Acre
Vereadores e procurador jurídico notificam decisão da Justiça ao vice-prefeito de Brasiléia
Alexandre Lima
O presidente da Câmara Municipal de Brasiléia, Mário Jorge Fiesca (PMDB), juntamente com os demais vereadores, recebeu por volta das 17h30m desta sexta-feira, dia 15, o vice-prefeito Jorge Eduardo Oliveira Figueiredo, conhecido como Jorge da Fazenda (PSD), para uma missão de interesse público.
Segundo Mário, a Câmara foi comunicada oficialmente por volta das 16 horas através de documentos enviados pela Polícia Federal, sobre o afastamento do prefeito Everaldo Gomes, após a realização da Operação Metástase, que ficará com e demais secretários, longe de atividades públicas por tempo indeterminado.
Na presença de todos os vereadores, Jorge foi comunicado oficialmente de sua posse interina como prefeito nos próximos dias. “Brasiléia precisa continuar com seus trabalhos e precisávamos dar agilidade nesse comunicado ao vice-prefeito. Nós vereadores desejamos um bom trabalho ao prefeito interino e que depender da Câmara, estará a disposição para contribuir”, disse o presidente.
O presidente do PSD municipal e representante do senador Sérgio Petecão, estiveram presente no ato e disponibilizaram o Parido para ajudar no que for preciso durante o tempo em que Jorge estiver como prefeito interino.
Jorge da Fazenda lamentou pela forma em que está assumindo o Município, “Estaremos realizando reuniões para ver como a ‘casa’ está. A partir de segunda-feira, dia 18, vamos para Prefeitura com os demais funcionários para tomar ciência de como estão as coisas para arrumar e dar seguimento aos trabalhos e não deixar a população desassistida”, disse.
Jorge da Fazenda tomou ciência da decisão da Polícia Federal e assinou os documentos na Câmara, assumindo oficialmente o Município de Brasiléia nos próximos dias. Em seguida, seguiu para a sede da Prefeitura, onde foi recebido pelo procurador jurídico, Pedro Diego, juntamente com a atual chefe de gabinete, assessores da comunicação e demais funcionários.
Veja vídeo reportagem.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale




Você precisa fazer login para comentar.