fbpx
Conecte-se conosco

Extra

Vereadores autorizaram a abertura de credito adicional especial suplementar para Brasiléia

Publicado

em

Câmara de Brasiléia realiza vigésima sexta sessão ordinária de 2021

Ao todo, os onzes vereadores participaram da Sessão Ordinária que aconteceu nesta terça-feira, dia 21 de setembro de 2021.

Assessoria C.M.B

A vigésima sexta sessão ordinária do Primeiro ano legislativo de Brasiléia, que foi realizada nesta terça-feira, 21, contou com a presença dos vereadores Elenilson Cruz (PT), Reinaldo Gadelha (MDB), Marinete Mesquita (PT), Jurandir Queiroz (PROS), Leomar Barbosa (PSD), Leonir Castro (PP), Neiva Badotti (PSB), Lessandro Jorge (PT), Rogerio Pontes (PROS), Marquinhos Tibúrcio (MDB) e da Presidente Arlete Amaral (SD).

A sessão é transmitida ao vivo pela Internet, no Facebook Câmara Municipal de Brasiléia e no Portal Legislativo camaramunicipaldebrasileia.com.br

No grande expediente, os vereadores utilizaram a Tribuna para fazer as suas reivindicações:

Vereador Jurandir Queiroz (PROS)

Vereador Jurandir Queiroz (PROS): O parlamentar no uso de suas atribuições, iniciou sua fala fazendo uma indicação, que seja enviado um documento ao setor competente solicitando a instalação do Procon em nossa cidade, tendo em vista a grande demanda que nossa regional tem, e caso o consumidor precise do órgão necessita se deslocar até a capital do estado para buscar solução. O parlamentar relata a situação de uma senhora que não goza mais da consciência do que faz e vem andando de forma constante na avenida principal de nossa cidade, batendo em placas, causando transtornos para as pessoas, o nobre edil pede que o poder público tome uma atitude nesse caso, que possa encaminhar a mesma para um tratamento, pois é de responsabilidade do poder público tomar alguma providência, principalmente para prezar a vida da mesma. Que os setores responsáveis possam iniciar esses cuidados o quanto antes.

Vereador Leonir Castro (PP

Vereador Leonir Castro (PP): O parlamentar no uso de suas atribuições, deu início a suas palavras cumprimentando a todos os presentes no recinto, e agradecendo o executivo através da secretaria de obras pelo trabalho que está sendo executado no ramal Cajarana, comunidade do Pão de Açúcar, pois segundo o próprio parlamentar é um serviço de qualidade, que está sendo executado pelo poder público. De oportuno o parlamentar solicita que o trabalho seja estendido até os demais ramais daquela comunidade, tanto da Eletra, Tira-Teima e Ramal da cajazeira. Dando continuidade o nobre Edil solicita que a secretaria de Obras esteja realizando melhorias no ramal do Jarinal, pois é um ramal curto para se trabalhar, sendo assim mais fácil dos problemas no mesmo serem resolvidos. O parlamentar solicita ainda que sejam realizadas melhorias na ponte do ramal do km 59, pois a mesma está em precárias condições levando riscos para quem trafega na mesma.

Vereador Lessandro Jorge (PT)

Vereador Lessandro Jorge (PT): O parlamentar no uso de suas atribuições, deu início a suas palavras se manifestando em relação ao projeto nº 04 de sua autoria que  “Altera o artigo 8º inciso VI da lei municipal nº 1.039/2019, que dispõe sobre a regulamentação e organização da procuradoria jurídica do município de Brasileia – Acre e dá outras providências” que foi vetado pelo executivo, projeto esse que não onera despesas, pelo contrário dá espaço e oportunidade de trabalho para quem está se formando na área jurídica. O parlamentar demonstra sua insatisfação ao dizer que não entende por qual motivo o executivo vetou o projeto. O vereador reafirma defender os dois anos de pratica forense para o exercício do cargo de procurador municipal, e demonstra preocupação em relação a dificuldade para ser dada uma oportunidade para os recém-formados em seus cursos.

