Acre
TRE nega problemas em dia de votação
Corregedor rebate acusações sobre erro no sistema de votação
O presidente do TRE disse ainda que tudo saiu dentro do planejado. De 101 seções de difícil acesso apenas 3 ainda não tinham sido apuradas até o início da coletiva.
Ele apontou como problema maior da demora para fechamento das urnas, as seções com um número muito alto de votantes, além disso esta é primeira experiência com o sistema biométrico, “idosos, pessoas com alguma limitação, estas tem mais dificuldades para votar, o que justifica a demora nas filas”, disse Longuini.
A respeito da reclamação de algumas pessoas em terem chegado a seção e outra pessoa já ter votado em seu lugar, o corregedor do TRE Samuel Evangelista disse que é impossível ter ocorrido problema com as urnas e que provavelmente foi falha humana. “Pode ter ocorrido um equivoco do mesário, que pode ter liberado para outra pessoa votar”, explicou.
Sobre os problemas enfrentados nesta eleição o presidente do TRE afirmou que, após esta experiência com a biometria, serão feitos estudos para solucioná-los. “Vamos fazer a desagregação nas seções, por exemplo aquela seção com muitos eleitores será desmembrada e transformada em duas seções para diminuir a aglomeração de pessoas assim como a demora nas filas”.
No âmbito policial foram registradas 36 ocorrências, e 12 prisões foram efetuadas em todo o estado com relação a crimes eleitorais como: propaganda irregular, boca de urna e compra de votos.
Comentários
Acre
Rio Acre segue acima da cota de transbordo e atinge 15,32 metros em Rio Branco
Mesmo sem chuvas nas últimas 24 horas, nível do rio continua elevado e é monitorado pela Defesa Civil

Foto: Sérgio Vale
Comentários
Acre
Acre recebe novo alerta de chuvas intensas com risco potencial

Em dias de chuva é preciso redobrar as medidas de segurança ao conduzir veículos. Foto: Eduardo Gomes/Detran
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de perigo potencial para o Acre. O alerta teve início às 9h23 desta segunda-feira (29) e segue válido até 23h59 de terça-feira (30).
De acordo com o Inmet, estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade variando entre 40 e 60 km/h.
Apesar de classificado como de baixo risco, o aviso aponta possibilidade de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos em áreas urbanas e descargas elétricas durante o período de instabilidade.




Você precisa fazer login para comentar.