Acre
Tráfico de pessoas é uma realidade no Acre, diz secretário
Segundo Nilson Mourão, mulheres são as principais vítimas do crime.
Campanha ‘Coração Azul’ quer combater casos desse tipo.
G1

Secretário diz que tráfico de pessoas no Acre é uma realidade. Principais rotas seriam Cuiabá, São Paulo e Bolívia (Foto: Quésia Melo/G1)
O tráfico de pessoas é uma realidade presente no Acre, segundo o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Acre, Nilson Mourão. No últimos dois anos, de acordo com ele, a Sejudh acompanhou, junto com a Polícia Federal no Acre (PF-AC), quatro casos denunciados como tráfico de pessoas. Entretanto, após investigações, somente um dos casos foi realmente confirmado como tráfico.
No estado, as mulheres são os principais alvos dos criminosos. Em muitos casos, segundo Mourão, os próprios pais ajudam, pois são tomados pelas promessas de bons salários para as filhas que vão trabalhar no exterior.
“Esse problema atinge diretamente as mulheres. Pode acontecer com homens, mas é pouco. É uma realidade no Acre. O aliciamento dessas meninas é quase irresistível, são jovens na faixa etária de 17 a 23 anos. Eles prometem tudo, vida melhor, bons salários, viagem para o exterior, tudo com pouco trabalho. Por isso, muitas vezes contam com apoio dos pais e da família, para que ela aproveite essa oportunidade. Quando chega no local tudo muda, já está endividada pela viagem, e é convidada a se prostituir. Há também casos de tráfico para retirada de órgãos, mas são menos visíveis ainda”, explicou.
Entre as rotas usadas para o tráfico de pessoas, o secretário destaca que Cuiabá, São Paulo e, principalmente a Bolívia, por ser uma zona de fronteira com o Acre, são as mais usadas pelos criminosos. Segundo ele, até o momento a Estrada do Pacífico ainda não foi usada como rota para o crime.
“Estamos nos aproximando dos bolivianos, já fizemos uma reunião, pois, eles também querem trabalhar junto conosco para combater essa realidade. O caminho mais fácil é a cidade de Cobija, mas é difícil descobrir como funciona esse processo todo ou até mesmo saber o que é configurado como tráfico, o que é a prostituição comum ou ainda garotas de programa que fazem esse tipo de viagem. Cuiabá e São Paulo também são principais roteiros”, disse.
Campanha ‘Coração Azul’
Para alertar a sociedade sobre o problema e realizar um trabalho de prevenção, a Sejudh iniciou esta semana uma série de ações em escolas durante a campanha nacional Coração Azul. A ação faz parte da Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, data instituída em novembro de 2013 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo o secretário, o objetivo é informar as pessoas para que não sejam atraídas por falsas promessas.
“Através da PF-AC faremos uma blitz educativa nas rodovias com panfletagem. Também vamos entregar esse material na rodoviária, aeroporto e também na tranca em Brasileia. No dia 30 de julho os servidores foram convidados a usar a cor azul para reforçar a campanha. Também serão feitas ações nas escolas para alertar os jovens”, salientou.
Comentários
Acre
Deputado Tadeu Hassem destina R$ 75 mil para cadeiras de rodas e ações de saúde bucal em Rio Branco
Parceria com o Rotary Club deve beneficiar famílias e cerca de 550 crianças da rede pública
O deputado estadual Tadeu Hassem destinou R$ 75 mil em emendas parlamentares para duas ações sociais em Rio Branco, por meio de parceria com o Rotary Club Rio Branco.
Uma das iniciativas é o projeto “Mobilidade e Dignidade”, que já beneficia 21 famílias com a entrega de cadeiras de rodas adaptadas, proporcionando mais autonomia e qualidade de vida a pessoas com deficiência.
A outra ação, chamada “Rotary Solidário”, tem como foco a saúde bucal de crianças da rede pública. A expectativa é atender cerca de 550 alunos com orientações, aplicação de flúor e distribuição de kits de higiene.
Segundo o parlamentar, a parceria busca ampliar o alcance de políticas sociais e garantir atendimento a quem mais precisa.
Ver essa foto no Instagram
Comentários
Acre
Presidente Joabe Lira recebe coveiros municipais e reforça apoio à valorização da categoria
Chefe do Legislativo destaca importância do trabalho e encaminha reivindicações à Prefeitura
Durante a sessão ordinária, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, Joabe Lira, relatou ter recebido em seu gabinete representantes dos coveiros municipais para ouvir as principais demandas da categoria.
O presidente classificou a atividade como um trabalho essencial e digno, ressaltando a importância desses servidores para o funcionamento da cidade.
“É uma categoria que trabalha bastante. É um trabalho essencial, um trabalho digno, e que precisa ser valorizado”, destacou.
Reivindicações apresentadas
Entre os pleitos apresentados pelos coveiros estão:
-
Melhoria salarial;
-
Implementação de vale-alimentação;
-
Instituição de auxílio-caixão;
-
Alteração do nível de escolaridade do cargo, atualmente de nível fundamental, para nível médio.
Segundo Joabe Lira, as reivindicações foram formalizadas e serão encaminhadas à Prefeitura de Rio Branco e ao secretário municipal de Administração para análise e providências.
“A Câmara está abraçando essa causa. Vamos enviar essa solicitação para a Prefeitura e para o secretário de administração para que juntos possamos valorizar essa categoria que tem trabalhado muito por nossa cidade”, afirmou.
Durante sua fala, o presidente também fez uma observação bem-humorada ao mencionar que, quando os coveiros se colocam à disposição para servi-lo, costuma responder: “Em nome de Jesus, vai demorar bastante eu precisar do serviço de vocês”.
A Câmara Municipal reafirma seu compromisso com o diálogo permanente com as categorias profissionais e com a valorização dos servidores públicos que contribuem diariamente para o funcionamento da capital.
Comentários
Acre
Prefeitura de Assis Brasil celebra o Dia da Mulher com ações do PAIF e atividades interativas
A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou uma programação especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher, promovendo ações do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e diversas atividades interativas voltadas ao público feminino do município.
O evento aconteceu no auditório da Prefeitura e reuniu mulheres atendidas pelos serviços socioassistenciais, proporcionando um momento de acolhimento, integração e valorização. Durante a programação, foram realizadas dinâmicas, atividades interativas e falas que destacaram a importância da mulher na sociedade, reforçando o respeito, os direitos e o protagonismo feminino.
A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com a promoção de políticas públicas que fortalecem os vínculos familiares e comunitários, além de incentivar a valorização e o empoderamento das mulheres de Assis Brasil.


Você precisa fazer login para comentar.