Flash
Totalmente reformado e modernizado, governo entrega hospital de Mâncio Lima
A Saúde do Juruá celebrou um dia histórico. O governo entregou, nesta segunda-feira, 7, a reforma e ampliação do Hospital Abel Pinheiro, em Mâncio Lima. A obra custou aos cofres públicos quase R$ 5 milhões, fruto de recursos do Estado e de emenda parlamentar do deputado federal Alan Rick.

Na entrega do hospital, Gladson Cameli garantiu que Mâncio Lima merece ainda mais obras. Foto: Marcos Vicentti/Secom
Considerada um marco para a administração estadual, a reforma transforma a unidade numa referência para a região e desafoga o Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul. Durante a cerimônia de reinauguração, o governador Gladson Cameli comemorou a execução, que beneficia diretamente 20 mil moradores da cidade mais ocidental do país.

A obra custou aos cofres públicos quase R$ 5 milhões, fruto de recursos do Estado e de emenda parlamentar do deputado federal Alan Rick. Foto: Marcos Vicentti/Secom Foto: Pedro Devani/Secom
“Amigos, governar é gratificante. Você aprende e muda suas concepções. Estamos num momento ímpar e quero me dirigir ao povo da minha terra. Mâncio Lima merece muito mais do que este hospital. Aqui, ainda faremos outras grandes obras, como a Alameda das Águas. Mas, neste momento, eu quero agradecer pela união, que vem proporcionando trabalho e gerando grandes impactos ao nosso Acre. Sei que muita coisa ainda precisa ser feita, mas vamos continuar dedicados para realizar os sonhos que ainda temos”, enfatizou o chefe de Estado.

