Conecte-se conosco

Acre

Em coletiva neste sábado Tião Bocalom anuncia maioria dos secretários para o segundo mandato

Publicado

em

Em coletiva neste sábado (4), prefeito anunciou mudanças e manteve boa parte de nomes que já atuava anteriormente em sua gestão.

Sobre algumas trocas que ele fez para próxima gestão, o prefeito certificou que irá mudar independente de deixar alguém chateado ou não. Foto: internet

Apesar de já ter definido parte de sua equipe, Bocalom ainda mantém mistério em torno de algumas pastas, como a da Educação, que até então era comandada pela professora Nabirra Bestene. No entanto, a permanência ou substituição da gestora ainda não foi confirmada, o mistério foi adiado para fevereiro.

O anuncio aconteceu neste sábado (4), na sede da prefeitura, nomes que irão compor o primeiro escalão foi apresentado em coletiva de imprensa. No total, são 20 nomes e alguns já acompanham o prefeito desde a sua primeiro dia de gestão.

“Primeiro de tudo, quero dizer que ninguém saiu até agora, porque todas as pastas ainda não foram montadas. Então, qualquer conversa nesse sentido é pura, meramente especulação”, disse o prefeito.

Bocalom assegurou que não está na política para ganhar dinheiro e sim para servir. “Eu quero uma equipe que continue fazendo aquilo que a gente fez durante o primeiro mandato. Servir ao máximo. Eu não trago partidos. Não divido a gestão com partidos, como muita gente faz. Eu chamo as pessoas de acordo com a capacidade de cada uma”, garantiu ele.

Em resposta sobre algumas trocas que ele fez para próxima gestão, o prefeito certificou que irá mudar independente de deixar alguém chateado ou não. “Eu não olho para a chateação de A ou de B. Eu olho para a chateação da população. Eu não quero o trabalho mal feito, quero o trabalho o mais bem feito possível. Vamos estar sempre cobrando o resultado deles”, enunciou.

Nomes como Nabiha Bestene, ex-secretária de Educação, e Neiva Tessinari, que chefiava a Secretaria de Planejamento, não aparecem na nova composição da equipe. Foto: assessoria 

Prefeito só deve anunciar titulares das pastas da Educação, Esporte, Articulação Institucional e Cultura em fevereiro segundo assessor de comunicação Ailton Oliveira

Nome que segue indefinido é o do ex-jogador de futebol profissional Artur Oliveira, que ocupa a Secretaria de Esporte. Não houve anúncio sobre sua continuidade no cargo.

De acordo com o secretário especial de Comunicação, Ailton Oliveira, os titulares dessas pastas serão anunciados apenas após o retorno de Tião Bocalom de suas férias, que começam neste domingo, 5 de janeiro, e se estendem até o dia 21.

“Ainda faltam algumas secretarias e autarquias para o prefeito definir. Ele deve anunciar até fevereiro, após voltar de férias”, revelou Ailton.

O ex-vereador João Marcos Luz (PL),  foi nomeado para comandar a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) na gestão do prefeito Tião Bocalom (PL). Foto: assessoria 

Confira a lista de secretários já nomeados pelo prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom:

Casa Civil – Valtim José da Silva continua à frente da Casa Civil e vai ficar responsável pelo ordenamento de despesas e demais atividades da pasta, secretarias especiais, Gabinete Militar, Controladoria Geral, Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, bem como firmar e executar contratos, convênios e termos de cooperação. Ele vai acumular a responsabilidade do gabinete do prefeito. Está na pasta desde julho de 2023.

Secretaria Especial de Assuntos Jurídicos e Atos Oficiais (SEJUR)Jorge Eduardo Bezerra de Souza Sobrinho

Secretaria Municipal de infraestrutura e mobilidade urbana (Seinfra)Antônio Cid Rodrigues Ferreira continua no cargo. Ele é contador formado pela Faculdade Integrada de Rio Branco, pós-graduado em contabilidade pública tributária e governança pública gestão administrativa. Tem experiência de mais de 35 anos como funcionário efetivo da Secretaria de Estado de Planejamento.

Ferreira irá acumular as responsabilidades da Secretaria municipal de Cuidados com a Cidade (Smcci).

Secretaria Municipal de finanças (Sefin) – continua como secretário Wilson José das Chagas Sena Leite. Ele ainda irá acumular as obrigações da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), que antes era comandado por Neiva Azevedo da Silva Tessinari.

