Conecte-se conosco

Cotidiano

TJAC leva serviços do Projeto Cidadão para Colocação Pracaúba em Sena Madureira

Publicado

em

Ação contou ainda com a realização do casamento coletivo, que oficializou a união de 75 casais daquela localidade

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio do Projeto Cidadão, levou justiça e cidadania, no sábado, 19, para a Colocação Pracaúba, Seringal Recife, em Sena Madureira. Os atendimentos foram realizados na Escola Estadual Rural Pracaúba.

Dentre os serviços ofertados a emissão de documentos como CPF, RG (1ª e 2ª Vias), orientações sobre Carteira de Trabalho; solicitação de 2ª via de certidão de nascimento, óbito e declaração de nascido vivo, atendimento Jurídico, ações judiciais, consultas e encaminhamentos e retificação de documentos, atendimento previdenciário, orientações/ Informações e consultas a benefícios, dentre outros serviços.

Esta é a segunda vez que a localidade recebe os atendimentos do Projeto Cidadão, pois a primeira ocorreu em 2007, ou seja, há 17 anos. Naquela ocasião, houve um casamento coletivo e o senhor João de Souza Lima estava presente e nesta edição trouxe a esposa, a filha e a neta tirar a Carteira de Identidade Nacional (CIN). João afirma que a oferta de cada edição é um grande benefício para os moradores.

“O projeto aqui facilita muito. Só pra gente trocar a identidade na cidade é um custo. Além do dinheiro do transporte, a alimentação e o tempo também, né? Repare em toda essa gente aqui se fossem até a cidade? O projeto aqui é bom demais, é uma coisa que pra cá é muito bom, porque as pessoas podem renovar as identidades e outros documentos”, finaliza.

O senhor Raimundo Nonato Silva de Lima, 47 anos, e a esposa Irismar da Silva, moram na Colocação Nova Gaia, no Seringal Sacado, também casaram no casamento coletivo realizado em 2007, e foram nesta edição renovar os documentos. Ele também reforça que o custo para deslocamento é alto, além da taxa cobrada para o acesso à CIN. Segundo Raimundo, essa oportunidade “é boa demais! Porque a gente consegue tirar os documentos perto da nossa casa, e pra tirar, você tem que pagar cento e pouco reais, né? Fora a passagem daqui até lá. Então, quando esse projeto vem pra cá, facilita demais a nossa vida”, conclui.

Casamento coletivo

O galpão utilizado para armazenar a produção de castanhas se transformou em um cenário especial para a realização da cerimônia de casamento coletivo, onde 75 casais oficializaram a união. A celebração marca a primeira experiência de casamento coletivo do juiz de Direito Titular da Vara Cível da Comarca de Sena Madureira Caique Cirano, que desejou felicidades aos casais e falou sobre a solenidade.

“Estou muito feliz, muito realizado em estar celebrando pela primeira vez na minha história enquanto magistrado, aqui na Colocação Pracaúba, Seringal Recife. Poder participar deste momento de celebração, de alegria e de simbolismo, dessa união destes 75 casais e é muito bonito ver o empenho, a dedicação do Tribunal de Justiça, de todos os colaboradores, na realização de mais um direito social. Então, espero que estes casais prosperem bem juntos e que possamos cada vez mais promover direitos aos cidadãos”, afirmou o juiz.

Antônio Jardes da Silva Mendes e Maria Luana Soares Nunes estão juntos há seis anos, já planejavam oficializar a união e aproveitaram a oportunidade. Jardes avalia que poder casar no projeto é “bem bacana, porque é mais fácil e sem custos. Tentamos ir ao cartório uma vez, mas foi muita burocracia, então decidimos esperar mais um pouco. Então uma ação dessa é muito bom pra gente, sem dúvida alguma”.

Juntos há 22 anos, Francisco Barreto Mendes e Antônia Ocineide de Souza Lima, moradores da Colocação Ouricuri, também foram beneficiados com a oportunidade de legitimar a união. Souberam da ação através de grupo de aplicativo de mensagem, falaram sobre as dificuldades para casar e agradeceram pela ocasião. “Muito bom e agradecemos muito. Se todos (que estão casando aqui) fossem pra ir até a cidade, praticamente ninguém conseguiria, pois a gente gasta muito em cada vez que vamos até a cidade”, afirmou.

