Conecte-se conosco

Flash

Tribunal de Contas visita escolas de Brasileia para conhecer boas práticas pedagógicas

Publicado

em

Verônica Rodrigues – SECOM

O Tribunal de Contas do Estado do Acre – TCE, realiza nos dias 02, 03  e 04 de setembro, visitas nas escolas Ruy Lino e Conci Alves de Melo em Brasileia. O objetivo da visita técnica da equipe do Comitê de Educação do TCE é fiscalizar as unidades, mas também conhecer e avaliar as boas práticas aplicadas nas escolas do município.

As escolas Ruy Lino e Conci Alves tiveram excelentes resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), tendo se destacado entres as melhores do Estado, além de estar cumprindo com as metas do Plano Nacional de Educação. Por esta razão, o Tribunal de Contas do Estado escolheu conhecer a prática pedagógica aplicada nas unidades que se destacaram, ventilando a possibilidade de que esse modelo possa ser compartilhado e aplicado em outros municípios do Acre.

A conselheira do TCE, que também é membro do Comitê de Educação do órgão, Naluh Gouveia, acompanha e participa da visita técnica com a equipe gestora e alunos. Ela pode conhecer vários projetos artísticos e culturais que são desenvolvidos pelas escolas de Brasileia e avaliou a visita.

“Nós tivemos essa ideia de ver quais escolas estão fazendo a diferença no Brasil. Essas duas escolas, a Ruy Lino e Conci Alves, em Brasileia, estão fazendo se destacando e diferença na educação, cumprindo com as metas do Plano Nacional de Educação. Nosso objetivo não é só ver as mazelas da educação, e sim, conhecer as coisas boas também”, disse.

A conselheira do TCE fez questão de parabenizar a Prefeitura de Brasileia, assim como toda a equipe Secretaria Municipal de Educação, e das escolas Ruy Lino e Conci Alves pelo resultado e o trabalho desenvolvido nas unidades educacionais.

Para a gestora da escola Ruy Lino, Armanda Alessandra Furtado, o reconhecimento de um órgão respeitado como o TCE  é motivo de muito orgulho e comemoração para toda a equipe da escola.

“Eu passo a analisar que as práticas e o envolvimento de toda a equipe comprometida com o trabalho faz sim toda a diferença. A escola Ruy Lino teve essa grande surpresa de receber o Tribunal de Contas juntamente com a auditora Naluh Gouveia, fazendo observações e análise para entender o que a gente faz para estar em destaque estadual em relação a práticas exitosas que levam a criança a se desenvolver integralmente. É motivo de comemoração pelo reconhecimento que vem de fora, que querem entender o trabalho que fazemos aqui e até compartilhar o modelo com outros municípios”, destacou Amanda Furtado.

A primeira escola a receber a equipe do Tribunal de Contas foi a escola Ruy Lino, entre os assuntos abordados na entrevista com a gestora, alunos e professores, está a questão de recursos/orçamento, sala de aula, gestão de resultados, avaliação, monitoramento, bônus, comunicação, aspectos pedagógicos, profissionalização das carreiras dos educadores, formação, relação com a Secretaria Municipal de Educação, entre outros assuntos.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Flash

Sebrae promove evento para conectar artesãos acreanos à lojistas do Sudeste e Nordeste

Publicado

em

Evento integra o Projeto Comprador e conta com apoio de parceiros

Nos dias 3 e 4 de novembro, o Sebrae realiza o encontro de negócios do Projeto Comprador, com foco em conectar talentos do Acre a novas oportunidades de mercado. O evento acontece no formato B2B (Business to Business) e conecta 14 lojistas do Sudeste e Nordeste diretamente aos artesãos acreanos.

O Projeto Comprador contou com uma fase anterior, de capacitação com duração de quatro meses, beneficiando mais de 100 artesãos de dez municípios acreanos, incluindo representantes das etnias indígenas Puyanawa, Shanenawa, Apuriã, Huni Kuin e Marubo.

De acordo com o analista do Sebrae no Acre, Aldemar Maciel, o projeto contou com uma metodologia específica desenvolvida para os artesãos. “As capacitações consistem na modelagem de negócios, gestão da produção, precificação e comercialização, preparando o artesão para fazer negócios com esses compradores”, explicou.

A líder indígena Eni Shanenawa destacou sua satisfação em participar da iniciativa para que as pessoas conheçam a ancestralidade do Povo Shanenawa. “Agradeço ao Sebrae por esse momento tão importante em que nós estamos aqui, como indígenas, para mostrar os nossos artesanatos. É de grande importância para nós que as pessoas levem nossos produtos para fora do estado, porque a sociedade vai ter esse conhecimento da importância do artesanato indígena e do artesanato acreano”, disse.

