Acre
Em coletiva neste sábado Tião Bocalom anuncia maioria dos secretários para o segundo mandato
Em coletiva neste sábado (4), prefeito anunciou mudanças e manteve boa parte de nomes que já atuava anteriormente em sua gestão.

Sobre algumas trocas que ele fez para próxima gestão, o prefeito certificou que irá mudar independente de deixar alguém chateado ou não. Foto: internet
Apesar de já ter definido parte de sua equipe, Bocalom ainda mantém mistério em torno de algumas pastas, como a da Educação, que até então era comandada pela professora Nabirra Bestene. No entanto, a permanência ou substituição da gestora ainda não foi confirmada, o mistério foi adiado para fevereiro.
O anuncio aconteceu neste sábado (4), na sede da prefeitura, nomes que irão compor o primeiro escalão foi apresentado em coletiva de imprensa. No total, são 20 nomes e alguns já acompanham o prefeito desde a sua primeiro dia de gestão.
“Primeiro de tudo, quero dizer que ninguém saiu até agora, porque todas as pastas ainda não foram montadas. Então, qualquer conversa nesse sentido é pura, meramente especulação”, disse o prefeito.
Bocalom assegurou que não está na política para ganhar dinheiro e sim para servir. “Eu quero uma equipe que continue fazendo aquilo que a gente fez durante o primeiro mandato. Servir ao máximo. Eu não trago partidos. Não divido a gestão com partidos, como muita gente faz. Eu chamo as pessoas de acordo com a capacidade de cada uma”, garantiu ele.
Em resposta sobre algumas trocas que ele fez para próxima gestão, o prefeito certificou que irá mudar independente de deixar alguém chateado ou não. “Eu não olho para a chateação de A ou de B. Eu olho para a chateação da população. Eu não quero o trabalho mal feito, quero o trabalho o mais bem feito possível. Vamos estar sempre cobrando o resultado deles”, enunciou.

Nomes como Nabiha Bestene, ex-secretária de Educação, e Neiva Tessinari, que chefiava a Secretaria de Planejamento, não aparecem na nova composição da equipe. Foto: assessoria
Prefeito só deve anunciar titulares das pastas da Educação, Esporte, Articulação Institucional e Cultura em fevereiro segundo assessor de comunicação Ailton Oliveira
Nome que segue indefinido é o do ex-jogador de futebol profissional Artur Oliveira, que ocupa a Secretaria de Esporte. Não houve anúncio sobre sua continuidade no cargo.
De acordo com o secretário especial de Comunicação, Ailton Oliveira, os titulares dessas pastas serão anunciados apenas após o retorno de Tião Bocalom de suas férias, que começam neste domingo, 5 de janeiro, e se estendem até o dia 21.
“Ainda faltam algumas secretarias e autarquias para o prefeito definir. Ele deve anunciar até fevereiro, após voltar de férias”, revelou Ailton.

