Cotidiano
Uso do cigarro eletrônico cresce entre jovens e preocupa especialistas de saúde
Usar um dispositivo desse com 3% a 5% de nicotina equivale a fumar de dez a 15 cigarros por dia, aumentando risco de infarto e doenças pulmonares
Mais de 3% da população acima dos 18 anos no Brasil faz uso diário ou ocasional de cigarro eletrônico, aponta pesquisa realizada pelo Datafolha. Mesmo com a comercialização proibida desde 2009 no país, o dispositivo é facilmente adquirido em tabacarias, lojas de conveniência, supermercados e sites, o que preocupa autoridades de saúde.
Ao contrário do que alguns acreditam, o cigarro eletrônico não é inofensivo. Já foi apontado, inclusive, como causa de um novo tipo de doença pulmonar, conhecida pela sigla EVALI (do inglês vaping associated lung injury), e relacionado a várias mortes. O cardiologista Paulo Negreiros, do Hospital Marcelino Champagnat, alerta que mesmo com índice menor de lesões que o cigarro comum, o vape – como é conhecido – pode causar lesões sérias no pulmão e ainda, levar ao infarto. “Por causar uma inflamação, o cigarro eletrônico pode ser um indutor de infartos e, por isso, dores torácicas devem sempre estar no radar de quem fuma”.
Perigo para jovens
“Além das questões pulmonares e cardiológicas, o dispositivo acaba abrindo uma porta para outros tipos de dependência química, principalmente para os adolescentes”, complementa a pneumologista Orjana Freitas.
Seu funcionamento consiste no aquecimento de um líquido – a uma temperatura aproximada de 300°C – que se transforma em vapor e é tragado. Geralmente, a composição contém glicol, glicerina e outras substâncias naturais e sintéticas que dão o sabor, que muitas vezes remetem à infância como o de algodão doce, chiclete, morango e chocolate. Isso, inclusive, é um dos atrativos que faz com que cada vez mais jovens façam uso do dispositivo.
Riscos cardiovasculares
No organismo, o cigarro eletrônico gera partículas ultrafinas que ultrapassam as barreiras dos alvéolos pulmonares e chegam à corrente sanguínea, fazendo o corpo reagir como se fosse uma inflamação. Além de problemas bucais, também estão associados ao uso do vape a falta de ar, a tosse e a expectoração sanguínea que podem evoluir para uma insuficiência respiratória e até infarto. Pesquisas apontam, inclusive, que países que liberaram a comercialização do cigarro eletrônico registraram aumento de eventos cardiovasculares em pessoas com menos de 50 anos.
Relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 84 países não contam com medidas contra a proliferação da comercialização desse tipo de produto. Ainda segundo o estudo, outros 32 países proíbem a venda dos aparelhos e 79 adotaram pelo menos uma medida para limitar o uso, como a proibição da propaganda, por exemplo.
“O ideal é que as pessoas nem iniciem o uso do cigarro eletrônico, porém quando percebem qualquer sintoma de dependência, é fundamental buscar tratamento para tal condição e evitar mais problemas futuros”, enfatiza a pneumologista.
Central Press
Comentários
Cotidiano
Elenco do Andirá vai iniciar preparação visando o Estadual na terça

Foto Jhon Silva: Andirá faz o jogo de abertura do Estadual no dia 22 de abril
O presidente do Andirá, Afonso Alves, confirmou para terça, 18, na Arena Sucupira, o início da preparação da equipe Sub-20 para a disputa do Campeonato Estadual. A equipe faz o jogo de abertura da competição contra o Vasco, no dia 22 de abril
“Não temos dinheiro para realizar investimentos e por isso vamos montar um elenco dentro das possibilidades. O Sub-20 hoje tem um mercado caro e os atletas querem ser remunerados”, declarou Afonso Alves.
Garantir oportunidades
Segundo Afonso Alves, o Andirá pode garantir oportunidades para os atletas no Estadual.
“Vamos ter uma estrutura básica para os treinamentos. Um garoto de destaque no Andirá pode ganhar chance em um clube maior”, avaliou o dirigente.
João Paulo no comando
João Paulo Lourenço será o treinador do Andirá no Sub-20 e a base da competição deve ser mantida o Estadual da 2ª Divisão.
Comentários
Cotidiano
De canoa, adolescente de 17 anos ajuda no transporte de vizinhos em bairro alagado em Rio Branco
Rio Acre continua subindo e já chega a mais de 20 bairros de Rio Branco

Eduarda ajuda a transportar os vizinhos que tiveram as casas atingidas pela cheia — Foto: Eldérico Silva/Rede Amazônica
Enquanto a água ainda não tirou de casa a estudante Eduarda Pacheco, de 17 anos, ela se dedica em ajudar os vizinhos que também tiveram as casas atingidas pela cheia do Rio Acre. De canoa pelo bairro Ayrton Senna ela já tinha transportado dezenas de pessoas na manhã desta sexta-feira (14).
“Aprendi a usar a canoa por conta da alagação. Vou continuar ajudando. Já já o eu saio também, já está chegando em casa mas fico por aqui ajudando,” diz ela.

