Acre
Vereadores de Brasileia se reúnem para realizar Sexta Sessão Ordinária
Christiane Araújo – Assessoria CMB
A Câmara Municipal de Brasileia realizou, na manhã de terça-feira, 21, a Sexta Sessão Ordinária de 2017. Estiveram presentes os Vereadores Sabá Moraes (PT), Reinaldo Gadelha (PMDB), Charbel Saady (PP), Joelso Pontes (PP), Rosildo de Freitas (PT), Marquinho Tibúrcio (PSDB), Zé Gabriele (PSB), Edú Queiroz (PT), Rozevete (PSB) e o presidente da Câmara, Rogério Pontes (PMDB).
Em uso a Tribuna, o vereador Charbel Reis Saady (PP), apresentou indicação para que a Prefeitura de Brasileia encaminhe os encaminhamentos do planejamento municipal. O vereador comentou a respeito da denúncia de venda de carne com produtos tóxicos, e mostrou sua preocupação com o problema.
O vereador Edú Queiroz (PT), apresentou indicação para que seja providenciada iluminação pública para a Rua Francisco Ribeiro Acácio, bairro Ferreira Silva. O vereador falou a respeito de ramais, e afirmou que o desafio da prefeitura de Brasileia está comprometida em dar trafegabilidade às comunidades rurais. E apresentou indicação para que o Governo do Estado providencie pontes metálicas nos locais onde há fluxo de grandes igarapés. Edú solicitou Moção de Pesar a família do senhor Milton Peruano, em virtude do falecimento da senhora Safira.
O vereador Joelso Pontes (PP), em uso a Tribuna, apresentou indicação para que seja providenciado trabalho de melhoramento para a Rua José Thomé de Castro, próximo ao Frios Vilhena. E apresentou indicação para que a comunidade Paraíso seja contemplada com trabalho de melhoramento em uma ladeira, para facilitar o transporte escolar. Que seja encaminhado documento ao ITERACRE, solicitando informações a respeito da data de retomada dos trabalhos de titulação dos bairros de Brasileia. E solicitou que o Governo do Estado providencie a troca de uma tábua da passarela da ponte José Augusto.
O vereador Zé Gabriele (PSB), solicitou que a ELETROBRÁS, distribuição Acre, realize trabalho de revisão na rede, uma vez que a taxa de iluminação pública está sendo cobrada indevidamente.
O vereador Reinaldo Gadelha (PMDB), solicitou trabalho paliativo para contemplar a comunidade do quilômetro 84. Que a Deputada Estadual Leila Galvão (PT), informe a esta Casa Legislativa como está o andamento dos trabalhos da comissão especial dos limites territoriais. Que a Secretaria Municipal de Saúde viabilize transporte para duas crianças que precisam se deslocar à Rio Branco para realizar tratamento de fisioterapia. Que seja providenciada uma faixa de pedestre nas proximidades da Escola Kairala José Kairala.
O presidente da Câmara de Brasileia, Rogério Pontes (PMDB), solicitou Moção de Pesar a família da professora Rosimari Ferreira, em virtude do falecimento de seu pai, Raimundo Martins da Silva, conhecido carinhosamente como “Caiçuma”. Que seja enviada Moção de Aplauso ao diretor da Radio Aldeia FM 90.3, Fernando Oliveira, pelos 16 anos de fundação da rádio em Brasileia. Que a secretaria Municipal de saúde veja a situação dos funcionários que trabalham na referida secretaria e não cumprem o horário de expediente.
O vereador Rosildo Freitas (PT), apresentou indicação para que o gerente da COOPPERACRE, venha à tribuna falar a respeito dos trabalhos da referida cooperativa. Que a empresa ECOAR informe como está sendo feito o trabalho junto as comunidades. E que o Governo do Estado disponibilize um maquinário para dar suporte aos produtores de suínos. Que a prefeitura viabilize trabalho de iluminação pública para as ruas que estão às escuras. E que o presidente da AGEAC venha à Brasileia realizar reunião com os psicultores.
O Vereador Rozevete (PSB), solicitou para se associar a indicação do vereador Edú (PT), em relação da Moção de Pesar a família do senhor Milton Peruano, pelo falecimento da senhora Safira. Que a Câmara envie documento ao DEPASA, solicitando cópia do projeto executado no Pólo Agroflorestal. Que a secretaria de agricultura disponibilize trabalho paliativo no quilômetro 17, saindo pelo 26. E que a secretaria municipal de obras providencie trabalho de iluminação no bairro novo horizonte, com instalação de dois refletores.
O vereador Sabá Moraes (PT), apresentou indicação para que a secretaria municipal de agricultura realize trabalho paliativo na comunidade Varejão. Que a prefeitura realize parceria com o Executivo de Epitaciolândia para resolver o limite territorial da comunidade do Porongaba. E que seja providenciado trabalho de recuperação em uma ponte localizada no Igarapé São João. Que seja encaminhado documento ao Senador Jorge Viana (PT), solicitando a locação de Emenda parlamentar para a construção de uma ponte no Riozinho, ramal do quilômetro19. E que seja providenciado trabalho de recuperação em duas pontes no ramal do quilômetro 13. Que o Executivo providencie trabalho de recuperação nas Ruas e reposição de lâmpadas do bairro Leonardo Barbosa.
Comentários
Acre
Policia de Cobija prende dois brasileiros por tráfico de drogas em Pando; um é condenado a 8 anos de prisão
Segundo suspeito foi liberado por falta de provas; operação ocorreu em hospedaria. O juiz jurisdicional condenou um dos brasileiros a 8 anos de prisão, a serem cumpridos no presídio de Villa Busch.

