Acre
Torre de rádio do Estado em Brasiléia balança e causa pânico em Escola

A rádio estadual fica localizada ao lado de uma escola e levou pânico aos professores, funcionários e alunos – Foto: Alexandre Lima
Alexandre Lima
Alunos e funcionários da Escola Estadual Getúlio Vargas, localizada na cidade de Brasiléia, passaram por momentos de pânico na manhã desta terça-feira, dia 27, quando perceberam que algo estaria errado com a torre da rádio estatal, estaria balançando acima do normal ao receber rajadas de vento.
Apavorados, professores retiraram os alunos das salas de aula e chamaram homens do Corpo de Bombeiros para analisar o caso. No local, foi constatado que existe uma diferença de cerca de aproximadamente um centímetro na peça (polca) que segura um dos pontos da torre.
Mesmo com um aparelho hidráulico, não foi possível acabar com o problema na torre devido o parafuso estar se soltando aos poucos. O homens do Corpo de Bombeiro iriam comunicar o fato às autoridades competentes sobre o caso e à direção da rádio para tomar providencias.
Caso não seja encontrado uma solução em tempo hábil, o Corpo de Bombeiro poderá isolar a rádio e a escola. Foi passado a informação que, a torre que tem aproximadamente 20 metros de altura, irá receber uma amarração com cabos provisórios para que não balance.
Uma equipe do Estado já estaria se deslocando da Capital para que seja feito esse trabalho o mais rápido possível, ainda na tarde desta terça-feira, para que depois seja chumbado o parafuso que está se soltado e levantando.
Comentários
Acre
Rio Acre recua 10 centímetros, mas segue acima da cota de transbordamento em Rio Branco
Nível do rio marcou 14,30 metros às 15h; Defesa Civil mantém monitoramento devido à previsão de novas chuvas.

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre apresentou recuo de 10 centímetros neste sábado, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Na última medição do dia, realizada às 15h, o manancial marcou 14,30 metros, permanecendo acima da cota de transbordamento, estabelecida em 14,00 metros.
De acordo com os dados oficiais, na primeira medição do dia, às 5h26, o rio registrava 13,73 metros, já acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. Às 9h, o nível chegou a 14,00 metros, atingindo oficialmente a cota de transbordamento. Em seguida, às 12h, o Rio Acre subiu para 14,40 metros e, no início da tarde, recuou para 14,30 metros.
Apesar de não haver registro de chuva nas últimas 24 horas na capital — com índice de 0,00 milímetro —, o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, explicou que a elevação do nível do rio é consequência das fortes precipitações ocorridas nas regiões de cabeceiras e em municípios do interior do estado, cujas águas continuam chegando a Rio Branco.
Segundo Falcão, há previsão de novas chuvas tanto nas áreas de nascente do Rio Acre quanto na capital acreana, o que mantém os órgãos de monitoramento em estado de atenção.
Comentários
Acre
Moradores da Sapolândia começam a deixar suas casas por conta da cheia

Moradores do bairro Hélio Melo, conhecido como “Sapolândia”, em Rio Branco, começaram a deixar suas casas no início da tarde deste sábado (27), em razão da cheia do igarapé São Francisco que já começa a deslojar as famílias da região.
De acordo com a organização sem fins lucrativos Conexão do Bem, as famílias aguardaram durante a manhã por apoio da Defesa Civil. Diante da ausência de atendimento no período, os próprios moradores decidiram sair das residências por conta própria, como forma de evitar maiores prejuízos
A Defesa Civil informou que a previsão é de que o nível do Rio Acre e dos igarapés continue subindo neste domingo, o que pode agravar o cenário de inundação em áreas já atingidas da capital acreana. A situação segue em monitoramento.
VEJA O VÍDEO:
Comentários
Acre
Rio Acre segue em elevação e atinge 14,40 metros em Rio Branco
Nível do rio permanece acima da cota de transbordamento e aumenta risco de alagamentos na capital acreana.

Foto: Sérgio Vale








Você precisa fazer login para comentar.