Acre
Vereadores de Brasileia cobram melhorias para o município em Sessão
Christiane Araújo – CMB
A Câmara Municipal de Brasileia realizou, na manhã desta terça-feira, dia 11 de Abril, a nona sessão ordinária de 2017. Estavam presentes os vereadores Sabá Moraes (PT), Reinaldo Gadelha (PMDB), Charbel Reis Saady (PP), Joelso Pontes (PP), Rosildo Freitas (PT), Marquinho Tibúrcio (PSDB), Zé Gabriele (PSB), Edu Queiroz (PT), Rozevete (PSB) e o presidente da Câmara, Rogério Pontes (PMDB).
O vereador Charbel Saady (PP), em uso a Tribuna, solicitou Moção de Pesar destinada a família da senhora Helena Reis, em virtude de seu falecimento. Solicitou que a prefeitura providencie trabalho em um esgoto localizado na Rua Waldemir Lopes, bairro Ferreira Silva. O vereador parabenizou o SEBRAE pela realização da Feira do Peixe em Brasileia. “Nós sabemos
O vereador Joelso Pontes (PP) apresentou indicação para que a prefeitura inclua a Avenida Rui Lino no planejamento de iluminação pública e que o núcleo de educação veja a possibilidade de formar uma turma do EJA, na comunidade Pão de Açúcar, escola Araci Rocha. E que seja encaminhado pedido de informação a Prefeitura Municipal de Brasileia respeito do recadastramento dos servidores municipais. E que seja enviado documento à SEAP para que seja esclarecido sobre o andamento da construção das casas destinadas às famílias que residem no abrigo, em Brasileia.
O vereador Zé Gabriele (PSB), apresentou indicação para que a secretaria municipal de saúde recupere a ambulância da referida secretaria, que atende o posto de saúde do quilômetro 26 e que está parada por problemas. E que o bairro Francisco José Moreira seja contemplado com trabalho de melhoramento nos bueiros. Sobre a Rua Waldomiro Lopes, bairro José Braúna, o vereador solicitou reparo em um bueiro localizado ali. Zé Gabriele falou a respeito do Ginásio de Esportes Eduardo Lopes Pessoa. E solicitou que o Governo do Estado providencie trabalho de reforma no referido ginásio.
O vereador Marquinho Tibúrcio (PSDB), solicitou trabalho de tapa-buraco em alguns trechos no ramal do quilômetro 13. E que todos os ramais do Pólo Agroflorestal sejam contemplados com trabalho de melhoramento. Sobre a feira de Brasileia, o vereador solicitou trabalho de limpeza nos banheiros e água para atender a limpeza do local.
O vereador Reinaldo Gadelha (PMDB), apresentou indicação para que o Banco do Brasil reative o caixa eletrônico que está desativado no centro de Brasileia. Reinaldo reivindicou do Poder público, trabalho de limpeza no Pólo Agroflorestal. E solicitou trabalho de recuperação de uma ponte que se encontra quebrada no ramal do quilômetro 19, linha 12.
O presidente da Câmara, Rogério Pontes (PMDB), solicitou Moção de Pesar a família do senhor Francisco Feitosa, em virtude do falecimento de sua esposa, Maria Alves da Silva. E parabenizou o secretário de obras, Antônio Francisco, pelo trabalho realizado à frente da secretaria, principalmente no que diz respeito ao acesso dos alunos à escola, através dos ramais do município. E solicitou que a secretaria de obras providencie reparos em trechos do ramal do quilômetro 17, onde não está tendo acesso. E que o mesmo trabalho paliativo seja realizado no quilômetro 84.
O vereador Rosildo Freitas (PT), apresentou indicação para que seja realizada uma sessão itinerante no intuito de discutir a respeito dos alunos que estão sem estudar devido a escola Araci da Rocha se encontrar desativada desde a gestão passada.
O vereador Rozevete (PSB), iniciou seu pronunciamento falando a respeito das condições da BR que liga Brasileia e Assis Brasil, mais precisamente no quilômetro 58, e solicitou providências para que a referida BR proporcione melhor trafegabilidade. Que a secretaria municipal de agricultura inclua em seu planejamento, o ramal próximo ao quilômetro 29 e que dá acesso ao rio Acre, uma vez que, de acordo com o vereador, há anos o ramal não é beneficiado com trabalho de melhoramento. Rozevete se associou ao pedido do vereado do PSDB, Marquinhos e solicitou trabalho de melhoramento em trechos do ramal do quilômetro 13 e do ramal do Pólo Agroflorestal. E finalizou solicitando que o Executivo, através da secretaria de obras, realize trabalho paliativo em um buraco localizado na Rua Marechal Rondon.
O vereador Sabá Moraes (PT), se associou ao vereador Marquinho, a respeito do pedido de trabalho paliativo nos ramais do Pólo Agroflorestal. Em relação aos ramais, o vereador solicitou que seja colocado um lixeiro em cada saída de ramal. Reiterou o pedido de Moção de Pesar a família do senhor Francisco Feitosa.
Comentários
Acre
PGE publica diretrizes para concessão de auxílio financeiro a procuradores e servidores