Vereadora Neiva Badotti (PSB)

Vereadora Neiva Badotti (PSB): A parlamentar no uso de suas atribuições, começou sua fala repudiando os vetos da prefeita ao projeto do vereador Lessandro Jorge (PT) e ao próprio projeto da vereadora, que segundo a mesma são projetos que só trariam benefícios para os servidores e transparência para a gestão. Deu início a suas indicações, reforçando um pedido que a mesma já tinha realizado em tribuna a respeito da rua Rubro Negro, a nobre edil solicita que seja realizado um serviço de qualidade no trecho, pois o ultimo que realizaram foi de péssima qualidade, oferecendo riscos para quem transita no local. Solicita também que seja analisada por parte da secretaria de obras a situação da rua 5 de dezembro, tendo em vista que a mesma foi contemplada com o serviço de asfaltamento, porém até o momento nem previsão tem para o início das obras. Solicita ainda a recuperação da rua que dá acesso ao hospital, no residencial jatobá, tendo em vista o grande fluxo de veículos, inclusive de ambulâncias.

Vereador Marquinhos Tibúrcio (MDB)

Vereador Marquinhos Tibúrcio (MDB): O parlamentar no uso de suas atribuições, iniciou suas indicações solicitando melhorias em um trecho do ramal no km 18, tendo em vista as péssimas condições em que o mesmo se encontra, por isso é preciso que o poder público tome as providencias necessárias. Solicita ao governo do estado que venha informar aos vereadores e a população como está funcionando o sistema de segurança que funciona no município, as câmeras. Que até um tempo atrás funcionavam e hoje ninguém sabe ao certo se as mesmas estão em funcionamento. Dando segmento ao uso da tribuna o parlamentar, pede ao setor competente que seja demarcado no ponto de moto taxi que fica em frente a caixa econômica, onde começa e onde termina. Pois pessoas estão estacionando seus veículos na frente do ponto dificultando assim o trabalho dos mesmos.

Vereadora Marinete Mesquita (PT)

Vereadora Marinete Mesquita (PT): A parlamentar no uso de suas atribuições, iniciou o uso da tribuna se direcionando a educação do município, pedindo valorização, o devido respeito e sobretudo o diálogo. A parlamentar ressalta o desejo de ter seu anteprojeto voltado para categoria da educação aprovado pelo executivo, e pede que os recursos excedentes do Fundeb possam ser revertidos em melhorias para os servidores da educação. A parlamentar solicita do setor de licitação do poder executivo municipal o número do processo que celebrou o contrato com a empresa H.F Guerra. De oportuno gostaria de saber também qual a razão do fundo municipal de saúde está fazendo o pagamento desta empresa. Finaliza pedindo que seja enviado um documento para e ex-deputada Antônia Lucia, para saber qual a finalidade da radio boas novas no município.

Vereador Rogério Pontes (PROS)

Vereador Rogério Pontes (PROS): O parlamentar no uso de suas atribuições, iniciou sua fala saudando a todos os presentes na câmara e parabenizando todos os funcionários municipais pelo seu dia, que foi comemorado na segunda (20/09), aproveita também para parabenizar todos os radialistas do nosso município pelo seu dia que se comemora nesta data (21/09). Iniciou suas indicações solicitando que seja enviado um documento diretamente para a prefeita Fernanda Hassem, para que a mesma preste esclarecimentos a respeito do programa de açudagem, pois as maquinas estão a mais de 4 meses no ramal da Aurora e não conseguem sair para prosseguir o trabalho. O parlamentar finaliza parabenizando todos os vereadores, funcionários e ressalta a importância de todos os parlamentares.

