Conecte-se conosco

Acre

Vereador pretende convidar Gladson Cameli para audiência pública sobre o lamaçal criado por problemas no Programa Ruas do Povo

Publicado

em

O vereador João Marcos Luz proporá, na sessão da Câmara Municipal de quinta-feira, 02, o convite ao governador Gladson Cameli para participar de uma audiência pública para buscar melhorias nas mais de 600 ruas consideradas intrafegáveis do Programa Ruas do Povo. A pavimentação foi realizada pelo estado na gestão anterior, apresentando uma série de falhas.

A proposta tenta encontrar uma resolução para a série de queixas realizadas por rio-branquenses que todos os dias denunciam o lamaçal causado pela falta de um serviço de qualidade, segundo o parlamentar.

“Hoje, o maior problema, em Rio Branco, chama-se Ruas do Povo, que representam 607 ruas intrafegáveis, então a infraestrutura é, sim, o maior gargalo devido a um problema histórico, porque gestores anteriores maquiavam a cidade, faziam o serviço de qualquer jeito, apenas para ganhar voto. Estamos diante de situações gravíssimas”, afirmou o vereador.

Recompensa

João Marcos Luz usou a tribuna do Legislativo Municipal, na manhã desta quarta-feira, 01, para comunicar que houve a publicação no Diário Oficial do Estado, oficializando um grupo de trabalho que deverá regulamentar o pagamento de recompensa para as pessoas que encaminharem denúncia contra o furto de fios de cobre.

Comentários

Acre

Boletim Sesacre sobre o coronavírus volta registrar morte por Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), informa que foram registrados 148 novos casos de coronavírus de 13 a 20 de março. O número de infectados notificados é de 160.678 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 371.793 notificações de contaminação pela doença, sendo que 211.092 casos foram descartados e 23 exames de RT-PCR aguardam análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 157.723 pessoas já receberam alta médica da doença.

Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS) e estão sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Um óbito foi notificado entre os dias 13 e 20 de março, fazendo com que o número oficial de mortes por covid-19 aumente para 2.044 em todo o estado.

O paciente, J. S. C, de 97 anos, morador do município de Sena Madureira, deu entrada no Pronto-Socorro de Rio Branco em 22 de fevereiro e veio a falecer no dia 15 de março.

Sobre os casos de covid-19 no Acre, acesse:
BOLETIM_AC_COVID_21_03_2023_COMPLETO(3)

Sobre a ocupação de leitos no estado, acesse:
http://covid19.ac.gov.br/monitoramento/leitos

Comentários

Continue lendo

Acre

Associação nipo-brasileira oferta à Prefeitura de Rio Branco intercâmbio no Japão na área de produção agrícola

Publicado

em

Associação nipo-brasileira oferta à Prefeitura de Rio Branco intercâmbio no Japão na área de produção agrícola

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, recebeu na tarde desta segunda-feira (20), o presidente e o vice-presidente da Associação Nipo Brasileira do Acre (ANBA), Eduardo Kawada e Luciano Sasai, respectivamente.

Kawada retornou há poucos dias de uma viagem oficial ao Japão e trouxe para o prefeito um belo calendário japonês, presente do Consulado do Japão ao gestor. O presidente trouxe também a oportunidade de o Município enviar ao país nipônico um representante para um curso de 30 dias na área de produção agrícola. O intercâmbio será totalmente custeado pelo governo japonês.

Kawada: “O Japão sabe trabalhar muito bem a questão da agricultura” (Foto: Val Fernandes/Assecom)

“É uma parceria do governo japonês, o interesse de oferecer novas tecnologias de agricultura. É uma oportunidade muito boa, para a pessoa passar, através de indicação da prefeitura, um mês no Japão, aprendendo novas técnicas e podendo passar para a população, para poder ajudar… porque o Japão sabe trabalhar muito bem a questão da agricultura, é um país pequeno onde se produz muito, acho que vai ser de grande valia para Rio Branco e para o Acre”, explicou.

O prefeito Tião Bocalom aproveitou a oportunidade para apresentar aos dirigentes da ANBA, o projeto de moradia popular “1.001 Dignidades”, que consiste na construção de 1.001 casas para pessoas que residem em área de risco, alagadiças, em vulnerabilidade social ou sob esgoto a céu aberto. Kawada se comprometeu em levar uma cópia do projeto ao governo japonês.

“O Japão valoriza muito essa questão do meio ambiente, eu acho que é um projeto que vai ser bem avaliado pelo governo japonês e eu espero que a gente tenha uma boa parceria nessa questão também.”

O prefeito Tião Bocalom comentou sobre a oportunidade de buscar novas tecnologias agrícolas no país nipônico.

“Muito proveitosa, a vinda deles aqui, me trouxeram um belo calendário e também a possibilidade de a gente poder, através de um intercâmbio, enviar para o Japão um técnico agrícola para que lá ele possa, durante 30 dias, ter o encontro com novas tecnologias na agricultura. A gente sabe que a agricultura japonesa é muito avançada. Evidentemente que são climas diferentes, mas indo um técnico agrícola para lá, ele vai observar e aprender muitas das técnicas que eles têm para o desenvolvimento de tecnologias novas.”

Comentários

Continue lendo

Acre

Dra. Michelle Melo propõe Audiência Pública na Aleac sobre pessoas em situação de rua

Publicado

em

Ao utilizar a tribuna na sessão legislativa desta terça-feira (21), na Aleac, a deputada Dra.Michelle Melo (PDT), líder do governo, chamou a atenção para a problemática das pessoas em situação de rua que, segundo ela, cresce vertiginosamente no Acre.

“É urgente trazermos para esta Casa essa discussão. Como presidente da Comissão Legislativa de Direitos Humanos e Cidadania, estou propondo uma Audiência Pública com participação ampla para tratarmos o assunto e encaminharmos soluções.”, disse.

Por meio da Ação Itinerante de seu gabinete, a deputada tem articulado o o apoio institucional e o diálogo com as pessoas que vivem a situação.

“Eles não querem que façamos para ele, mas com eles e estudando sobre esse tema, fui alertada de que não são “moradores de rua”, como se costuma dizer, porque na rua não é o seu lar, nem sua morada, mas uma situação que deve ser transitória, passageira. Por isso estou trazendo essa temática porque precisamos chamar à responsabilidade o Poder Público, incluindo o Poder Legislativo para reverter dessa condição desumana e garantir seus direitos humanos.”, destacou.

A Audiência Pública na Aleac já tem data marcada e deve acontecer no próximo dia 14 de Abril.

Comentários

Continue lendo

Em alta