Acre
Urgente: Bebê de 10 meses que esperava por UTI morre de Síndrome Respiratória Aguda no Acre
Théo Dantas fez 10 meses no último sábado (4). Criança estava internada no PS desde segunda (6) e morreu na manhã desta terça (7) enquanto esperava ser transferido para uma UTI.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/4/Q/IBlhSETAGzVGwplj5W6A/img-20220607-wa0019.jpg)
Théo Dantas morreu na manhã desta terça-feira (7) no PS de Rio Branco — Foto: Arquivo da família
A família do pequeno Théo Dantas, de 10 meses, está sem acreditar na morte repentina dele na manhã desta terça-feira (7). O bebê estava internado no Pronto Socorro de Rio Branco desde segunda (6) e aguardava ser transferido para o Hospital da Criança.
A mãe do bebê chegou a fazer uma postagem desesperada nas redes sociais pedindo uma vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o filho. O g1 entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) e foi informado que o bebê morreu com um quadro de bronquiolite devido à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Théo ficou doente após pegar uma gripe. No sábado (4), a família celebrou os 10 meses de vida dele. As imagens da festa foram divulgadas pela mãe da criança e servidora pública, Joelma Dantas, em uma rede social.
Na segunda (6), Joelma voltou às redes sociais para avisar que o filho estava intubado e precisava da vaga na UTI mas disse que não havia nenhuma disponível.
“Por favor, marquem o governador Gladson Cameli pois só existem no estado do Acre 9 UTIs infantis para todas as crianças do estado! Em nome de Jesus, eu preciso muito dessa vaga pro meu Théozinho. Eu sou uma mãe desesperada!”, suplicou.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/1/m/O0vDAvSfSYyw2F7UfhpQ/img-20220607-wa0011.jpg)
Mãe do bebê, Joelma Dantas, chegou a fazer uma postagem nas redes sociais pedindo por uma vaga na UTI para o filho — Foto: Reprodução
Ao g1, o advogado e pai da criança, Thalles Damasceno, disse que tinha conseguido uma vaga de UTI no Hospital da Criança horas antes de o filho morrer. Contudo, a equipe médica disse que não tinha como fazer a remoção.
“Conseguiram uma vaga, mas não tinha vaga disponível antes. A situação dele estava muito crítica, a médica disse que não tinha como fazer a remoção e tinha que ficar lá mesmo. No PS não tinha UTI pediátrica, fizeram um improviso com uma semi-intensiva”, contou.
Abalado, o advogado falou que, talvez, se tivesse surgido uma vaga antes, o filho tivesse sobrevivido. “Provavelmente sim, mas não podemos afirmar”, resumiu.
Sobre a falta de vagas em UTIs pediátricas, mais informações sobre o quadro clínico da criança e de casos de SRAG no estado, a Sesacre informou que vai se pronunciar nesta quarta (8) no PS.
Bebê fez 10 meses no sábado (4) e data foi celebrada pela família — Foto: Reprodução
Comentários
Acre
Acre prorroga até 20 de março edital voltado à gestão e proteção de territórios indígenas
A iniciativa conta com apoio do Programa Global REDD+ para Early Movers – REM Acre Fase 2 e prevê a disponibilização de recursos no valor de R$ 1,5 milhão para a execução dos termos de fomento.
A partir da publicação do edital, as organizações interessadas terão 60 dias para apresentar suas propostas, com possibilidade de prorrogação por mais 30 dias. A seleção considerará critérios técnicos, capacidade operacional, aderência às diretrizes do programa e compatibilidade financeira.
O edital prevê apoio para ações que promovam a implementação de frentes prioritárias em Planos de Gestão de Terras Indígenas (PGTIs), redução do desmatamento e queimadas, bem como incentivo à recuperação de áreas degradadas, além de atividades agroflorestais, segurança alimentar, estimulação no protagonismo e o empoderamento de mulheres indígenas, alinhadas às metas de Redução do Desmatamento e Degradação florestal (REDD+) e de Gases de Efeito Estufa (GEE).
O plano de trabalho, apresentado com a proposta, deverá prever a execução das atividades em até 12 meses, prazo vinculado à vigência do termo de fomento, com possibilidade de prorrogação conforme a Lei Federal nº 13.019/2014 e o Decreto Estadual nº 11.238/2023. A liberação dos recursos e a realização das despesas seguirão esse planejamento, em conformidade com as metas da parceria e com o disposto no artigo 48 da Lei nº 13.019/2014.

