Acre
Vanda Milani lamenta falecimento de irmã Cláudia

“A educação do Acre está de luto”, exclamou a deputada Vanda Milani em Brasília, ao receber esta terça-feira|(12), a notícia da morte, aos 91 anos, de irmã Cláudia ,religiosa há 69 anos da Congregação das Servas de Maria Reparadora. Para a deputada, um verdadeiro ícone na educação de gerações de acreanos que ” tiveram o privilégio de ser aluno desta grande educadora no Colégio São José ou no Imaculada Conceição, onde também foi diretora por 14 anos. Meu próprio marido, Sylas Pascoal Nogueira, pertenceu a 1º turma do Imaculada Conceição (e lembra -como os demais alunos daquela localidade e época- do carinho especial com que sempre foi tratado por irmã Cláudia) ,além dos meus 3 filhos(Paulo ,Samuel e Israel Milani) que passaram pelas mãos desta professora que fez história no Acre”.
Ao longo de mais de 6 décadas, lembrou Vanda Milani, Maria Cláudia Barbosa da Silva- ou simplesmente irmã Cláudia como era carinhosamente tratada por seus alunos- “soube não apenas ministrar conhecimento mas também transmitir sólidos valores cristãos que forjaram a dignidade e o caráter de inúmeros acreanos, contribuindo de forma decisiva na edificação de autênticos cidadãos ,transformando alunos em futuras personalidades de destaque nos mais diversos segmentos da sociedade da nossa terra.”
A vocação pelo magistério, destacou Vanda Milani, não apagou em irmã Cláudia o fervor religioso, mas contribuiu para a consolidação de uma didática refinada que, através de uma técnica peculiar de voz suave, soube ministrar conhecimento e atrair a admiração e respeito de seus alunos. Já sua religiosidade, ressaltou a parlamentar, só fez aprofundar a atenção e cuidado pelos mais carentes, “e a certeza que educação é a mola-mestra para o engrandecimento pessoal ,progresso social e desenvolvimento econômico de toda sociedade”
Histórico
Por fim, Vanda Milani ressaltou que irmã Cláudia sempre demonstrou um profundo carinho pela própria terra -o Acre. “Natural de Rio Branco e filha mais nova de 4 irmãos, desde cedo irmã Cláudia despertou para a vida religiosa e o magistério deixando um enorme legado à educação- e ao ensino em particular. Como ex-professora, quero registrar meu reconhecimento a esta grande educadora que dedicou toda uma vida para o engrandecimento de sua terra e sua gente. E meu mais profundo pesar a seus amigos e familiares por esta perda significativa para todo o Acre”.
…
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.



Você precisa fazer login para comentar.