Flash
UPDS faz história e Tropa do Tubarão é Tricampeã do Intermed Fronteira, evento que movimentou milhares de estudantes de medicina e aqueceu a economia em Brasileia

Por Fernando Oliveira
Brasileia viveu mais um final de semana histórico se tornando mais uma vez o polo do esporte com a realização da III edição Intermed Fronteira 2025 que aconteceu nos dias 25, 26 e 27 no ginásio poliesportivo Luiz Eduardo Lopes Pessoa.
Segundo a organização, mais de 16 equipes entre elas feminina, cinco mil estudantes de medicina com suas torcida organizadas das universidades bolivianas em Cobija Pando, UNITEPC, UAP e UPDS e a população em geral da fronteira participaram do evento, que além de celebrar o esporte universitário internacional de futsal, impulsionou o comércio, bares, restaurantes, lanchonetes, quiosques, rede hoteleira e o turismo local.
A grande campeã do campeonato foi a equipe da universidade UPDS Tropa do Tubarão (UPDS PANDO), que de forma invicta e consecutiva, com a melhor preparação, defesa e ataque conquistou o campeonato desde a primeira edição em 2023, segunda edição no passado e chega neste domingo (27), com uma vitória acirrada nos pênaltis contra a equipe da própria universidade Real Fronteira, ganhando de 5×4, levando pra casa, troféu, medalha e um xeque em dinheiro no valor de R$ 4 mil reais.

A Universidad Privada Domingo Savio (UPDS), ainda teve um feito inédito e histórico ocupando mais dois lugares no pódio e recebendo uma premiação record de 7 mil reais através das suas equipes Real Fronteira, que ficou em segundo lugar com 2 mil reais, DS Futsal em terceiro lugar com mais 1 mil reais em dinheiro.
Já Otávyo Reyklas do Real Fronteira ficou com o título de melhor goleiro da competição, seguido pelo artilheiro e melhor jogador Eduardo Ribeiro da UPDS PANDO também, que receberam medalhas, premiação e troféu pelo os destaques durante competição.
A solenidade de encerramento contou com a participação do vice-prefeito Amaral do Gelo, Secretária de Cultura Arlete Amaral e do Gerente de Esportes Clebson Venâncio, e da Comissão Organizadora do evento (Mateus Bernardo, Lucas Ribeiro, Felipe Menezes e Maurício Prete), além de vereadores, convidados e imprensa.

“A sensação é de gratidão a DEUS e de toda nossa equipe Tropa do Tubarão (UPDS PANDO), por que nos preparamos a cada dia para essa competição e trabalhamos duro para representar nossa universidade e conquistar mais esse título em 1° lugar e nossos colegas estão de parabéns também por levar também o 2° e 3° lugar. Todas equipes que participam também merecem nosso reconhecimento”, comemorou emocionado Otávyo Reyklas melhor goleiro da competição.
Uma das grandes novidades dessa edição foi a participação do time feminino a pedido da vice-governadora Mailza Assis que acompanhou a partida durante a cerimônia de abertura do Intermed.
A Prefeitura de Brasileia e o Governo do Estado deram total apoio à realização do evento com premiação, logística e estrutura do evento. “O Intermed superou todas as expectativas. Brasileia tem capacidade para sediar grandes eventos e tornou um polo esportivo e ainda fortalece nossa economia e o turismo. Foi um evento lindo do esporte universitário e da integração de nossos estudantes de medicina que estudam aqui do lado em Cobija na Bolívia em nosso ginásio durante os três dias agradecemos também a comissão organizadora e o apoio essencial do governador Gladson Cameli e da vice-governadora Mailza Assis que junto com o nosso prefeito Carlinho do Pelado participaram da abertura do evento”, afirmou o Vice-Prefeito Amaral do Gelo.

