Extra
Trans Acreana pode demitir 60% dos funcionários se perder linha exclusiva

Por Dora Monteiro
Uma decisão da 2ª Vara da Fazenda Pública de Rio Branco determinando a abertura da linha de ônibus entre a capital e Cruzeiro do Sul pode levar a empresa de ônibus Trans Acreana a demitir mais da metade de seus funcionários. A informação foi prestada pelo diretor-presidente da empresa, Fernando Lourenço, na última terça-feira, 12.
De acordo com Fernando, a empresa é responsável atualmente por 110 empregos diretos e conta com uma frota de 50 ônibus. Ele revela que a decisão judicial atende a uma empresa de Goiânia interessada apenas na linha mais rentável que liga Rio Branco a Cruzeiro do Sul, deixando de fora trajetos deficitários como Rio Branco a Senador Guiomar, Bujari, Caquetá e Porto Acre.

Fernando informou que já procurou a Agência Reguladora dos Serviços do Estado do Acre (AGEAC) e expôs o problema, deixando claro que para a empresa explorar a linha para Cruzeiro do Sul ela também deve ser obrigada a participar das linhas deficitárias. “Nós assumimos estas linhas a pedido da RB Trans em 2012, quando a AGEAC ainda nem era responsável pelo transporte. AGEAC passou a fazer o cadastro das empresas existentes em 2013, e em 2016 assinamos um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com Ministério Público e AGEAC.
Ficamos com exclusividade porque as outras empresas foram desistindo. Hoje as linhas rentáveis fazem o equilíbrio das contas”, argumenta Fernando.

