Conecte-se conosco

Acre

Vereadores de Brasileia reivindicam melhorias para o Município em Sessão Ordinária

Publicado

em

Christiane Araújo – CMB

A Câmara Municipal de Brasileia realizou, na manhã desta terça-feira (02), a Terceira sessão ordinária de 2017, que contou com a presença dos vereadores Reinaldo Gadelha (PMDB), Charbel Reis (PP), Joelso Pontes (PP), Marquinhos (PSDB), Rosildo Freitas (PT), Zé Gabriele (PSB), Rozevete (PSB), Edú Queiroz (PT) e o presidente da Câmara, vereador Rogério Pontes (PMDB).

Vereador Edu, do PT – Foto: Assessoria

Em uso a Tribuna, o vereador Edú Queiroz (PT) iniciou falando a respeito do atendimento nos caixas eletrônicos durante o feriado de carnaval, uma vez que a população ficou sem o atendimento bancário. “Tenho convicção de que, se toda população pudesse utilizar a Tribuna, estaria neste momento fazendo essa reclamação. Espero que esse problema seja solucionado”, afirmou. O vereador acrescentou que não poderia deixar de reivindicar a melhoria no atendimento nos bancos, principalmente nos feriados. O vereador apresentou indicação para que seja encaminhado documento às unidades bancárias para que o problema seja solucionado.

O vereador Joelso Pontes (PP), apresentou indicação para que a Rua Francisco Correia seja inserida no planejamento de iluminação pública. O mesmo pedido se estende à Rua Angelina … e solicitou que a secretaria de obras providencie trabalho de melhoria na Rua da Olaria. O vereador solicitou que o DEPASA providencie rede de água para o loteamento São João e Ramal do Nazaré. E solicitou Moção de Pesar à família da professora Cleide Torres, em virtude de seu falecimento. Solicitou que a Secretaria de Educação informe a respeito do planejamento de ramais. Que a COPLAC informe, também, a rota realizada para coleta de leite. E apresentou indicação para que a SEAP encaminhe cópia para a Câmara de Brasileia sobre o que está planejado.

Vereador Joelso Pontes (PP)

Em Tribuna, o vereador Marquinhos (PSDB), apresentou indicação para que seja providenciado trabalho de melhoramento na ladeira localizada no quilômetro 19. E que o DEPASA solucione o problema de falta de água no bairro Alberto Castro. Solicitou que seja melhorado o ramal do Pólo. Sobre o bairro São João, o vereador solicitou trabalho de melhoria. Que a quadra de esporte do residencial Jatobá seja contemplada com uma tela de proteção. O vereador solicitou, ainda, que seja liberada a entrada de emergência no Hospital de Clinicas Raimundo Chaar, uma vez que muitos pacientes chegam em estado grave e precisam fazer a volta para entrar naquela unidade de saúde.

O vereador Reinaldo Gadelha (PMDB), solicitou trabalho de melhoramento nas Linhas 11 e 12, no ramal do quilômetro 19. Que a Secretaria de Obras troque as lâmpadas da quadra do bairro Eldorado. E solicitou que a SEAP solicite da empresa Pacífico que cumpra a tabela de preço de armazenamento, embalagem e secagem.

O vereador Rosildo Freitas (PT), solicitou em Tribuna, que o IFAC realize um termo de cooperação técnica para que seja realizada parceria no intuito de tratar da produção de banana da comunidade do quilômetro 68. E que a secretaria municipal de agricultura disponibilize uma máquina para melhorar o ramal. Que o Dnit conserte uma cratera localizada no quilômetro 52. Que a Secretaria de Ação Social faça um levantamento dos idosos que residem na agrovila do quilômetro 26. O vereador solicitou que a SEAPROF apoie, através de kits, os extrativistas do município de Brasileia.

O vereador Rozevete apresentou indicação para que a Prefeitura de Brasileia, através da secretaria de obras, realize trabalho de roçagem no pátio do Pólo moveleiro, pois no local a quantidade de mato é muito significativa. E que a Secretaria Municipal de Agricultura, inclua em seu planejamento, melhoria no ramal da Pinda, quilômetro 59, até o Rio Xapuri.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Jovem sofre crise epiléptica, quase se afoga em açude e é resgatada por adolescente em Rio Branco

Publicado

em

Vítima foi retirada da água por uma parente de 14 anos e encaminhada ao Pronto-Socorro em estado estável

A jovem Marcela Souza Mendonça, de 20 anos, sofreu um ataque epiléptico e quase se afogou em um açude localizado em uma colônia no Ramal Adalto Frota, às margens da BR-364, na região da Custódio Freire, em Rio Branco.

