Extra
Trans Acreana pode demitir 60% dos funcionários se perder linha exclusiva
Por Dora Monteiro
Uma decisão da 2ª Vara da Fazenda Pública de Rio Branco determinando a abertura da linha de ônibus entre a capital e Cruzeiro do Sul pode levar a empresa de ônibus Trans Acreana a demitir mais da metade de seus funcionários. A informação foi prestada pelo diretor-presidente da empresa, Fernando Lourenço, na última terça-feira, 12.
De acordo com Fernando, a empresa é responsável atualmente por 110 empregos diretos e conta com uma frota de 50 ônibus. Ele revela que a decisão judicial atende a uma empresa de Goiânia interessada apenas na linha mais rentável que liga Rio Branco a Cruzeiro do Sul, deixando de fora trajetos deficitários como Rio Branco a Senador Guiomar, Bujari, Caquetá e Porto Acre.
Fernando informou que já procurou a Agência Reguladora dos Serviços do Estado do Acre (AGEAC) e expôs o problema, deixando claro que para a empresa explorar a linha para Cruzeiro do Sul ela também deve ser obrigada a participar das linhas deficitárias. “Nós assumimos estas linhas a pedido da RB Trans em 2012, quando a AGEAC ainda nem era responsável pelo transporte. AGEAC passou a fazer o cadastro das empresas existentes em 2013, e em 2016 assinamos um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com Ministério Público e AGEAC.
Ficamos com exclusividade porque as outras empresas foram desistindo. Hoje as linhas rentáveis fazem o equilíbrio das contas”, argumenta Fernando.
De acordo com ele, a Trans Acreana tem um investimento no Estado superior a 20 milhões de reais, com financiamento do Banco da Amazônia, Banco Mercedes Benz, Banco Volvo e Banco Moneo, “Somos a única empresa aqui do Estado do Acre que conseguiu crédito no Banco do Amazônia. As outras não conseguiram crédito. O Banco da Amazônia tem sido muito parceiro”, observou Lourenço.
“Então você está no negócio, com todas as dificuldades, acreditando que amanhã alguém vai melhorar essa estrada e, no momento que a coisa pode melhorar, você está sendo descartado”, queixa-se.
Fernando relata que desde 2010 nunca viu uma empresa rodoviária trazer um ônibus zero quilometro para operar nas estradas do Acre. “Quando nós chegamos com esses ônibus novos, nós tiramos o para-choque deles porque senão, ele ia chegar lá sem para-choques. Nós tivemos que adaptar os veículos, reforçar as molas, suspender os carros, tirando eles da originalidade para poderem trafegar no inverno. Em dezembro, voltamos a operar com os ônibus Dublo Deck para atender o aumento da demanda. Colocamos carros que recebemos da fábrica em novembro no valor de 2 milhões de reais na linha de cruzeiro Sul onde a estrada parece mais um varador do que uma BR, e para Assis Brasil é o mesmo. “É uma injustiça o que estão fazendo”, conclui ele.
Empresa Trans Acreana apresenta novos ônibus ao governador Gladson Cameli
Governo do Acre substitui empresa de transporte e novos ônibus garantem segurança e conforto
https://diariodotransporte.com.br/2018/11/03/trans-acreana-compra-5-novos-onibus-para-o-transporte-intermunicipal-do-acre/amp/
https://diariodotransporte.com.br/2020/02/01/trans-acreana-apresenta-cinco-novos-onibus-leitos-e-anuncia-linhas-entre-brasil-e-peru/amp/
Comentários
Extra
Prefeitura de Brasiléia recebe motos e recursos para iluminação pública de emenda parlamentar
A Prefeitura de Brasiléia recebeu nesta sexta-feira (29), três motocicletas Bros 0 km, modelo 2025, e recursos para a melhoria da iluminação pública.
O investimento, no valor de R$ 100 mil, é resultado de emenda parlamentar do deputado estadual Arlenilson Cunha.
O prefeito Carlinhos do Pelado ressaltou que as motos serão fundamentais para reforçar o trabalho das equipes das secretarias municipais. “Essa emenda é de grande importância para o nosso município e chega bem na hora. Foram R$ 50 mil aplicados na compra das três motos bros 0 km, modelo 2025, que serão destinadas às secretarias de Educação e Saúde, garantindo os serviços de qualidade e com segurança. O restante do recurso será investido na aquisição de equipamentos de eletricidade para ampliar e melhorar a iluminação pública. Ganha a cidade, ganha a população com mais segurança, qualidade de vida e serviços públicos mais rápido e práticos”, afirmou.
O deputado estadual Arlenilson Cunha destacou a importância de apoiar áreas essenciais para a população. “O nosso mandato tem o compromisso de investir em melhorias que chegam diretamente às pessoas. Essas motos novas, destinadas à Educação e à Saúde, somadas ao investimento na iluminação pública, vão fortalecer o trabalho da gestão municipal e beneficiar milhares de cidadãos em Brasileia”, destacou.
A solenidade de entrega aconteceu em frente à sede da Prefeitura de Brasiléia e contou com a presença de autoridades locais, servidores e membros da comunidade.
Comentários
Extra
Sindicato dos Lojistas do Comércio de Brasiléia – EDITAL DE CONVOCAÇÃO
Sindicato dos Lojistas do Comércio de Brasiléia
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
O Presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Brasiléia, CNPJ: 18.519.615/0001-94, no uso de suas atribuições e prerrogativas estatutárias, CONVOCA as empresas integrantes da categoria econômica dos lojistas do comércio (estabelecimentos de tecidos, de vestuário, adorno e acessórios, de objetos de arte, de louças finas, de cirurgia, de móveis e congêneres) integrante do 2º Grupo – Comércio Varejista – do Plano da Confederação Nacional do Comércio, estabelecidas no município de Brasiléia – Acre, para no dia 25 de setembro de 2025 às 8h, reunirem-se em Assembleia Geral Extraordinária na sede da entidade, localizada na Rua Manoel Ribeiro nº 647, Bairro Raimundo Chaar, Brasiléia (AC), CEP nº 69.932-970, para deliberarem sobre a seguinte pauta:
01 – Alteração do Estatuto, para adequação da denominação e representação constante do Cadastro Nacional de Entidades Sindicais do Ministério do Trabalho e Emprego.
02 – Outros assuntos de interesse da categoria.
Brasiléia – Acre, 29 de agosto de 2025.
José Luiz Revollo Junior
Presidente
Comentários
Extra
Meninas do Jordão encaram maratona de viagem para disputar competição de basquete 3×3
Após três dias de deslocamento por rio, estrada e avião, equipe chega a Manaus para representar o Acre em torneio nacional.
Foram três dias navegando pelo rio, deixando para trás a cidade de Jordão, até chegar em Tarauacá. De lá, seguiram em ônibus rumo a Rio Branco.
Já na manhã desta quinta-feira (28), as atletas do basquete 3×3 não perderam tempo: no Colégio Acreano, realizaram o último treino sob a orientação do professor Maycon, mostrando foco e determinação.
Às 23h, as jogadoras embarcam em voo para Manaus, onde vão representar o Acre em mais uma etapa da competição.
A trajetória é marcada por esforço, superação e paixão pelo esporte, transformando cada quilômetro percorrido em símbolo de coragem e fé nos próprios sonhos.
Você precisa fazer login para comentar.