Conecte-se conosco

Cotidiano

União eleva para 91,9% sua participação no Banco da Amazônia após compra de ações do FGEDUC

Publicado

em

Operação concluída nesta sexta (9) transferiu mais de 10 milhões de ações ordinárias do fundo vinculado à Caixa para o Ministério da Fazenda

O total de ações ordinárias do banco permanece sem alteração no capital social, apenas com redistribuição da titularidade. Banco da Amazônia financia projetos de empresas nos nove Estados que compõem a Amazônia Legal. Foto: Divulgação

O Banco da Amazônia informou na sexta-feira (9) que a União ampliou sua participação acionária na instituição para 91,9% do capital social. A mudança ocorreu após a transferência de 10.427.301 ações ordinárias do Fundo de Investimento FI Caixa FGEDUC Multimercado para o Ministério da Fazenda.

Com a operação, a União elevou sua posição de 73,3% para 91,9% do total de ações ordinárias do banco. O FGEDUC, que detinha 18,6% do capital, deixou de figurar na composição acionária da instituição.

Permanecem inalteradas as participações do BB FGO – Fundo de Investimento em Ações (5,1%) e dos demais acionistas minoritários (3,0%). O total de ações ordinárias do banco segue em 56.058.315 papéis, sem alteração no valor do capital social, apenas com redistribuição da titularidade.

A operação foi comunicada ao mercado e concluída nesta última sexta-feira, reforçando o controle da União sobre o banco de desenvolvimento regional.

Detalhes da operação:
  • Ações transferidas: 10.427.301 ações ordinárias;

  • Participação anterior da União: 73,3%;

  • Nova participação: 91,9% do capital social;

  • Capital total: Permanecem 56.058.315 ações ordinárias, sem alteração no valor do capital social.

Mudança no quadro acionário:
  • FGEDUC (Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo) deixou de ser acionista (antes detinha 18,6%);

  • BB FGO – Fundo de Investimento em Ações mantém 5,1%;

  • Demais minoritários seguem com 3,0%.

Contexto e implicações:

O Banco da Amazônia é um dos principais agentes de financiamento ao desenvolvimento regional nos estados da Amazônia Legal. O aumento do controle estatal pode sinalizar uma estratégia do governo federal para direcionar crédito a setores prioritários, como agronegócio, infraestrutura e bioeconomia.

A instituição deverá submeter a nova composição acionária à aprovação do Banco Central e comunicar eventuais mudanças na governança e políticas de crédito.

A saída do FGEDUC encerra uma participação histórica do fundo educacional no banco, enquanto a União fortalece seu poder de decisão sobre os rumos do principal agente financeiro de fomento na região Norte.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Sem apoio do poder público, moradores do ramal do Cassirian reconstroem ponte em mutirão em Sena Madureira

Publicado

em

Comunidade do km 17 se mobilizou para restabelecer tráfego e garantir acesso a serviços essenciais; obra foi feita com recursos e esforço próprios dos moradores

A situação levou os moradores da localidade a organizarem um mutirão para resolver o problema de forma imediata. Foto: captada 

Como em demais regionais do Acre, os moradores do km 17 do ramal do Cassirian, em Sena Madureira, precisaram se mobilizar por conta própria neste fim de semana para reconstruir uma ponte e restabelecer o tráfego em uma importante região.

Sem apoio público, recursos financeiros, materiais ou qualquer tipo de serviço oficial, a própria comunidade se reuniu para executar o trabalho necessário e permitir a passagem de veículos e pedestres pelo trecho.

A iniciativa partiu dos próprios moradores, que enfrentavam dificuldades de deslocamento devido às condições da estrutura. A situação levou os moradores da localidade a organizarem um mutirãopara resolver o problema de forma imediata.

A própria comunidade se reuniu para executar o trabalho necessário e permitir a passagem de veículos e pedestres pelo trecho. Foto: captada 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Porto Acre e Assermurb vencem e conquistam vagas nas semifinais

Publicado

em

As equipes do Porto Acre e da Assermurb estão classificadas para as semifinais do Campeonato Rainhas da Bola de Futsal. O Porto Acre goleou o Borussia por 6 a 1 e a Assermurb derrotou o Veneza por 6 a 4 neste domingo, 22, na quadra do Colégio Lourenço Filho.

Nas outras partidas da rodada, as Boleiras golearam o RB HuniKuin por 19 a 0 e o Real Sociedade bateu o Calafate por 4 a 1.

“Tivemos mais uma rodada com bons jogos. Porto Acre e Assermurb estão classificados e no próximo fim de semana teremos a definição das outras equipes nas semifinais”, disse o coordenador do Rainhas da Bola, professor Marcelo Fontenele.

Foto Emanoel Alves: Assermurb e Veneza fizeram um jogo bastante equilibrado

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Ulisses Torres monta o Rio Branco sem peças importantes

Publicado

em

Foto Glauber Lima: Atletas do Rio Branco participaram de vários treinos táticos durante a semana

Um treino de bolas paradas neste domingo, 22, no José de Melo, marcou o fechamento da preparação do Rio Branco para o jogo contra o Santa Cruz. A partida de abertura da 6ª rodada da fase de classificação do Campeonato Estadual Sicredi de 2026 será realizada nesta segunda, 23, a partir das 18 horas, no Tonicão.

 “Não temos um elenco com muitas opções, mas tentamos montar uma equipe competitiva. A partida contra o Santa Cruz será difícil porque o time é bem estruturado”, comentou Ulisses Torres.

6 desfalques

O Estrelão não poderá contar com o volante Léo, o meia Matheus Nego e o atacante Gabriel, todos suspensos. O lateral Dudu, o meia Dheryke e o atacante Marllon, lesionados, também são desfalques.

“Perdi mais de meio time. São jogadores importantes e não adianta ficar lamentado”, afirmou o treinador.

Pouco utilizados

Ulisses Torres não divulgou os titulares do Estrelão. Contudo, a tendência é pela escalação de atletas pouco utilizados nas primeiras partidas e esse acaba sendo o momento ideal para os mesmos mostrarem o motivo das “reivindicações” nos bastidores.

Fonte: Conteúdo republicado de PHD ESPORTES - ESPORTES

Comentários

Continue lendo