Conecte-se conosco

Acre

Urnas eletrônicas são utilizadas em eleição de jovens parlamentares

Publicado

em

A estudante Maria Clara Pontes, 17, tirou o título de eleitor há dois meses. Sua primeira participação no processo eleitoral seria em 2018, mas nesta sexta-feira, 24, ela já teve o seu primeiro contato com a urna eletrônica, ao votar nas eleições do Programa Jovem Parlamentar Acreano.

Assim como Maria Clara, cerca de 14 mil alunos de 23 escolas públicas estaduais de ensino médio em Rio Branco participaram das eleições nesta sexta, nas quais foram utilizadas 23 urnas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC).

O Programa Jovem Parlamentar Acreano, implementado pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte, em parceria com a Assembleia Legislativa do Acre, tem o objetivo de proporcionar aos estudantes a oportunidade de vivenciarem, no período de 4 meses, o mandato de jovens parlamentares estaduais.

“É uma experiência muito interessante para todos, tanto para os eleitores quanto para os candidatos, pois todos nós estamos tendo a oportunidade de conhecer o processo eleitoral”, destacou a estudante.

As urnas eletrônicas foram preparadas pela equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal na última terça-feira, 21, com os dados dos eleitores e de cerca de 180 candidatos, todos estudantes. O resultado das eleições será divulgado até o início da semana pela Comissão Eleitoral da Secretaria de Educação.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Sequência de assaltos a residências deixa moradores em alerta em Plácido de Castro

Publicado

em

Criminosos invadem casas, rendem famílias e roubam motocicletas em sequência de ataques na mesma noite

Uma onda de assaltos registrada na noite do último domingo (22) deixou moradores de Plácido de Castro apreensivos diante da possibilidade de aumento da atuação de grupos criminosos no município, localizado a cerca de 90 quilômetros de Rio Branco.

Duas famílias viveram momentos de terror após terem suas residências invadidas por homens armados nos bairros São Cristóvão e Thaumaturgo, na periferia da cidade. Durante as ações, as vítimas foram rendidas e ameaçadas com violência, incluindo o uso de arma de fogo apontada para a cabeça. Os criminosos roubaram duas motocicletas e outros objetos.

O primeiro caso ocorreu por volta das 20h, no bairro Thaumaturgo. Uma das vítimas havia chegado à casa do sogro, na Rua do Parque Ecológico, quando foi surpreendida pelos assaltantes ao entrar no quintal. Sob ameaça, teve uma motocicleta Honda Bros 160 vermelha, placa QLZ-7G22, e uma bolsa com dinheiro levadas pelos criminosos.

Cerca de 30 minutos depois, um segundo assalto foi registrado no bairro São Cristóvão, o que levanta a suspeita de que os crimes tenham sido praticados pelo mesmo grupo. Na ocasião, uma família estava reunida quando a residência foi invadida.

A proprietária do imóvel, uma professora, foi a primeira a ser rendida. Os assaltantes levaram objetos pessoais e fugiram com uma motocicleta Honda Biz de cor branca.

Até a manhã desta segunda-feira (23), a polícia ainda não havia identificado ou localizado os suspeitos.

Com informações de Ac24horas

Comentários

Continue lendo

Acre

Criminosos arrombam supermercado e furtam mercadorias em Tarauacá

Publicado

em

Estabelecimento foi invadido durante a madrugada; prejuízo ainda está sendo calculado pelo proprietário

Criminosos invadiram e furtaram mercadorias do Supermercado Maria Clara, localizado nas proximidades do Mercado Público de Tarauacá, na madrugada desta segunda-feira (23).

De acordo com as informações, indivíduos encapuzados arrombaram o estabelecimento e levaram bebidas e outros produtos. O crime ocorreu com o local fechado, o que facilitou a ação dos suspeitos.

O proprietário do supermercado, identificado como Cleumar, ainda realiza o levantamento dos prejuízos. Até o momento, não há estimativa do valor das perdas.

A Polícia foi acionada e iniciou as investigações para identificar os autores. Imagens de câmeras de segurança da região devem auxiliar no trabalho das autoridades.

O Supermercado Maria Clara já havia sido alvo de arrombamento anteriormente, o que aumenta a preocupação de comerciantes da área central com a recorrência desse tipo de crime.

Comentários

Continue lendo

Acre

Maioria dos acreanos desaprova governo Lula, aponta pesquisa

Publicado

em

Levantamento indica 73,06% de rejeição à gestão presidencial no estado; aprovação é de 22,17%

O Instituto Delta Agência de Pesquisa, contratado pela TV Gazeta, divulgou nesta segunda-feira (23) os números sobre a avaliação dos acreanos em relação à administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o levantamento, 73,06% dos entrevistados desaprovam a gestão do petista. Outros 22,17% afirmaram aprovar o governo, enquanto 4,77% disseram não saber ou preferiram não responder.

A pesquisa ouviu 1.006 eleitores em 18 municípios do Acre, entre os dias 16 e 21 de março. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) sob o número AC-08354/2026.

Comentários

Continue lendo