“Sei que muita coisa ainda precisa ser feita, mas vamos continuar dedicados para realizar os sonhos que ainda temos”, enfatizou Gladson Cameli. Foto: Marcos Santos/Secom
Fundado em 1983, o hospital não recebia melhorias estruturais desde 1991. São exatos 31 anos de muita espera por independência na realização de procedimentos de saúde mais complexos.
Mas o sonho foi concretizado pelo atual governo. Atento a cada palavra proferida por Cameli, seu Laurimar Dantas de Oliveira testemunhava o feito em meio à multidão que prestigiava o evento. Na visão do aposentado de 68 anos, o município se sente honrado em receber um investimento de tamanha envergadura.
Maria Cruz de Souza é hipertensa e há dias está internada no Abel Pinheiro para tratar o problema. A idosa de 62 anos resume como “benção de Deus” o atual momento da unidade de saúde de Mâncio Lima. “Diante das dificuldades que já presenciei neste hospital, eu não tenho palavras para agradecer”, disse.
A obra
Uma ação articulada entre Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) e a Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento (Seinfra) garantiu a reconstrução dos dois blocos do prédio e o contemplou com nova fachada, necrotério, ampliação do setor de farmácia e laboratório, além da cobertura da recepção e do estacionamento para ambulância, entrada de emergência, laboratório e espaço para unidade transfusional. Um ganho imensurável, que se traduz em novos serviços e atendimento mais humano à população.
“A meta do nosso governo é levar o bem-estar para as pessoas. É uma gestão que cuida dos acreanos. Além de emocionado, sinto-me feliz em poder contribuir para a preservação de milhares de vidas deste local. Esse é um dia que ficará marcado na história do nosso estado”, declarou o secretário de Infraestrutura, Cirleudo Alencar.
Além das benfeitorias físicas, a estrutura recebeu investimentos em novos equipamentos, como um moderno aparelho de raio-X, que emite imagens digitais, assegurando mais precisão em diagnósticos de doenças. Outro destaque é a implantação de um sistema que organiza e facilita acesso aos dados dos usuários. A titular da Sesacre, Paula Mariano, avaliou a nova realidade do espaço como muito mais acolhedora e salubre para funcionários e pacientes.
“É um dia de grande felicidade, que se tornou possível graças à união das equipes do nosso governo. É assim que cuidamos do povo, oferecendo amor, carinho e preservando vidas. Demos um grande passo no nosso projeto de humanização da saúde”, salientou Paula Mariano.
Também se fizeram presentes à solenidade secretários estaduais, deputados, os prefeitos Isaac Lima e Zequinha Lima, autoridades da região e gestores de órgãos, autarquias e departamentos do governo.
A nova realidade do hospital
A intervenção do governo começou a gerar frutos expressivos. Em 2021, após a reinauguração do bloco B do hospital, a equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, pessoal da limpeza e do setor administrativo fez história com a efetivação de quase 200 mil procedimentos, 181 internações, 76 partos e mais de 20 mil consultas. Um marco para a Saúde local, que reflete a dedicação das equipes e o compromisso do governo em promover qualidade de vida para a população.
Além dos serviços já oferecidos, como consultas médicas, observação clínica, exames laboratoriais e de imagens, o manciolimense realizará cirurgias eletivas, em breve. O procedimento aguarda a regularização do centro cirúrgico junto ao Ministério da Saúde (MS).
Outro ganho para o novo Abel Pinheiro foi a ampliação do número de leitos clínicos. A nova estrutura terá 20 disponíveis, mas o quantitativo pode aumentar para 46, dependendo da demanda.
Em poucas palavras, o diretor-geral do hospital, Hélio Bentes, enfatiza: “Gladson Cameli está realizando um sonho de quem mora nesta terra”.
O que disseram
“O governador Gladson cumpre hoje mais uma promessa de campanha. Uma obra que vai trazer um salto na qualidade de saúde de Mâncio Lima. Não só quem é daqui sai ganhando, mas também moradores de regiões vizinhas. Com ações como essa, temos lutado muito para melhor a vida dos acreanos”, deputado Nicolau Júnior.
“Quero agradecer. Como prefeito da cidade, sinto-me lisonjeado por receber esse investimento que veio para ficar. Onde tem saúde tem vida. Muito obrigado, governador e envolvidos”, Isaac Lima.
“Hoje meu coração se alegra, pois, além desse hospital, faremos outros grandes investimentos para o Juruá. Governador Gladson, hoje esse povo está feliz por sua causa e pelo empenho de todos nós”, deputado Alan Rick.
Comentários
Flash
Aleac encerra o ano com a tradicional entrega de títulos de cidadão acreano e mais de 90 moções de aplauso
A Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) realizou na manhã desta quinta-feira (18), uma sessão solene no auditório do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), destinada à entrega de mais de 50 Títulos de Cidadão Acreano e mais de 90 Moções de Aplauso a personalidades e instituições que se destacaram pelos relevantes serviços prestados ao Estado.
A solenidade reuniu deputados estaduais, autoridades civis e militares, representantes de instituições públicas e privadas, além de familiares e convidados dos homenageados. A entrega das honrarias é um ato tradicional do Parlamento acreano e tem como finalidade reconhecer cidadãos e entidades que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento social, econômico, institucional e humano do Acre.
Entre os Títulos de Cidadão Acreano que foram entregues durante a sessão, destacam-se os concedidos, por proposição da Mesa Diretora da Aleac, às senhoras Débora Ribeiro da Cunha e Miriam do Carmo Paiva e Silva, além do título destinado ao senhor Andryo Marrane Amaral.
Durante a cerimônia, o Parlamento também fez a entrega de mais de 90 Moções de Aplauso, homenageando cooperativas, forças de segurança, profissionais liberais, servidores públicos, lideranças políticas, empreendedores e instituições que atuam em áreas estratégicas como agricultura familiar, segurança pública, transporte, saúde, educação, justiça, cultura e esporte.
Entre as Moções de Aplauso entregues destaca-se a homenagem à Cooperativa de Produtores de Café do Vale do Juruá (Coopercafé), em reconhecimento ao papel fundamental que a instituição vem desempenhando no fortalecimento da cafeicultura no Acre. A cooperativa tem se destacado pelo incentivo à agricultura familiar, oferecendo suporte técnico, logístico e organizacional aos produtores, contribuindo diretamente para a geração de renda, o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da economia regional.
A sessão solene também homenageou a vice-governadora Mailza de Assis, com a entrega da honraria de Cidadã Benemérita, uma das mais importantes distinções concedidas pela Assembleia Legislativa do Estado do Acre. O reconhecimento é destinado a personalidades que se destacam pelos serviços prestados à sociedade acreana e pela contribuição relevante ao desenvolvimento social e institucional do Estado, simbolizando o reconhecimento do Parlamento à trajetória e ao compromisso da vice-governadora com as causas públicas e com a população do Acre.
Os deputados estaduais ressaltaram que a sessão solene representa um momento de reconhecimento e gratidão do Poder Legislativo àqueles que, com dedicação e compromisso, ajudam a fortalecer o Estado e melhorar a qualidade de vida da população acreana. Para eles, as homenagens reafirmam o papel da Aleac como instituição que valoriza o mérito, o serviço público e o trabalho coletivo em prol do bem comum.
“Essa é uma forma simples, mas muito sincera, de dizer obrigado a quem faz a diferença no Acre. Cada homenagem entregue aqui representa histórias de trabalho, de dedicação e de amor pelo nosso estado. A Assembleia faz questão de reconhecer essas pessoas e instituições que ajudam, todos os dias, a construir um Acre melhor”, enfatizou o presidente Nicolau Júnior.
A realização da solenidade reforça o compromisso do Parlamento com a aproximação institucional e a valorização dos espaços públicos, promovendo um momento de celebração, reconhecimento e respeito às trajetórias que contribuem para o desenvolvimento do Acre.
Texto: Mircléia Magalhães/Agência Aleac
Fotos: Sérgio Vale e Ismael Medeiros
Para acessar todas as fotos do evento, clique no link abaixo:https://drive.google.com/file/d/1Akcy51-awJlrGLrIJ57C09seP7HBUAHn/view?usp=drive_link
Comentários
Flash
Prefeitura de Brasiléia realiza mutirão de cardiologia e ultrassonografias beneficiando centenas de pacientes