Um brasileiros foi encontrado com pasta base de cocaína, enquanto o outro não portava entorpecentes no momento da abordagem no interior do estabelecimento. Foto: captadas
O Procurador de Substâncias Controladas de Pando, José Carlos Cruz, relatou em entrevista coletiva em Cobija, na terça-feira (23), uma operação no município de Porvenir que resultou na prisão de dois cidadãos brasileiros, com nomes não divulgados, em uma hospedaria no centro da cidade. Com um deles foi encontrado pasta base de cocaína, enquanto o outro não portava entorpecentes no momento da abordagem dentro do estabelecimento.
Após a prisão em flagrante, os brasileiros ficaram à disposição do Ministério Público, que os acusou do crime de fornecimento de substâncias controladas. Na audiência de medidas cautelares, a promotoria solicitou prisão preventiva de 90 dias. No entanto, os advogados de um dos acusados optaram por um processo abreviado, no qual o réu aceitou a culpa. O juiz jurisdicional condenou esse brasileiro a 8 anos de prisão, a serem cumpridos no presídio de Villa Busch.

Segundo suspeito foi liberado por falta de provas; operação ocorreu em hospedaria no centro de Porvenir. Foto: captadas

Após a prisão em flagrante, os brasileiros ficaram à disposição do Ministério Público, que os acusou do crime de fornecimento de substâncias controladas. Foto: captadas
O segundo brasileiro foi colocado em liberdade, pois não foram encontradas evidências ou elementos probatórios contra ele durante a prisão na hospedaria. A operação reforça a atuação das autoridades de Pando no combate ao tráfico internacional de drogas na fronteira com o Brasil.