A secretária extraordinária dos Povos Indígenas, Francisca Arara, destaca que a ampliação do prazo fortalece a participação e assegura propostas mais qualificadas e alinhadas às realidades locais.
“Essa prorrogação reafirma o compromisso do governo do Acre com a valorização dos povos indígenas, amplia a participação e contribui para a proteção de seus territórios frente às mudanças climáticas, com atenção especial ao protagonismo das mulheres indígenas na gestão ambiental”, analisa.
Serviço
As propostas poderão ser apresentadas pelas organizações da sociedade civil (OSCs) de forma presencial ou digital, desde que devidamente assinadas. A entrega presencial deve ser realizada no local de funcionamento da Comissão de Seleção, na sede da Sepi em Rio Branco, situada na Rua Rui Barbosa, nº 17, bairro Centro, Espaço Kaxinawá.
No formato digital, as propostas devem ser encaminhadas em arquivo PDF, com assinatura eletrônica ou assinatura manuscrita devidamente digitalizada, a partir do e-mail oficial da OSC, para o endereço eletrônico da Comissão de Seleção: [email protected]. O envio em outros formatos, sem assinatura ou por e-mail de terceiros implicará desclassificação imediata.
The post Acre prorroga até 20 de março edital voltado à gestão e proteção de territórios indígenas appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Governo do Acre promove Circuito Cultural Itinerante em 7 municípios
Por Victor Hugo dos Santos da Costa
O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), promove o Circuito Cultural Itinerante do Acre, iniciativa destinada a dinamizar a cena artística e a descentralizar o acesso às manifestações culturais em diversas regiões do estado. A programação teve início no último fim de semana, contemplando os municípios de Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul.
A proposta do Circuito é fortalecer a identidade cultural acreana, estimulando o diálogo entre tradição e contemporaneidade. Para além do caráter festivo e do convívio comunitário, o projeto também se apresenta como vetor de fomento à economia criativa, ao gerar oportunidades diretas de trabalho e renda para artistas, grupos culturais, técnicos e produtores, mobilizando ampla cadeia produtiva.

Em consonância com a orientação do governador Gladson Camelí, o presidente da FEM, Minoru Kinpara, tem intensificado as ações voltadas aos fazedores de cultura do interior do estado.
“Estamos muito felizes em poder movimentar a cultura em sete municípios, contemplando uma diversidade de segmentos artísticos. A proposta é democratizar o acesso, valorizar as expressões locais e assegurar a inclusão e a participação da comunidade no interior”, afirmou.
A programação do Circuito reúne múltiplas manifestações, entre as quais música, dança, artesanato e tradições orais.

Em Mâncio Lima, a abertura se deu na sexta-feira, 27, na Praça Fagner Macedo, com apresentações de Aderban Silva, Bruno Barros e Banda, Adrielly Martins, Pagode Maior, além do Grupo Puya Txurã Ãdeterã e do DJ Alemão.
No sábado, a estrutura itinerante foi instalada em Cruzeiro do Sul, no Complexo Esportivo, reunindo o público para apresentações de Wilian Freitas, Frank Lopes, DJ Cleudo, Cia Nativu’s Triplo X, Vanete Lima e Os Propositais, Swing da Mata e o Grupo de Dança Tucumã.

O Circuito Cultural Itinerante do Acre prossegue ao longo deste mês, com previsão de alcançar também os municípios de Assis Brasil, Brasileia, Sena Madureira, Rodrigues Alves e Tarauacá, consolidando-se como política pública de incentivo à cultura e de integração regional.
Programação do Circuito Cultural
The post Governo do Acre promove Circuito Cultural Itinerante em 7 municípios appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Acre
Casal é preso com mais de 1 kg de cocaína durante barreira policial em Porto Acre
Droga foi encontrada dentro de veículo abordado na Avenida João Barbudo; suspeitos foram levados à Defla, em Rio Branco
Um homem de 38 anos e uma mulher de 44 foram presos na noite desta segunda-feira (2) após serem flagrados transportando mais de um quilo de cocaína pura durante uma barreira da Polícia Militar do Acre, no km 1 da Avenida João Barbudo, estrada que liga a Vila do Incra à Vila do V, no município de Porto Acre.
Fernando Morgner da Silva e Evilene Rebouças de Oliveira estavam em um Fiat Uno preto quando foram abordados. Segundo a guarnição, o motorista apresentou nervosismo ao avistar a fiscalização e, ao receber ordem de parada, ainda tentou fugir, mas foi interceptado após um breve acompanhamento.
Na revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado. Porém, durante vistoria no interior do veículo, os policiais localizaram mais de 1 kg de cocaína pura. Conforme a PM, a droga teria como destino o próprio município de Porto Acre.
O casal recebeu voz de prisão em flagrante e foi conduzido para Rio Branco, onde foi apresentado na Delegacia de Flagrantes (Defla) e permanece à disposição da Justiça.
A ocorrência faz parte das ações contínuas da Polícia Militar no enfrentamento ao tráfico de drogas no interior do estado.























Você precisa fazer login para comentar.