fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Vereadores de Brasileia participam de reunião com Ministério Público

Publicado

em

DSC_0067

Na última sexta-feira (11), os vereadores do Poder Legislativo de Brasiléia reuniram-se na Câmara Municipal de Brasileia, para participarem de uma reunião com a presença de representantes do Ministério Público.

A reunião contou com a presença da Exma. Sra Diana Soraia Tabalipa Pimentel Promotora de Justiça e o Exmº Doutor Flávio Procurador de Justiça. O tema abordado na referida reunião foi “Improbidade Administrativa”, pauta esta de grande importância não só para os vereadores, como para toda população brasileense.

Para melhor compreensão, o tema exposto na reunião desta sexta-feira será melhor explanado a seguir para compreensão do público.

O QUE É IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA?

A improbidade administrativa caracteriza a conduta inadequada de agentes públicos, ou de particulares envolvidos, que por meio da função pública:

  • Enriqueçam ou obtenham alguma vantagem econômica de forma indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade em órgãos e entidades do serviço público;
  • Causem dano ao patrimônio público, com o uso de bens públicos para fins particulares, a aplicação irregular de verba pública, a facilitação do enriquecimento de terceiros à custa do dinheiro público, entre outros atos;
  • Violem os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade e lealdade às instituições públicas.

A reunião que abordou o tema supra através de autoridades que conhecem a fundo o assunto em pauta, proporcionou aos vereadores um amplo conhecimento acerca do mesmo, assunto este que vem sendo debatido em várias sessões na Câmara de Brasileia.

A seguir, segue a opinião de alguns vereadores sobre a pauta da reunião:

Vereador Marquinhos (PSDB):

– “O tema Improbidade Administrativa é de grande importância para todos, em especial para a população, pois é esta que mais sofre as consequências da mau administração. Mas de hoje em diante, tomaremos mais cuidado no que se diz respeito a condutas inadequadas de todos servidores, não importa de qual lado seja” disse.

 Vereador Bil (PMDB):

– “O Ministério Público vem sendo o nosso maior aliado nesta gestão, pois irregularidades foram encontradas bastantes. A reunião nos trouxe um conhecimento mais elevado, o qual será de grande importância futuramente, agora estamos mais afiados no que se diz respeito a nossa população e nossos patrimônios” disse.

Presidente da Câmara Mário Jorge (SOLIDARIEDADE):

– afirmou que “Tendo em vista o estado que está nosso município, esta reunião foi de grande importância para todos nós, pois temos o dever de como vereadores eleitos pela população, buscar melhorias para todos. Não temos medo das dificuldades, pois a dificuldade torna as coisas mais compensadoras, e agora mais do que nunca, tomaremos os cuidados necessários para que tudo que foi explicado venha ocorrer na prática

Comentários

Continue lendo

Acre

Prefeitura de Brasiléia desenvolve projeto de combate à violência nas escolas

Publicado

em

A Prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEME), está desenvolvendo um importante projeto de combate à Violência nas escolas.

As primeiras unidades escolares contempladas com a iniciativa foram a Escola de Ensino Integral Elson Dias Dantas, a Escola Ruy Lino e a Escola Valdomiro Barroso, localizada no km 19.

A ação consiste em palestras educativas e rodas de conversa com os alunos, conduzidas pela coordenadora de Projetos da SEME, professora Vanilda.

Os encontros abordam temas como convivência, respeito mútuo, empatia e prevenção à violência.

O projeto será ampliado e atenderá todas as escolas que possuem turmas de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental I.

“O diálogo é uma ferramenta poderosa. Quando os alunos têm espaço para falar e refletir, conseguimos construir relações mais saudáveis dentro da escola e prevenir situações de conflito e violência”, destacou a professora Vanilda.

Comentários

Continue lendo

Acre

Cavalgada terá pontos de saída distintos na Gameleira; veja locais

Publicado

em

Foto: José Caminha/Secom

A Cavalgada que marca a abertura da Expoacre 2025, em Rio Branco, terá concentração a partir das 7h da manhã deste sábado, 26, com saída oficial às 8h e encerramento previsto para as 13h. Todo o trajeto será monitorado e assistido por órgãos da Segurança Pública.

Os pontos de saída na região da Gameleira serão organizados conforme os tipos de participantes: os cavalos sairão pela Rua da Tentamen, quadriciclos pela Rua da Escola Maria Angélica, além dos trios elétricos e carros de som. O percurso passará por pontos como o cartório, Sabenauto, Arasuper e Corrente, com chegada no Parque de Exposições Wildy Viana.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) apresentou nesta sexta-feira, 25, o Plano Operacional Integrado para a Cavalgada e a Expoacre 2025.

A expectativa é de que milhares de pessoas participem da programação. O secretário adjunto de Segurança Pública, Evandro Bezerra, reforça que a colaboração da população é fundamental para o sucesso da operação e para a manutenção da ordem durante os eventos.

O diretor operacional da Sejusp, Atahualpa Ribera disse que o foco é que os dois eventos aconteçam com total segurança e organização. “A atuação das forças estaduais será intensa, integrada e estrategicamente distribuída, com o uso de tecnologia e equipes especializadas. Estamos preparados para dar todo o suporte necessário, tanto na prevenção quanto em eventuais atendimentos”, afirmou.

Comentários

Continue lendo

Acre

Sem casos confirmados, Acre investiga oito notificações suspeitas de sarampo

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou nesta quinta-feira, 25, um novo boletim epidemiológico sobre o sarampo. Até o momento, o estado contabiliza 28 notificações da doença, das quais 20 foram descartadas e 8 permanecem sob investigação.

Segundo a Sesacre, o Acre não registra casos confirmados de sarampo desde o ano 2000, mas a vigilância segue em alerta devido ao avanço da doença em países vizinhos, como a Bolívia.

Situação por município:

Acrelândia: 1 caso descartado e 1 em investigação

Porto Acre: 2 casos descartados e 1 em investigação

Feijó: 1 caso descartado

Sena Madureira: 2 casos descartados

Cruzeiro do Sul: 3 casos descartados e 1 em investigação

Epitaciolândia: 2 casos descartados

Assis Brasil: 2 casos descartados

Rio Branco: 3 casos descartados e 3 em investigação

Brasiléia: 3 casos descartados e 2 em investigação

Cobija (Bolívia): 1 caso descartado (notificado em Rio Branco)

Apesar das investigações em andamento, as autoridades reforçam que o estado segue sem confirmação da doença há 25 anos.

Situação na Bolívia preocupa

A Bolívia, país vizinho do Acre, apresenta um cenário mais preocupante. Já foram confirmados 161 casos de sarampo, com 1.302 casos ainda em investigação e 1.141 descartados. A maioria das notificações está concentrada no Departamento de Santa Cruz de La Sierra, o mais populoso do país.

As autoridades de saúde do Acre seguem monitorando a situação e orientam a população a manter a caderneta de vacinação atualizada, principalmente com a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.

Comentários

Continue lendo