Secretaria Municipal de Gestão administrativa (SMGA) – Continua como secretário, Douglas Jonathan Santiago de Souza. De acordo com a lei de acesso à informação, ele é cientista social com a habilitação em Ciências Políticas, advogado, e especialista em Relações do Trabalho. O secretário trabalha desde 1999 com a gestão pública.

Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) – Deixa a pasta Suellen Araújo da Silva, que estava no cargo desde maio de 2024, e assume João Marcos Luz, que foi vereador com mandato de 2021 a 2024 e não foi reeleito nas eleições de 2024.

Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)Rennan Bihts já havia sido anunciado em dezembro de 2024. Ele é economista e policial civil e ficou no lugar de Dougllas Jonathan Santiago de Souza, que respondia cumulativamente junto ao cargo de secretário municipal de Gestão Administrativa após a saída do pediatra Eliatian Nogueira, em novembro deste ano.

Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec)Cláudio Falcão de Souza, que após o fim das Eleições 2024 em Rio Branco, em outubro, retornou à coordenadoria que já comandava anteriormente.

Gabinete Militar (Gabmil) – continua o Coronel da Polícia Militar da Acre,Ezequiel de Oliveira Bino. Ele já foi Corregedor Geral e Comandante Geral da instituição. Ele está na pasta desde o início da primeira gestão do prefeito. Durante a eleição de 2024, Bino ficou como coordenador da Defesa Civil Municipal e acumulou os dois cargos.

Bino ainda acumula as funções da Secretaria Municipal de Desenvolvimento econômico, turismo, tecnologia e inovação (SDTI).

Serviço de água e esgoto de Rio Branco (Saerb) – Tião Bocalom, manteve Enoque Pereira de Lima à frente do órgão. Ele é servidor público, na carreira de Estado de Gestor de Políticas Públicas, graduado em Matemática, com especialização em gestão escolar e gestão pública.

Procuradoria geral do município (PGM)Joseney Cordeiro da Costa foi mantido no cargo, onde está desde o início do primeiro mandato do prefeito. Bacharel em Direito, tem experiência na área de direito, com ênfase em direito administrativo, processual civil e direito municipal. Atualmente é professor no curso de direito no Centro Universitário Uninorte, em Rio Branco.

Procuradoria geral do município Adjunto (PGM)James Antunes Ribeiro Aguiar

Secretaria Municipal de agropecuária (Seagro) – O agricultor Eracides Caetano de Souza continua comandando a pasta. Ele foi secretário de Agricultura, Obras e Meio Ambiente no município de Acrelândia entre os anos de 1998 a 2000 e de 2016 a 2018.

Controladoria geral do município (CGM) Wilian Alfonso Ferreira Filgueira que é servidor do município de Rio Branco, integrante da carreira de auditor municipal de controle interno, onde ocupava o cargo de auditor chefe da Controladoria-Geral do Município. Pós-graduado em Gerente de Cidade.

Secretaria Municipal de Educação (Seme) José Paulo de Paula Machado foi anunciado de forma adjunta.

Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) Flaviane Agustine Stedille assume, substituindo Carlos Alberto Alves Nasserala. Anteriormente, Flaviane era secretária-adjunta de Receitas, na Sefin.

Instituto de Previdência do Município de Rio Branco (Rbprev) – Sai Osvaldo Rodrigues Santiago e entra Felipe de Moura.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – O jornalista Ailton Antônio Oliveira de Freitas continua à frente da diretoria.

Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) – Tinha à frente Carlos Alberto Alves Nasserala, que agora será substituído de forma adjunta por Charlene Maria de Lima. A ex-candidata a deputada federal e empresária, em 2018 foi um dos alvos da operação Hefesto, que investigava fraudes em licitações de publicidade e chegou a ficar 40 dias presa.

Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb), o prefeito anunciou provisoriamente o engenheiro civil Abdel Barbosa Derze, ficando no lugar de José Assis Benvindo.

Bocalom assegurou que não está na política para ganhar dinheiro e sim para servir. No total, são 20 nomes e alguns já acompanham o prefeito desde a sua primeira gestão. Foto: assessoria 

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Prefeitura de Rio Branco reforça ações de emergência

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco mobilizou, nas primeiras horas deste sábado (27), uma força-tarefa para atendimento às famílias afetadas pelas fortes chuvas registradas nas últimas 48 horas na capital.