O ex-vereador João Marcos Luz (PL), foi nomeado para comandar a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) na gestão do prefeito Tião Bocalom (PL). Foto: assessoria
Confira a lista de secretários já nomeados pelo prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom:
Casa Civil – Valtim José da Silva continua à frente da Casa Civil e vai ficar responsável pelo ordenamento de despesas e demais atividades da pasta, secretarias especiais, Gabinete Militar, Controladoria Geral, Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, bem como firmar e executar contratos, convênios e termos de cooperação. Ele vai acumular a responsabilidade do gabinete do prefeito. Está na pasta desde julho de 2023.
Secretaria Especial de Assuntos Jurídicos e Atos Oficiais (SEJUR) – Jorge Eduardo Bezerra de Souza Sobrinho
Secretaria Municipal de infraestrutura e mobilidade urbana (Seinfra) – Antônio Cid Rodrigues Ferreira continua no cargo. Ele é contador formado pela Faculdade Integrada de Rio Branco, pós-graduado em contabilidade pública tributária e governança pública gestão administrativa. Tem experiência de mais de 35 anos como funcionário efetivo da Secretaria de Estado de Planejamento.
Ferreira irá acumular as responsabilidades da Secretaria municipal de Cuidados com a Cidade (Smcci).
Secretaria Municipal de finanças (Sefin) – continua como secretário Wilson José das Chagas Sena Leite. Ele ainda irá acumular as obrigações da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), que antes era comandado por Neiva Azevedo da Silva Tessinari.
Secretaria Municipal de Gestão administrativa (SMGA) – Continua como secretário, Douglas Jonathan Santiago de Souza. De acordo com a lei de acesso à informação, ele é cientista social com a habilitação em Ciências Políticas, advogado, e especialista em Relações do Trabalho. O secretário trabalha desde 1999 com a gestão pública.
Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) – Deixa a pasta Suellen Araújo da Silva, que estava no cargo desde maio de 2024, e assume João Marcos Luz, que foi vereador com mandato de 2021 a 2024 e não foi reeleito nas eleições de 2024.
Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) – Rennan Bihts já havia sido anunciado em dezembro de 2024. Ele é economista e policial civil e ficou no lugar de Dougllas Jonathan Santiago de Souza, que respondia cumulativamente junto ao cargo de secretário municipal de Gestão Administrativa após a saída do pediatra Eliatian Nogueira, em novembro deste ano.
Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) – Cláudio Falcão de Souza, que após o fim das Eleições 2024 em Rio Branco, em outubro, retornou à coordenadoria que já comandava anteriormente.
Gabinete Militar (Gabmil) – continua o Coronel da Polícia Militar da Acre,Ezequiel de Oliveira Bino. Ele já foi Corregedor Geral e Comandante Geral da instituição. Ele está na pasta desde o início da primeira gestão do prefeito. Durante a eleição de 2024, Bino ficou como coordenador da Defesa Civil Municipal e acumulou os dois cargos.
Bino ainda acumula as funções da Secretaria Municipal de Desenvolvimento econômico, turismo, tecnologia e inovação (SDTI).
Serviço de água e esgoto de Rio Branco (Saerb) – Tião Bocalom, manteve Enoque Pereira de Lima à frente do órgão. Ele é servidor público, na carreira de Estado de Gestor de Políticas Públicas, graduado em Matemática, com especialização em gestão escolar e gestão pública.
Procuradoria geral do município (PGM) – Joseney Cordeiro da Costa foi mantido no cargo, onde está desde o início do primeiro mandato do prefeito. Bacharel em Direito, tem experiência na área de direito, com ênfase em direito administrativo, processual civil e direito municipal. Atualmente é professor no curso de direito no Centro Universitário Uninorte, em Rio Branco.
Procuradoria geral do município Adjunto (PGM) – James Antunes Ribeiro Aguiar
Secretaria Municipal de agropecuária (Seagro) – O agricultor Eracides Caetano de Souza continua comandando a pasta. Ele foi secretário de Agricultura, Obras e Meio Ambiente no município de Acrelândia entre os anos de 1998 a 2000 e de 2016 a 2018.
Controladoria geral do município (CGM) – Wilian Alfonso Ferreira Filgueira que é servidor do município de Rio Branco, integrante da carreira de auditor municipal de controle interno, onde ocupava o cargo de auditor chefe da Controladoria-Geral do Município. Pós-graduado em Gerente de Cidade.
Secretaria Municipal de Educação (Seme) – José Paulo de Paula Machado foi anunciado de forma adjunta.
Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) – Flaviane Agustine Stedille assume, substituindo Carlos Alberto Alves Nasserala. Anteriormente, Flaviane era secretária-adjunta de Receitas, na Sefin.
Instituto de Previdência do Município de Rio Branco (Rbprev) – Sai Osvaldo Rodrigues Santiago e entra Felipe de Moura.
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – O jornalista Ailton Antônio Oliveira de Freitas continua à frente da diretoria.
Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) – Tinha à frente Carlos Alberto Alves Nasserala, que agora será substituído de forma adjunta por Charlene Maria de Lima. A ex-candidata a deputada federal e empresária, em 2018 foi um dos alvos da operação Hefesto, que investigava fraudes em licitações de publicidade e chegou a ficar 40 dias presa.
Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb), o prefeito anunciou provisoriamente o engenheiro civil Abdel Barbosa Derze, ficando no lugar de José Assis Benvindo.

Bocalom assegurou que não está na política para ganhar dinheiro e sim para servir. No total, são 20 nomes e alguns já acompanham o prefeito desde a sua primeira gestão. Foto: assessoria
Comentários
Acre
Campeão do Norte de Futsal e Tri-campeão acreana Atlético Brasileense busca mais um título após empate espetacular neste sábado
Campeão do Norte empata com o Quinari fora de casa após estar perdendo por 4 a 0; decisão será no próximo jogo, em Brasiléia ou em outra praça definida pela Fafs

