fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Veja vídeos: Moradores peruanos reclamam da falta de apoio por parte das autoridades locais

Publicado

em

Moradores da pequena cidade de Iñapari que fica na divisa com a cidade acreana de Assis Braisl, estaria passando por um problema durante a cheia que já alagou novamente a cidade.

Segundo informações, o prefeito, funcionários públicos e até a polícia nacional peruana, teriam se retirado da cidade, deixando os moradores à deriva, sem qualquer apoio por parte do poder público.

Segundo vídeos divulgados nas redes sociais, se pode ver que os moradores tiveram que procurar por conta própria, um meio de sair da cidade e controlar o tráfego de pessoas pelas ruas, que agora somente é feito por pequenas embarcações.

Também foi informado que o prefeito da cidade de Assis Brasil, Jerry Correia – juntamente com outras pessoas, foi quem deram apoio oferecendo água potável e outros meios de ajuda para alguns moradores.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Gladson Cameli comenta federação entre PP e União Brasil e diz: “Quem não acreditou, tenha paciência”

Publicado

em

Governador do Acre afirma que diretórios estaduais manterão comando onde partido tem governador; federação será oficializada nesta terça em Brasília

Gladson Cameli reage a federação PP e União Brasil e reforça autonomia do partido no Acre. Foto: cedida 

O governador do Acre e presidente do Progressistas (PP), Gladson Cameli, falou nesta segunda-feira (28) sobre a oficialização da federação entre PP e União Brasil (UB), marcada para esta terça (29) em Brasília. O chefe do Executivo acreano afirmou que a aliança já era esperada e destacou que os diretórios estaduais manterão o comando nos estados onde o partido tem governador.

“Sempre ficou dito pelo Progressistas que, no estado onde o partido tem governador, quem comanda é o diretório regional. No caso, o Acre e Roraima são do PP. Já no Amazonas, por exemplo, é do União Brasil, pois o governador é deles. Então, quem não quis acreditar, paciência. O que é determinado pelo presidente [do partido] obedece-se”, declarou Cameli.

Na última semana, a vice-governadora Mailza Assis (PP) já havia adiantado que os parlamentares do partido no Acre decidiram, por unanimidade, apoiar a federação com o UB visando às eleições de 2026. A oficialização do acordo ocorrerá em Brasília, às 15h desta terça (29), sem cerimônias previstas no Acre.

A medida reforça a estratégia das legendas para ampliar força política no Congresso e nos estados antes do próximo ciclo eleitoral. No Acre, o PP mantém hegemonia, enquanto o União Brasil tem apenas um deputado federal na bancada acreana.

A vice-governadora Mailza Assis (PP) já havia adiantado que os parlamentares do partido no Acre decidiram, por unanimidade, apoiar a federação com o UB visando às eleições de 2026. Foto: cedida 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Lucas, de 9 anos, emociona ao concluir 5 km na Corrida Pró Autismo em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Entre os corredores, Lucas era a única criança autista participando ativamente da prova. Um feito que encheu a família de orgulho e motivou novos sonhos

A 2ª Corrida pró Autismo mostrou, mais uma vez, que promover a inclusão é acreditar na capacidade de cada um, respeitando seus ritmos e celebrações. Foto: cedida 

Por Redação Juruá em Tempo

Neste domingo, 27 de abril, Cruzeiro do Sul foi palco da 2ª edição da Corrida pró Autismo, evento que reuniu dezenas de participantes para dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e reforçar a importância da inclusão social. Entre as histórias de superação, a de Lucas, de apenas 9 anos, comoveu a todos: ele concluiu seu primeiro percurso de 5 km, acompanhado da mãe, Nathália.

Autista, Lucas decidiu participar ao ouvir os pais comentarem sobre a corrida. Segundo Nathália, foi iniciativa dele: “Ele ouviu a gente falando que ia correr e disse: ‘A corrida é do autismo, eu quero ir!’”. Com o desejo de fazer parte do evento, sua mãe não hesitou em fazer a inscrição, mesmo sem imaginar que o menino completaria todo o percurso.

“Viver esse momento foi como uma resposta de Deus. Tudo que fizemos desde o início valeu a pena.” Foto: cedida 

Durante a prova, Lucas demonstrou muita determinação. Mesmo cansado em alguns momentos, insistia em correr: “Ele não queria andar, porque na cabeça dele corrida é para correr. Eu perguntava se ele queria parar, mas ele dizia que não”, contou a mãe emocionada.

Em um dos momentos mais marcantes, já avistando a linha de chegada, Lucas se encheu de energia, disparou na frente da mãe e fez questão de concluir a corrida sozinho. O gesto arrancou aplausos e emocionou quem acompanhava a prova. “Eu fiquei muito emocionada. Segurei a emoção, mas ainda assim chorei um pouquinho”, relembrou Nathália.

Evento que reuniu dezenas de participantes para dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) e reforçar a importância da inclusão social. Foto: cedida 

O momento, vivido em família, representou para Nathália a realização de anos de dedicação. Diagnosticado precocemente, Lucas passou por tratamento intensivo, o que, segundo a mãe, contribuiu para que hoje ele tenha grande autonomia. “Viver esse momento foi como uma resposta de Deus. Tudo que fizemos desde o início valeu a pena.”

Além disso, a participação de sua irmã, Júlia, também incentivada por Lucas, tornou o dia ainda mais especial. “Ele falava para a irmã que ia ser legal correr, e ela foi por causa dele.”

Entre os corredores, Lucas era a única criança autista participando ativamente da prova. Um feito que encheu a família de orgulho e motivou novos sonhos: “Ele já está me cobrando para treinarmos, porque quer participar de outras corridas”, contou Nathália.

Em uma mensagem emocionante, a mãe de Lucas reforçou a importância de aceitar e incentivar as singularidades:
“Diante de tantos obstáculos invisíveis para a sociedade, jamais deixarei de lutar para que você seja quem você é. Superar não é se encaixar – é florescer exatamente como se é. Parabéns a todos os autistas que desafiam o impossível todos os dias. O mundo precisa aprender muito mais com vocês.”

A 2ª Corrida pró Autismo mostrou, mais uma vez, que promover a inclusão é acreditar na capacidade de cada um, respeitando seus ritmos e celebrações.

Em uma mensagem emocionante, a mãe de Lucas reforçou a importância de aceitar e incentivar as singularidades. Foto: cedida 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Quinarí vence as Damas de Aço e conquista o título do Torneio Raimunda Carneiro

Publicado

em

Foto PHD: AVQ provou ser um dos times mais fortes do vôlei acreano na atualidade

A equipe do Quinari (AVQ) derrotou as Damas de Aço por 2 sets a 0, com parciais de por 18×9 e 18×12 e conquistou nesse domingo, 27, na AABB, o título do Torneio Raimunda Carneiro de Vôlei Feminino. 10 equipes disputaram a competição promovida pela desportista Maria Luíza Melo.

“Conseguimos promover uma bela competição e o nosso objetivo é valorizar a modalidade e as atletas. Aproveitamos para homenagear a professora Raimunda, uma veterana do nosso vôlei”, disse Maria Luíza Melo.

Destacou apoiadores

Segundo Maria Luíza Melo, os apoios da Papelaria Globo, vereador Neném Almeida, Cimec, Wallacy Souza/Personal, Ótica Xaimã, FDUA, Bom Dia/Gazeta, FEAV, Churrascaria do Oscar e AABB foram fundamentais para a realização do evento.

“A premiação do torneio foi em dinheiro e isso, sem dúvida, aumentou a disputa. Tivemos um domingo com muito voleibol”, afirmou a coordenadora.

Comentários

Continue lendo