fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Vereadora Lene Petecão cobra audiência pública para debater isenção do IPTU

Publicado

em

A vereadora Lene Petecão (PSD) fez uso da tribuna na Câmara Municipal de Rio Branco, na manhã de terça-feira, 13, e destacou seu trabalho e empenho para a isenção do IPTU. Na oportunidade, ela cobrou a realização de audiência pública para debater o tema e cujo requerimento já está aprovado pelo parlamento municipal.

“Esse é um assunto que eu venho trabalhando e estudando, a isenção do IPTU, principalmente dessas ruas judicializadas, é um trabalho que trago desde o início do ano”.

Ainda em sua fala, a vereadora apresenta indicações e faz cobrança a secretaria por planejamentos. “Eu estou aqui trazendo trinta e duas indicações, esse é o trabalho que a gente faz, esse é o papel do vereador, mostrar pra gestão onde precisa melhorar. Os bairros estão precisando de tapa buraco, desobstrução de bueiro, limpeza pública e roça e capina. Nós já encaminhamos para secretário da pasta e aguardamos que ele apresente um planejamento”.

A parlamentar segue as cobranças quanto à construção de abrigos de ônibus e afirma que o problema devia ser tratado como urgente.

“Como é que vai se dar essa obra de quatrocentos abrigos de ônibus na qual a cidade de Rio Branco está necessitada. Quando está no verão é um sol pra cada cabeça e no inverno é muita chuva. Então, nós precisamos resolver. São problemas de prioridade porque as pessoas não aguentam o sol é intenso assim como os ônibus que precisam de ar condicionado”.

Por fim, a vereadora apresenta um projeto de Lei que tem como objetivo a fiscalização e proteção do patrimônio publicam municipal.

“É um projeto de Lei tem como objetivo a fiscalização e a proteção do patrimônio público municipal em espaço de uso comum dos munícipes. A qual a população possa usufruir em cada ambiente com segurança. Rio Branco é a capital e não tem uma guarda municipal, deve se tomar o aporte necessário e as devidas providencias para a criação da guarda municipal de Rio Branco”. (Por Emely Azevedo, estagiária de Jornalismo na CMRB)

Comentários

Geral

Acusado de dupla tentativa de homicídio em Sena Madureira é preso

Publicado

em

Wellinton Pereira da Silva, foi preso por investigadores da Polícia Civil de Sena Madureira. A ação dos agentes ocorreu na tarde desta segunda-feira, 2, na Avenida Brasil.

O detido é apontado em um inquérito policial, como um dos envolvidos, em uma dupla tentativa de homicídio.

O crime em 15 de agosto deste ano, no Bairro Ana Alves Vieira.

De acordo com a polícia civil, bandidos armados invadiram um imóvel e atiraram contra as vítimas, identificadas por Geovane e Rodrigo.

Os crimes, teriam ocorrido na disputa por território entre organizações criminosas.

Welliton Pereira é o segundo acusado do crime a ser preso. Antes agentes da Polícia Civil de Sena Madureira, prenderam Emanuel Saboia da Silva.

Toda a investigação do caso é condenado pelo Delegado Thiago Parente. Novas prisões não estão descartadas.

Comentários

Continue lendo

Geral

Prefeitura de Rio Branco cria o Conselho Municipal de Segurança Pública

Publicado

em

Objetivo é fomentar a participação ativa da comunidade na formulação de políticas e estratégias voltadas para a segurança (Foto: Val Fernandes/Assecom)

Composto por representantes de diferentes setores da sociedade, como órgãos públicos, entidades civis, associações de bairro e instituições de ensino, o Conselho Municipal de Segurança Pública tem como objetivo principal fomentar a participação ativa da comunidade na formulação de políticas e estratégias voltadas para a segurança. Rio Branco conta com mais de 300 câmeras de monitoramento, equipamentos que fazem parte da estratégia de tornar a capital acreana mais segura.

“A gente tomou a decisão de implantar o Rio Branco Mais Segura. Já estamos com mais de 300 câmeras na cidade como projeto-piloto e vamos continuar o projeto no ano que vem. Agora, vamos estar criando exatamente esse conselho para que a gente possa ter acesso também a recursos federais. Nós, Prefeitura de Rio Branco, temos compromisso com os nossos munícipes”, ressalta o prefeito.

Segundo o chefe do Gabinete Militar, coronel Ezequiel Bino, uma das principais atribuições do Conselho é realizar diagnósticos e análises sobre a situação da segurança pública na cidade. A partir dessas avaliações, são propostas medidas preventivas e corretivas que visam reduzir os índices de criminalidade e aumentar a sensação de segurança dos moradores.

“A prefeitura de Rio Branco vem fazendo investimentos concretos para que o município não fique alheio a essa discussão. Esse colegiado aqui é fundamental para indicar políticas para o município que deem mais tranquilidade que a cidade merece”, aponta o coronel.

O Conselho Municipal irá promover a integração entre as forças policiais e demais órgãos envolvidos na segurança, buscando uma atuação conjunta e eficiente no combate à criminalidade na troca de informações, com planejamento estratégico e a execução de ações integradas.

“A Polícia Militar vai ouvir desde o Conselho Tutelar, que a gente vê aqui que também faz parte, o Ministério Público e diversos órgãos. Vamos ouvir, discutir, fazer apontamentos, ponderações e chegar a um encaminhamento mais adequado para determinadas demandas”, explica a coronel da PM, Marta Renata.

O promotor de Justiça Rodrigo Curti diz que esse é “um passo importantíssimo para a melhoria da prestação de serviço da segurança pública em auxílio com o estado”. “É importante para que também possamos tratar em âmbito municipal a criação e o fomento de políticas públicas, ações e programas na área da prevenção”.

Dessa forma, a Prefeitura de Rio Branco dá mais um passo coletivo no avanço da garantia da segurança pública municipal. Os conselheiros, irão se reunir de forma trimestral. No próximo encontro será debatido a criação do fundo municipal de segurança pública.

“A outra coisa é exatamente o Rio Branco Mais Seguro. A gente tá buscando um recurso da ordem de 30 milhões de reais para a gente completar cem por cem com câmeras e manter a cidade monitorada. Esse é o passo principal e a questão da criação desse conselho é o passo número um pra gente criar o fundo e buscar recursos federais”, destaca o prefeito.

Comentários

Continue lendo

Geral

Assaltante retorna ao local do crime é amarrado e espancado por populares em Tarauacá

Publicado

em

No município de Tarauacá, um homem enfrentou a fúria dos populares após ser acusado de assaltar vendedores que se encontravam no Arraial de São Francisco. O incidente ocorreu em meio a eventos que abalaram a tranquilidade da comunidade.

De acordo com informações obtidas, o acusado teria cometido um assalto no início da noite deste domingo, dia 1º, visando uma vendedora que estava trabalhando grávida. Nesse ato, ele aterrorizou a vítima, subtraindo todo o dinheiro apurado e seus aparelhos celulares.

Surpreendentemente, o suspeito demonstrou uma audácia, retornando ao local na madrugada para cometer mais assaltos. No entanto, sua decisão imprudente não passou despercebida pelos trabalhadores que estavam no Arraial.

A população se uniu, detendo o indivíduo e o submetendo a uma ação corretiva coletiva. Em seguida, ele foi entregue às autoridades policiais para que a justiça pudesse ser feita.

A polícia está investigando o caso, e medidas legais apropriadas serão tomadas de acordo com a lei para garantir que o acusado responda por seus atos perante a justiça.

Comentários

Continue lendo

Em alta