Nesta quarta-feira (17), a Prefeitura de Brasiléia, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um importante mutirão de atendimentos em cardiologia e ultrassonografia, beneficiando centenas de pacientes previamente agendados pela Regulação do Município.
A iniciativa integra a estratégia da gestão municipal voltada à prevenção, à ampliação do acesso aos serviços especializados e à redução das filas de espera, evitando o agravamento de doenças.
Durante ação, foram ofertadas consultas cardiológicas e diversos tipos de exames de ultrassonografia, entre eles mama, endovaginal, abdômen total e tireoide, assegurando diagnóstico precoce, acompanhamento médico e mais qualidade de vida à população.
O prefeito Carlinhos do Pelado acompanhou de perto os atendimentos e destacou o compromisso da administração com o fortalecimento da saúde pública. “Nosso objetivo é cuidar das pessoas, garantir atendimento digno e reduzir o tempo de espera por consultas e exames especializados. Esse mutirão é resultado de planejamento e compromisso com a prevenção, que salva vidas e evita complicações futuras”, afirmou o prefeito.
O secretário municipal de Saúde, Francélio Barbosa, reforçou a importância da ação para a organização da rede de atendimento. “Todos os pacientes foram regulados e agendados previamente, o que garante eficiência, transparência e melhor aproveitamento dos serviços. Estamos trabalhando para diminuir as filas reprimidas e oferecer atendimento resolutivo, com foco na prevenção e no cuidado contínuo”, explicou.
A Prefeitura de Brasiléia informou ainda que segue investindo em ações estratégicas na área da saúde, ampliando o acesso da população a serviços especializados e fortalecendo a rede municipal de atendimento.
Comentários
Flash
Polícia Civil realiza operação na fronteira. Homem questiona uso de tornozeleira a magistrado e recebe voz de prisão
Operação em Brasiléia e Epitaciolândia prendeu ao menos quatro pessoas com pendências judiciais
A Polícia Civil dos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia realizou, ao longo do dia desta quarta-feira (17), uma operação para cumprir mandados de prisão e de busca contra pessoas que estavam em débito com a Justiça. A ação resultou na prisão de pelo menos quatro indivíduos na região de fronteira.
Entre os casos que chamaram a atenção das autoridades está o de um homem que foi preso por determinação judicial após procurar um magistrado sua residência para “tirar satisfação” sobre a utilização de tornozeleira eletrônica.
Segundo apurado, o indivíduo era considerado foragido da Justiça de outro estado e acabou sendo detido em razão da ousadia e da situação irregular em que se encontrava.
Além desse caso, as demais prisões ocorreram por descumprimento de determinações judiciais, incluindo falta de pagamento de pensão alimentícia, descumprimento de medidas protetivas e violação do equipamento de monitoramento eletrônico.
Após as prisões, todos os detidos foram encaminhados para a realização de exames de corpo de delito e, em seguida, conduzidos ao presídio estadual na capital. Os presos permanecem à disposição da Justiça, que irá analisar individualmente a situação de cada um.








































Você precisa fazer login para comentar.