Os advogados de um dos acusados optaram por um processo abreviado, no qual o réu aceitou a culpa. O juiz condenou esse brasileiro a 8 anos de prisão, a serem cumpridos no presídio de Villa Busch. Foto: captadas

A operação reforça a atuação das autoridades de Pando no combate ao tráfico internacional de drogas na fronteira com o Acre/Brasil. Foto: captada
Veja vídeo reportagem com TVU Pando:
Comentários
Acre
Polícia de Pando intercepta carga ilegal de Epitaciolândia em veículo perto de Porvenir
Fiscalização feita ao amanhecer apreendeu 40 frangos e 200 cervezas sem documentação; mercadoria tinha origem clandestina em Epitaciolândia

O Comandante do Departamento da Polícia de Pando, Erland Monasterios Vanegas, informou em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (24) que um veículo foi interceptado durante a madrugada próximo ao município de Porvenir transportando mercadorias ilegais provenientes do estado brasileiro do Acre. Toda a carga saiu de forma clandestina da cidade de Epitaciolândia.
A equipe de segurança e controle sanitário de Cobija realizava rondas por volta das 05h desta terça-feira (23) quando notou movimentação suspeita. Após uma vistoria minuciosa no veículo, foram apreendidos 40 frangos e 200 pacotes de cerveja da marca Skol, que não possuíam a documentação correspondente de compra ou legalização para circulação transfronteiriça.

Comandante Erland Monasterios Vanegas confirmou que frangos e cervejas sem documentação, interceptadas perto de Porvenir, foram destruídas. Foto: captadas
Devido à natureza de contrabando do fato, o caso foi encaminhado para a Zona Franca Comercial e Industrial de Cobija “Zofra Cobija”, órgão responsável pelo controle aduaneiro e comercial na região fronteiriça que foi descartada no aterro sanitário de Cobija.
A decisão de destruir os produtos segue os protocolos de descarte aplicados a bens apreendidos em operações de contrabando, por não cumprirem os requisitos sanitários, fiscais ou legais para circulação internacional. O caso havia sido encaminhado anteriormente à Zofra Cobija, que determinou a destinação final dos itens.
A ação reforça o controle fronteiriço entre a Bolívia e o Brasil na região de Pando, onde autoridades vêm atuando contra o comércio ilegal de mercadorias.

A ação reforça o controle fronteiriço entre a Bolívia e o Brasil na região de Pando com o estado do Acre, onde autoridades vêm atuando contra o comércio ilegal de mercadorias. Foto: captada
Veja vídeo entrevista com TVU Pando:
Comentários
Acre
Vídeo: Frentista é assaltado por criminosos armados em posto de combustíveis de Rio Branco
Quatro suspeitos em um carro branco renderam a vítima no bairro Ivete Vargas e fugiram levando cerca de R$ 100; polícia investiga o caso

O frentista entregou a quantia disponível no momento, pouco superior a R$ 100, valor referente às últimas vendas realizadas. Foto: arquivo
Um frentista foi vítima de um assalto na noite desta terça-feira (23), enquanto trabalhava no Posto de Combustível Leblon, localizado na Rua Leblon, no bairro Ivete Vargas, em Rio Branco.
Segundo informações da Polícia Militar, a vítima foi surpreendida por quatro criminosos que chegaram ao local em um veículo modelo Onix, de cor branca. Dois dos suspeitos desceram do banco traseiro do carro e, armados, anunciaram o assalto.
O frentista estava próximo à bomba de combustível e se preparava para atender o motorista quando foi abordado. Assustado, ele não reagiu e apenas levantou as mãos, entregando pouco mais de R$ 100, valor referente ao caixa do momento. Um colega da vítima estava no escritório do posto realizando o fechamento da contabilidade e a troca de plantão.
Os criminosos não levaram pertences pessoais da vítima, como celular ou carteira, ficando apenas com o dinheiro do estabelecimento. Após a ação, o grupo fugiu no mesmo veículo, seguindo em direção ao bairro Castelo Branco.
A Polícia Militar foi acionada, esteve no local para colher informações e realizou buscas na região, mas nenhum dos suspeitos foi localizado até o momento.
O frentista compareceu à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde registrou boletim de ocorrência pelos crimes de ameaça e roubo. O caso será apurado pela Polícia Civil de Rio Branco.









Você precisa fazer login para comentar.