Acre
Vereadores oposicionistas votam contra pedido de suplementação em sessão extraordinária

Pauta principal seria o pedido suplementar por parte da Prefeitura de Brasiléia, que foi negado – Foto: Alexandre Lima
Alexandre Lima
Numa sessão extraordinária ocorrida na manhã desta quinta-feira, dia 4, onde contou com a presença dos 11 vereadores do município de Brasiléia, onde foi votado dois projetos importantes. Um no que se refere ao precatório e aos funcionários públicos e teve aprovação unanime.
Nesse projeto somente houve uma abstenção por parte do Vereador Marivaldo que expressou preocupação seguido de interferência do judiciário e foi encaminhado para as devidas providencias, que dispõe sobre o pagamento de débitos ou obrigações do município de Brasileia
Já o segundo, motivo maior para que acontecesse a Sessão Extraordinária, seria o pedido feito pelo prefeito Everaldo Gomes, de uma suplementação no orçamento municipal. A comissão de Finanças, orçamento, produção, comércio, obras e serviços públicos, composta pelos vereadores Erizete, Joelson e Carlinho apresentou parecer contrário ao projeto de Lei, pela maioria.
Na última sessão ocorrida semana passada antes do recesso parlamentar, chegou à Casa, um pedido de abertura de crédito adicional suplementar, no valor de R$ 4. 643,00 a serem divididos em vários setores que serviria para manutenção, compra de materiais, pagamentos, etc.
A Comissão composta pelo vereadores de oposição, entendeu que o executivo não foi bastante claro no que se refere ao pedido de suplementação. Disse haver duplicidade em alguns pontos e por isso não seria o bastante para que fosse votado.
Segundo foi levantado, com esse pedido suplementar, chegaria a cerca de 21% do orçamento contra 23% do exercício passado que chegou a fazer vários pedidos sem que houvesse qualquer tipo de impedimento por parte dos vereadores que era maioria.
Indo para votação, maioria dos vereadores da oposição questionaram a falta de um esclarecimento minucioso no pedido, alegando ser contraditório em alguns pontos, motivo esse que foi negado e que irá voltar para a Prefeitura e ser modificado.
Dos 11 vereadores, seis foram a favor da aprovação onde contou com o voto do presidente da Casa, Mário Jorge (PSB), que questionou a posição dos seus pares, achando que o debate contrário ao pedido, seria ‘politiqueiro’. Entende que o Município depende desse orçamento que ainda será previsto futuramente, pois não está em conta.
Destacou que os funcionários estão reivindicando aumentos salarial, pagamento dos precatórios e se precisa desse adicional para que sejam pagos, além de outros. Segundo foi levantado, para que fosse aprovado, teria que ter dois terços dos votos, sendo necessário o retorno do projeto à Prefeitura para ser refeito.
Veja quem votou contra ou a favor abaixo.
Tereza Xavier (PT) – NÃO
Erizete Lima (PT) – NÃO
Mário Jorge (PSB) – SIM
Fernanda Hassem (PT) – NÃO
Carlinho do Pelado (PSB) – NÃO
Marquinho (PSDB) – SIM
Joelso Pontes (PP) – SIM
Marivaldo (PMDB) – SIM
Rosildo Rodrigues (PT) – NÃO
Naldo (PRP) – SIM
Benedito Lima – SIM
Comentários
Acre
Senador Guiomard celebra aniversário com grande festa popular e presença de autoridades
O município de Senador Guiomard celebrou seu aniversário com uma grande festa marcada por união, patriotismo e participação popular. A prefeita Rosana Gomes, ao lado do vice-prefeito Ney do Miltão, recebeu diversas autoridades estaduais e federais durante a programação que reuniu mais de três mil pessoas na Avenida Castelo Branco, que foi interditada especialmente para o evento.
Entre os presentes, estavam o governador Gladson Cameli, os deputados federais Antônia Lúcia, Socorro Nery e Meire Serafim, além do presidente da Assembleia Legislativa do Acre, Nicolau Júnior, e o deputado estadual Alenilson Cunha. O presidente da Câmara de Vereadores, Leno da Bonal, discursou em nome do legislativo municipal, elogiando a condução harmoniosa da prefeita Rosana e parabenizando pela organização da festa.
Sob uma grande tenda montada para proteger o público do sol forte, a cerimônia teve como ponto alto o tradicional desfile cívico-militar. O 7° Batalhão de Engenharia de Construção (7° BEC) abriu a apresentação, seguido pelo Corpo de Bombeiros, Batalhão Ambiental, Escola Militar 15 de Junho, e as instituições de ensino Aldaci Simões e Dom Pedro II. Um dos momentos mais emocionantes foi a apresentação dos alunos da Escola Manoel Gonzaga, que cantaram o hino da cidade e foram aplaudidos.
Durante seu discurso, o governador Gladson Cameli parabenizou a prefeita Rosana Gomes pela lealdade e parceria com o governo estadual. Em resposta, a prefeita destacou o compromisso com os moradores do município: “Nosso segundo mandato será inesquecível porque estamos trabalhando com amor e responsabilidade por cada cidadão.”
Ao final das celebrações, 49 bolos foram cortados e distribuídos ao público, simbolizando a alegria e união que marcaram mais um aniversário de Senador Guiomard.
Comentários
Acre
Prédios abandonados próximos à Maternidade viram alvo do MPAC