Vereadora Arlete Amaral (SDD)

Vereadora Arlete Amaral (SDD): A parlamentar no uso de suas atribuições, iniciou sua fala cumprimentando a toda comunidade do Apodi, e parabeniza a todos os radialistas pelo seu dia. Dando segmento a sua fala, a parlamentar repudiou o jornalista/Radialista Helizardo Guerra, que segundo a parlamentar o mesmo vem denegrindo a sua imagem, dizendo que a nobre edil é uma pessoa que não tem moral e nem respeito. Reitera o seu o legado que tem juntamente com sua família, sendo uma das empresarias pioneiras em vários empreendimentos no município. Sendo assim uma pessoa que contribuiu diretamente para o desenvolvimento da cidade, e que continua contribuindo até os dias atuais. A vereadora afirma ter um mandato livre sem mordaças, e indaga se realmente Helizardo foi realizar o serviço a qual foi contratado para realizar no parque centenário. Finaliza repudiando mais uma vez as falsas acusações deferidas contra a mesma.

ORDEM DO DIA: os vereadores “autorizaram a abertura de credito adicional especial suplementar, e dá outras providencias. ”

Fica o poder executivo autorizado a abrir credito adicional especial suplementar, por superávit financeiro no orçamento do exercício de 2021, no valor de R$ 100.000,00 (Cem mil Reais).

Esgotada a pauta e nada mais havendo para se tratar, a Presidente Arlete Amaral agradeceu a todos pela presença e deu por encerrado os trabalhos.

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Prefeitura de Epitaciolândia lança edital do concurso público efetivo com vagas e cadastro de reserva para nível fundamental, médio e superior.

Publicado

em

A Prefeitura de Epitaciolândia anunciou nesta sexta-feira, 31, a abertura de concurso público efetivo com vagas para os níveis fundamental, médio e superior, com salários que chegam a R$ 7.490,12.

A banca escolhida para o certame foi a Fundape. Neste link, os interessados podem acessar o EDITAL N.o 002/2025, DE 29 DE JANEIRO DE 2025 – CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EFETIVAS PARA CARGOS DO QUADRO FUNCIONAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE EPITACIOLÂNDIA.

As inscrições serão realizadas, EXCLUSIVAMENTE, VIA INTERNET, nos dias designados no CRONOGRAMA do certame, Anexo II, no endereço eletrônico http://fundape.ufac.br, mediante o preenchimento do formulário de inscrição, no horário local de Rio Branco – AC.

O formulário de inscrição deverá ser preenchido na íntegra e com toda atenção, de modo que nele constem as informações exatas e verídicas, sob pena de cancelamento da inscrição. Depois de preenchido, o formulário deverá ser enviado, eletronicamente, à FUNDAPE. Em caso de necessidade de atendimento especial, os documentos comprobatórios (laudos, atestados, CID, etc.) deverão ser anexados no ato da inscrição (escaneados em formato PDF).

O concurso para cargos efetivos visa suprir as necessidades de contratação da prefeitura de Epitaciolândia, bem como criar cadastro de reserva no município. Os valores das taxas de inscrições são de: Nível Superior R$100,00. Nível Médio R$ 70,00 e Nível Fundamental R$: 60,00.

 

Comentários

Continue lendo

Extra

PF deflagra Operação Teto de Vidro II contra lavagem de dinheiro na fronteira do Acre

Publicado

em

A primeira fase da ação foi deflagrada em 2022 também em Brasiléia e Porto Acre. Na época, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em casas e empresas nas duas cidades e apreendidos 167 mil bolivianos e US$ 1.520 dólares.

A Justiça autorizou o bloqueio de R$ 3 milhões em bens dos investigados, a suspensão das atividades nas academias e apreensão de veículos e todos os equipamentos dos espaços.

Grupo criminoso teria movimentado mais de R$ 200 milhões por meio de câmbio ilegal e evasão de divisas

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (30), a Operação Teto de Vidro II, visando desarticular um grupo criminoso responsável por lavagem de dinheiro na região de fronteira entre Brasil e Bolívia. Após contato com a assessoria, somente nesta sexta-feira (31), as informações foram repassadas através do portal da Instituição.