Em um jogo de reviravoltas emocionantes, o Atlético Clube Brasileense garantiu um empate heroico contra o Quinari Sport Clube, na noite deste sábado, pela primeira partida da final do Campeonato Acreano de Futsal 2025. Foto: captada
O Atlético Clube Brasileense (Selecionado de Brasiléia), primeiro e único Campeão do Norte de Futsal e Tri-campeão Acreana, protagonizou uma virada histórica na primeira partida da final do Campeonato Acreano de Futsal 2025, neste sábado, dia 20. Mesmo perdendo por 4 a 0 para o Quinari Sport Clube, no ginásio José Édson Honorato, a equipe conseguiu reagir e garantir um empate heroico fora de casa, deixando a taça em aberto para o segundo jogo.
O time, que é o primeiro e único acreano campeão do Norte na modalidade Futsal e já possui três estaduais, terá agora a vantagem de decidir o título em sua cidade, diante da torcida. Na semifinal, o Brasileense havia eliminado o Fluminense da Bahia e garantido a melhor campanha da competição, o que lhe deu o direito de jogar a primeira final fora.
Agora, basta uma vitória simples em casa para que o Selecionado de Brasiléia levante a taça de campeão acreano de 2025.

O time, que já é tricampeão estadual e único campeão do Norte de Futsal, chega à decisão com a melhor campanha da competição e a confiança renovada após a reação no primeiro jogo. Foto: captada
A decisão da Fafs e recursos da Atlético Brasileense
A Federação Acreana de Futebol de Salão (Fafs) divulgou na sexta-feira (19), resposta aos recursos apresentados pelo gerência do Atlético Clube Brasileense (Selecionado de Brasiléia). Em resumo, a entidade decidiu manter até então a perda de três mandos de quadra do time do interior.
A decisão inicial da Fafs ocorreu em virtude da série de ocorrências do duelo de volta das semifinais do Campeonato Acreano de Futsal Série A entre Atlético Clube Brasileense (Selecionado de Brasiléia) e Fluminense da Bahia, na última sexta-feira (12), no ginásio poliesportivo Eduardo Lopes Pessoa, na fronteira.
Na ocasião, a Fafs levou em consideração: tentativas de torcedores em derrubar uma das traves; puxão na camisa do árbitro Talisson Gomes – o que levou a paralisação do jogo – e arremessos de “bomba, latas de cervejas e pedras de gelo” da torcida na quadra.

Atlético Brasileense, que saiu de 4 a 0 para igualar o placar, precisa vencer em casa para conquistar o título estadual de 2025. Foto: cedida
Apesar do Atlético Clube Brasileense (Selecionado de Brasiléia) alegar que a perda de mandos de quadra não consta no artigo 25 do regulamento da competição, base para aplicação da punição, a Fafs destacou que a pena está prevista no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), e que entidade – assim como as demais – está submetida.
Veja abaixo o que diz o artigo 25 do regulamento da competição:
- “Caso venham a ocorrer quaisquer animosidades, agressões, tentadas ou consumadas, física ou verbal, brigas, tumultos de qualquer natureza ou incidentes que venham causar, ou não, suspensão ou paralisação de jogo, arremesso de objetos ou líquidos de qualquer espécie dentro da quadra, independente de serem os autores membros das comissões técnicas, atletas, funcionários, colaboradores, dirigentes ou integrantes das torcidas, as equipes responsáveis, visitantes ou não, são passíveis de apenação, independentemente da ordem ou sequência de aplicação, com as seguintes sanções: Suspensão ou fim do jogo, Exclusão do jogador ou equipe da competição”.
A Fafs considerou ainda que, a perda dos três mandos de quadra, representam uma punição “sevara, de caráter pedagógico”, e “proporcional à gravidade dos fatos”. Na decisão, a Fafs informou ainda que será responsável por definir onde o Atlético Clube Brasileense (Selecionado de Brasiléia) vai mandar o segundo jogo da decisão: Rio Branco, Senador Guiomard ou em Xapuri.