Pela primeira vez no Acre, a representante da Loja do Museu de Arte de São Paulo (MASP), Adélia Borges, destacou as belezas da produção acreana. “Essa bioeconomia que a gente vê aqui é uma produção muito linda, cheia de significados culturais. Cada peça que vemos aqui é um trabalho enorme que o artesão faz. Nós somos uma loja em um museu importante e os produtos acreanos fazem um sucesso enorme, principalmente com os estrangeiros”, destacou.

O encontro conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Rio Branco, Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ), Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a GolLog.

Comentários

Continue lendo

Flash

Polícia Civil deflagra Operação “Desmonte 4” e prende 12 integrantes de organização criminosa no Acre e em Mato Grosso

Publicado

em

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), deflagrou nesta quinta-feira, 4, a Operação “Desmonte 4”, ação que reforça o combate ao avanço e à estruturação de organizações criminosas no estado. A ofensiva contou com apoio estratégico da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diop) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), além da parceria da Draco da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJCMT).

Polícia Civil prende 12 integrantes de organização criminosa no Acre e em Mato Grosso. A ação integra a Renorcrim e reforça o enfrentamento ao crime organizado no país. Foto: assessoria/ PCAC

Ao todo, 12 pessoas foram presas preventivamente, sendo 11 em Rio Branco-AC e uma em Várzea Grande-MT, esta última localizada com apoio das equipes especializadas mato-grossenses. As prisões atingem diretamente uma célula criminosa ligada à expansão territorial da facção criminosa.

Segundo as investigações, o grupo atuava na ampliação do domínio territorial, na realização de cadastros de novos integrantes, além de coordenar invasões em áreas da cidade e organizar a venda de drogas em pontos estratégicos de Rio Branco. As ações tinham como objetivo fortalecer a presença da facção e ampliar sua capacidade de atuação criminosa.

O delegado titular da Draco, Gustavo Henrique da Silva Neves, destacou que as prisões representam mais um importante passo na contenção do avanço da organização criminosa no estado. Segundo ele, o trabalho integrado entre as forças de segurança tem sido determinante para enfraquecer a atuação das facções.

Em coletiva de imprensa, o delegado Gustavo Neves destaca que a Operação Desmonte 4 representa mais um duro golpe contra o crime organizado no Acre. Foto: assessoria/ PCAC

“A Operação Desmonte 4 reflete o esforço contínuo das instituições de segurança pública em desarticular o crime organizado. O compartilhamento de informações e a atuação conjunta são fundamentais para impedir o avanço dessas organizações, que tentam expandir seu território e suas práticas ilícitas”, afirmou o delegado.

A Operação “Desmonte 4” integra as ações da Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Renorcrim), coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A rede reúne delegados titulares de unidades especializadas em combate ao crime organizado em todo o país, promovendo o trabalho conjunto, a troca de informações e o desenvolvimento de estratégias de inteligência.

A atuação da Renorcrim, por meio da Diop/Senasp, tem como principal objetivo fortalecer o enfrentamento nacional e duradouro ao crime organizado, garantindo respostas rápidas e integradas às ações das facções criminosas, que têm atuação interestadual.

Comentários

Continue lendo

Flash

Americano recém-chegado ao Acre é brutalmente assaltado no Segundo Distrito de Rio Branco

Publicado

em

Vítima foi atacada por quatro criminosos, teve documentos e dinheiro roubados e acabou gravemente ferida

Um cidadão norte-americano, identificado como Joseph Thomas Fratantoni, de 43 anos, foi vítima de um assalto seguido de agressão na noite desta quarta-feira (3), no bairro Cidade Nova, no Segundo Distrito de Rio Branco. O homem havia acabado de chegar ao Brasil no mesmo dia, entrando pela fronteira do Acre.

Segundo informações, Joseph foi surpreendido por quatro homens que levaram cerca de R$ 1 mil, além de seu celular e passaporte. Após o roubo, os criminosos passaram a espancá-lo com pedras, chutes e ripas, causando cortes profundos na cabeça e fortes dores na região das costas e costelas. Em seguida, fugiram.

Mesmo ferido, o estrangeiro conseguiu correr até um hotel próximo para pedir socorro. Funcionários acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que realizou os primeiros atendimentos e o encaminhou ao Pronto Socorro de Rio Branco. Ele está estável.

A Polícia Militar fez buscas na região, mas nenhum suspeito foi encontrado. O caso segue em investigação.

Comentários

Continue lendo