Casas e prédios ao lado da maternidade – Foto: Imagem Ilustrativa/Google Maps
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria Especializada de Defesa dos Direitos Humanos e da Cidadania, instaurou um procedimento administrativo para acompanhar e fiscalizar a situação de abandono de dois prédios localizados nas proximidades do Hospital da Criança, da Casa de Bárbara e da Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco. Os imóveis vêm sendo ocupados por pessoas em situação de rua e apresentam riscos estruturais.
De acordo com o MP, os direitos humanos devem garantir a dignidade das pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente quando envolvem riscos iminentes à vida e à integridade física.
O documento considera, ainda, o Ofício nº 21/COMDEC/2025, da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), que alerta para a precariedade das edificações. Segundo o órgão, a estrutura comprometida dos prédios representa risco tanto à segurança dos ocupantes quanto à mobilidade de quem transita pelo local, com possibilidade de acidentes e desabamento.
Diante do cenário, o Ministério Público determinou a expedição de recomendação à Prefeitura de Rio Branco, à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), para que adotem providências em até 20 dias. As medidas devem contemplar tanto a situação dos imóveis quanto o acolhimento das pessoas que residem nos locais abandonados.
Comentários
Acre
Acre se torna o centro das atenções globais ao sediar 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores pelo Clima e as Florestas

Reunião da Força-Tarefa da GCF ocorreu ano passado, em Pucalpa, no Peru, onde o Acre foi oficialmente anunciado. Foto: Diego Gurgel/Secom
A poucos dias da realização da 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores Pelo Clima e as Florestas (GCF Task Force), o Acre se torna o centro das atenções globais ao sediar o evento com o seu protagonismo no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável, proteção da Amazônia, cuidado com os povos indígenas e demais populações e comunidades tradicionais.
O encontro, que neste ano tem como temática “Nova Economia Florestal: Conectando Governos, Povos e Oportunidades”, ocorre na capital acreana, Rio Branco, de 19 a 23 de maio. O estado já havia sediado a GCF em 2014.
Debaterão estratégias de combate ao desmatamento e economia de baixo carbono líderes de 11 países e mais de 43 estados e províncias. A reunião, além de oportunizar troca de experiências, desafios comuns, é um espaço de onde irão sair importantes deliberações a serem discutidas na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), realizada este ano em Belém (PA).
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, explicou que a reunião da Força-Tarefa no Acre é muito importante para levantar os debates sobre mudanças climáticas e os impactos que estas trazem às pessoas e ao meio ambiente como um todo. O gestor reforçou, ainda, que o estado é pioneiro na criação de um Sistema de Incentivos a Serviços Ambientais (Sisa), que promove políticas climáticas sustentáveis, além de ter 85% da sua floresta preservada.
“O Brasil está muito em evidência com relação à realização da COP 30, em Belém, e o Acre está dentro dessas discussões como protagonista na elaboração de políticas públicas e enfrentamento. Na verdade, o Acre é um protagonista, um dos fundadores da Força-Tarefa dos Governadores, e vamos estar aqui em uma grande oportunidade de fazermos uma discussão de alto nível com governadores de 11 países. São mais de 43 estados subnacionais que fazem parte da GCF”, explicou.
Carvalho acrescentou, ainda, que entre as atividades realizadas na reunião há um momento de visitas técnicas onde serão apresentadas algumas das políticas públicas já consolidadas no estado, oportunidade essa em que os participantes conhecerão alguns municípios onde as políticas públicas já foram implantadas.
“Teremos também painéis de alto nível com representantes dos setores público e privado, discussões em grupo, um network com todo mundo que está vindo, porque não são só representantes dos estados, vão estar presentes organizações governamentais, representantes de embaixadas, de governos, entre outros. Então, será um momento em que os governadores poderão colocar em evidência todas as ações que estão sendo feitas pelos estados”, complementou.

