fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Trabalhadores do Saerb ocupam sede do Depasa e reivindicam melhorias para a classe

Publicado

em

Dezenas de trabalhadores do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (Saerb) ocuparam a sede do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) na terça-feira, 11, em manifesto para cobrar melhorias nas condições de trabalho dos profissionais e reajustes da data-base e do vale alimentação, além de outras pautas. Organizado pelo Sindicato dos Urbanitários, o ato foi feito para pressionar o diretor do órgão, Zenil Chaves, para abertura de diálogo entre servidores e Direção.

O protesto iniciou na frente do Depasa com os manifestantes erguendo cartazes e verbalizando palavras de ordem. Depois, os trabalhadores entraram na sede do órgão – que administra o Saerb – para chamar a atenção dos gestores da instituição. Diretor do Sindicato dos Urbanitários, Mauricélio França lembrou que diversas manifestações como essa já foram feitas com as mesmas cobranças ao longo de vários governos, mas nunca são ouvidos.

“Desde o governo anterior fazemos manifestações para reivindicar nossos direitos. Já sentamos várias vezes, inclusive na nova administração, e não houve progresso algum. Há cinco anos não temos reposição dos índices inflacionários e data-base dos trabalhadores. Não conseguimos nem sentar com os administradores para saber se há uma perspectiva porque eles se fecham e nunca nos recebem. Também cobramos melhoria no abastecimento. Nossa luta continua”, disse França.

Auxiliar operacional de serviços do Saerb, Eliane de Lima lembrou que o movimento feito fortalece a categoria, demonstra união entre os trabalhadores e também reivindica melhoria na prestação de serviços. Ela pontuou que atualmente Rio Branco enfrenta um desabastecimento de água e deficiência no tratamento de esgoto. “Estamos lutando por nossos direitos e pelos da população. Aproveitamos o ato para lembrar que é obrigação a oferta de água nas residências”.

Apesar de ter tentado evitar os manifestantes, o diretor do Depasa, Zenil Chaves, foi pressionado pelos manifestantes e alegou para eles que a resolução do caso precisa passar pelo crivo da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). Segundo ele, diversas tentativas de reunião para tratar do assunto com a secretária Maria Alice foram recusadas e somente depois do posicionamento da gestora é que o departamento poderá dialogar sobre o reajuste de toda a classe.

Chaves garantiu aos manifestantes que a conversa com a secretária de Planejamento e Gestão será realizada ainda nesta semana e que um posicionamento será dado a eles até esta quarta-feira, 12, quando uma reunião entre Depasa, sindicato e trabalhadores deve ser feita. “Outra cobrança feita foi a segurança nas estações de tratamento e deixamos claro que a melhoria no sistema de abastecimento de água para os moradores de Rio Branco precisa ser feita com urgência”, finalizou Mauricélio França.

Comentários

Continue lendo

Geral

Humaitá “atropela” o Rio Branco em 45 minutos e garante vaga nas competições nacionais

Publicado

em

Fotos: Jhon silva

Em 45 minutos, o Humaitá conseguiu bater o Rio Branco por 3 a 0 na tarde desta quinta, 25, no Florestão, e garantiu a vaga nas competições nacionais (Copa do Brasil e Brasileiro da Série D) na temporada de 2025. Aldair, Fabinho e Ewerthon marcaram os gols do Tourão.

Um atropelo

O Humaitá abriu o placar aos 4 minutos com um gol do meia Aldair e aos 20 Fabinho ampliou para 2 a 0.

O Tourão realizou uma partida equilibrada enquanto o Rio Branco se desmontava em campo com as saídas dos zagueiros Jackson e Saulo, ambos machucados.

Aos 43, Ewerthon acertou um belo chute para fechar o placar e confirmar a vitória.

A segunda etapa do confronto foi um “amistoso” com um Rio Branco derrotado em campo.

Fala, Kinho!

“Foi um primeiro semestre muito difícil, mas felizmente conseguimos deixar a equipe onde encontramos com o calendário na temporada de 2025. Vamos planejar a Série D e tentar realizar uma grande campanha no torneio nacional”, declarou o técnico do Humaitá, Kinho Brito.

Rio Branco indefinido

Depois da derrota, o elenco do Rio Branco viaja para Manaus, no Amazonas, nesta quinta, e estreia no Brasileiro da Série D contra o Manauara. Contudo, o planejamento para o torneio vai ser fechado somente no retorno da delegação do Amazonas.

Comentários

Continue lendo

Geral

Grávida de 7 meses nega dinheiro a pessoa em situação de rua e leva soco na barriga

Publicado

em

Casos como este são comuns entre os moradores de Cruzeiro do Sul; Creas esclarece que não há punição

Comentários

Continue lendo

Geral

MPAC promove reunião em Brasileia para discutir políticas públicas educacionais a indígenas em contexto urbano

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cível de Brasileia, com apoio do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera), realizou, na última segunda-feira (23), uma reunião para discutir os desafios enfrentados pela população indígena em contexto urbano do município no acesso à educação.

O encontro foi conduzido pelo promotor de Justiça Juleandro Martins e contou com a participação da secretária Municipal de Educação, Francisca da Silva Oliveira, do secretário Municipal de Meio Ambiente, Valdemir da Silva, da liderança indígena Marilza Jaminawa, além de representantes da Secretaria Estadual de Educação e Secretaria de Assistência Social do Estado do Acre.

Durante a reunião, foram discutidos temas como o alto índice de evasão escolar, a distorção idade-série, adequação do ensino à cultura indígena e promoção da tolerância e respeito à diversidade entre os demais estudantes.

O promotor de Justiça destacou a importância do diálogo para a construção de soluções para os problemas enfrentados pelos indígenas. “Nosso objetivo foi discutir sobre os desafios e caminhos para o acesso e permanência na escola dos indígenas em contexto urbano, bem como monitorar as pactuações que foram feitas nas edições anteriores em relação aos eixos saúde e assistência social”, afirmou.

Entre os encaminhamentos, destacam-se a realização de ações de conscientização com familiares sobre a importância da escolarização, mapeamento das crianças que estão fora da escola e envio da lista de evasões ao MPAC, além de levantamento de alunos que tenham perfil para Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Comentários

Continue lendo