Para a Comissão Organizadora o momento é de agradecimentos pelo o apoio das instituições públicas e das equipes, universidades e os estudantes de medicina que participaram. “Sem o suporte da Prefeitura de Brasileia e do Governo do Estado, seria impossível entregar a estrutura de alto nível que os estudantes encontraram aqui foi o melhor e maior Intermed que já realizamos até aqui queremos agradecer também todas as equipes que participaram, todas as três universidades de medicina em Cobija os mais de cinco mil estudantes que passaram por aqui. O momento é esse de alegria agradecer a todos que fizeram desse evento grandioso e parabenizar a equipe campeã”, destacou Felipe Menezes membro da Comissão Organizadora do evento.
O Intermed Fronteira mais uma vez consolidou-se como um dos maiores eventos universitários de Futsal em Brasileia, mostrando a força do esporte, da educação, da juventude e da integração fronteiriça entre Bolívia e Peru.
Comentários
Flash
Acre terá aumento de voos para Cruzeiro do Sul, Manaus e Brasília a partir de maio
Novas frequências ampliam conexões aéreas e devem fortalecer o turismo e a economia no estado
Uma boa notícia para os acreanos que precisam utilizar o transporte aéreo: a partir do mês de maio, o estado passará a contar com novos voos nas rotas que ligam Rio Branco a Cruzeiro do Sul, Manaus e Brasília.
A ampliação das frequências foi confirmada durante reunião realizada na manhã desta segunda-feira (9), no aeroporto administrado pela Infraero, com representantes da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Acre (ABAV-AC). O encontro ocorreu após sucessivas solicitações da entidade às companhias aéreas pedindo reforço nas rotas que atendem o estado.
Para o trecho entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul, será disponibilizado mais um voo aos sábados, mantendo o mesmo horário das operações atuais. Já a rota entre Rio Branco e Manaus passará a contar com três novos voos semanais, com operações de segunda a sábado e saída da capital acreana às 23h50.
Outra novidade é a inclusão de um voo diurno na rota Brasília–Rio Branco aos sábados, oferecendo mais uma opção de deslocamento com saída da capital acreana às 14h50.
As passagens para os quatro voos semanais da Gol Linhas Aéreas já estão disponíveis no sistema de vendas, ampliando as alternativas de viagem para a população.
Segundo o presidente da ABAV no Acre, a articulação para ampliar a oferta de voos faz parte do compromisso da entidade em fortalecer o setor de turismo e apoiar os agentes de viagens do estado. Ele destacou ainda que a associação mantém diálogo com a Embratur, com o aeroporto e com companhias aéreas para ampliar ainda mais a conectividade aérea do Acre.
De acordo com a entidade, o aumento da malha aérea pode contribuir diretamente para o desenvolvimento regional, incentivando o turismo, gerando empregos e movimentando a economia local.
Comentários
Flash
Deputado Tadeu Hassem participa de Encontro Nacional de Conselheiros de Contabilidade em Brasília
O deputado estadual Tadeu Hassem participa nesta semana, em Brasília, do Encontro Nacional de Conselheiros de Contabilidade do Brasil, promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). O evento reúne conselheiros titulares e suplentes de todo o país para discutir planejamento estratégico, governança e os rumos da profissão contábil no Brasil.
Conselheiro efetivo do Conselho Regional de Contabilidade do Acre (CRC-AC), Tadeu destacou que o encontro marca o início de um ciclo de trabalho e integração entre os representantes do sistema CFC/CRCs, responsável por orientar e fortalecer a atuação dos profissionais da contabilidade em todo o território nacional.
“Este é o primeiro grande evento do nosso mandato de quatro anos no Conselho. É um momento importante de diálogo, troca de experiências e construção de estratégias para fortalecer a contabilidade brasileira”, afirmou.
Além de conselheiro do CRC-AC, Tadeu Hassem também preside a Comissão de Orçamento e Finanças da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Segundo ele, a experiência no parlamento contribui para ampliar o debate sobre a importância da contabilidade na gestão pública e no planejamento responsável dos recursos.
O encontro nacional reúne representantes de todos os Conselhos Regionais de Contabilidade e integra o processo de alinhamento do planejamento estratégico do sistema contábil brasileiro para os próximos anos. A programação inclui debates técnicos, apresentações institucionais e momentos de integração entre os conselheiros.
Para o parlamentar, fortalecer a contabilidade significa também fortalecer a transparência e a governança no país. “Uma contabilidade forte contribui para uma gestão pública mais eficiente, responsável e transparente”, concluiu.
Comentários
Flash
Bocalom se reúne com produtores rurais em Brasiléia
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, se reuniu na tarde deste domingo com produtores rurais do município de Brasiléia, na região do Alto Acre.
O encontro aconteceu na propriedade de dona Laiz Rodrigues Bispo e do senhor Markuedoubes de Souza Neto, que moram no Ramal do quilômetro 18 da Estrada do Pacífico desde 1980. A família trabalha, junto com os filhos, na pecuária e na produção agrícola.
No Ramal 18 vivem cerca de 50 famílias de produtores rurais que sobrevivem principalmente da pecuária e do cultivo de café e milho.
A reunião, que os organizadores chamaram de 1º Encontro dos Produtores Rurais de Brasiléia, reuniu importantes lideranças da região. O objetivo foi ouvir do pré-candidato ao governo do estado, Tião Bocalom, quais propostas ele pretende apresentar para melhorar o setor produtivo em um eventual governo.
Segundo os produtores, uma das principais necessidades da região é o investimento em logística, especialmente na melhoria das estradas de acesso.
O microempresário Jorge da Fazenda defendeu um governo voltado para políticas de fortalecimento do setor produtivo. “Precisamos de um governo que defenda a produção e o agronegócio. O Acre precisa crescer, e esse é o modelo que pode trazer riqueza para nossas famílias”, afirmou.
O produtor rural Raimundo Nonato de Souza, filho de dona Laiz, disse ter esperança no desenvolvimento do setor produtivo no estado. “Já está na hora de o Acre encontrar o caminho do desenvolvimento. Está mais do que provado que é o campo que pode proporcionar isso. Precisamos eleger um governador determinado a ajudar o homem do campo para que possamos trabalhar”, declarou Raimundo Nonato.
Tião Bocalom afirmou ter ficado satisfeito com o convite para participar do encontro com os produtores rurais do ramal e deixou uma mensagem de otimismo à comunidade. “Desde 1998 eu ando por essa região falando da importância de valorizar o homem do campo e de fazer do setor produtivo uma prioridade de governo. Em 2006 comecei a defender o programa Produzir para Empregar. Sempre disse: campo rico, cidade rica. Sonho em ser governador para trabalhar junto com os prefeitos e estabelecer, de fato, uma política agroindustrial para este estado”, disse Bocalom.



































































Você precisa fazer login para comentar.