Moradores saem de casa de canoa no bairro Ayrton Senna — Foto: Eldérico Silva/ Rede Amazônica
Nesta sexta, o nível do Rio Acre em Rio Branco ultrapassou os 15 metros e as águas chegaram a pelo menos 20 bairros. Dados repassados nesta sexta pela Defesa Civil mostram que 1,5 mil famílias foram afetadas pela cheia na capital. Há 60 desabrigados no Parque de Exposições e ao menos 100 famílias desalojadas.
Maria Dorismar é dona de casa, tem problemas de locomoção, e vive na mesma área em que Eduarda há 25 anos. Ela não quer sair de casa para o Parque de Exposições e pede para ir a algum abriggo em escola:

Maria tem problemas de saúde e não quer ir para o abrigo montado no Parque — Foto: Eldérico Silva/ Rede Amazônica
“Estou com problemas de saúde nas minhas pernas e mal consigo andar dentro de casa. O pessoal quer nos levar para a Expoacre, mas não tenho condições de ir. A situação está difícil, e a distância até lá é muito grande para quem não pode se locomover facilmente”, desabafa.
“Estou com problemas de saúde nas minhas pernas e mal consigo andar dentro de casa. O pessoal quer nos levar para a Expoacre, mas não tenho condições de ir. A situação está difícil, e a distância até lá é muito grande para quem não pode se locomover facilmente”, desabafa.
Maria também faz um apelo às autoridades e reclama da falta de água, que atinge Rio Branco desde quinta-feira após problemas nas estações de tratamento.
“Pedimos que abram uma escola aqui, no bairro. Não temos para onde ir e a Expoacre é muito longe. E o pior é que estamos sem água, nem para fazer um café. Estamos sem água, e a que temos é contaminada, vinda da alagação. Ninguém pode usar essa água, está completamente suja”, lamenta.

Bairro Seis de Agosto é um dos mais afetados pela cheia. Foto: Pedro Devani
Comentários
Cotidiano
Inmet emite alerta laranja para chuvas intensas e ventos fortes no Acre; risco de alagamentos e quedas de energia
Previsão indica até 100 mm de chuva e ventos de até 100 km/h até esta sexta-feira (14); estado permanece sob efeito de umidade e ar frio, com tempo fechado e trovoadas à tarde.

O Centro Gestor do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) reforça que o estado permanece sob influência de umidade elevada e ar frio. Foto: arquivo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de chuvas intensas para todo o Acre, válido até às 10h desta sexta-feira (14). O aviso, de alto grau de perigo, prevê volumes de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos fortes, que podem atingir velocidades de 60 a 100 km/h.
De acordo com o Inmet, as condições climáticas aumentam os riscos de alagamentos, quedas de galhos de árvores, cortes de energia elétrica e descargas atmosféricas. O Centro Gestor do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) reforça que o estado permanece sob influência de umidade elevada e ar frio, fatores que contribuem para a formação de extensas áreas de nebulosidade.
A previsão para esta sexta-feira indica céu nublado a encoberto em todo o Acre, com pancadas de chuva e trovoadas, principalmente durante a tarde. A umidade relativa do ar deve variar entre 95% pela manhã e 60% no período da tarde. Em Cruzeiro do Sul, as temperaturas devem oscilar entre 22°C e 27°C.
As autoridades recomendam que a população redobre a atenção em áreas de risco, evite transitar em locais alagados e fique atenta a possíveis interrupções no fornecimento de energia.
Confira abaixo as temperaturas por região:
Alto Acre
Em Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Xapuri as temperaturas oscilam entre a mínima de 22°C e a máxima de 27ºC. O tempo deve ser nublado a encoberto com chuva.
Baixo Acre
Mínima de 23°C e máxima de 26ºC são as temperaturas registradas em Acrelândia, Bujari, Capixaba, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard e Rio Branco. O tempo deve ser nublado a encoberto com chuva.
Vale do Juruá
Já em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves os termômetros ficam entre 22ºC e 27ºC. O tempo deve ser nublado com pancadas de chuvas e trovoadas.
Vale do Purus
Em Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Sena Madureira faz entre 23ºC e 25ºC. O tempo deve ser nublado a encoberto com chuva.
Vale do Tarauacá/Envira
Por fim, em Feijó, Tarauacá e Jordão as temperaturas variam entre 22ºC e 27ºC. O tempo deve ser nublado com pancadas de chuvas e trovoadas.
Você precisa fazer login para comentar.