Conecte-se conosco

Brasil

Trégua entre Israel e Hamas começará na madrugada de sexta-feira, anuncia Catar

Publicado

em

Catar também disse já ter recebido a lista de civis detidos como reféns pelo Hamas em Gaza e que serão soltos

CNN-Brasil

O Catar anunciou que a trégua entre Israel e Hamas começará, na madrugada desta sexta-feira (24).

Em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (23), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do governo catari Majed Al-Ansari disse que os combates serão interrompidos às 7h da manhã, no horário local (2h, horário de Brasília).

O Catar também disse já ter recebido a lista de civis detidos como reféns pelo Hamas em Gaza e que serão soltos.

A primeira leva, com 13 mulheres e crianças, deve ser libertada às 16h, no horário local (11h, no horário de Brasília).

Os planos para libertar os primeiros reféns no âmbito do acordo que Israel fechou com o Hamas foram adiados na noite de quarta-feira (22), poucas horas ates da trégua entrar em vigor.

O Conselho de Segurança Nacional de Israel disse mais cedo nesta quinta, em comunicado, que o primeiro grupo de reféns não seria libertado antes de sexta-feira.

“As negociações para libertar nossos reféns estão avançando e em andamento. O início do processo de libertação ocorrerá seguindo o acordo original entre ambas as partes, e não antes de sexta-feira”, afirmou o comunicado.

Israel e o Hamas já haviam chegado a um acordo para interromper os combates por quatro dias e libertar pelo menos 50 mulheres e crianças das mais de 230 mantidas reféns em Gaza.

Uma autoridade israelense disse à CNN, na quarta-feira, que a trégua estava programada para começar às 10h, horário local (5h, horário de Brasília), nesta quinta-feira.

As negociações sobre como implementar o acordo de reféns entre Israel e o Hamas estão em andamento e progredindo positivamente, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar.

“O trabalho entre as duas partes e os nossos parceiros no Egito e nos EUA está em curso para garantir a rápida implementação da trégua e para fornecer o que é necessário para garantir que ambas as partes aderem ao acordo”, acrescenta o comunicado.

As Forças de Defesa de Israel (FDI) continuaram as operações terrestres e aéreas em Gaza na quarta-feira, antes do esperado início da trégua, realizando ataques nas partes nordeste e central da Faixa de Gaza.

Áreas mais ao sul, incluindo Khan Younis e Rafah, também foram atingidas, segundo relatos palestinos.

As forças israelenses continuaram a atacar alvos até esta quinta-feira, disseram as FDI, inclusive no noroeste de Jabalia.

As FDI também disseram nesta quinta-feira que soldados israelenses localizaram um túnel dentro de uma mesquita e localizaram e atingiram outro túnel em uma área agrícola em Beit Hanoun.

Os soldados das FDI teriam localizado “numerosas armas” e identificaram um túnel dentro de uma residência civil na área.

O acordo marcou um grande avanço diplomático quase sete semanas após o início de um conflito que se transformou numa grave crise humanitária em Gaza.

O anúncio foi recebido com alívio e maior expectativa pelas famílias dos reféns.

O acordo, tal como apresentado pelo principal negociador, Catar, permitiria a libertação de reféns mantidos em cativeiro pelo Hamas em troca de uma série de mulheres e crianças palestinas nas prisões de Israel.

A trégua também permitiria a entrada de “um maior número de comboios humanitários e ajuda humanitária”, afirmou o comunicado.

Existe a opção da pausa durar até 10 dias, mas as autoridades israelenses acreditam que é improvável que dure tanto tempo.

Netanyahu disse quando o acordo foi aprovado que para cada 10 reféns adicionais libertados, haverá uma pausa extra de um dia nos combates.

O Hamas mantém 236 reféns em Gaza, incluindo cidadãos estrangeiros de 26 países, segundo dados dos militares de Israel.

Os raptos em massa sob a mira de armas ocorreram durante o dia 7 de Outubro, quando militantes do Hamas atacaram através da fronteira num ataque surpresa coordenado e sangrento que matou cerca de 1.200 pessoas – o maior ataque deste tipo a Israel desde a fundação do país em 1948.

Antes do acordo, apenas alguns reféns haviam sido libertados.

Israel respondeu ao ataque declarando guerra ao Hamas e impondo um cerco a Gaza que cortou o fornecimento de alimentos, água, medicamentos e combustível, ao mesmo tempo que lançou um ataque aéreo e terrestre implacável.

Cerca de 12.700 pessoas foram mortas em Gaza desde 7 de Outubro, segundo dados do Ministério da Saúde palestino na Cisjordânia, que se baseia em informações das autoridades de saúde geridas pelo Hamas.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Brasil

Com 4ª maior incidência no país, Acre registra 13 casos prováveis de chikungunya em 2026

Publicado

em

Doença não causou óbitos no estado neste início de ano; maioria dos casos é entre homens e adultos jovens

Os casos se concentram principalmente entre jovens e adultos. Foram identificados três homens entre 30 e 39 anos, duas mulheres e dois homens entre 20 e 29 anos, além de uma mulher e um homem entre 40 e 49 anos. Foto: captada 

Com 13 casos prováveis de chikungunya registrados nas duas primeiras semanas epidemiológicas de 2026, o Acre ocupa a 4ª posição no ranking nacional de coeficiente de incidência da doença, com índice de 1,5 caso a cada 100 mil habitantes. Apesar da colocação no cenário nacional, o estado não registrou óbitos até o momento. Os dados são do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde.