Academia localizada na cidade de Brasiléia teve suas portas lacradas com correntes.

A ação é um desdobramento da primeira fase da operação, realizada em 2022, quando a PF identificou movimentações financeiras ilícitas superiores a R$ 200 milhões, ligadas a crimes de câmbio ilegal e evasão de divisas.

Dois estabelecimentos da rede Start Fit Academia foram fechados durante a Operação Teto de Vidro II, deflagrada em Brasiléia e Xapuri

Segundo as investigações, os suspeitos utilizavam empresas e “laranjas” para adquirir imóveis, misturando dinheiro ilícito com receitas legais para ocultar a origem criminosa dos valores.

Foram cumpridos sete mandados expedidos pela Justiça Federal, sendo dois de prisão preventiva contra os líderes do grupo e cinco de busca e apreensão em Brasiléia e Xapuri. Além disso, houve o sequestro de bens e valores no montante de R$ 3 milhões.

Segundo as investigações, a rede de academias foi constituída no nome de um dos investigados na primeira fase da operação.

Após a ação policial, a esposa de outro indiciado entrou no esquema e acabou assumindo a sociedade montada pelos investigados. Porém, conforme a polícia, a mulher não tinha recursos para manter o negócio e, na verdade, estaria sendo usada como ‘laranja’, termo usado para descrever pessoas que cedem contas bancárias para receber transações fraudulentas, pelos suspeitos.

Para a PF-AC, a mulher sabia do esquema e também é investigada pelos crimes. “Conforme o inquérito atual, para disfarçar a origem espúria dos recursos obtidos com os crimes então verificados, os membros do grupo criminoso adquiriram imóveis utilizando empresas e interpostas pessoas (“laranjas”). A estratégia envolvia ainda mesclar valores ilícitos com receitas lícitas das empresas, visando conferir aparência de legalidade ao dinheiro proveniente das atividades criminosas”, afirmou a polícia.

Na quinta, os policiais estiveram nas academias da rede em Brasiléia e Xapuri cumprindo sete mandados judiciais, sendo dois de prisão preventiva e outros cinco de busca e apreensão.

A ação foi montada para desarticular um grupo criminoso suspeito de lavagem de dinheiro na região da fronteira entre o Brasil e a Bolívia, país vízinho.

A PF segue investigando o caso para identificar outros envolvidos e apurar possíveis novos crimes. Os suspeitos poderão responder por lavagem de dinheiro e outros delitos relacionados.

Veja vídeo:

 

Comentários

Continue lendo

Extra

Homem é executado com mais de 20 tiros dentro de lava a jato em Rio Branco

Publicado

em

Criminosos invadiram estabelecimento e dispararam contra vítima que dormia no local

Um homem identificado apenas como “Fei” foi assassinado a tiros na madrugada desta sexta-feira (31) dentro de um lava a jato localizado na Rua Coronel Leal, Quadra 8E, no Conjunto Habitacional Cidade do Povo, em Rio Branco.

De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima estava dormindo em um quarto do estabelecimento quando criminosos não identificados invadiram o local, quebraram a porta e efetuaram mais de 20 disparos. “Fei” foi atingido no peito, abdômen e cabeça, morrendo no local. Após a execução, os autores fugiram sem deixar rastros.

Moradores da região relataram ter ouvido os disparos e, ao saírem para verificar o que havia acontecido, encontraram o homem gravemente ferido dentro do quarto. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas, ao chegar, os paramédicos constataram o óbito.

Policiais do 2º Batalhão isolaram a área para os trabalhos periciais. Após a análise da cena do crime, o corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) para exames e identificação oficial.

A motivação do crime ainda é desconhecida. O caso será investigado inicialmente pelos agentes da Equipe de Pronto Emprego (EPE) e, posteriormente, seguirá para a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Comentários

Continue lendo