Cotidiano
TJAC leva serviços do Projeto Cidadão para Colocação Pracaúba em Sena Madureira
Ação contou ainda com a realização do casamento coletivo, que oficializou a união de 75 casais daquela localidade
O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio do Projeto Cidadão, levou justiça e cidadania, no sábado, 19, para a Colocação Pracaúba, Seringal Recife, em Sena Madureira. Os atendimentos foram realizados na Escola Estadual Rural Pracaúba.
Dentre os serviços ofertados a emissão de documentos como CPF, RG (1ª e 2ª Vias), orientações sobre Carteira de Trabalho; solicitação de 2ª via de certidão de nascimento, óbito e declaração de nascido vivo, atendimento Jurídico, ações judiciais, consultas e encaminhamentos e retificação de documentos, atendimento previdenciário, orientações/ Informações e consultas a benefícios, dentre outros serviços.
Esta é a segunda vez que a localidade recebe os atendimentos do Projeto Cidadão, pois a primeira ocorreu em 2007, ou seja, há 17 anos. Naquela ocasião, houve um casamento coletivo e o senhor João de Souza Lima estava presente e nesta edição trouxe a esposa, a filha e a neta tirar a Carteira de Identidade Nacional (CIN). João afirma que a oferta de cada edição é um grande benefício para os moradores.
“O projeto aqui facilita muito. Só pra gente trocar a identidade na cidade é um custo. Além do dinheiro do transporte, a alimentação e o tempo também, né? Repare em toda essa gente aqui se fossem até a cidade? O projeto aqui é bom demais, é uma coisa que pra cá é muito bom, porque as pessoas podem renovar as identidades e outros documentos”, finaliza.
O senhor Raimundo Nonato Silva de Lima, 47 anos, e a esposa Irismar da Silva, moram na Colocação Nova Gaia, no Seringal Sacado, também casaram no casamento coletivo realizado em 2007, e foram nesta edição renovar os documentos. Ele também reforça que o custo para deslocamento é alto, além da taxa cobrada para o acesso à CIN. Segundo Raimundo, essa oportunidade “é boa demais! Porque a gente consegue tirar os documentos perto da nossa casa, e pra tirar, você tem que pagar cento e pouco reais, né? Fora a passagem daqui até lá. Então, quando esse projeto vem pra cá, facilita demais a nossa vida”, conclui.
Casamento coletivo
O galpão utilizado para armazenar a produção de castanhas se transformou em um cenário especial para a realização da cerimônia de casamento coletivo, onde 75 casais oficializaram a união. A celebração marca a primeira experiência de casamento coletivo do juiz de Direito Titular da Vara Cível da Comarca de Sena Madureira Caique Cirano, que desejou felicidades aos casais e falou sobre a solenidade.
“Estou muito feliz, muito realizado em estar celebrando pela primeira vez na minha história enquanto magistrado, aqui na Colocação Pracaúba, Seringal Recife. Poder participar deste momento de celebração, de alegria e de simbolismo, dessa união destes 75 casais e é muito bonito ver o empenho, a dedicação do Tribunal de Justiça, de todos os colaboradores, na realização de mais um direito social. Então, espero que estes casais prosperem bem juntos e que possamos cada vez mais promover direitos aos cidadãos”, afirmou o juiz.
Antônio Jardes da Silva Mendes e Maria Luana Soares Nunes estão juntos há seis anos, já planejavam oficializar a união e aproveitaram a oportunidade. Jardes avalia que poder casar no projeto é “bem bacana, porque é mais fácil e sem custos. Tentamos ir ao cartório uma vez, mas foi muita burocracia, então decidimos esperar mais um pouco. Então uma ação dessa é muito bom pra gente, sem dúvida alguma”.
Juntos há 22 anos, Francisco Barreto Mendes e Antônia Ocineide de Souza Lima, moradores da Colocação Ouricuri, também foram beneficiados com a oportunidade de legitimar a união. Souberam da ação através de grupo de aplicativo de mensagem, falaram sobre as dificuldades para casar e agradeceram pela ocasião. “Muito bom e agradecemos muito. Se todos (que estão casando aqui) fossem pra ir até a cidade, praticamente ninguém conseguiria, pois a gente gasta muito em cada vez que vamos até a cidade”, afirmou.
Estiveram presentes na cerimônia a secretária de Projetos Sociais do TJAC Regiane Verçoza, o diretor do Instituto de Identificação da Polícia Civil do Acre, Junior César da Silva, além de representantes do Poder Legislativo Municipal de Sena Madureira, do Ministério Público do Acre e do Cartório de Sena Madureira.
Comentários
Cotidiano
Carreta fica travada em ladeira íngreme e causa transtornos em via de acesso ao centro de Cruzeiro do Sul
Incidente na Avenida Lauro Müller reacende debate sobre circulação de veículos pesados em vias urbanas de Cruzeiro do Sul; situação foi resolvida sem acidentes

