hassem PT
Iniciou agradecendo a todos falou do atendimento de cirurgia que acontecera neste sábado dia 29 no hospital das clinica Raimundo chaar. Parabenizou os trabalhos do ITERACRE Pelo início dos trabalhos no município. Falou das festividades no aniversário do município e que está preocupada com a situação de algumas ruas danificadas.
1.em sua primeira indicação solicitou que a Prefeitura reative o programa oficina escola de cerâmica.
2. pediu que a prefeitura Realize serviço de capina em toda a cidade.
3. indicou que a Prefeitura realize reposição de lâmpada queimadas no município principalmente na ponte Wilson pinheiro.
4. Pediu que a Secretaria de pequenos negócios faça um levantamento de todos os produtores que trabalham no incentivo à produção de café e que o governo possa estar ajudando a fomentar essa economia dentro do município
5. Pediu que Prefeitura informe como está o projeta da obra da nova biblioteca no município.
6. solicitou que a Prefeitura utilize parte do prédio da antiga SEATER para a construção de uma capela.
7. pediu que a Prefeitura através da secretaria de administração Informe como estar a negociação com os servidores municipal.
8. indicou que Prefeitura Informe em caráter de urgência em que foi gasto os repasses feitos pela caixa econômica federal.
9. concluiu solicitando que a prefeitura faça uma pequena reforma no parque do centenário.
Joelso pontes – PP
Joelso pontes – PP
Iniciou cumprimentando a todos presentes.
Indicações
Em sua primeira indicação sugeriu que a Prefeitura Reforce a sinalização na rua, Benjamin Constant ao lado do Tend Tudo.
Pediu que a prefeitura Realize um tapa buracos na Rua da Cageacre.
Indicou que a Prefeitura Construa uma ponte nas proximidades da Associação São Luiz, km 26, Pão de Açúcar.
Falou sobre o Conselho de Educação aprovado pela Câmara, ressaltou que as manifestações ocorridas no Brasil demonstra a insatisfação da população com a política. Falou sobre pessoas que ainda não receberam o subsídio da borracha, destacou ainda sobre a questão da produção leiteira do município. Finalizou dizendo que é preciso se discutir a questão dos limites territoriais do município.
Marivaldo, do PMDB
Marivaldo PMDB:
Iniciou cumprimentou a todos, parabenizou o aniversário do município de Brasileia Falou das parcerias para a realização do carnafolia. Falou sobre a polêmica do programa do Sr. Marcos José e marcos filhos, enfatizando que nunca se manifestou contra o mesmo.
Rosildo Rodrigues, do PT
Rosildo PT:
Indicações:
Em uso a tribuna solicitou que a Embrapa e a SEAPROF realize um dia de campo no município com os produtores de milho.
Pediu que a Secretaria De Agricultura Junto com a FUNTAC divulgue a melhor genética que tem o gado leiteiro do Acre.
Indicou que a Secretaria De Saúde do estado insira o Hospital de Brasileia com merenda que irá contemplar os hospitais do acre.
Solicitou que a indústria de camisinha Natex de Xapuri compre o látex dos produtores de seringa do município.
Pediu que a Prefeitura Informe o motivo da paralisação da duplicação da Avenida Marinho Monte.
Falou sobre o caso Alemão e o não comparecimento do Secretário de Obras na Sessão para prestar esclarecimentos. falou sobre a manifestação que estão acontecendo pelo pais e que irá ocorrer no município em breve. Falou sobre o projeto do Executivo que solicita Crédito Adicional. Reiterou o convite ao Secretário de Obras para falar sobre o caso Alemão.
Tereza Xavier, do PT
Tereza Xavier PT:
Indicações:
Iniciou agradecendo a presença de todas as pessoas presentes.
Solicitou que a Prefeitura Providencie um coordenador para a feira livre do município, o local está sujo, as mesas de venda estão sujas.
Pediu que a Prefeitura Realize reparos em um buraco existente na Avenida Rui Lino, nas proximidades do Senhor Antônio do jeová.
Indicou que a Prefeitura Inclua o ramal do km 19 do programa de melhorias de ramais.
Solicitou que a Prefeitura Informe até que local o ramal do 13 e ramal do19 será beneficiado.
Finalizou pedindo que a Prefeitura Envie o detalhamento das benfeitorias dos ramais.
Quarta-feira (31) terá tempo quente e abafado, com sol entre nuvens e baixa probabilidade de chuva forte
Sipam prevê quarta-feira (8) com céu claro a parcialmente nublado e possibilidade de chuvas no AC — Foto: Juan Vicent/Arquivo pessoal
A quarta-feira (31), último dia do ano, será marcada por tempo quente e abafado em todo o Acre. A previsão indica predomínio de sol entre nuvens e ocorrência de chuvas rápidas e pontuais ao longo do dia, conforme informações do portal O Tempo Aqui. Apesar da possibilidade de pancadas mais intensas em áreas da Região Norte e Centro-Oeste, como Rondônia e Mato Grosso, o risco de chuva forte no território acreano é considerado baixo.
Leste e sul do estado
Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, o dia será de calor, com variação de nuvens e chuvas isoladas. A umidade relativa do ar deve variar entre 40% e 50% durante a tarde, podendo alcançar entre 80% e 90% nas primeiras horas da manhã. Os ventos sopram fracos a calmos, predominando da direção norte, com variações de noroeste e nordeste.