O volume acumulado de água fez o nível do Rio Acre subir rapidamente e provocou o transbordamento de igarapés que cortam a cidade, atingindo diversas áreas urbanas.

Diante da situação, o prefeito Tião Bocalom convocou uma reunião de emergência em seu gabinete, reunindo todos os secretários municipais para alinhar ações imediatas de resposta e assistência.

Logo após o encontro, o prefeito visitou a Escola Álvaro Vieira da Rocha, no bairro Conquista, onde 10 famílias — totalizando 36 pessoas — já estão abrigadas pela Defesa Civil Municipal e pela Secretaria de Assistência Social.

Tião Bocalom destacou o trabalho integrado das equipes municipais e reforçou que todas as providências vêm sendo adotadas desde o início das ocorrências.

“Não é com prazer, é com tristeza. Mas fazer o quê? Infelizmente, as chuvas chegaram e as inundações começaram a aparecer. Desde ontem, nossas equipes da Defesa Civil, apoiadas por todas as secretarias, estão em campo até duas horas da manhã para retirar famílias. Aqui nesta escola estão 10 famílias, 36 pessoas, e estamos tomando todas as providências possíveis. A prefeitura está fazendo a sua parte, como sempre fizemos, junto ao governo do Estado e à Defesa Civil. Tanto é que em 2021 ganhamos o prêmio de melhor acolhimento da Defesa Civil Nacional. Fazemos tudo com dor no coração, porque sabemos o quanto é difícil para as famílias, mas seguimos firmes para garantir apoio a quem mais precisa.” ressaltou o prefeito de Río Branco

Após visitar as famílias abrigadas, o gestor seguiu para o Parque de Exposições, onde equipes já iniciam a preparação para novas ações de acolhimento e prevenção, caso o nível das águas continue subindo.

A Prefeitura de Rio Branco segue monitorando a situação e reforça que está de prontidão para atender novas ocorrências decorrentes das chuvas.

Comentários

Continue lendo

Acre

Cinco mulheres são presas ao tentar entrar com drogas escondidas em laranjas no presídio de Rio Branco

Publicado

em

Cinco mulheres foram presas na manhã deste sábado (27) ao tentarem introduzir drogas escondidas dentro de laranjas no Complexo Penitenciário de Rio Branco. A prisão ocorreu durante o procedimento de fiscalização de rotina realizado por policiais penais da unidade.

Segundo informações da administração penitenciária, o material levado pelas visitantes passou pelo aparelho de raio X, que identificou irregularidades no interior das frutas. Durante a inspeção manual, os agentes localizaram 779 gramas de maconha, 105 gramas de cocaína e cerca de um quilo de tabaco.

Diante do flagrante, todo o material ilícito foi apreendido e as cinco mulheres receberam voz de prisão ainda dentro do complexo prisional. Elas foram conduzidas à Delegacia de Flagrantes (DEFLA), onde permaneceram à disposição da Justiça e devem responder por crimes relacionados à tentativa de introdução de drogas no sistema penitenciário.


Comentários

Continue lendo

Acre

Rio Acre ultrapassa cota de transbordamento e atinge 14,55 metros em Rio Branco

Publicado

em

Elevação de 82 centímetros em um único dia aumenta risco de alagamentos em áreas ribeirinhas da capital

Foto: Jardy Lopes

O nível do Rio Acre seguiu em elevação ao longo deste sábado (27), conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 21h, o manancial atingiu 14,55 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, que é de 14,00 metros.

De acordo com os dados oficiais, a primeira aferição do dia, às 5h26, apontava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros. Às 9h, o rio chegou a 14,00 metros, alcançando oficialmente a cota de transbordo. O nível continuou subindo ao longo do dia: 14,14 metros ao meio-dia, 14,30 metros às 15h, 14,43 metros às 18h e, por fim, 14,55 metros às 21h.

Com isso, o Rio Acre acumulou uma elevação de 82 centímetros em apenas 24 horas, ampliando o risco de alagamentos em áreas ribeirinhas da capital acreana.

Apesar de não haver registro de chuvas nas últimas 24 horas em Rio Branco — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes chuvas registradas nas cabeceiras e em municípios do interior do estado.

Comentários

Continue lendo