De acordo com familiares, Marcela, que é epiléptica, tomava banho no açude quando, de forma repentina, sofreu uma crise e afundou na água. Uma adolescente de 14 anos, parente da vítima, presenciou a situação, mergulhou e conseguiu retirá-la do açude, evitando o afogamento.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, e uma ambulância de suporte avançado foi enviada ao local. Ao chegarem, os paramédicos encontraram a jovem consciente, porém debilitada em razão da crise. Após os primeiros atendimentos, Marcela foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado de saúde estável.

A Polícia Militar não foi acionada para atender a ocorrência.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Acre lança programa para formar 40 empresas importadoras e fortalecer comércio exterior

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), apresentou na última sexta-feira, 6, uma estratégia inédita de formar empresas para atuação no comércio exterior. A iniciativa, em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais (Federacre), qualificará 40 micros e pequenas empresas para a atividade de importação. O encontro reuniu representantes de 11 associações comerciais, além de diretores e técnicos. A proposta é estruturar uma nova cultura empresarial voltada à inserção internacional.

Durante a apresentação, o titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, destacou que o programa vai criar um ambiente prático de formação. “A meta é qualificar 40 empresas importadoras, realizando desde a capacitação até a importação efetiva. Queremos proporcionar ao empresário a experiência real da sua primeira operação, para que ele possa transformar isso em um novo negócio. Importação e exportação representam uma oportunidade estratégica para ampliar margens e diversificar mercados. Vamos alcançar empresários de todos os municípios do estado”.

Curso ofertado pelo governo em parceria com a Federacre atenderá 40 micros e pequenas empresas em todo o Acre. Foto: Luan Cesar/Seict

A presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola (Acisa), Patrícia Dossa, enfatizou o impacto prático da capacitação para o setor empresarial. “São parcerias essenciais para o crescimento das associações e dos empresários que estão na ponta. Aprender a importar e, depois, conseguir andar com as próprias pernas vai fazer muita diferença. Adquirir produtos diretamente do mercado internacional amplia competitividade e reduz custos. Esse curso facilitará o acesso dos empreendedores das cidades do interior a orientações técnicas e bem especializadas”.

Para o diretor de Projetos da Federacre, Clóvis Console, o programa simboliza a aproximação concreta entre poder público e iniciativa privada. “Vamos beneficiar empresários de todo o estado, inclusive de municípios onde ainda estamos estruturando entidades representativas. A formação de grupos de importadores permitirá compras mais competitivas e fortalecerá a economia local. Trazer dinheiro novo para o Acre, por meio do comércio exterior, é uma estratégia para lá de assertiva que vai impactar diretamente na vida da nossa população com mais variedades e outros”.

Ação qualificará empresariado local a fim de diversifcar e fortalecer a economia. Foto: Luan Cesar/Seict

Na avaliação da presidente da Associação Comercial e Empresarial de Acrelândia (Aceac), Daiane Figueiredo, a iniciativa fortalecerá o empresariado com qualificação. “Se você não investe no empresário, não tem resultado. Estou empolgada porque essa é uma oportunidade de crescermos juntos, iniciativa privada e poder público. Quem está na ponta são as associações, então isso é mais que necessário. Com incentivo e apoio, a chance de dar certo é muito maior”, concluiu, reforçando a importância da interiorização das políticas de desenvolvimento do setor.

Além da capacitação, também haverá um amplo acompanhamento especializado para que as empresas realizem a primeira operação de importação. A proposta inclui assessoria completa em todas as etapas do processo, desde a negociação internacional até os trâmites legais aduaneiros. Um dos diferenciais será a possibilidade de utilização de um contêiner compartilhado, modelo que reduz custos logísticos e dilui riscos entre os participantes. A estratégia permite que micro e pequenos empresários tenham acesso ao mercado externo com investimento inicial acessível.

The post Governo do Acre lança programa para formar 40 empresas importadoras e fortalecer comércio exterior appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre mantém tendência de vazante e marca 10,43 metros ao meio-dia em Rio Branco

Publicado

em

Boletim da Defesa Civil confirma queda gradual do nível do manancial e ausência de chuvas nas últimas 24 horas

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre voltou a registrar queda ao meio-dia deste domingo (8), em Rio Branco. Conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, a medição das 12h apontou 10,43 metros, confirmando a tendência de vazante observada desde as primeiras horas da manhã.

Mais cedo, às 5h12, o rio marcava 10,56 metros. Já às 9h, o nível havia baixado para 10,49 metros, indicando redução gradual do volume de água ao longo do dia.

De acordo com a Defesa Civil, não houve registro de chuvas nas últimas 24 horas, com índice pluviométrico de 0,00 milímetro, fator que contribui para a continuidade da vazante.

Apesar do cenário de queda, o monitoramento do manancial segue permanente. A cota de alerta do Rio Acre é de 13,50 metros, enquanto a cota de transbordo é de 14,00 metros.

Comentários

Continue lendo