Foto: Procuradoria-Geral do Estado do Acre
A Procuradoria-Geral do Estado do Acre (PGE) publicou, nesta sexta-feira, 5, duas portarias que estabelecem as diretrizes para concessão de bolsas de auxílio financeiro e ressarcimento destinados à participação de procuradores e servidores em eventos de capacitação no exercício de 2026. As medidas constam nas portarias PGE nº 816/2025 e PGE nº 817/2025, ambas assinadas pela procuradora-geral do Estado, Janete Melo d’Albuquerque Lima de Melo.
Bolsa para Procuradores – Portaria PGE nº 816/2025
A Portaria nº 816 estabelece o valor máximo do auxílio financeiro para participação dos procuradores no 52º Congresso Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, que será realizado de 9 a 12 de novembro de 2026, em Curitiba (PR), promovido pela ANAPE. O valor fixado é de R$ 10 mil, destinado a custear inscrição, transporte, hospedagem e alimentação, conforme prevê a Resolução PRES/CPGE nº 10/2010.
Segundo o documento, todos os procedimentos referentes à seleção e concessão do auxílio serão regulamentados pelo Centro de Estudos Jurídicos da PGE, seguindo os critérios previstos na normativa interna da instituição. O pagamento será feito pelo Fundo Orçamentário Especial da Procuradoria, conforme legislação vigente.
Bolsa para Servidores – Portaria PGE nº 817/2025
A Portaria nº 817 define as regras para concessão de auxílio financeiro voltado aos servidores do quadro de apoio da PGE que participarem de cursos, seminários e eventos de qualificação profissional ao longo de 2026. O valor máximo para essas bolsas será de R$ 2.500 por servidor, cobrindo inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação.
A concessão obedecerá critérios de proporcionalidade conforme o número de servidores em cada órgão interno:
órgãos com até 5 servidores: 1 bolsa disponível;
órgãos com 6 a 10 servidores: 2 bolsas;
órgãos com mais de 10 servidores: 3 bolsas.
Os eventos deverão ter relação direta com as atribuições exercidas pelos servidores em suas unidades de lotação. A seleção será preferencialmente feita por edital, considerando a disponibilidade financeira do Fundo Orçamentário Especial e o número de interessados.
Planejamento e transparência
As duas portarias se baseiam no Programa Anual de Capacitação 2026 da PGE, já aprovado e previsto no Plano Plurianual 2024–2027, além da proposta orçamentária do Estado para o próximo ano. Os documentos destacam ainda a política de valorização profissional e a necessidade de promover gestão por competências e capacitação contínua.

Comentários
Acre
Acre tem sexta-feira de tempo instável e risco de chuvas fortes em todas as regiões do estado
Previsão indica clima abafado, alta umidade e precipitações pontuais, algumas intensas, de leste a oeste do Acre; temperaturas variam entre 22°C e 32°C.

Foto: Sérgio Vale





Você precisa fazer login para comentar.