fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Vai à sanção projeto que obriga realização de exame para diagnóstico de câncer em até 30 dias

Publicado

em

Plenário aprovou nesta quarta-feira (16) o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 143/2018, que garante aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com suspeita de câncer o direito a biópsia no prazo máximo de 30 dias, contados a partir do pedido médico. A matéria seguirá para sanção presidencial.

De autoria da deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), o projeto estabelece que o limite de até 30 dias valerá para os exames necessários nos casos em que a neoplasia maligna (termo médico que se refere aos tumores cancerígenos) seja a principal hipótese do médico.

A mudança será incluída na lei que já estipula o início do tratamento pelo SUS em no máximo 60 dias a partir do diagnóstico do câncer (Lei 12.732, de 2012). O objetivo é acelerar ainda mais o acesso a medicações e cirurgias necessárias pelos pacientes. A autora do projeto avalia que a falta de prazo também para os exames diagnósticos é uma lacuna na lei atual.

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) foi o relator da proposta, que garante a realização de biópsia, no caso de suspeita de câncer, em até 30 dias
Fonte: Agência Senado

Em abril, o projeto foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), sob a relatoria do senador Nelsinho Trad (PSD-MS).

— O momento da detecção do câncer impacta decisivamente a sua letalidade, ou seja, o percentual de pessoas acometidas que vêm a falecer por causa da doença. Afinal, pouco adianta instituir o tratamento para as neoplasias malignas no prazo de 60 dias contados a partir do diagnóstico da moléstia, se este é realizado tardiamente — disse Trad, sendo apoiado pela senadora Zenaide Maia (Pros-RN).

A senadora Rose de Freitas (Podemos-ES) citou dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostrando que 300.140 novos casos foram registrados entre os homens e 282.450 entre as mulheres somente em 2018. Já os últimos dados de mortalidade por câncer disponíveis apontam para 107.470 homens e 90.228 mulheres no ano passado.

— Perdoem, meus companheiros, por ser tão exigente, mas é que o mesmo momento não se repete duas vezes na mesma vida de uma pessoa com câncer de mama. Com o diagnóstico ela tem chance; sem diagnóstico, nenhuma — afirmou, destacando que o projeto é uma medida concreta de combate à doença, no mês da campanha de conscientização sobre o câncer de mama.

A referência ao Outubro Rosa foi feita também pela senadora Leila Barros (PSB-DF), que contou ter perdido a mãe vítima da doença.

— Isso tem que ser uma causa não só das mulheres, mas uma causa do Congresso Nacional. A gente tem que olhar com muito carinho não só no Outubro Rosa, mas todos os dias. A gente tem que dar atenção e as respostas devidas, principalmente às mulheres.

Fonte: Agência Senado

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Após sucesso no “BBB 24”, Alane Dias ganha chance de ouro na TV Globo: ‘Atuar’

Publicado

em

Por

Parece que o sucesso que Alane Dias fez no “BBB 24“, está lhe rendendo frutos dentro da TV Globo. Segundo informações da colunista Carla Bittencourt, do site Notícias da TV, a bailarina recebeu uma proposta irrecusável na emissora.

Na próxima semana, a ex-sister participará de seu primeiro teste de atuação e, em seguida, ficará disponível no banco de talentos da empresa. Isso significa que, por enquanto, ela não tem nenhum trabalho em vista, mas que, caso precisem de uma atriz com as características dela, ela poderá ser escolhida.

A ex-BBB parece estar seguindo os passos de Grazi Massafera, Rafa Kalimann e Jade Picon que, após participarem do reality, ganharam chances de atuação na TV Globo e hoje são sucesso de audiência.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Isabelle comenta semelhança física entre Matteus e seu ex-namorado: ‘Idênticos’

Publicado

em

Por

Em entrevista ao portal O Globo nesta quinta-feira (25), a terceira colocada do “Big Brother Brasil“, Isabelle Nogueira, falou sobre a relação com Matteus depois que o reality show chegou ao fim e, principalmente, sobre a semelhança entre o gaúcho e seu ex-noivo, André Ereiro.

Muito foi questionado a respeito dos dois serem parecidos, no entanto, a ex-sister afirmou que não se envolve com pessoas apenas pela sua beleza física. “É o meu tipo. Eu gosto de homem assim, com essa estrutura, com esse físico. Mas eu olho muito para o coração. O Matteus me conquistou com as histórias da avó dele, da vida dele no campo, como ele era simples, o quanto ele é aguerrido“, contou a cunhã-poranga.

Isabelle ainda ressaltou que não se interessou por Matteus logo de cara, quando o conheceu no reality show: “óbvio que ele é um homem bonito, mas se fosse só a beleza eu teria ficado apaixonada por ele no primeiro dia do programa. E no primeiro dia do programa eu votei nele para ele ir embora (risos). Quando a gente foi se conhecendo, eu conheci o coração dele. Ele é um rapaz muito simples e aquilo foi me encantando“.

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Em entrevista, Luciano Camargo dá detalhes de novo projeto gospel, “Terra Fértil”

Publicado

em

Por

Luciano Camargo, dupla e irmão de Zezé Di Camargo, lançou o seu novo projeto gospel, chamado ‘Terra Fértil‘ e deu todos os detalhes com exclusividade à Metropolitana FM!

O cantor contou todos os detalhes de como teve a ideia de produzir um projeto com louvores, que foi anunciado em 2020, época da pandemia do covid-19, além de contar como sua mãe foi importante neste processo. O sertanejo também explicou o significado de “Terra Fértil”. Confira:

Fonte: TOP FAMOSOS

Comentários

Continue lendo