Brasiléia x Fluminense da Bahia – semifinal volta Acreano de Futsal Série A. Foto: Divulgação/Fafs
Desta forma, a Federação Acreana de Futebol de Salão (Fafs) negou o recurso apresentado pela equipe do Fluminense da Bahia, que pedia a exclusão do Atlético Clube Brasileense (Selecionado de Brasiléia) com base no artigo 25 do regulamento da competição do futsal acreano.
Ida da final neste sábado
Quinari Sport Clube e Atlético Clube Brasileense (Selecionado de Brasiléia) se enfrentaram neste sábado (20), o jogo aconteceu às 19h, na cidade de Senador Guiomard, no primeiro jogo da decisão do estadual de futsal, com placar de 4+4. Os detalhes da segunda partida – dia, local e horário – ainda serão definidos pela Fafs.
Em caso de empate no número de pontos ganhos após o término de ambos os jogos, o confronto vai para prorrogação. Se persistir a igualdade no tempo extra, o campeão será definido nos pênaltis.
Com informações de Kelton Pinho
Comentários
Acre
Polícia Militar prende suspeito de agiotagem em agência bancária de Sena Madureira
A Polícia Militar do Acre, por meio do 8º Batalhão, prendeu um homem suspeito de envolvimento com a prática de agiotagem, na tarde desta sexta-feira, 20, em uma agência bancária localizada no centro de Sena Madureira.
A ação teve início após denúncia indicando que um indivíduo estaria dentro do banco portando diversos cartões de benefícios sociais e realizando saques de forma suspeita. Diante das informações repassadas, uma guarnição foi deslocada ao local para averiguação.
Ao chegar à agência, os policiais identificaram um homem com as características informadas, que realizava saque em um dos caixas eletrônicos e demonstrou nervosismo ao perceber a presença da equipe. Durante a abordagem, foi constatado que o suspeito estava de posse de vários cartões bancários, incluindo cartões de programas sociais, além de uma quantia significativa em dinheiro.
Na verificação, os militares apreenderam mais de 20 cartões bancários, comprovantes de saque, dinheiro em espécie e objetos pessoais. De acordo com a Polícia Militar, os indícios apontam para um possível esquema de usura, no qual cartões de terceiros seriam retidos como forma de garantia para empréstimos de dinheiro com cobrança de juros acima do permitido por lei.
O suspeito foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Sena Madureira, juntamente com todo o material apreendido, para a adoção dos procedimentos cabíveis. A ocorrência foi registrada como usura pecuniária, conforme previsto na legislação vigente.
Comentários
Acre
Plácido de Castro lideram taxa de mortalidade no Acre, já Assis Brasil e Brasiléia lidera na região do alto acre, aponta IBGE
Município registrou 6,3 mortes a cada mil habitantes em 2024, seguido por Santa Rosa do Purus e Epitaciolândia; dados reforçam tendência histórica no estado

Os dados, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) colocam o município de Epitaciolândia, com 6,1 óbitos por mil habitantes. Foto: arquivo
Plácido de Castro, município de pouco mais de 16 mil habitantes, encerrou 2024 com a maior taxa proporcional de mortalidade do Acre: 6,3 mortes a cada mil moradores. Os dados, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último dia 10, colocam o município à frente de Santa Rosa do Purus e Epitaciolândia, ambas com 6,1 óbitos por mil habitantes.
A taxa, que considera a proporção de mortes em relação ao tamanho da população, permite comparar municípios de diferentes portes. Os números reforçam uma tendência já observada em anos anteriores no estado. Em 2021, por exemplo, o Acre havia registrado redução de 5,8% nas mortes em relação a 2020, mas ainda assim permanecia acima da média nacional.
Já entre os municípios mais populosos do estado, Cruzeiro do Sul e Rio Branco registraram 5,2 mortes por mil habitantes em 2024. A capital acreana tem população estimada em 364.756 pessoas, enquanto Cruzeiro do Sul reúne cerca de 91.888 moradores.
Outras cidades com taxas elevadas foram Senador Guiomard, com 5,6 óbitos por mil habitantes, Assis Brasil, com 5,4, Brasiléia, com 5,3, Capixaba, com 5,1, e Feijó, que fechou o ano com 5 mortes por mil habitantes.
Por outro lado, municípios com menor população registraram os menores índices proporcionais de óbitos no estado. Porto Walter teve 1,9 morte por mil habitantes, Jordão registrou 2,2, e Marechal Thaumaturgo, 2,5 óbitos por mil moradores em 2024.

As cidades com taxas elevadas foram Senador Guiomard, com 5,6 óbitos por mil habitantes, Assis Brasil, com 5,4, Brasiléia, com 5,3, Capixaba, com 5,1, e Feijó, que fechou o ano com 5 mortes por mil habitantes. Foto: arquivo
Também aparecem abaixo da média estadual Rodrigues Alves, com 3,3, Acrelândia, com 3,6, Bujari, com 3,8, e Manoel Urbano, que marcou 4,3 óbitos por mil habitantes.
O levantamento integra as Estatísticas do Registro Civil de 2024 do IBGE, que detalham os registros de óbitos em todo o país. Apesar de não representar o número absoluto de mortes, o índice revela a intensidade relativa dos óbitos em cada localidade, servindo como um importante indicador para políticas públicas de saúde e planejamento.

Com taxas elevadas está Assis Brasil, com 5,4 e Brasiléia, com 5,3, que fechou o ano com 5 mortes por mil habitantes, dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foto: arquivo


Você precisa fazer login para comentar.