Acre
Ufac forma profissionais nos 22 municípios
A Universidade Federal do Acre (Ufac) investe na capacitação de professores nos 22 municípios acrianos. Em 2006, a instituição lançou edital de processo seletivo simplificado para formação de professores nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Educação Física, História, Letras/Português, Matemática, Geografia e Pedagogia por meio do Programa de Formação para Educação Básica (Profir), em parceria com o governo do Estado do Acre e prefeituras.
Na ocasião, foram destinadas 95 vagas para professores de Xapuri, sendo distribuídas 14 vagas para Letras, 14 vagas para Matemática, 15 vagas para Biologia, 15 vagas para História, 15 vagas para Geografia, 15 vagas para Educação Física e sete vagas para Pedagogia. A ação foi encerrada no primeiro semestre de 2011 com a colação de grau dos formandos.
Durante o ano de 2012, as coordenações, os colegiados e os Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) dos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia da Ufac trabalharam na elaboração de projetos pedagógicos dos cursos supracitados, de forma que seja possível implementar, em 2013, uma nova ação formativa em Xapuri.
“Em 2013, temos a expectativa de iniciar uma nova ação de formação de professores em Xapuri. Neste caso, deveremos ofertar 100 novas vagas: 50 vagas para interessados em cursar Pedagogia e 50 para interessados em cursar Ciências Biológicas”, informou a pró-reitora de Graduação em exercício, Aline Nicolli.
O Profir – Considerado o maior projeto de formação de professores da educação básica do Brasil, o Programa Especial de Formação de Professores para Educação Básica (Profir) finalizou a formatura com quase 2500 professores. O curso durou seis anos, teve um custo aproximado de R$ 45 milhões e contemplou os 22 municípios do Estado do Acre. O programa abrangeu as áreas de Matemática, Geografia, Letras, História, Pedagogia, Ciências Biológicas e Educação Física.
Comentários
Acre
Hemoacre suspende atendimento para manutenção nesta segunda

Nesta segunda-feira, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) não terá atendimento ao público. A suspensão ocorre em razão da realização de serviços de dedetização e manutenção elétrica na unidade.
De acordo com o Hemoacre, as intervenções fazem parte do cronograma de manutenção preventiva e têm como objetivo garantir a segurança, as condições sanitárias e a qualidade dos serviços prestados à população.
O atendimento será retomado normalmente na terça-feira, com funcionamento no horário habitual, das 7h às 18h.
Comentários
Acre
TCE-AC estabelece novas regras para execução de emendas parlamentares a partir de 2026
Resolução amplia exigências de transparência, rastreabilidade e controle social sobre o uso de recursos públicos

Comentários
Acre
Feijó decreta recesso administrativo de final de ano

A Prefeitura de Feijó publicou o Decreto nº 257, de 11 de dezembro de 2025, que estabelece o recesso administrativo de final de ano no âmbito da Administração Pública Municipal. A medida tem como objetivo organizar o funcionamento dos órgãos municipais durante o período festivo, garantindo o planejamento interno e a continuidade dos serviços essenciais. O documento foi publicado na edição do Diário Oficial nesta segunda-feira, 15.
De acordo com o decreto, o recesso seguirá o seguinte calendário: 24 de dezembro, ponto facultativo; 25 de dezembro, feriado nacional de Natal; 26 de dezembro (sexta-feira), ponto facultativo; 29 e 30 de dezembro, ponto facultativo; 31 de dezembro, ponto facultativo; 1º de janeiro, feriado nacional de Confraternização Universal; e 2 de janeiro (sexta-feira), ponto facultativo. Nos dias 27 e 28 de dezembro, assim como 3 e 4 de janeiro, por se tratarem de sábado e domingo, não haverá expediente administrativo. O retorno das atividades normais está previsto para o dia 5 de janeiro de 2026.
O decreto ressalta que, durante o período de recesso, não haverá paralisação dos serviços essenciais, que deverão funcionar normalmente conforme escalas definidas pelos respectivos secretários municipais.
Ainda conforme o documento, as secretarias municipais deverão organizar escalas de trabalho para assegurar o atendimento mínimo necessário e evitar prejuízos ao andamento dos processos administrativos.

Você precisa fazer login para comentar.