Os números mostram que, na primeira semana epidemiológica, foram notificados 10 casos prováveis, enquanto a segunda semana contabilizou mais três ocorrências. Em comparação com anos anteriores, o início de 2026 apresenta números inferiores aos de 2024, quando foram registrados 37 casos na primeira semana e 13 na segunda. Já em 2025, o Acre teve 8 casos na primeira semana e 5 na segunda.

Do total de casos prováveis em 2026, 69% ocorreram em homens e 31% em mulheres. Todos os pacientes são classificados como pardos, segundo os registros epidemiológicos.

Em relação à faixa etária, os casos se concentram principalmente entre jovens e adultos. Foram identificados três homens entre 30 e 39 anos, duas mulheres e dois homens entre 20 e 29 anos, além de uma mulher e um homem entre 40 e 49 anos. Também há registros em crianças: uma menina e um menino entre 5 e 9 anos, além de dois meninos na faixa de 1 a 4 anos.

No cenário nacional, o Acre aparece atrás apenas de estados como Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso em coeficiente de incidência. Em todo o Brasil, já foram contabilizados 1.647 casos, e um óbito está em investigação; o coeficiente de incidência nacional é de 0,8.

Entenda as diferenças entre Dengue, Zika e Chikungunya

Dengue: caracterizada por febre alta, dores musculares e articulares, além de outros sintomas que variam em gravidade.

Zika: associada a complicações neurológicas, é especialmente preocupante em gestantes devido ao risco de malformações em seus bebês.

Chikungunya: provoca febre e dores articulares intensas, muitas vezes persistindo por longos períodos, com sintomas que apresentam risco de se tornarem crônicos.

Comentários

Continue lendo

Brasil

TCE mantém rejeição das contas de ex-prefeita de Tarauacá e nega recursos; confira

Publicado

em

O processo teve como relatora revisora a conselheira Naluh Gouveia, que manteve a rejeição das contas devido ao descumprimento do percentual mínimo constitucional de investimentos na área da educação

TCE-AC rejeitou o recurso apresentado pela ex-prefeita de Tarauacá, Maria Lucinéia Neri de Lima Menezes, referente à prestação de contas do exercício financeiro de 2022. Foto: captada 

O Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) rejeitou o recurso apresentado pela ex-prefeita de Tarauacá, Maria Lucinéia Neri de Lima Menezes, referente à prestação de contas do exercício financeiro de 2022. A decisão foi confirmada durante sessão plenária realizada na última quarta-feira (21).

O processo teve como relatora revisora a conselheira Naluh Gouveia, que manteve a rejeição das contas devido ao descumprimento do percentual mínimo constitucional de investimentos na área da educação. O entendimento foi seguido pela presidente da Corte, conselheira Dulce Benício de Araújo, que desempatou a votação ao proferir o voto de minerva.

Durante o julgamento, o conselheiro Antonio Malheiros manifestou divergência, argumentando que o período pandêmico da covid-19 impactou diretamente a execução orçamentária dos municípios. Ele citou precedentes em que outros gestores tiveram as contas aprovadas com ressalvas em situações semelhantes, inclusive no âmbito do governo estadual. Apesar disso, o posicionamento não foi suficiente para reverter a decisão final.

Na mesma sessão, o Plenário do TCE-AC também analisou recurso apresentado pelo ex-presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Nicolau Cândido da Silva Júnior. O pedido buscava a revogação de multa no valor aproximado de R$ 22.840, aplicada pelo descumprimento da Resolução TCE/AC nº 87/2013, referente ao segundo bimestre de 2021. O recurso foi negado, sob o entendimento de que a defesa apresentou fundamentação considerada equivocada no Processo nº 144.339. A decisão foi acompanhada pelos demais conselheiros presentes.

Ainda durante a sessão, a Corte aprovou com ressalvas as contas do prefeito de Jordão, Francisco Naudino Ribeiro Souza, relativas ao exercício de 2022. Embora tenha sido constatado o excesso nos limites previstos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), os conselheiros levaram em conta os efeitos da pandemia para revisar a penalidade inicialmente prevista.

A sessão também foi marcada por uma homenagem ao conselheiro Valmir Gomes Ribeiro, que presidiu a 1631ª Sessão Plenária como presidente de honra. O decano do Tribunal se aposenta no próximo mês, ao completar 75 anos, e recebeu o título honorífico em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao controle externo no Acre.

Com a honraria, Valmir Ribeiro passará a ocupar assento de honra em sessões solenes e cerimônias oficiais da Corte, conforme o protocolo institucional. Nomeado conselheiro em 1989, ele integra a primeira formação do TCE-AC e completa 36 anos de atuação no órgão, sendo o último representante daquela geração inicial.

Comentários

Continue lendo

Brasil

Casa de filho de vereador em Acrelândia é totalmente destruída por incêndio

Publicado

em

Imóvel de Mateus, filho do vereador Rozeno, foi consumido pelas chamas no bairro Portelinha; ninguém estava dentro no momento

De acordo com informações de moradores, não havia ninguém dentro do imóvel no momento do incêndio. A casa foi totalmente destruídas pelas chamas. Foto: captada 

A residência de Mateus, filho do vereador Rozeno, foi completamente destruída por um incêndio na tarde desta quarta-feira (21), no bairro Portelinha, em Acrelândia. De acordo com moradores, não havia pessoas dentro da casa no momento do ocorrido, mas todos os móveis, roupas e pertences da família foram perdidos.

Vizinhos e familiares tentaram conter o fogo antes da chegada dos bombeiros, mas as chamas já haviam tomado conta da estrutura. A causa do incêndio ainda não foi divulgada pelo Corpo de Bombeiros, que deve investigar as origens do fogo.

A família agora busca apoio para reconstruir a casa e repor os bens perdidos. O vereador Rozeno ainda não se pronunciou publicamente sobre o caso.

Comentários

Continue lendo