Agentes de trânsito foram acionados e orientaram os motoristas a desviar da área até que a situação fosse resolvida. Após manobras cuidadosa. Foto: cedida
Uma carreta de grande porte ficou parcialmente travada na manhã deste sábado, dia (5), ao tentar subir a ladeira da Avenida Lauro Müller, uma das principais vias de acesso ao centro de Cruzeiro do Sul. O incidente, registrado por moradores e compartilhado nas redes sociais, causou transtornos no tráfego no setor do município.
Detalhes do ocorrido:
- Veículo carregado patinou diversas vezes na tentativa de vencer a inclinação
- Agentes de trânsito interditaram parcialmente a via para manobras de segurança
- Condutor conseguiu retirar a carreta após receber orientação especializada
- Nenhum acidente ou ferido foi registrado
Preocupações da comunidade:
O episódio trouxe à tona antigas reivindicações dos moradores:
- Necessidade de revisão das rotas permitidas para veículos pesados
- Melhoria na sinalização de vias íngremes
- Implementação de rotas alternativas para caminhões
A Secretaria Municipal de Mobilidade informou que irá analisar o caso e discutir possíveis medidas preventivas, considerando que:
- A Lauro Müller é via de grande fluxo veicular
- Outros incidentes semelhantes já ocorreram no local
- O crescimento urbano exige atualização das regulamentações
Enquanto soluções definitivas não são implementadas, autoridades recomendam que motoristas de veículos pesados evitem a via em horários de pico e em dias chuvosos, quando o risco de derrapagens aumenta.
Comentários
Cotidiano
Prefeito celebra formatura de alunos em projeto que une educação e artes marciais em Epitaciolândia
Iniciativa “Jiu-jítsu nas Escolas” forma nova turma com apoio da prefeitura; projeto promove disciplina e inclusão social em Epitaciolândia

O instrutor Amarildo Ferreira, responsável pelas aulas, emocionou-se ao ver a evolução dos alunos. Foto: cedida
Em uma cerimônia marcada por entusiasmo e superação, o prefeito Sérgio Lopes de Epitaciolândia, participou neste sábado (5) da graduação dos alunos do projeto “Jiu-jítsu nas Escolas” da Escola Leão Dourado.
O evento contou com as presenças da secretária de Educação, Eunice Gondim, e do instrutor Amarildo Ferreira, celebrando a conclusão de mais uma etapa do programa que transforma vidas através do esporte.

O prefeito Sérgio Lopes de Epitaciolândia, participou neste sábado (5) da graduação dos alunos do projeto “Jiu-jítsu nas Escolas”
Desenvolvido desde o início da atual gestão municipal, o projeto leva muito mais que técnicas marciais às crianças e adolescentes da rede pública.
“Aqui ensinamos valores como disciplina, respeito e perseverança, que serão fundamentais para o futuro desses jovens”, destacou o prefeito durante a cerimônia de troca de faixas.
A secretária Eunice Gondim reforçou o compromisso da administração municipal: “O Jiu-jítsu nas Escolas é um exemplo de como o esporte pode ser uma ferramenta poderosa de inclusão social e desenvolvimento educacional”.
Com resultados visíveis na melhora do rendimento escolar e no comportamento dos participantes, o projeto já se tornou referência na cidade. O instrutor Amarildo Ferreira, responsável pelas aulas, emocionou-se ao ver a evolução dos alunos:
“Muitos chegaram tímidos e hoje demonstram confiança não só no tatame, mas na vida”.
A prefeitura tem como meta a expansão do programa para mais escolas no município, garantindo que mais crianças tenham acesso a essa oportunidade de crescimento pessoal e social através do esporte.

A prefeitura anunciou a expansão do programa para mais escolas em 2024, garantindo que mais crianças tenham acesso a essa oportunidade de crescimento. Foto: cedida
Comentários
Cotidiano
Fazenda da Esperança Maria Madalena celebra 7 anos de transformação em Cruzeiro do Sul
A Fazenda da Esperança promove um cuidado integral, oferecendo apoio psicológico, social e oportunidades de reintegração ao mercado de trabalho e à sociedade

Silvane Souza, responsável pela Fazenda da Esperança no Juruá, destaca que a comemoração incluirá uma confraternização entre participantes. Foto: cedida
Com Juruá Online
Neste domingo, dia 6 de abril, a Fazenda da Esperança Maria Madalena realizará um evento especial para comemorar seus 7 anos de atuação em Cruzeiro do Sul, dedicando-se ao acolhimento e reabilitação de mulheres em situação de vulnerabilidade. Desde sua fundação, em 2018, a instituição tem se destacado como um verdadeiro refúgio para aquelas que enfrentam dificuldades relacionadas à dependência química e outras adversidades.
Silvane Souza, responsável pela Fazenda da Esperança no Juruá, destaca que a comemoração incluirá uma confraternização entre participantes, colaboradores e apoiadores, reafirmando o compromisso da instituição em transformar vidas. A programação da celebração terá início às 10 horas, com a venda de artesanato e doces, e contará com uma missa de ação de graças, conduzida pelo bispo Dom Flávio, às 11 horas. Ao meio-dia, todos estão convidados para um almoço festivo, cuja venda visa ajudar na manutenção da Fazenda, que depende de doações e iniciativas como essa.
“Queremos convidar toda a população de Cruzeiro do Sul e do Vale do Juruá para celebrar conosco essa importante data. Os portões estarão abertos e a participação na missa é gratuita. A venda de alimentos é uma forma de apoiar nossa casa”, afirma Silvia.

A celebração de seus 7 anos é, portanto, uma homenagem a todos que contribuíram para essa trajetória de acolhimento e transformação. Foto: cedida
A Fazenda da Esperança promove um cuidado integral, oferecendo apoio psicológico, social e oportunidades de reintegração ao mercado de trabalho e à sociedade. Até hoje, centenas de mulheres já foram beneficiadas pelo projeto, recebendo o suporte necessário em momentos de fragilidade. Atualmente, a Fazenda acolhe 15 mulheres e suas oito crianças, e tem visto uma diminuição no número de desistências, refletindo a eficácia do trabalho realizado.
A história da Fazenda Maria Madalena em Cruzeiro do Sul é marcada pela paixão e empenho de seus fundadores, incluindo o padre Eriberto e Dona Beatriz, que trouxeram o projeto para a região. A celebração de seus 7 anos é, portanto, uma homenagem a todos que contribuíram para essa trajetória de acolhimento e transformação.
Você precisa fazer login para comentar.