Espaço serve para o debate de políticas públicas, dentre outros assuntos relacionados à agenda ambiental. Foto: Diego Gurgel/Secom
Debates importantes para a COP 30
O diretor Nacional do GCFTF para o Brasil, Carlos Aragon, falou que a reunião da Força-Tarefa da GCF ocorre em um momento importante para a região amazônica, para o Brasil e também para o mundo.
“Estamos às vésperas de uma reunião super importante de negociação dos países, que é a COP30, que será realizada em Belém. E, de certa forma, esse evento em Belém é fundamental para que as demandas de desenvolvimento de baixas emissões dos países sejam consideradas e, obviamente, uma discussão que tem como um dos seus focos o tema de financiamento”, disse.
Ele reforçou que os debates que devem ocorrer no Acre serão de extrema importância para a COP 30. O diretor acrescentou, ainda, que serão três dias de debates abertos, com um dia de discussão fechada, e espera-se que nesse debate aberto sejam gerados subsídios importantes para o processo de diálogo global, de diálogo construtivo.
“São poucos os espaços onde os governos subnacionais, juntos, podem apresentar propostas, promover debates, fazer um diálogo construtivo, visando colocar uma perspectiva adicional para a solução dos grandes desafios globais. A Reunião Anual da GCF é o espaço que permite aos estados-membros terem relevância-chave porque os 43 governos subnacionais que integram a GCF detêm aproximadamente uma porcentagem, mais de 80% da extensão da floresta tropical global. Então, são estados representativos e, obviamente, aquilo que possa ser discutido no âmbito desses estados é relevante para ser colocado nas negociações”, disse.

Participantes da Força-Tarefa GCF atuam em conjunto, com o intuito de proteger florestas tropicais, reduzir emissões de carbono e promover o desenvolvimento sustentável. Foto: Secom
Sobre a Força-Tarefa GCF
A Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e as Florestas (GCF Task Force) é uma rede global de governadores e autoridades subnacionais – com a participação de mais de 43 estados e províncias de 11 países – que atuam em conjunto, com o intuito de proteger florestas tropicais, reduzir emissões de carbono e promover o desenvolvimento sustentável. A reunião da GCF ocorre anualmente em um local escolhido por meio de votação pelos seus participantes.
Sua principal função é a implementação de políticas e ações regionais locais e globais para alcançar os objetivos propostos. Dentre eles está o combate ao desmatamento, a proteção das florestas e a promoção do desenvolvimento sustentável, impulsionando soluções que beneficiem os seres humanos e o planeta.
As iniciativas da GCF abrangem a construção de programas para REDD+ e desenvolvimento de baixas emissões, além de promover a conexão desses programas com financiamento público e privado.
Você precisa fazer login para comentar.