TRE começa a lacrar sistema de 2,8 mil urnas eletrônicas para as Eleições 2022 no Acre

Urnas de seções e de contingência do interior do estado foram lacradas nesta quarta-feira (21). Equipamentos da capital serão lacrados entre sexta (23) e domingo (25).

Urnas de seções e de contingência do interior do estado foram lacradas nesta quarta-feira (21) — Foto: Arquivo/Tribunal Regional Eleitoral do Acre

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) começou, nesta quarta-feira (21), o processo de carga e lacre das 2.883 urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2022 no estado. O procedimento foi iniciado em todos os municípios do interior do estado acreano.

Na capital, o processo será feito entre sexta (23) e domingo (25). Do total de urnas lacradas, 2.124 são urnas de seção e 759 de contingência, equipamentos reservas que podem ser usados caso alguma urna de seção precise ser trocada.

Carga e lacre são feitos após a geração de mídias. É feita a transferência dos dados dos eleitores, como seção eleitoral, e candidatos para as urnas eletrônicas. O procedimento garante ao eleitor que o voto registrado na urna seja computado de forma segura.

No último dia 13, foi iniciada a geração de mídias que serão usadas nas urnas eleitorais deste ano. Em todo o estado, mais de 580 mil eleitores estão aptos a votarem.

O procedimento, que ocorreu na sede dos cartórios eleitorais, é feito por meio do sistema gerenciador de dados, aplicativos e interface com a urna eletrônica. A geração de mídias é feita após o registro de candidatura dos políticos que vão concorrer ao pleito 2022. O prazo final para esse registro terminou nessa segunda-feira (12) e o TRE-AC indeferiu 22 pedidos.

Comentários

Compartilhar
Publicado por
G1 Acre