Conecte-se conosco

Cotidiano

TJAC leva serviços do Projeto Cidadão para Colocação Pracaúba em Sena Madureira

Publicado

em

Ação contou ainda com a realização do casamento coletivo, que oficializou a união de 75 casais daquela localidade

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio do Projeto Cidadão, levou justiça e cidadania, no sábado, 19, para a Colocação Pracaúba, Seringal Recife, em Sena Madureira. Os atendimentos foram realizados na Escola Estadual Rural Pracaúba.

Dentre os serviços ofertados a emissão de documentos como CPF, RG (1ª e 2ª Vias), orientações sobre Carteira de Trabalho; solicitação de 2ª via de certidão de nascimento, óbito e declaração de nascido vivo, atendimento Jurídico, ações judiciais, consultas e encaminhamentos e retificação de documentos, atendimento previdenciário, orientações/ Informações e consultas a benefícios, dentre outros serviços.

Esta é a segunda vez que a localidade recebe os atendimentos do Projeto Cidadão, pois a primeira ocorreu em 2007, ou seja, há 17 anos. Naquela ocasião, houve um casamento coletivo e o senhor João de Souza Lima estava presente e nesta edição trouxe a esposa, a filha e a neta tirar a Carteira de Identidade Nacional (CIN). João afirma que a oferta de cada edição é um grande benefício para os moradores.

“O projeto aqui facilita muito. Só pra gente trocar a identidade na cidade é um custo. Além do dinheiro do transporte, a alimentação e o tempo também, né? Repare em toda essa gente aqui se fossem até a cidade? O projeto aqui é bom demais, é uma coisa que pra cá é muito bom, porque as pessoas podem renovar as identidades e outros documentos”, finaliza.

O senhor Raimundo Nonato Silva de Lima, 47 anos, e a esposa Irismar da Silva, moram na Colocação Nova Gaia, no Seringal Sacado, também casaram no casamento coletivo realizado em 2007, e foram nesta edição renovar os documentos. Ele também reforça que o custo para deslocamento é alto, além da taxa cobrada para o acesso à CIN. Segundo Raimundo, essa oportunidade “é boa demais! Porque a gente consegue tirar os documentos perto da nossa casa, e pra tirar, você tem que pagar cento e pouco reais, né? Fora a passagem daqui até lá. Então, quando esse projeto vem pra cá, facilita demais a nossa vida”, conclui.

Casamento coletivo

O galpão utilizado para armazenar a produção de castanhas se transformou em um cenário especial para a realização da cerimônia de casamento coletivo, onde 75 casais oficializaram a união. A celebração marca a primeira experiência de casamento coletivo do juiz de Direito Titular da Vara Cível da Comarca de Sena Madureira Caique Cirano, que desejou felicidades aos casais e falou sobre a solenidade.

“Estou muito feliz, muito realizado em estar celebrando pela primeira vez na minha história enquanto magistrado, aqui na Colocação Pracaúba, Seringal Recife. Poder participar deste momento de celebração, de alegria e de simbolismo, dessa união destes 75 casais e é muito bonito ver o empenho, a dedicação do Tribunal de Justiça, de todos os colaboradores, na realização de mais um direito social. Então, espero que estes casais prosperem bem juntos e que possamos cada vez mais promover direitos aos cidadãos”, afirmou o juiz.

Antônio Jardes da Silva Mendes e Maria Luana Soares Nunes estão juntos há seis anos, já planejavam oficializar a união e aproveitaram a oportunidade. Jardes avalia que poder casar no projeto é “bem bacana, porque é mais fácil e sem custos. Tentamos ir ao cartório uma vez, mas foi muita burocracia, então decidimos esperar mais um pouco. Então uma ação dessa é muito bom pra gente, sem dúvida alguma”.

Juntos há 22 anos, Francisco Barreto Mendes e Antônia Ocineide de Souza Lima, moradores da Colocação Ouricuri, também foram beneficiados com a oportunidade de legitimar a união. Souberam da ação através de grupo de aplicativo de mensagem, falaram sobre as dificuldades para casar e agradeceram pela ocasião. “Muito bom e agradecemos muito. Se todos (que estão casando aqui) fossem pra ir até a cidade, praticamente ninguém conseguiria, pois a gente gasta muito em cada vez que vamos até a cidade”, afirmou.

Estiveram presentes na cerimônia a secretária de Projetos Sociais do TJAC Regiane Verçoza, o diretor do Instituto de Identificação da Polícia Civil do Acre, Junior César da Silva, além de representantes do Poder Legislativo Municipal de Sena Madureira, do Ministério Público do Acre e do Cartório de Sena Madureira.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF

Publicado

em

FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet

A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.

A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez

O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.

“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.

Reta final

Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas

O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.

“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.

Ganha folga

Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.

“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.

Estreia no dia 15

A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Comentários

Continue lendo