Estiveram presentes na cerimônia a secretária de Projetos Sociais do TJAC Regiane Verçoza, o diretor do Instituto de Identificação da Polícia Civil do Acre, Junior César da Silva, além de representantes do Poder Legislativo Municipal de Sena Madureira, do Ministério Público do Acre e do Cartório de Sena Madureira.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Santa Cruz do Acre apresenta estrutura durante preparação para o Acreano

Publicado

em

O videomaker Kennedy Santos visitou o Centro de Treinamento do estrutura do Santa Cruz do Acre e conheceu e conheceu a estrutura do clube. Recebido pela diretoria, ele percorreu os setores do CT, onde acompanhou a rotina de treinos da equipe que se prepara para o Campeonato Acreano.

O Santa Cruz mantém parceria com clubes do Sul do Brasil e conta com um elenco formado majoritariamente por atletas de fora do Acre. Entre os atletas do clube, 21 jogadores, não são naturais do estado.

O clube vem recebendo investimentos desde 2022, com ações voltadas à captação de recursos e ao fortalecimento da estrutura. Atletas da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, entre outros estados, integram o elenco.

O zagueiro Yan Amorim comentou sobre o projeto. “É incrível esse projeto do Santa Cruz. A partir do momento que a gente ver tudo que está sendo construído, e a gente ver que é um projeto a longo prazo que tem tudo pra ser um dos maiores clubes do país”, destacou.

O diretor de futebol, Júnior Maia, também destacou a visibilidade do clube. “O Santa Cruz é um clube que hoje tem tido um novo olhar de outros clubes do país”.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Brasileia “atropela” o Quinari e conquista o título do Estadual da Série A

Publicado

em

Fotos João Valente: Brasileia conquista o título e garante a vaga do Acre na Taça Brasil

Brasileia “atropelou” o Quinari por 14 a 1 neste sábado, 27, no ginásio Álvaro Dantas, e conquistou o título do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. Eduardo(5), Macaco(2), Ângelo, Antônio, Alcione, Victor Hugo, Bruno, João e Emanoel marcaram os gols do Brasileia enquanto Kaylan anotou para o Quinari.

Decidido no 1º tempo

Brasileia começou a partida marcando e construindo jogadas de gols. O Quinari não conseguia criar lances de perigo e o primeiro tempo terminou 7 a 0 para a equipe da Fronteira. Na segunda etapa, Brasileia manteve o ritmo e conquistou o título com todos os méritos.

Goleiro e artilheiro

O goleiro Kauã, do Brasileia, recebeu o prêmio de melhor goleiro do Estadual. O ala Eduardo, do Brasileia, terminou a Série A como artilheiro com 13 gols.

Apoio da Prefeitura

O secretário de Esportes de Brasileia, Clebson Venâncio, destacou o trabalho realizado com a equipe de futsal e o apoio do prefeito Carlinhos Pelado(PP) para o esporte no município.

“Essa conquista foi merecida e tivemos muitas pessoas do município envolvidas no projeto. O futsal de Brasileia volta a ser o melhor do Acre”, declarou Clebson Venâncio.

Excelente temporada

A decisão entre Brasileia e Quinari marcou o fechamento da temporada de 2025. O presidente da Federação Acreana de Futsal(Fafs), Rafael do Vale, destacou o trabalho realizado em um ano bastante favorável.

“Conseguimos promover grandes competições desde a base. Tivemos um crescimento em relação ao ano passado e vamos seguir tentando melhorar ainda o futsal acreano em 2026”, disse Rafael do Vale.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Em Brasileia, Rio Acre apresenta vazante e registra 8,50 metros neste domingo

Publicado

em

O coordenador da Defesa Civil, major Sandro Cordeiro, informou neste domingo, 28, que o nível do Rio Acre em Brasiléia, monitorado pelo órgão, já apresenta processo de vazante, após atingir o pico nas últimas horas.

De acordo com Cordeiro, a medição mais recente, realizada na régua linimétrica, aponta que o nível das águas está em 8,50 metros. “Ontem, por volta das 23h, o rio chegou ao ápice, atingindo 8,80 metros. Durante a madrugada, já foi registrada uma vazante de 30 centímetros”, explicou.

Segundo o coordenador, além da redução observada na área urbana, outras regiões também começam a apresentar recuo das águas. “Tanto a Aldeia dos Patos quanto Assis Brasil já se encontram nesse processo de vazante”, destacou.

Apesar do cenário mais favorável, a Defesa Civil segue em estado de atenção. Cordeiro reforçou que o órgão continuará com o monitoramento permanente por meio da sala de situação. “Seguiremos atentos e, caso haja qualquer alteração no nível do rio, voltaremos a divulgar novos boletins oficiais”, concluiu.

VEJA O VÍDEO:

 

Comentários

Continue lendo