Flash
Valter Prado se coloca à disposição de Gladson: “Em seis meses, trago de volta a sensação de segurança”
“Vagabundo irrecuperável, a gente envia pro além e manda ele conversar com o capeta”, declarou Prado
O delegado aposentado, Valter Prado, concedeu entrevista ao ContilNet e se colocou à disposição do futuro governador do Acre, Gladson Cameli, segundo ele, não para assumir a pasta da Segurança Pública, mas para comandar um grupo de elite que ele próprio irá formar e garantir pôr fim à criminalidade no estado.
Valter Prado, quando na ativa, comandou uma Força Tarefa na então gestão do governador do Acre, Jorge Viana, na década de 90, e conseguiu reduzir significativamente os índices de violência no estado, onde a elucidação dos homicídios era quase de 100%. Prado foi inclusive, apelidado pela população acreana de Xerife, dado a sua linha dura e correta no combate ao crime.
“Estou me colocando à disposição do Gladson para me desaposentar e ajudar no combate o crime. Pretendo formar uma equipe com dois delegados e vinte agentes. Iremos adotar toque de recolher para a vagabundagem. Às quintas, sextas, sábados e aos domingos. Vagabundo que passar das 22h da noite na rua, vai para a cadeia”, garante Valter Prado.
Em relação às Audiências de Custódia, alvo de críticas sobre soltar presos em menos de 24 horas, Prado explicou que, pela Lei Penal, um delegado pode solicitar a detenção de um suspeito por até 15 dias para que esse seja investigado.
“A Lei é clara. Se o sujeito presta, é claro que ele vai ser solto após um trabalho de investigação. Agora se o vagabundo não presta, é irrecuperável, a gente tem que mandar ele pro além e ir bater um papo com o capeta”, explica o delegado aposentado.
Obtendo o aval do futuro governador para criar o que denomina de “Grupo de Elite”, Valter Prado garante que, num curto espaço de tempo, a sociedade terá de volta a sensação de segurança e paz com a redução da criminalidade.
“Se em seis meses eu não conseguir fazer o que digo, eu mesmo irei pedir para sair. Peço minha demissão. Eu só quero contribuir e ajudar. Temos as melhores polícias, Civil e Militar, do Brasil. Os melhores agentes. O que falta é dar a esses guerreiros, autonomia para trabalhar”, diz.
Prado lamentou também que hoje no Acre, a grande maioria dos crimes estão impunes.
“Hoje nós temos no Acre mais de 500 homicídios sem resposta. Crime tem que ser elucidado. Investigar é igual procurar uma agulha no palheiro e se eu procuro, pode ter a certeza que eu vou encontrar e nada ficará impune, até porque a sociedade precisa de respostas”, finalizou.
Comentários
Flash
Trabalhador morre após ser atingido por trator na zona rural de Tarauacá
Vítima realizava manutenção do veículo quando foi atingida; populares tentaram socorro, mas homem morreu no local
Um trabalhador identificado como Abraão morreu na tarde desta quinta-feira (30) após ser atingido por um trator enquanto realizava a manutenção do veículo na zona rural de Tarauacá.
O acidente ocorreu na fazenda do ex-vereador Ezi Aragão, na Comunidade Lago Novo, próxima ao Rio Muru. No momento do ocorrido, Abraão trabalhava ao lado do pai, Sr. Adalto, na construção de um açude e de uma barragem.
Segundo relatos, o trator escorregou da base onde estava apoiado e tombou sobre a vítima. Populares tentaram prestar socorro, mas Abraão já não apresentava sinais vitais quando foi encontrado.
Comentários
Flash
Harmonia no Trânsito: Prefeitura de Brasileia em parceria com a Honda realiza palestra para mototaxistas
Com a missão de reduzir acidentes através da conscientização de pedestres e motoristas. A montadora Honda com o grupo Star Motos em parceria com a Prefeitura de Brasileia realizou na noite desta quinta-feira, 30, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), a palestra “Harmonia no Trânsito” com os mototaxistas do município.
Participaram ainda o Supervisor de vendas do grupo Star Motos da Honda- Marcos Aurélio e o Presidente do Sindmoto de Brasileia Monoel Soares.
A palestra educativa “Harmonia no Trânsito” é um projeto da Honda desde 1970 e desde 2024 passou a ser um projeto da Honda mundial nos Centros de Atendimento da Honda. Que visa reduzir o índice de acidentes com motos da empresa até 2050. Além do projeto com crianças de 06 a 10 anos.
A palestra que teve como instrutor João Paulo Rodrigues natural de Brasileia. Ele destacou as informações, índice de trânsito de acidentes, gastos do governo com trânsito e as vítimas e técnicas de pilotagem.
Essa parceria entre Prefeitura de Brasileia e a Honda demonstra o compromisso da gestão do Prefeito Carlinhos do Pelado em garantir mais segurança e sobre tudo consciência no trânsito para toda a população no município.
” A classe de mototaxistas na verdade o índice com acidentes é quase zero por que são profissionais preparados levando e trazendo pessoas como entrar e sair de uma curva fazendo a melhor pilotagem com segurança. Essa é a ideia do nosso projeto no Acre que começa em Brasileia com o apoio do nosso prefeito parceiro Carlinhos do Pelado. Destacou o Supervisor de vendas da Honda Marcos Aurélio.
O Presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Brasileia ( Sindmoto), Manoel Soares agradeceu a parceria pela realização da palestra e enfatizou a importância de colocar em prática no trânsito do dia a dia: ” Agradecemos a DEUS pela oportunidade e a Honda e a Prefeitura de Brasileia o prefeito da nossa cidade Carlinhos do Pelado que nos convidou para está aqui por essa palestra importante para todos nós Mototaxistas, taxistas e a população do nosso município. Por que é mais uma experiência para nós colocar no dia a dia no trânsito. Concluiu
Comentários
Flash
Justiça revoga progressão de regime de preso condenado por tortura e determina exame criminológico
A Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Acre revogou a progressão de regime concedida a Jefson Castro da Silva Ferreira, condenado a sete anos de prisão por torturar o morador em situação de rua Renan de Souza, conhecido como “Nego Bau”. A decisão atendeu a um recurso do Ministério Público Estadual.
Jefson Castro foi condenado em setembro de 2023 por tortura, crime no qual a vítima teve um dos dedos decepado por um golpe de terçado. Em novembro do mesmo ano, ele progrediu do regime fechado para o semiaberto, após decisão da Vara de Execuções Penais.
No entanto, o Ministério Público recorreu contra a medida, argumentando que a progressão foi concedida sem a realização do exame criminológico, exigido pela Lei 14.843/24, publicada no Diário Oficial em abril de 2024.
O relator do caso, desembargador Elcio Mendes, votou pela revogação da progressão de regime, sendo acompanhado pela presidente da Câmara Criminal, desembargadora Denise Castelo Bonfim. O desembargador Francisco Djalma foi contrário à decisão, mas ficou vencido no julgamento.
Com a decisão, Jefson Castro retorna ao regime fechado e só poderá progredir para o semiaberto após passar pelo exame criminológico.
Renan de Souza, o “Nego Bau”, morreu em janeiro de 2022, vítima de uma parada cardíaca.
Você precisa fazer login para comentar.