De acordo com ele, a Trans Acreana tem um investimento no Estado superior a 20 milhões de reais, com financiamento do Banco da Amazônia, Banco Mercedes Benz, Banco Volvo e Banco Moneo, “Somos a única empresa aqui do Estado do Acre que conseguiu crédito no Banco do Amazônia. As outras não conseguiram crédito. O Banco da Amazônia tem sido muito parceiro”, observou Lourenço.
“Então você está no negócio, com todas as dificuldades, acreditando que amanhã alguém vai melhorar essa estrada e, no momento que a coisa pode melhorar, você está sendo descartado”, queixa-se.
Fernando relata que desde 2010 nunca viu uma empresa rodoviária trazer um ônibus zero quilometro para operar nas estradas do Acre. “Quando nós chegamos com esses ônibus novos, nós tiramos o para-choque deles porque senão, ele ia chegar lá sem para-choques. Nós tivemos que adaptar os veículos, reforçar as molas, suspender os carros, tirando eles da originalidade para poderem trafegar no inverno. Em dezembro, voltamos a operar com os ônibus Dublo Deck para atender o aumento da demanda. Colocamos carros que recebemos da fábrica em novembro no valor de 2 milhões de reais na linha de cruzeiro Sul onde a estrada parece mais um varador do que uma BR, e para Assis Brasil é o mesmo. “É uma injustiça o que estão fazendo”, conclui ele.
Empresa Trans Acreana apresenta novos ônibus ao governador Gladson Cameli
Governo do Acre substitui empresa de transporte e novos ônibus garantem segurança e conforto
https://diariodotransporte.com.br/2018/11/03/trans-acreana-compra-5-novos-onibus-para-o-transporte-intermunicipal-do-acre/amp/
https://diariodotransporte.com.br/2020/02/01/trans-acreana-apresenta-cinco-novos-onibus-leitos-e-anuncia-linhas-entre-brasil-e-peru/amp/
Comentários
Extra
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE ABERTURA
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA
COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO
AVISO DE ABERTURA
PREGÃO ELETRÔNICO SRP N° 013/2025 – COMPRAS.GOV 90013/2025
OBJETO: Registro de preços para a Contratação de Serviços Técnicos de Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho para atender as necessitadas da Secretaria Municipal de Administração de Brasiléia/AC.
A Prefeitura de Brasiléia, através da Comissão de Contratações informa os interessados sobre a ABERTURA do Edital supracitado, conforme edital retificado após impugnação.
Data da Abertura: 02 de fevereiro de 2026, às 09h30min (horário de Brasília).
O Edital Retificado e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta a partir do dia 16/01/2026 nos seguintes endereços eletrônicos: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/ e https://www.gov.br/compras/pt-br Portal Nacional de Contratações Públicas – PNCP.
Brasiléia/AC, 15 de janeiro de 2025.
André Schwalbe Gadelha
Pregoeiro
Comentários
Extra
Prefeitura de Brasiléia realiza reunião de emergência após Rio Acre ultrapassar cota de alerta
A Prefeitura de Brasiléia realizou, nesta semana, uma reunião emergencial na Sala de Situação da Defesa Civil para discutir e alinhar ações diante da elevação do nível do Rio Acre. O encontro foi conduzido pelo prefeito Carlinhos do Pelado (PP) e contou com a presença de secretários municipais, representantes da Defesa Civil e demais órgãos envolvidos no plano de contingência.
De acordo com a Defesa Civil, o Rio Acre atingiu a marca de 10 metros, ficando 20 centímetros acima da cota de alerta, que é de 9,80 metros. A cota de transbordamento no município é de 11,40 metros.
Apesar da previsão de estabilidade nas próximas horas, em razão da vazante que se aproxima a partir de Assis Brasil, a administração municipal decidiu manter todas as equipes em estado de prontidão para uma eventual necessidade de evacuação de famílias que residem em áreas de risco.
O prefeito informou que esteve pessoalmente em comunidades situadas acima da cidade para acompanhar a situação do rio e constatou que o nível já começa a apresentar sinais de estabilização e leve vazante.
“Mesmo com essa tendência de baixa, reunimos toda a equipe para que todos estejam atentos e preparados, caso seja necessário algum trabalho de evacuação ou atendimento às famílias afetadas”, destacou o gestor.
Segundo Carlinhos do Pelado, o monitoramento do nível do rio está sendo feito de forma contínua, tanto por meio dos dados oficiais da Defesa Civil quanto por observação direta nas áreas ribeirinhas e nos principais igarapés que influenciam o volume do Rio Acre, como o Igarapé do Noaia.
“Estamos acompanhando praticamente todas as áreas do município, tanto pelos sistemas de monitoramento quanto visualmente. A cada hora buscamos informações atualizadas para manter a população informada com precisão”, afirmou.
O prefeito também tranquilizou a população, informando que, no momento, a situação é considerada estável.
“Neste momento não há motivo para alarde. Está tudo dentro da normalidade, mas seguimos atentos, porque uma mudança no volume de chuvas pode alterar esse cenário rapidamente”, explicou.
Questionado sobre o plano de evacuação, Carlinhos afirmou que todas as secretarias estão mobilizadas.
“Já colocamos todas as secretarias em estado de alerta, principalmente as pastas de Obras e Assistência Social, que são as primeiras a atuar nessas situações. As equipes estão de prontidão 24 horas para atender a população, caso seja necessário”, concluiu.
A Prefeitura segue monitorando o nível do Rio Acre e orienta que moradores de áreas ribeirinhas fiquem atentos às informações oficiais divulgadas pelos canais institucionais.
Comentários
Extra
PREFEITURA DE ASSIS BRASIL – AVISO DE SUSPENSÃO DE LICITAÇÃO
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA DE ASSIS BRASIL
PUBLICAR POR INCORREÇÃO
AVISO DE SUSPENSÃO DE LICITAÇÃO
PREGÃO PRESENCIAL N° 013/2025
OBJETO: CONTRATAÇÃO DESTINADA A FORNECER MATERIAL DE CONSUMO, ODONTOLÓGICO. Visando atender as necessidades da Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura Municipal de Assis Brasil – Ac.
A Prefeitura de Assis Brasil, através da Comissão Permanente de Licitação e de seu Pregoeiro – CPL, torna público a suspenção da sessão pública modalidade Pregão Presencial n° 013/2025.
Em virtude de impugnação do Edital.
Assis Brasil-AC, 13 de janeiro de 2026
Willian Azevedo Bandeira
Pregoeiro


















































Você precisa fazer login para comentar.