Centro e oeste do Acre
No centro e oeste do estado, incluindo as microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, o cenário será semelhante, com tempo quente, abafado, sol entre nuvens e chuvas pontuais. A umidade mínima varia entre 45% e 55% à tarde, enquanto a máxima pode chegar a 95% ao amanhecer. Os ventos seguem fracos a calmos, com predominância do quadrante norte.
Temperaturas nos municípios
Em Rio Branco, Senador Guiomard, Bujari e Porto Acre, as temperaturas mínimas variam entre 22°C e 24°C, com máximas entre 32°C e 34°C.
Já em Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Assis Brasil, os termômetros devem marcar mínimas entre 22°C e 24°C e máximas mais elevadas, entre 33°C e 35°C.
Em Plácido de Castro e Acrelândia, as mínimas ficam entre 22°C e 24°C, com máximas entre 32°C e 34°C.
Para Sena Madureira, Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus, a previsão indica mínimas entre 22°C e 24°C e máximas de até 34°C.
Nos municípios de Tarauacá e Feijó, as temperaturas variam entre 22°C e 24°C nas mínimas, com máximas entre 33°C e 35°C.
No Vale do Juruá, incluindo Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, as mínimas ficam entre 22°C e 24°C, enquanto as máximas oscilam entre 33°C e 35°C.
Já em Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, os termômetros devem registrar mínimas entre 22°C e 24°C e máximas entre 32°C e 34°C.
A Prefeitura de Rio Branco segue prestando todo o suporte necessário às famílias que precisaram deixar suas casas em decorrência da Cheia do Rio Acre. Em uma ação coordenada entre diversas secretarias municipais, os abrigos montados pelo município oferecem acolhimento, atendimento em saúde, alimentação e acompanhamento diário às famílias afetadas.
Atualmente, os abrigos instalados nas escolas Jorge Kalume e Álvaro Vieira acolhem, cada um, 14 famílias, totalizando cerca de 100 pessoas atendidas. Nos locais, equipes realizam atendimentos médicos e mantêm acompanhamento constante da situação de cada família, garantindo segurança, cuidado e dignidade durante o período de permanência.
Equipes realizam atendimentos médicos e mantêm acompanhamento constante da situação de cada família, garantindo segurança, cuidado e dignidade durante o período de permanência (Foto: Val Fernandes/Secom)
Além do acolhimento, as famílias recebem todas as refeições diárias — café da manhã, almoço e jantar — asseguradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. O cuidado também se estende aos animais de estimação. Os abrigos contam com atendimento específico para os pets, com o apoio da equipe de Zoonoses, que realiza o recolhimento e o acompanhamento dos animais.
De acordo com a coordenadora do abrigo da Escola Jorge Kalume, Daniele da Silva, o trabalho integrado tem sido fundamental para atender às necessidades dos acolhidos. (Foto: Val Fernandes/Secom)
De acordo com a coordenadora do abrigo da Escola Jorge Kalume, Daniele da Silva, o trabalho integrado tem sido fundamental para atender às necessidades dos acolhidos.
“A Escola Jorge Kalume está com 14 famílias, somando 52 pessoas. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos está oferecendo toda a questão da alimentação, assistência e atendimento médico na área da saúde e a Zoonoses está vindo para recolher e acompanhar os animais”, destacou.
Entre as pessoas acolhidas está o senhor Rosimar Lopes, morador do bairro Triângulo Novo. Pessoa com deficiência, ele precisou deixar sua residência após o imóvel ser tomado pelas águas e ressaltou o apoio recebido do poder público municipal. (Foto: Val Fernandes/Secom)
Entre as pessoas acolhidas está o senhor Rosimar Lopes, morador do bairro Triângulo Novo. Pessoa com deficiência, ele precisou deixar sua residência após o imóvel ser tomado pelas águas e ressaltou o apoio recebido do poder público municipal.
“Está ótimo, graças a Deus, as meninas tratam a gente muito bem. Não tenho o que reclamar. O atendimento, a alimentação, tudo certinho”, afirmou.
A Prefeitura de Rio Branco segue monitorando a situação e reforça que continuará mobilizada para garantir assistência às famílias afetadas, priorizando o bem-estar, a dignidade e a segurança da população durante este período. As famílias que necessitarem de apoio podem entrar em contato pelo telefone 193. As equipes seguem de prontidão para atender e garantir assistência à população afetada.
Boletim da Defesa Civil aponta redução para 14,75 metros, mas rio segue acima da cota de transbordo
Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre manteve tendência de vazante nesta terça-feira (31) em Rio Branco, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. De acordo com o monitoramento, às 5h16 o rio marcava 14,88 metros, apresentando queda em relação aos dias anteriores. Na medição das 9h, o nível baixou ainda mais, atingindo 14,75 metros, confirmando a redução do volume do manancial.
A Defesa Civil informou que não houve registro de chuvas nas últimas 24 horas na capital, com volume acumulado de 0,00 milímetro, fator que contribuiu para a manutenção da vazante.
Apesar da redução gradual, o Rio Acre permanece acima da cota de alerta, fixada em 13,50 metros, e ainda ligeiramente acima da cota de transbordo, estabelecida em 14,00 metros. As autoridades seguem monitorando a situação e mantendo o estado de atenção nas áreas ribeirinhas.
Você precisa fazer login para comentar.