Conecte-se conosco

Acre

TRE-AC aguarda 52 mil para recadastramento biométrico

Publicado

em

DSC_0797Do total de 230 mil eleitores que votam em Rio Branco, 52 mil ainda não procuraram os postos de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) para fazer o recadastramento biométrico. Em virtude desse número e da proximidade da data de enceramento do prazo, 1º de março, a administração do TRE estima que cerca de 25 mil títulos sejam cancelados na capital.

Atualmente o TRE-AC tem atendido uma média 800 eleitores por dia, bem abaixo da capacidade de atendimento, que é de 2 mil eleitores. Caso esses eleitores não procurem os postos de atendimento no prazo estabelecido pelo Tribunal terão seus títulos cancelados e não poderão votar nas eleições de 2014, além de sofrer outras restrições, como tirar documento de identidade ou passaporte. A irregularidade acarreta problemas no CPF.

Para fazer o recadastramento basta que o cidadão compareça aos postos de atendimento portando um documento com foto e informe o endereço residencial completo. Eleitores do sexo masculino, maiores de 18 anos, que irão tirar o título pela primeira vez, deverão também apresentar certificado de reservista.

Os locais de atendimento biométrico são: Fórum Eleitoral de Rio Branco, em frente à Justiça Federal; prédio do TRE localizado no Centro, próximo ao Terminal; Via Verde Shopping; Detran, em frente ao 7º BEC; Hospital das Clínicas (Fundhacre), OCA e ônibus da biometria em frente ao Palácio Rio Branco.

 

Vanessa Alves

Ascom TRE-AC

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Acre

Assis Brasil cresce 23% na alfabetização e ultrapassa meta do Governo Federal

Publicado

em

O município de Assis Brasil alcançou um resultado histórico no Indicador Criança Alfabetizada, ferramenta criada pelo Governo Federal para incentivar a alfabetização na idade certa em todo o país.

De acordo com os dados mais recentes, divulgados em 2026, o município saiu de 49% de desempenho em 2024 para 72% em 2025, representando um avanço significativo de 23 pontos percentuais. O resultado coloca Assis Brasil entre os destaques da regional do Alto Acre, registrando o segundo maior crescimento da região.

Além disso, o município superou a meta estabelecida pelo Governo Federal, que era de 66%, reafirmando o compromisso da gestão com a qualidade da educação pública.

O Alto Acre, como um todo, também se destaca no cenário estadual, sendo a segunda regional com melhor desempenho, evidenciando o esforço conjunto dos municípios da região.

O prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, celebrou a conquista e destacou o trabalho coletivo como fator determinante para o avanço: “Esse resultado é fruto de um trabalho sério, comprometido e contínuo. Quero agradecer à equipe da Secretaria Municipal de Educação, na pessoa da secretária Vanderleia Teixeira, aos gestores escolares, professores, servidores e a todos que fazem a educação acontecer em nosso município.”

O gestor também ressaltou o papel fundamental das famílias no processo educacional: “A dedicação dos pais é essencial para garantir que nossas crianças tenham acesso ao conhecimento e se desenvolvam plenamente.”

O avanço no indicador reforça o compromisso da Prefeitura de Assis Brasil com políticas públicas eficientes, voltadas à aprendizagem e ao desenvolvimento das crianças, garantindo um futuro com mais oportunidades para todos.

Comentários

Continue lendo

Acre

Governo do Acre anula e revisa nomeações de professores aprovados em concurso

Publicado

em

Decretos atingem cargos da educação especial e envolvem municípios como Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Feijó

O Governo do Acre publicou, nesta quarta-feira (1º), decretos que tornam sem efeito e revisam nomeações de candidatos aprovados no concurso da rede estadual de ensino. As medidas atingem cargos de professor da educação especial em diferentes municípios.

De acordo com o Decreto nº 13.012-P, assinado pelo governador Gladson Cameli, foram anuladas nomeações de candidatos que não tomaram posse dentro do prazo legal ou não atenderam aos requisitos exigidos para ingresso nos cargos da Secretaria de Estado de Educação e Cultura.

A decisão atinge professores P2 de educação especial nas cidades de Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Feijó. Na capital, foi registrada a maior quantidade de casos, com oito nomeações anuladas. Já em Cruzeiro do Sul e Feijó, duas nomeações foram canceladas em cada município.

Paralelamente, o Decreto nº 13.013-P trata da exclusão de candidatos anteriormente nomeados, após pedidos de reclassificação feitos pelos próprios aprovados. A medida também envolve professores das mesmas áreas e inclui, além dos municípios já citados, Xapuri.

Ao todo, seis candidatos foram excluídos da lista de nomeações por solicitação administrativa, sendo três de Rio Branco, um de Cruzeiro do Sul, um de Feijó e um de Xapuri.

Os decretos têm como base o resultado final do concurso público homologado em outubro de 2025, bem como as nomeações iniciais realizadas em janeiro de 2026.

Comentários

Continue lendo

Acre

Sead e Detran convocam aprovados para posse em concurso público no Acre

Publicado

em

Cerimônia será realizada no dia 9 de abril em Rio Branco e Cruzeiro do Sul para cargos de nível superior

A Secretaria de Estado de Administração e o Departamento Estadual de Trânsito divulgaram a convocação para posse de candidatos aprovados em concurso público para cargos de nível superior no estado. O chamamento foi oficializado por meio de edital publicado nesta quarta-feira (1º) no Diário Oficial.

De acordo com o edital, os candidatos convocados deverão comparecer no dia 9 de abril de 2026, às 10h, nos locais definidos conforme o município de lotação.

Em Rio Branco, a posse ocorrerá no auditório da sede do Detran, localizado na Estrada Dias Martins, nº 894, no bairro Jardim Primavera. No mesmo horário, também serão empossados candidatos destinados aos municípios de Acrelândia e Brasiléia.

Já em Cruzeiro do Sul, a cerimônia será realizada na 1ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), situada na Avenida Copacabana, nº 658, no bairro Floresta.

Os candidatos devem chegar com antecedência mínima de 30 minutos para a realização dos procedimentos administrativos necessários à posse. A convocação é destinada àqueles que atenderam aos requisitos estabelecidos no edital anterior, que trata das condições para investidura nos cargos.

Os órgãos informaram que eventuais dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com o Detran, por meio de atendimento telefônico em horário comercial, ou junto à Sead por e-mail institucional.

O edital é assinado pelo secretário de Administração, Paulo Roberto Correia da Silva, e pela presidente do Detran, Taynara Martins Barbosa.

Comentários

Continue lendo